A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação continuada de professores e profissão docente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação continuada de professores e profissão docente"— Transcrição da apresentação:

1 Formação continuada de professores e profissão docente
Formação de professores e profissão docente António Nóvoa Brasília | 21.Novembro.2013 Formação continuada de professores e profissão docente Agradecer o convite, em particular à Cybele Amado e aos organizadores. Vou retomar alguns pontos do livro Professores: Imagens do futuro presente e tentarei introduzir novas perspectivas. Reflexão sobre o futuro presente. Evito um discurso muito futurista (idealista) sobre os professores que ignora as suas realidades concretas, presentes. Interessa-me o futuro presente, o futuro que está no presente e que se constrói a partir deste presente.

2 Fenda Expectativas e exigências sobre o trabalho dos professores…
… condições e possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, salário, prestígio social). Estranhamente, À medida que foram aumentando as expectativas sobre o trabalhos dos professores… …. foram diminuindo as possibilidades práticas dos professores (recrutamento, formação, condições de trabalho, estatuto profissional, prestígio social, etc.). Se não compreendermos este paradoxo, não compreendemos nada do que são os dilemas actuais da profissão docente. É preciso fechar a fenda, a brecha. Não diminuindo as nossas expectativas sobre o poder da educação, mas procurando reforçar os professores, no seu papel e na sua capacidade de acção. O REGRESSO DOS PROFESSORES »»»»»»»

3 E este regresso obriga a ter uma grande atenção a quatro aspectos ou, melhor dizendo, a três aspectos e a um quarto (que se situa no exterior da profissão). Formação. Profissão Escola Sociedade É esta a estrutura da minha palestra, esperando que ela seja útil à vossa própria reflexão como educadores.

4 Passar a formação de professores para dentro da profissão
A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

5 Máximas para revolucionários
Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina. A actividade é o único caminho para o conhecimento. Os homens são sábios na proporção, não da sua experiência, mas da sua capacidade para pensarem a experiência. Bernard Shaw Voltar ao insulto de Bernard Shaw. Máximas para revolucionários

6 Quem compreende, ensina.
Quem sabe, faz. Quem não sabe, ensina. Quem compreende, ensina. Lee Shulman Lee Shulman. Compreensão. → Estudos dos casos. → Análise das práticas. → Acção pedagógica.

7 Não se trata de transformar o conhecimento em prática pedagógica…
… mas sim de transformar a prática em conhecimento profissional (docente).

8 Reforçar as lógicas de partilha e de cooperação na profissão
A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

9 → Recusa da lógica individualista
e isolacionista. → Cultura profissional Redes de trabalho Equipas → Recusa da lógica individualista e isolacionista (piada dos colegas). → Integração dos mais jovens. →Cultura profissional | Redes de trabalho | Equipas | Comunidades de prática. Boa notícia e uma má notícia Má notícia: é muito difícil. Boa notícia: depois de conseguir, já não conseguimos viver sem isso. »» Fernando Pessoa | Coca-cola.

10 Desenvolvimento profissional,
» não à volta da profissão (cursos, acções, projectos, etc.) com pouco impacto no trabalho concreto dos professores (e nos resultados dos alunos) » mas no coração da profissão, isto é, o trabalho pedagógico. Precisamos de ganhar esta batalha. Os melhores professores (cursos, mestrados, doutoramentos, etc.). Sim, mas… Os melhores professores têm de ser promovidos no seio das escolas.

11 Centrar o desenvolvimento profissional no coração da profissão.
» não à volta da profissão (cursos, acções, projectos, etc.) com pouco impacto no trabalho concreto dos professores (e nos resultados dos alunos) » mas no coração da profissão, isto é, o trabalho pedagógico. Precisamos de ganhar esta batalha. Os melhores professores (cursos, mestrados, doutoramentos, etc.). Sim, mas… Os melhores professores têm de ser promovidos no seio das escolas.

12 Organizar as escolas como o lugar da formação dos professores
A expressão Passar a formação de professores para dentro da profissão pode parecer estranha. Mas ela procura, justamente, explicar a importância de dar um maior peso aos professores na formação dos novos professores. É assim com todas as profissões. Deve ser assim, também, com os professores.

13

14 A Pedagogia não tem de ser científica
A Pedagogia não tem de ser científica. Tem é de ser assumida plenamente como um valor inestimável. É uma área de prática social indispensável, mas que se conquista pelo domínio dessa prática fundada na reflexão dialógica com opções teóricas multidisciplinares e de acção. Aprender, como na Medicina, a fazer diagnósticos, a saber o que faz falta a uma criança, em vez de a empurrar da escola, em vez de a excluir da sociedade. Os médicos não podem fazer isso. Os professores também deviam ser proibidos de o fazer no plano da deontologia. Sérgio Niza Em Portugal, há uma pessoa que, ao longo de uma vida, se tem batido pelas ideias que estou aqui, hoje, a defender. É uma pessoa extraordinária e, sem dúvida, a referência principal (maior) da formação de professores. Pessoalmente, estou-lhe imensamente grato por tudo o que com ele aprendi, no plano humano, no plano profissional e no plano científico. É uma honra estar hoje com ele, partilhando convosco estas reflexões. O Sérgio Niza falar-vos-á mais tarde, mas permitam-me que vos cite um trecho de um texto que publicou há cinco anos: XXXXXXX O Sérgio Niza tem toda a razão quando coloca frontalmente este problema. Não basta compreender o fracasso escolar, ou justificar sociologicamente ou psicologicamente as dificuldades das crianças. É preciso que não nos resignemos e que lutemos contra esta fatalidade. Neste compromisso, ético, político, profissional, define-se o sentido (a razão de ser) da profissão docente.

15 Estudo dos casos Análise das práticas Acção pedagógica
Lee Shulman. Compreensão. → Estudos dos casos. → Análise das práticas. → Acção pedagógica. Acção pedagógica

16 Não somos uma corporação, não é a um espírito de corpo que aspiramos.
Constituímos antes um colégio colaborante, onde em comum trabalhamos sobre as nossas obras. Sérgio Niza Em Portugal, há uma pessoa que, ao longo de uma vida, se tem batido pelas ideias que estou aqui, hoje, a defender. É uma pessoa extraordinária e, sem dúvida, a referência principal (maior) da formação de professores. Pessoalmente, estou-lhe imensamente grato por tudo o que com ele aprendi, no plano humano, no plano profissional e no plano científico. É uma honra estar hoje com ele, partilhando convosco estas reflexões. O Sérgio Niza falar-vos-á mais tarde, mas permitam-me que vos cite um trecho de um texto que publicou há cinco anos: XXXXXXX O Sérgio Niza tem toda a razão quando coloca frontalmente este problema. Não basta compreender o fracasso escolar, ou justificar sociologicamente ou psicologicamente as dificuldades das crianças. É preciso que não nos resignemos e que lutemos contra esta fatalidade. Neste compromisso, ético, político, profissional, define-se o sentido (a razão de ser) da profissão docente.

17 Aqui ficam os quatro temas (propostas, orientações) que quis partilhar convosco.
Ficarei à vossa disposição para um diálogo, seja de imediato, seja por ou por outra via. No final da palestra, deixo os meus contactos e prometo responder a todas as mensagens que me enviarem. Deixo também a apresentação da palestra com a Cybele e os organizadores deste Seminário permitindo o acesso a todos os participantes e a sua divulgação pelos meios que entendam oportunos. Permitam-me agora que conclua, renovando os meus agradecimentos e também os meus agradecimentos pela vossa atenção. Quero dizer-vos que todos temos dúvidas. Aliás, quem não tem dúvidas corre o risco de estar enganado. Cada um tem de encontrar as suas respostas. Mas deve fazê-lo num quadro de partilha, de debate de ideias, de interacção com os colegas. A melhor maneira de reflectir sobre a educação é construir maneiras diferentes de trabalhar na escola, é pôr em prática novas pedagogias.

18 Aprendizagens Diversidade De Para Com Por

19 Para fechar esta Fenda é necessário reforçar a profissão docente, criar as condições para programas de formação continuada que contribuam para o desenvolvimento profissional docente no quadro dos projectos educativos das escolas.

20 Re-nascido, ele conhece, ele tem piedade. Enfim, ele pode ensinar.
Michel Serres Re-né, il connaît, il a pitié. Enfin, il peut enseigner. É desta fibra que são feitos os professores. Da fibra da esperança, da fibra do compromisso com todos os alunos. Uma última homenagem, mesmo para terminar. » Le tiers-instruit. » O terceiro instruído. » Re-nascido » Ele conhece » Ele tem piedade. » Enfim, ele pode ensinar (ele pode dizer-se e agir como educador, dando corpo à mais difícil, mas também à mais necessária de todas as profissões, a profissão de professor). Muito obrigado.

21 António Nóvoa Agradecer o convite. Vou


Carregar ppt "Formação continuada de professores e profissão docente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google