A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 1ª A ENSINO MÉDIO PROFESSOR ESPECIALISTA WELLINGTON FERREIRA LEITE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 1ª A ENSINO MÉDIO PROFESSOR ESPECIALISTA WELLINGTON FERREIRA LEITE."— Transcrição da apresentação:

1 EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 1ª A ENSINO MÉDIO PROFESSOR ESPECIALISTA WELLINGTON FERREIRA LEITE

2 CORPO SAÚDE E BELEZA 1º tópico: A influência da mídia na beleza. 2º tópico: IMC (índice de massa corporal) e como calcular. 3º tópico: Pirâmide alimentar. 4º tópico: 7 razões porque devemos comer de 3 em 3 horas? 5º tópico: Benefícios do exercícios físicos.

3 1º TÓPICO: A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA BELEZA.

4

5 ANOREXIA E BULIMIA QUANDO NÃO TRATADAS, CERCA DE 6% A 20% DAS PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM ANOREXIA TÊM MORTE PREMATURA POR SUICÍDIO, POR CARDIOPATIA OU POR INFECÇÕES. Outros problemas que afetam frequentemente os jovens e adultos, diante do forte apelo social em favor de padrões de beleza caracterizados pela magreza corporal, são distúrbios alimentares como a anorexia e a bulimia. A anorexia nervosa, mais comum entre as meninas, caracteriza-se pelo desejo obsessivo de manter o peso corporal abaixo dos níveis normais para a faixa etária e estatura em virtude da preocupação excessiva com a imagem corporal que se encontra distorcida, pois pessoas anoréxicas se percebem gordas apesar de sua magreza. Pela “magreza”, essas pessoas se mantêm em jejum por longos períodos e ingerem menos alimento que o necessário para manter o balanço energético, além de estimularem compulsivamente o maior gasto energético possível em sessões de exercícios. A bulimia nervosa caracteriza-se por episódios frequentes de ingestão alimentar em excesso num curto período de tempo, quase sempre seguidos por jejum, uso abusivo de laxantes ou diuréticos, vômitos auto induzidos, ou prática compulsiva de exercícios, numa tentativa de evitar o aumento de peso após o e

6 2º TÓPICO IMC (ÍNDICE DE MASSA CORPORAL) E COMO CALCULAR.

7 O IMC SÓ FUNCIONA COM PESSOAS SEDENTÁRIAS SEDENTARISMO É UMA DOENÇA, UMA PESSOA É CONSIDERADA SEDENTÁRIA QUANDO ELA NÃO FAZ UMA ATIVIDADE FÍSICA EXTRA DE 30 MINUTOS POR DIA. IMC O IMC (índice de massa corporal) é apenas um indicador e não determina de forma sem erro se uma pessoa está acima do peso ou obesa. Por relacionar apenas peso e estatura, pessoas musculosas podem ter um índice de massa corporal elevado e não serem gordas. Ele pode ser muito eficaz com pessoas sedentárias que que não fazem atividade física. É recomendável, então, comparar o IMC com a porcentagem de gordura da pessoa, que pode ser estimada por medidas da “circunferência corporal”, uma mensuração mais complexa, mas que pode ser realizada apenas com fita métrica.

8 Como calcular o IMC O índice de massa corporal (IMC) é calculado a partir de uma fórmula matemática que relaciona peso e altura e, a partir da localização do resultado do cálculo em uma tabela de classificação, indica se uma pessoa está obesa, acima do peso, abaixo do peso ou no peso ideal, considerado saudável e reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. A vantagem de trabalhar com esse sistema, utilizado pela Organização Mundial da Saúde, é sua simplicidade, com números redondos e fáceis de utilizar. Para calcular o IMC, basta dividir o peso (em quilogramas) pela estatura ao quadrado (em metros): FAÇA A CONTA: IMC = peso dividido pela altura x altura Por exemplo: qual é o IMC de uma pessoa que tenha 1,80 m de estatura e pese 80 kg? IMC =80 kg (1,80 m × 1,80 m) = 3,24 80 dividido 3,24 = 24,69, agora use a tabela abaixo: O índice obtido permite a classificação da pessoa em uma tabela: CATEGORIA IMC Abaixo do peso abaixo de 18,5 Peso normal entre 18,5 e 25 Acima do peso entre 25 e 30 Obesidade Grau I 30,0 – 34,9 Obesidade Grau II 35,0 – 39,9 Obesidade Grau III 40,0 e acima

9 POR ISSO DEVEMOS TOMAR MUITA CAUTELA QUANDO FALAMOS DE PESO, EM UM CASO ESPECÍFICO DE EXERCÍCIO FÍSICO, UMA PESSOA PODE ENTRAR NA ACADEMIA E NÃO PERDER PESO ALGUM, PODENDO ATÉ AUMENTAR DE PESO, POR CAUSA DO AUMENTO DE MASSA MUSCULAR, MAIS FICAR MAGRA PERDENDO MEDIDAS EM GORDURA LOCALIZADAS E COM O MESMO PESO, ISSO PODE ACONTECER, PRINCIPALMENTE COM OS HOMENS, QUE GENETICAMENTE TEM MAIS MASSA MUSCULAR QUE AS MULHERES.

10 3º TÓPICO: PIRÂMIDE ALIMENTAR

11 FAÇA UMA ANÁLISE DO QUE UMA PESSOAL DEVE COMER EM UM DIA:

12

13 CUIDADO COM DIETAS RESTRITAS EM CARBOIDRATOS OU PROTEÍNAS PODEM FAZER MAL À SAÚDE Médicos destacam que variar os alimentos é essencial para o organismo. Prato no almoço e jantar deve ter carboidrato, proteína, verdura e legume. Restringir a alimentação a carboidratos ou proteínas pode ser um problema. A opção por um e exclusão do outro pode causar danos à saúde e o preço pode aparecer a longo prazo. Segundo o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Mônica Beyruti, todos os elementos da alimentação são fundamentais para o organismo e cada um deles funciona para algo diferente no corpo humano.Alfredo Halpern Em uma dieta diária de 2 mil calorias, recomenda-se que sejam 50% de carboidratos (mil calorias), 35% de gorduras (700 calorias) e 15% de proteínas (300 calorias). O Ministério da Saúde indica que sejam consumidas diariamente seis porções de cereais, raízes, batata e massas, três de frutas e sucos, três de leites e derivados, três de legumes e verduras, uma de feijão e sementes, uma de açúcar e doces, uma de carne e ovos e uma de óleo e gordura.

14 FAÇA UMA ANÁLISE DESSE RÓTULO DE UMA ALIMENTO COM TODAS AS INFORMAÇÕ ES NUTRICIONA IS

15 DEVEMOS EVITAR PRINCIPALMENTE ALIMENTOS QUE TENHA GORDURA TRANS E COLESTEROL E QUE TENHA MUITO SÓDIO GORDURA TRANS

16 COLESTEROL

17 LDL LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa proteínas de baixa densidade, e acredita-se que elas sejam as piores para os seres humanos, também chamado de mau colesterol. O LDL é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas. O LDL é também o responsável por promover o depósito da gordura nas paredes das artérias e corresponde a 75% do total do colesterol em circulação. HDL HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa proteínas de alta densidade, também conhecido como o “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando- o de volta ao fígado para ser eliminado.

18 RISCOS DO CONSUMO DE SÓDIO EM EXCESSO 1) HIPERTENSÃO (PRESSÃO ALTA), QUE É FATOR DE RISCO PARA O DESENVOLVIMENTO DE DOENÇAS CRÔNICAS COMO: * ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC) * INFARTO DO MIOCÁRDIO * ANEURISMA * HIPERTROFIA DO VENTRÍCULO ESQUERDO * DOENÇAS NEUROLOGIAS (DEMÊNCIA, ALZHEIMER, ENTRE OUTRAS) * INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA * INSUFICIÊNCIA CARDÍACA * DOENÇAS RESPIRATÓRIAS (ASMA) SÓDIO

19 4º TÓPICO: 7 RAZÕES PORQUE DEVEMOS COMER DE 3 EM 3 HORAS?

20

21 4º tópico: Benefícios do exercícios físicos.

22

23 FOI COMPROVADO PELA CIÊNCIA QUE UMA VIDA SAUDÁVEL COM ATIVIDADES FÍSICAS E BOA ALIMENTAÇÃO PREVINE DIVERSAS DOENÇAS E PODE AUMENTAR ATÉ 30 ANOS DE VIDA DE UMA PESSOA.

24

25 QUANDO SE FALA EM EMAGRECER A PRIMEIRA COISA QUE QUEREMOS É TIRAR AS GORDURINHAS LOCALIZADAS E TUDO MAIS. PARA FAZER ISSO DE UM JEITO MAIS RÁPIDO, ENCONTREI ESSAS 28 DICAS PARA PERDER GORDURA SEM PERDER MASSA MUSCULAR. CONFIRA:

26 BOA PROVA!


Carregar ppt "EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE 1ª A ENSINO MÉDIO PROFESSOR ESPECIALISTA WELLINGTON FERREIRA LEITE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google