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Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Novos Produtos e Marca
Administração de Marketing Kotler e Keller Carlos Freire 2014

2 Lançamento de Novos Produtos
Produtos e Marca Lançamento de Novos Produtos Carlos Freire 2014

3 Uma empresa pode agregar novos produtos de duas maneiras:
Produtos e Marca Uma empresa pode agregar novos produtos de duas maneiras: por intermédio de aquisição; por intermédio de desenvolvimento. Carlos Freire 2014

4 A aquisição pode se dar de três formas:
Produtos e Marca A aquisição pode se dar de três formas: pela compra de outras empresas; pela aquisição de patentes; pela aquisição de licenças ou franquias. Carlos Freire 2014

5 Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos; Carlos Freire 2014

6 Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos; Carlos Freire 2014

7 Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias:
Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos Inteiramente novos: produtos que criam um novo mercado; Novas linhas de produtos: novos produtos que permitem entrar em novos mercados; Acréscimos à linhas de produtos: produtos que complementam linhas de produtos já existentes; Carlos Freire 2014

8 Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias:
Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Aperfeiçoamento e revisão de produtos existentes: produtos que oferecem melhor desempenho ou maior valor percebido e substituem produtos preexistentes; Reposicionamentos: produtos existentes que são direcionados a novos mercados ou novos segmentos; Carlos Freire 2014

9 Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias:
Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Reduções de custo: produtos que oferecem desempenho semelhantes a outros preexistentes a um custo menor. Carlos Freire 2014

10 Novos Produtos e Marca Menos de 10% dos produtos novos são realmente inovadores. São produtos que envolvem os maiores custos e os maiores riscos porque são novos para a empresa e para o mercado. A maior parte das novidades consiste de aperfeiçoamentos e complementações. Carlos Freire 2014

11 Produtos e Marca Alguns cuidados auxiliam no desenvolvimento de novos produtos,reduzindo os riscos: Trabalhar com clientes em potencial: envolver representantes do segmento alvo no desenvolvimento do produto; Deixar os empregados escolherem o projeto: designar como líderes pessoas capazes de envolver e motivar os empregados no desenvolvimento do novo produto; Carlos Freire 2014

12 As ideias serão julgadas com o teste: “Real, Vencedora, Vantajosa”
Produtos e Marca 3. Dar aos funcionários tempo para brincar: dar tempo para que os envolvidos no projeto possam fazer tentativas sem a preocupação de errar. As ideias serão julgadas com o teste: “Real, Vencedora, Vantajosa” A oportunidade é real? Podemos vencer? Podemos ganhar dinheiro com ela? Carlos Freire 2014

13 Produtos e Marca 4. Saber quando desistir: saber avaliar e ter sensibilidade para abandonar um projeto ou aproveitar os experimentos para o desenvolvimento de outros. Carlos Freire 2014

14 O que leva ao fracasso no desenvolvimento de um novo produto?
Produtos e Marca O que leva ao fracasso no desenvolvimento de um novo produto? . Ignorar ou interpretar mal as pesquisar; . Superestimar o tamanho do mercado; . Altos custos de desenvolvimento; . Projeto insatisfatório; . Posicionamento incorreto; . Propaganda ineficaz ou preço errado; . Apoio insuficiente à distribuição . Reação dos concorrentes. Carlos Freire 2014

15 Produtos e Marca Estima-se que, nos USA, haja um índice de 95% de fracasso no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e 90% na Europa. Além dos fatores já mencionados, outors aspectos concorrem para o insucesso: Carlos Freire 2014

16 Produtos e Marca . Escassez de ideias significativas em algumas áreas (aço e detergente); . Mercados fragmentados: a necessidade crescente de segmentação ocasiona nichos incipientes; . Restrições sociais e governamentais: maior exigência do consumidor e legislações cada vez mais restritivas; Carlos Freire 2014

17 Produtos e Marca . Menor prazo para desenvolvimento: a necessidade de inovar, ditada pelo mercado, reduz os prazos para desenvolvimento e, consequentemente, a sua eficácia; . Menores ciclos de vida dos produtos: as inovações de sucesso são copiadas rapidamente pelos concorrentes, desmanchando a vantagem competitiva e determinando a necessidade de mais inovações. Carlos Freire 2014

18 Com essas características do cenário de negócios:
Produtos e Marca Com essas características do cenário de negócios: . Redução do ciclo de vida de produtos; . Necessidade inovação constante; . Mercado mais exigente e . Acirramento da concorrência. Lançar novos produtos tornou-se indispensável, apesar dos riscos a que a empresa se expõe. Carlos Freire 2014

19 Assim, para manter-se no mercado, é preciso inovar.
Produtos e Marca As empresas enfrentam sérias dificuldades em aumentar ou manter vendas de um mesmo produto, para um mesmo mercado, ao longo do tempo. Assim, para manter-se no mercado, é preciso inovar. Carlos Freire 2014

20 Próxima aula, 24/9/2014, apresentação dos seminários.
Produtos e Marca Data da Prova: 8/10/2014 Próxima aula, 24/9/2014, apresentação dos seminários. Carlos Freire 2014

21 Atividade de Avaliação: Vídeo Marriot
Produtos e Marca Atividade de Avaliação: Vídeo Marriot Carlos Freire 2014

22 Questões: Produtos e Marca
Discuta a competição na Marriott. Como a Marriott identifica e analisa a competição entre suas marcas? Explique como a Marriott é bem sucedida nas estratégias de diferenciação de marca. Seja específico. Discuta como a Marriott diferencia a sua identidade de marca dos concorrentes. Carlos Freire 2014


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