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O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia.

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1 FILOSOFANDO SOBRE A EDUCAÇÃO: PARA QUE SERVEM AS TEORIAS ESPECÍFICAS NA APRENDIZAGEM?

2 O QUE É TEORIZAR? -É estabelecer uma distância com relação ao sujeito e ao que o rodeia. O distanciamento permite-me ver com clareza a validade e a energia humanizadora. É a possibilidade que a prática educativa seja positiva, retomada, revivida em outros momentos, lugares e circunstâncias.

3 As características de uma teoria:
1. A teoria é especulativa: É pensar a realidade de um modo abrangente, assimilando os dados e criando conexões entre eles. Especular sobre a educação é perguntar-se a respeito de nossa capacidade de fazer alguém apreender uma informação e mudar seu comportamento a partir de sua compreensão.

4 2. A teoria é fundativa: São os alicerces e as premissas básicas inegociáveis pelas quais se edificam as asserções, argumentos e ilações dos conteúdos específicos. 3. A teoria é explicativa: É trabalhar para atingir a simplicidade, ou seja, aquilo que não está mais entrançado ou dobrado. É o processo de desdobrar, desembaraçar e desenredar os conteúdos.

5 4. A teoria é evolutiva: É o processo pelo qual novos estágios são alcançados, mas complexos e diferenciados. É necessário recordar os estágios precedentes para entender o que se realiza no presente. - Dois tipos de hipóteses: 4.1. Intra – Evolução dentro de uma teoria; 4.2. Inter – Evolução entre algumas teorias; - Evolução é estar ciente (ou mais ou menos) do que já se pensou e se escreveu. - Nas teorias educacionais é importante conhecer as contribuições passadas, tanto mais não seja para evitar repetir, como se fossem descobertas originais ou verdades ainda hoje válidas.

6 - Pensar filosoficamente sobre a educação cria distância entre nós e a realidade educacional, e muitas vezes entre nós mesmos como docentes e as tarefas que realizamos todos os dias numa escola ou faculdade. - A filosofia nos auxilia a ter fôlego para entender o que precisamos dizer e fazer como máxima urgência, e com máxima de eficácia.

7 PARA QUE EDUCAR? - A filosofia na educação é necessária para: a) Repensarmos os conceitos educacionais; b) Reinterpretarmos o mudo da escola; c) Reavaliarmos as funções dos professores; d) Reorganizarmos os nossos trabalhos pedagógicos em meio a uma crise de sentido (desconfiança no poder revelador e descrença em nossa capacidade de pensar com rigor a realidade);

8 A filosofia na educação se preocupa com os seguintes aspectos da educação:
A) Antropologia: Procura descobrir uma concepção de ser humano que norteará a prática educativa. Desconstrução do “homem/mulher/criança ideal” (no sentido platônico). - A filosofia da educação deve analisar antropologicamente o papel dos centros educativos e o perfil dos egressos de seus cursos.

9 B) Axiologia: Investiga os valores que envolvem o ensino e o aprendizado. Uma teoria ensinada na escola. Os valores são dimensões da realidade que contribuem para a consecução de um projeto educacional humanizador. - Somos seres axiotrópicos: busca-se o que é valioso e quem nos educa está orientado por valores. - Os valores são realidades invisíveis e intangíveis cuja presença atuante é constante e incontestável no momento em que entramos em contato vivo com elas. - É a oportunidade de entrar em diálogo com o que é válido e nos valoriza.

10 C) Etimologia: Observação das palavras
C) Etimologia: Observação das palavras. As palavras não são apenas veículos de ideias, mas elas possuem significados e sentidos para o mundo da aprendizagem. (Homo loquens = seres loquentes). - Analisar a linguagem, as palavras empregadas para a educação e o significado de cada uma delas no processo da aprendizagem.

11 D) Teleologia: Entender a educação como um processo de finalidade individual e social. É o que se espera com o processo educativo. Os meios adequados para se atingir a finalidade das aulas e dos conteúdos específicos, dos recursos, da preparação das pessoas envolvidas, das verbas, das prioridades, do investimento e da gestão. - Perguntar-se sobre o fim da educação é a finalidade orientadora do trabalho a ser realizado em sala de aula.

12 E) Epistemológico: Esta relacionado ao ato de conhecer como uma relação que deve ser pensada com o objetivo de atender as necessidades do aluno em relação com o mundo e seu cotidiano.

13 Enfim, A filosofia se apresenta para a educação como a oportunidade de uma reflexão sobre si mesma e sobre as suas teorias, práticas e eficácias no mundo; A teorização se faz importante para que os sujeitos adquiram o conhecimento necessário para a execução de sua aprendizagem no mundo. Os aspectos educacionais mostram a complexidade do ato de aprender como uma técnica a ser desenvolvida pelos professores na sociedade contemporânea.


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