A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ

2 Público-alvo: Professores, coordenadores de creches e pré-escolas da rede pública e gestores dos sistemas de ensino dos municípios da região dos Campo das Vertentes – MG. Municípios participantes em 2014/2015:Barroso, Bom Sucesso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Itutinga, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Prados, São João del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas, Tiradentes.

3 Estrutura Curricular O curso está dividido em: Aulas presenciais;
Atividades Integradoras; Seminários; Formação in loco Registros e avaliações Totalizando: 180 h/a.

4 Cronograma Início do Curso: 10 de outubro/2014
Final do Curso: 20 de junho/2015

5 Avaliação: Presença e participação nas atividades Caderno da Turma
Portfólio individual Memorial: “Da criança que fui à professsora que sou…” Registros e reflexões sobre as aulas Atividades e tarefas das aulas Registros sobre as formações in loco

6 Sistematização e Registro
Parte presencial: Caderno de turma (registro produzido pelo grupo); Como funcionará? Um município do curso levará o caderno e fará o registro daquele momento de formação (aula, seminário ou atividade integradora). As memórias serão lidas no coletivo durante os próximos encontros.

7 Sistematização e Registro
Parte presencial: REGISTROS INDIVIDUAIS FORMATO : PORTFÓLIOS Portfólio, uma coleção dos trabalhos realizados pelo cursista, que permite acompanhar o seu desenvolvimento. Permite ainda analisar, avaliar, executar e apresentar produções resultantes das atividades desenvolvidas num determinado período.

8 É um documento que o cursista elabora passo a passo
É um documento que o cursista elabora passo a passo. Nele devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos difíceis, as paradas, as dúvidas. Função formativa Função de promover a prática da auto-avaliação. Possibilita uma visão do processo de desenvolvimento do professor/cursista em relação aos conteúdos, ao processo de construção de conhecimentos e a sua prática cotidiana como docente.

9 O que deve conter? As experiências pedagógicas e as mudanças na prática de sala de aula que tenham relação com o curso. As reações dos professores/cursistas a essas experiências e mudanças. As relações do curso com a experiência anterior do professor/cursista. Pode conter documentos, fotos, textos impressos que ilustrem determinado aspecto abordado pelo professor/cursista.

10 CONTATOS: Fone:


Carregar ppt "Curso de Aperfeiçoamento em Educação Infantil: Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica na Educação Infantil. 2014/2015 UFMG/UFSJ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google