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INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes

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Apresentação em tema: "INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes deisenunes@uol.com.br
CRECHE MADALENA SOFIA INDICADORES DE QUALIDADE Deise Gonçalves Nunes

2 Apresentação Os indicadores foram avaliados na Creche Madalena Sofia, privada sem fins lucrativos, conveniada com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, localizada no Alto da Boa Vista. A creche funciona com o apoio do convênio dentro da meta de 60 crianças na faixa etária de 1 ano e oito meses a 3 anos e 11 meses ( data de corte do município). A creche não possui orientação religiosa, é inteiramente gratuita e está há cerca de 20 anos instalada na comunidade e possui um grande reconhecimento local pelo trabalho desenvolvido. Os indicadores de qualidade do MEC puderam ser avaliados na Creche Madalena Sofia pelo fato de a mesma participar do fórum do Rio de Janeiro tanto na figura da assessoria sócio pedagógica quanto na da diretora, coordenadora e de educadores que sempre são convidados a participarem das assembléias mensais do fórum. A secretaria municipal de educação não forneceu nenhum tipo de informação sobre este importante material e por este motivo acreditamos, e lamentamos, que as demais instituições conveniadas não tenham tido acesso ao mesmo. Isto reforça em nós, integrantes da Creche Madalena Sofia, o compromisso com a luta por melhores políticas públicas para a educação infantil a partir do fortalecimento da sociedade civil, dos movimentos sociais e de articulação com a sociedade política comprometida com esta causa.

3 IMPLEMENTAÇÃO A proposta de avaliação foi apresentada e debatida com os educadores da creche, na reunião semanal de planejamento participativo e com os pais representantes. Após a aprovação, aproveitamos o recesso provocado pela gripe suína e trabalhamos durante três dias consecutivos na avaliação.

4 O Processo: No primeiro dia, pela manhã, Deise Nunes fez uma breve exposição do documento. Estavam presentes todos os funcionários da creche (professores, coordenação, direção,auxiliares, cozinheiras ), quatro mães e um pai do grupo de Pais Representantes da Creche. Nesta parte inicial da exposição, procuramos relacionar os padrões de qualidade aos direitos sociais das crianças a uma educação pública, gratuita e de qualidade e fizemos uma breve discussão sobre a relação indicadores/avaliação/planejamento de ações. Na dinâmica, utilizamos o material impressso, bandeirinhas coloridas, papel e caneta. Indicamos um relator de todas as discussões nos sub grupos e um relator responsável por sistematizar todo o processo. O trabalho foi desenvolvido ao longo de três dias e o grupo foi dividido aleatoriamente em sub grupos onde todos discutiram todos os indicadores e depois apresentavam suas conclusões em plenária onde havia a possibilidade de troca de cores a partir das discussões mais gerais.

5 Resultados: Indicador 1: Dimensão do Planejamento Institucional:
● 1.1. Proposta pedagógica consolidada ● 1.2. Planejamento, acompanhamento e avaliação – falta de apoio da SME ● 1.3. Registro da prática educativa

6 Indicador 2: Multiplicidade de Experiências e Linguagem
O 2.1. Crianças construindo sua autonomia O 2.2. Crianças relacionando-se com o ambiente natural e social O 2.3. Crianças tendo experiências agradáveis e saudáveis com o próprio corpo O 2.4. Crianças expressando-se por meio de diferentes linguagens plásticas, simbólicas, musicais e corporais O 2.5. Crianças tendo experiências agradáveis, variadas e estimulantes com a linguagem oral e escrita O 2.6. Crianças reconhecendo suas identidades e valorizando as diferenças e a cooperação

7 Indicador 3: Interações
O 3.1. Respeito à dignidade das crianças O 3.2. Respeito ao ritmo das crianças O 3.3. Respeito à identidade, desejos e interesses das crianças O 3.4. Respeito às idéias, conquistas e produções das crianças O 3.5. Interação entre crianças e crianças

8 Indicador 4: Saúde O 4.1. Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças O 4.2. Limpeza, salubridade e conforto O 4.3. Segurança - tomadas

9 Indicador 5: Espaços Materiais e Mobiliário:
O 5.1. Espaços e mobiliários que favorecem as experiências das crianças O 5.2. Materiais variados e acessíveis às crianças O 5.3. Espaços, materiais e mobiliários para responder aos interesses e necessidades dos adultos – falta espaços para adultos

10 Indicador 6: Formação e Condições de Trabalho:
O 6.1. Formação inicial das professoras O 6.2. Formação continuada O 6.3. Condições de trabalho adequadas

11 Indicador 7: Cooperação família/creche e participação na rede social:
O 7.1. Respeito e acolhimento O 7.2. Garantia do direito das famílias de acompanhar as vivências e produções das crianças O 7.3. Participação da instituição na rede de proteção dos direitos das crianças

12 Avaliação Final: Tanto a equipe de trabalho quanto os pais foram unânimes em reconhecer que o processo de discussão destes indicadores abriu uma janela para um maior envolvimento de todos na implementação do projeto da creche, na luta por melhores condições de trabalho, funcionamento e políticas públicas de educação infantil.

13 Avaliação Final: Chamou atenção de todos que os principais pontos amarelos e vermelhos dirigiam a discussão para fatores exógenos à creche: secretaria municipal de educação e rede social de atendimento a criança e adolescente.

14 Avaliação Final: Ficou claro que há necessidade de a creche se articular a outras conveniadas e ao fórum do Rio para melhorar o valor do per capita e lutar contra a imposição das organizações sociais para a educação infantil.

15 Avaliação Final: Professores e pais elogiaram o processo de discussão e destacaram como ponto positivo a presença das famílias e lamentaram a ausência dos supervisores da secretaria municipal de educação uma vez que a coordenadoria regional de educação da área foi comunicada do processo de avaliação. Alguns pais e educadores se sentiram mais engajados na política do MEC e mais participantes das discussões hoje travadas no Movimento Interfóruns de Educação Infantil.


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