A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I"— Transcrição da apresentação:

1 Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I
Professor Adalberto Azevedo São Bernardo do Campo, 29/05/2015

2 Plano de aula Sobre o professor
Sobre a disciplina PLACTI: Formato das aulas, avaliações, trabalhos finais e blog da disciplina Conteúdo do curso Conhecendo os alunos- avaliação em grupos e debate sobre o Programa.

3 Sobre o Professor Bacharel em Administração Pública (Unesp, 1999)
Mestre (2005) e Doutor (2010) em Política Científica e Tecnológica (Unicamp) Currículo:

4 Sobre a Disciplina PLACTI: Formato das aulas
10 aulas expositivas/participativas, baseadas em textos de leitura essencial. Textos complementares: leitura opcional. Disponíveis: Aulas duplas: Primeira aula (8-10h): Aula expositiva/participativa, com base em textos de leitura essencial. Atividades: leitura de textos curtos, vídeos, debate. Intervalo (15 min.) Segunda aula (10h15-12hs): Seminários em grupos de 4 a 5 sobre textos relacionados às aulas expositivas. Discussão com a sala/professor. Podem ser utilizados recursos didáticos (vídeos, textos curtos, etc.) Controle de frequência: no final de cada aula. Faltas por motivos de saúde (com atestado) serão abonadas

5 Sobre a Disciplina PLACTI : Formato das aulas
Aulas expositivas/participativas: exposição sobre os textos de leitura essencial, acompanhada de exemplos para discussão (multimídia). Vídeos mais longos também podem ser utilizados. Objetivos: desenvolver diversos tipos de atividades em sala, sem perder de foco o conteúdo, nem trocar seis por meia dúzia (diversificar atividades de ensino-aprendizagem) Cronograma com os assuntos e textos das aulas: Slides das aulas serão postados no blog Obs: Textos em espanhol (3 essenciais, 3 para seminários)

6 Sobre a Disciplina PLACTI : Avaliação
Média simples: Nota da apresentação/resenha do Seminário (s) +Trabalho final Seminários: 10-12hs (apresentação e entrega de resenha escrita) Conceitos: correspondência com notas de 0 a 10 “F” de 0 a 3,9; “D” de 4,0 a 4,9; “C” de 5,0 a 6,9; “B” de 7,0 a 8,4; “A” de 8,5 a 10,0 Participação em aula pode melhorar a nota final. (Na última sessão podem ser discutidos notas dos seminários e faltas, que serão divulgados antes dessa sessão)

7 Sobre a Disciplina PLACTI : Seminários
Grupos de 4 a 5 Apresentação baseada na leitura de um texto, disponível no blog da disciplina + Entrega de uma resenha (resenhas/apresentações criativas- por exemplo, relacionando o conteúdo dos textos com um fato atua, poderão ter melhores notas. Necessário no mínimo apresentar corretamente o conteúdo. Professor será o debatedor. Montagem de grupos: até o final da aula. 12/06: primeiro seminário (Os problemas persistentes da PCTI na América Latina: raízes histórico-sociais). Texto de base: JAGUARIBE, H. Por qué no se ha desarrollado la ciencia en América Latina. In: Sabato, J. A. (org.). El pensamiento latinoamericano en la problemática ciencia-tecnología-desarrollo-dependencia. 1a ed. - Buenos Aires : Ediciones Biblioteca Nacional, 2011.p

8 Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo
Área de concentração: (1) Economia e política de Ciência, tecnologia e inovação EMENTA A abordagem cepalina A abordagem neo-schumpeteriana O papel das empresas multinacionais O ambiente institucional e as estratégias de desenvolvimento dos países da América Latina Especificidades e limitações das atividades de pesquisas científicas e tecnológicas na América Latina. Dois blocos: Bloco I- o pensamento Cepalino Bloco II- o pensamento neoschumpeteriano

9 Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo
EMENTA O ambiente institucional e as estratégias de desenvolvimento dos países da América Latina (foco no Brasil) Compreender essas teorias e sua influência na concepção/formulação de PPs de CTI Compreender a influência dos regimes políticos vigentes (ambiente institucional, conjuntura internacional) durante os períodos de formulação dessas teorias: CO-EVOLUÇÃO Compreender as dificuldades de implementação das políticas formuladas com base nessas teorias Teorias e estudos sobre políticas (horizontais e setoriais): textos

10 Objetivos específicos
Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo Objetivos gerais Estudar as contribuições do pensamento latino-americano para a compreensão das especificidades do processo de desenvolvimento na região, com especial atenção às questões que envolvem a formulação de políticas de CTI. Objetivos específicos Compreender as abordagens Cepalina e neoschumpeteriana; Estudar e discutir o impacto dessas abordagens na formulação de políticas de C,T&I; Compreender e discutir as dificuldades de implementação dessas políticas em função das especificidades regionais; Estudar e compreender casos de países específicos, com destaque para o Brasil. Teorias têm impactos diretos nos formatos das políticas de C,T&I (com interfaces diretas em outras áreas de política)

11 Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo
Temas estão descritos no Programa, que possui indicações de bibliografia (podem ser alteradas, o que será notificado no blog) Programa flexível!!!

12 Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo
Órgãos públicos de gestão da PCTI (Federais, Organizações Sociais, ONGs, incubadoras, etc.) Gestão da Inovação em Organizações privadas Conhecimento do próprio ambiente em que vivemos: suas origens e problemas persistentes (pq a tecnologia é tão cara no Brasil? Pq as empresas inovam pouco? Pq a universidade imita as pesquisas de países desenvolvidos e tem pouca inserção social? (...)? Conhecimentos: Pensamento econômico latino-americano, história das políticas industriais na LA, inovação e desenvolvimento econômico na América Latina Habilidades: relacionar teorias com políticas, compreender suas possibilidades e limitações, compreender texto e contexto Atitudes: participação, discussão, trabalho em grupo

13 SAC: Serviço de Atendimento ao Consumidor
Sobre a Disciplina PLACTI: Formato das aulas SAC: Serviço de Atendimento ao Consumidor 1: Sugestões de atividades e críticas são bem vindas a qualquer momento!!!! 2: Dúvidas sobre a aula também podem encaminhadas por escrito ou por (LEITURA DO PROGRAMA)

14 Sobre a Disciplina PLACTI : Trabalhos Finais
Mãos à obra: vamos montar os grupos!!

15 Opiniões sobre o curso (grupo de 4 a 5 alunos, preferencialmente já os grupos para os seminários) Sistema participativo: intenção é melhorar a interação e o conhecimento mútuo professor-alunos Construção coletiva: conjunto de atividades Questionário para encaminhamento de dúvidas, sugestões, críticas, etc. Não é necessário se identificar Opiniões serão trocadas entre os grupos, que lerão as opiniões do outro grupo, para debate

16 Conhecendo @s alun@s, para melhorar o curso
O que vocês esperam do curso PLACTI, em termos de conteúdo e contribuição para sua formação como gestor de políticas públicas? 2. Descreva suas críticas e sugestões sobre o que foi exposto: formato das aulas, avaliações e conteúdo (temas, bibliografia, atividades) 4. Quais conhecimentos de disciplinas cursadas por você relacionam-se com o curso de PLACTI? Teve alguma outra experiência relacionada a C,T&I (trabalho, outros cursos, etc.)? 5. Algum dos conteúdos do Programa são redundantes ou repetitivos, considerando outras disciplinas de seu curso? Quais? 6. Vc tem alguma sugestão em termos de conteúdo?

17 Obrigado pela atenção!

18 Estamos muito ocupados!!
Sobre a Disciplina PLACTI: Conteúdo Não, obrigado Estamos muito ocupados!! Quem está errado?


Carregar ppt "Aula de Introdução: Pensamento Latino-Americano e Políticas de C,T&I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google