A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM
Prof. Valéria Prado 2ª.18/08//09 – 19/08/09

2 Armazenagem e a sua Importância
Superfície e espaço aproveitamento do armazém com produtividade. Necessidades: 1.Necessidade de Compensação das diferentes Capacidades das fases da produção: - volume de ótimo de produção e diminuição do tempo de preparação de máquinas. 2. Equilíbrio Sazonal dependência entre a fase de aquisição e a de armazenagem: - Agricultura, colheita - moda, coleção inverno e verão, cerveja, sorvete etc.

3 3. Garantia de continuidade da produção.
- Fornecedor internacional; aumento da produção e quebra do ritmo prejuízo elevados; matérias-primas com entrega de longa prazo depende da produção do fornecedor. 4. Custos e especulação aguardar oportunidade de ganhos ou estabilização econômica. - compras em grandes quantidades mais econômico - produtos sujeito a oscilação do mercado mundial - cobre

4 Finalidade da Armazenagem
Evolução industrial, mercado global, alta competitividade faz buscar equilíbrio entre o capital fixo e circulante mais eficiente. Armazenar matéria-prima e/ou produto acabado representa imobilização do capital. Estabelecer um ciclo continuo produtivo e distributivo. Outro objetivo é redução ou eliminação da armazenagem – manutenção (custo fixo) Armazenar produto acabado, semi-elaborado e matéria-prima devem ser armazenados em quantidades certas e por um determinado período. Neste contexto surge a importância da função armazenagem como atividade ampla e complexa. A atividade principal do armazém é o abastecimento produtivo – matéria-prima e Produto acabado – mercado consumidor. A armazenagem não se limita aos serviços básicos e sim operações auxiliares aos ciclos produtivo tais como acondicionamento dos produtos ou matérias-primas

5 Armazenar requer controles rigoroso do inventário e contábil sob o aspecto do
custo financeiro e a sua gestão. Na armazenagem se faz necessário controle do estoque / gestão do estoque / gestão do inventário. Dentro das atividades industriais e comerciais a armazenagem é uma conveniência econômica: em função da programação produção errada, ineficiência nos transportes, consumo, sazonalidade, flutuações e incertezas no preços e incertezas econômicas. A necessidade da armazenagem pode ser resumida em três linhas: nível de serviços – produto no local de consumo Produto - demanda expectativa futura – preço e fornecedor.

6 Importante: não armazenar produto vencido, obsoleto, devolução para fornecedor não perder o sentido do armazém, ou seja, guardar qualquer coisa ex. mesa, cadeira, máquinas, arquivo morto etc.

7 Funções da Armazenagem
1. Recebimento (descarga) 2. Identificação e classificação 3. Conferência (qualitativa e quantitativa) 4. Endereçamento 5. Estocagem 6. Remoção de estoque (separação de pedido) 7. Acumulação de itens / agrupamentos 8. Embalagem / reembalagem 9. Expedição 10. Registro das operações (baixas nos controles)

8 Dependendo das necessidade de cada empresa estas atividades/funções
podem estar em prédios ou módulos diferentes. Ex. unidade industriais Outras funções de não armazenagem podem estar na área de armazenagem ex. conservação de peças; preparação de conjuntos, montagens e embalagens ex. roda e pneu. Além das funções básicas, existem outras atividades como inspeção / controle da qualidade. Que em certas situações os produtos poderá ficar em área segregada até a liberação. Ex. quarentena, produtos rejeitados Troca de embalagem do fornecedor pela da fábrica para produção Embalagem do produtos acabado sai da linha de produção e é destinada ao Armazém. Atendimento de pedidos especiais de clientes. Ex. quantidades diferente da padrão caixa com 12 para 6 Etiquetagem dos produtos com etiqueta dos clientes Capítulo 1

9 Vinte princípios básicos da armazenagem:
1. Planejamento : plano estratégico de manufatura, marketing e distribuição. 2. Sistema híbrido: movimentar, estocar e controlar coisas diferentes de maneira diferente. 3. Fluxo de materiais: lay-out do armazém com base na entrada e saída de materiais. 4. Controle: físico, fiscal, de inventário e administrativo do material. 5. Simplificação: da movimentação, armazenagem e controle. 6. Capacidade de reabastecimento: otimizar a reposição. 7. Capacidade de espaço: otimizar capacidade de estocagem com base no espaço cúbico. 8. Tamanho unitário: aumentar quantidade, tamanho e peso da carga movimentada e armazenada. 9. Automação/Mecanização: automatizar movimentação, armazenagem e controle. 10. Seleção do equipamento: selecionar equipamentos adequados ao fluxo de materiais, movimentação, armazenagem e controle.

10 11. Padronização: padronizar métodos de procedimentos e tamanho de equipamentos.
12. Adaptabilidade/Flexibilidade: planejar prédios, sistemas e controles adaptáveis a mudanças. 13. Layout/Corredor: comprimento, largura e altura adequados à movimentação. 14. Utilização: máximo aproveitamento do pessoal e equipamento. 15.Manutenção: Planejar manutenção preventiva e revisões de equipamentos. 16.Obsolescência: substituir quando necessário para aumentar produtividade e reduzir custos. 17. Desempenho: avaliação periódica de desempenho. 18. Auditoria: programar auditorias periódica dos sistemas. 19. Instalação: projetar adequadamente a instalação, considerando pé direito e espacejamento de colunas. 20. Segurança: prever segurança da movimentação, armazenagem e controle.

11 Aumento no número de pedidos em atraso
Objetivos da Gestão de Estoque Melhor nível de serviço ao Cliente: atender ao Cliente naquilo que ele necessita quando ele necessita. Reduzir custo operacional fabril: estoques permitem menores necessidades de set-ups, paradas em maquinários e maiores tempos em produção. Minimizar investimento em estoques Sintomas de uma Gestão Ineficaz de Estoques Aumento no número de pedidos em atraso Aumento no investimento em inventário Alta taxa de rotatividade de Clientes Aumento no número de pedidos cancelados Falta periódica de espaço suficiente para armazenamento Grandes quantidades de itens obsoletos Deterioração no relacionamento com intermediários, tais como cancelamentos de distribuidores e diminuição de pedidos

12 Giro de Estoques É proporção entre o volume de vendas e a quantidade estocada. Alto giro de estoque requer planejamento cuidadoso da movimentação. Baixo giro requer cuidado no planejamento da área de estocagem.

13 CMV = $ Estoque Médio = $ Giro dos Estoques = ??? Giro de Estoques
É uma forma de medir efetivamente como os estoques estão sendo utilizados. Fórmula: Giro dos Estoques = Custo Anual das Mercadorias Vendidas Estoque Médio Exemplo numérico: CMV = $ Estoque Médio = $ Giro dos Estoques = $ / $ = 2 ... ou seja, 2 vezes em determinado período de tempo Exercício CMV = $ Estoque Médio = $ Giro dos Estoques = ???

14

15 A curva ABC Os estoques são itens que demandam investimentos, assim quaisquer economias obtidas nos estoques, representam disponibilidades de recursos em outras atividades da Empresa. O que se observa empiricamente é que uma pequena parte dos itens é responsável pela maior parte dos investimentos. Assim, é possível dizer que: 20% dos itens representam entre 70 a 80% dos investimentos; 20% dos itens representam cerca de 20% dos investimentos 60% dos itens representam cerca de 10% dos investimentos. A B C 1 Quais itens de estoque devem merecer especial atenção do administrador? Classificação ABC – No final do século XIX, o economista italiano Vilfredo Pareto constatou que a maioria da riqueza dos países é controlada por uma minoria de pessoas. Posteriormente, verificou-se que esse mesmo princípio aplicava-se a uma série de outros aspectos da atividade empresarial e passou a ser conhecido como Curva de Pareto, Curva ou Curva ABC. Trata-se de classificação estatística de materiais, baseada no Princípio de Pareto, em que se considera a importância dos materiais, baseada nas quantidades utilizadas e no seu valor. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

16 A curva ABC Organizando em termos de valores decrescentes de investimentos

17 Organizando em termos de valores decrescentes de investimentos

18


Carregar ppt "MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google