A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recrutamento e Seleção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recrutamento e Seleção"— Transcrição da apresentação:

1 Recrutamento e Seleção

2 Recrutamento e Seleção
“Conjunto de técnicas e procedimentos que visam atrair candidatos potencialmente qualificados, capazes de assumirem cargos dentro da organização.”

3 Recrutamento e Seleção
Meios de recrutamento Interno X Externo “aproveitamento do potencial humano existente na própria organização” X “preenchimento de posições cujas especificações não podem ser satisfeitas pelo pessoal existente na empresa”

4 Recrutamento e Seleção
Interno Externo Vantagens Rapidez Econômico Aproveita investimentos Índice de segurança Motivação dos empregados Competição interna Novas pessoas na empresa Não é necessário investir na pessoa Renovação na organização Evita conflitos Desvantagens Perda de criatividade Desinteresse (não há como crescer) Conflitos entre funcionários “Sufocamento” (pela concorrência) Igualar-se em curto prazo Processo lento Desmotivação da equipe Distorções salariais Valor elevado Menos segurança

5 Recrutamento e Seleção
“Processo pelo qual se escolhe o candidato que alcança os critérios exigidos para o cargo oferecido pela empresa.”

6 Recrutamento e Seleção
Bases para seleção de pessoas Descrição e análise do cargo Técnicas dos incidentes críticos Requisição de pessoal Análise do cargo no mercado Hipótese de trabalho

7 Recrutamento e Seleção
Estudo de caso

8 Recrutamento e Seleção
Ao desenvolver esse trabalho e estudar o RH da Algar Tecnologia o grupo desenvolveu um pequeno questionário para obtenção de maiores informações sobre a empresa.

9 Recrutamento e Seleção
1 - Na nossa sociedade atual, não são apenas as organizações que selecionam, mas também as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar. O que a Algar Tecnologia oferece para que as pessoas escolham trabalhar na empresa? Pacote de benefícios (convênio médico; desconto em faculdades etc.). Trabalhamos com processo de indicação de talentos.

10 Recrutamento e Seleção
2 - Em algum momento nos últimos anos o mercado esteve em situação de oferta, no qual havia mais vagas do que pessoas para preenchê-las? A Algar Tecnologia enfrenta este cenário quando precisamos crescer ou implantar alguma operação repentinamente, mas no final tudo dá certo.

11 Recrutamento e Seleção
3 - No nosso ponto de vista, a Algar Tecnologia oferece para os funcionários a oportunidade de crescer internamente (o que acontece também com o Bradesco, por exemplo). Quando que o recrutamento externo pode ser melhor que o interno, no caso da Algar Tecnologia especificamente? A Algar Tecnologia é uma empresa que valoriza o talento interno. Somente quando não identificamos dentro da empresa pelos processos seletivos alguém que tenho o perfil para a vaga, que é aberto então o processo seletivo externo, mas somente em raras exceções, principalmente quando se exige um perfil bastante técnico.

12 Recrutamento e Seleção
4 - Qual a principal diferença no que se refere ao método de escolha entre o recrutamento interno e externo? Ambos são feitos pelas mesmas pessoas? A principal diferença do processo seletivo externo para o interno são os testes iniciais para identificar a quão determinada pessoa está apta para trabalhar com informática e tele atendimento. Os testes iniciais são, prova de português, digitação, fonoaudióloga, audiometria, dinâmicas para identificar o perfil (ativo ou receptivo) e entrevistas, dependendo da vaga. Já nos processos internos, dependendo da vaga, é feito prova de conhecimento específico, dinâmicas e entrevistas.

13 Recrutamento e Seleção
5 - Qual dessas técnicas de recrutamento externo atende melhor as expectativas da empresa? ( ) Anúncios em jornais e revistas ( ) Agências de recrutamento ( ) Contatos com escolas, universidades e agremiações. ( ) Cartazes ou anúncios em locais visíveis ( X ) Indicação de funcionários ( X ) Consulta aos arquivos de candidatos ( ) Recrutamento virtual ( ) Todas essas técnicas em conjunto

14 Recrutamento e Seleção
6 - Quais as técnicas utilizadas para recrutamento interno? Pela intranet lançamos a vaga e quem tiver interesse e corresponder ao perfil se inscreve para ela e o superior imediato irá homologar de acordo com as notas de qualidade e produtividade do agente. Após homologação, dependendo da vaga é feito prova de conhecimento específico, dinâmicas e entrevistas.

15 Recrutamento e Seleção
7 - O método de recrutamento utilizado pela empresa se baseia em estudos internos (criado pela própria área de RH da empresa), ou adaptações de métodos já utilizados por outras empresas? Existem adaptações como em dinâmicas e entrevistas e estudos sobre testes em EAD para contratação de externos.

16 Recrutamento e Seleção
Recrutamento interno Solicitação de abertura de vaga para o setor de RH da Algar Tecnologia Definição do perfil da vaga pelo solicitante Divulgação da vaga no portal SIGA Manifestação de interesse pelo candidato em potencial Inscrição no portal SIGA Homologação do candidato pelo supervisor imediato Exemplo de vaga

17 Recrutamento e Seleção
Recrutamento externo Solicitação de abertura de vaga para o setor de RH da Algar Tecnologia Definição do perfil da vaga pelo solicitante Divulgação da vaga pelo site da empresa ou indicações dos funcionários Cadastro dos dados pessoais do candidato em potencial no portal Exemplo de vaga

18 Recrutamento e Seleção
Divulgação dos candidatos interessados na vaga Aplicação de prova de conhecimentos específicos da operação/setor Desenvolvimento de dinâmicas sob orientação de psicólogos e representantes da área Entrevista final com o gestor da área da vaga solicitante Em cada etapa são divulgados os nomes dos aprovados

19 Recrutamento e Seleção
Prova de conhecimentos A prova é aplicada para todos candidatos e o conteúdo varia de acordo com o setor. A prova pode ser objetiva ou dissertativa. A correção é feita pelos representantes da área.

20 Recrutamento e Seleção
Desenvolvimento da dinâmica Analisar o perfil do candidato através de atividades em grupo. Aplicação feita pelo representante do TH e do solicitante da vaga. A dinâmica busca conhecer o candidato e suas atitudes em situações cotidianas do emprego.

21 Recrutamento e Seleção
Entrevista final Realizada com o representante do TH e com o gestor da área. Análise mais detalhada do perfil do candidato. Seleção do candidato que tem potencial para desempenho da função.

22 Recrutamento e Seleção
Grupos: Recrutamento Eduardo Fábio Leandro Nabil Seleção Alan Kardec Alessandro Ana Luiza Hugo


Carregar ppt "Recrutamento e Seleção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google