A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre"— Transcrição da apresentação:

1 UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre
Disciplina Gestão de Marketing II Profª. Renate Ihlenfeld Gestão de produtos e marcas 06 de agosto de 2010

2 Gestão de Produtos e Marcas
Produtos e marcas constituem o núcleo da estratégia de marketing; Produtos: um conjunto de características e benefícios na forma de bens e serviços, idéias e pessoas que têm a capacidade de satisfazer necessidades e desejos de clientes. (LIMA et al 2007, p.55)

3 Gestão de Produtos e Marcas
Produto é o resultado do conjunto de todos os bens e serviços da atividade produtiva de uma empresa. Envolve a matéria-prima, características do processo produtivo, aspecto físico, desempenho, tempo de produção e entrega e preço. Para Kotler e Armstrong (1998, p.190): “o produto é qualquer coisa que possa ser oferecido a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade”.

4 Gestão de Produtos e Marcas
Las Casas (2006, p.164): “produtos podem ser definidos como o objeto principal das relações de troca que podem ser oferecidos num mercado para pessoas físicas ou jurídicas, visando proporcionar satisfação a quem os adquire ou consome”. Os produtos podem ser tangíveis e intangíveis, ou seja, objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações, idéias, etc. tudo isso ou a combinação desses elementos podem ser classificados como produtos (KOTLER e ARMSTRONG, 1998).

5 Serviços um produto que apresenta:
Intangibilidade: não pode ser visto, ouvido, cheirado, provado ou sentido; Inseparabilidade: não pode ser separado por quem presta o serviço; Variabilidade: depende de quem, como e onde é fornecido; Perecibilidade: não pode ser estocado Produto ampliado: quando o serviço é parte integrante de um produto (bem) físico, como a garantia e a assistência técnica – e agrega valor ao bem.

6 Mix de produtos A somatória de todos os itens que a empresa trabalha é o mix de produto, se organiza segundo a: Amplitude ou Abrangência: consiste no número total de linhas com que a empresa trabalha; Extensão: representa o número de produtos em cada linha; Profundidade: é o número de variações de cada produto da linha, (número de versões do produto); Consistência: é a relação que cada linha da empresa tem entre si, (semelhanças entre as linhas e os produtos quanto a determinadas variáveis). Gioia (2006, 40)

7 O mix de produtos e o diferencial competitivo que a empresa segue:
Uma linha de produtos com baixa, variedade mais compacta ou mais ampla; Ênfase em produtos de qualidades e preços altos; Produtos populares; Aplicação do mix de produtos para um ou mais segmentos; Adoção da pratica de marca específica; Opção por marcas múltiplas (ALMEIDA e SILVA, 2003).

8 CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS
A classificação mais usual refere-se à durabilidade: Duráveis: resistem por muito tempo; Não duráveis: durabilidade limitada (alimentos, produtos de higiene e limpeza) Serviços: não tem durabilidade – extinguem-se no momento em que são executados. Classificação de acordo com o tipo de consumidor que utiliza o produto: Bem de consumo; Bem empresarial. (GIOIA, 2006, p.36)

9 Classificação dos Bens de Consumo
Bens de conveniência: produtos comprados com freqüência e pouco esforço; não são caros, facilmente encontrados e muitos pontos de venda; Bens de conveniência básicos: comprados usualmente para a casa; Bem de impulso: comprados sem pensar, produtos expostos nos caixas; Bem de emergência: bens comuns, mas a necessidade é emergencial (guarda-chuvas, bota).

10 Classificação dos Bens de Consumo
Bem de compra comparada: comprados com menos freqüência e demandam reflexão por parte do consumidor que despende tempo em busca de informações e comparações (preço alto, propaganda e venda pessoal). Bem de compra comparada homogênea: produtos e marcas semelhantes que dificultam a comparação. Bem de compra comparada heterogênea: ampla variação de variedade, de preço e envolve a comparação de características de cada um. corsa

11 Classificação dos Bens de Consumo
Bem de especialidade: produto de características únicas, que o torna especial, de distribuição limitada, consumidores fazem esforços para comprá-los, (luxo, exclusividade, uso específico como equipamentos de mergulho). ferrari Bens não procurados: produtos que ninguém lembra que podem ser necessários – até que uma situação específica ocorra, e/ou eram desconhecidos para o consumidor – lançamento de nova tecnologia.(GIOIA 2006,p.36-38)

12 Bens empresariais Os bens empresariais são comprados para uso em uma empresa, seja para a fabricação de um produto, seja na gestão do negócio. Materiais e peças: bens para entrar na linha de produção (matérias-primas, peças e outros componentes da produção); Bens de capital: bens utilizados para a produção de outros bens, como maquinaria e instalações, o ativo fixo de industrias; Suprimentos e serviços: necessários para a gestão da empresa, suprimentos de escritório (papéis, clips, livros de registro), suprimentos operacionais (óleo, parafusos).

13 LINHAS DE PRODUTOS Linhas de produtos é um grupo de produtos afins e que se destinam ao mesmo grupo de consumidores, atendendo a necessidades e desejos semelhantes. As linhas de produtos tendem a crescer por pressão de vendedores ou dos distribuidores, que buscam atender melhor o melhor o mercado. (GIOIA 2006, p.39).

14 Ampliação e complementação de linhas de produtos


Carregar ppt "UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google