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Abordagem de aprendizagem

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Apresentação em tema: "Abordagem de aprendizagem"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem de aprendizagem
Pedagógicas Andragógicas Tecnológicas

2 Educação (do latim educatione): ação de criar, de nutrir; cultura, cultivo. processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social.

3 Ensino (derivado do latim insignare, por insignire): pôr uma marca, distinguir, assinalar. transmissão de conhecimentos, informações ou esclarecimentos úteis ou indispensáveis à educação ou a um fim determinado; instrução.

4 Aprendizagem (do francês apprentissage): ação de aprender um ofício ou profissão. ato ou efeito de aprender, especialmente profissão manual ou técnica.

5 O processo ensino-apendizagem
Conjunto de ações e estratégias que o sujeito/educando, considerado individual ou coletivamente, realiza, contando para tal, com a gestão facilitadora e orientadora do professor, para atingir os objetivos propostos pelo plano e formação.

6 O processo ensino-apendizagem
desenvolve-se de maneira presencial, não presencial ou mista, utilizando para esse fim ambientes educacionais como escolas, centros de formação, empresas e comunidades urbanas e rurais; está centrado no educando e dá ênfase tanto ao método quanto ao conteúdo. compreende a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, a definição do plano de formação, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto; constitui essencialmente o trabalho escolar, cujo produto são os conhecimentos construídos, os conhecimentos dominados e as habilidades.

7 Didática (do grego didaktike): arte de ensinar.
a técnica de dirigir e orientar a aprendizagem; técnica de ensino; o estudo dessa técnica.

8 Os diferentes ‘ensinos’ (Green, 1971)
Intrução: são dadas as razões, evidências, objeções. Ligada a aquisição de conhecimento e crenças, do que a formação de hábitos. Envolve questões de verdade e falsidade na busca da compreesão; Doutrinação: próxima a instrução mas menos caracterizada por argumentos, razões, objeções e explicações; Treinamento: pretende conseguir ações que demonstrem inteligência.Exclui o processo de fazer perguntas (pedir ereceber uma justificativa de regras); Condicionamento: próximo a treinamento com menor demonstração de inteligência.

9 Os diferentes ‘ensinos’ (Green, 1971)
Comportamento/conduta Conhecimento/crença Condicionamento Treinamento Instrução Doutrinação

10 Pedagogia (do grego paidagogia, ped(o)=criança + agogia=condução): a arte e a ciência de conduzir as crianças. teoria e ciência da educação e do ensino. conjunto de doutrinas, princípios e métodos de educação e instrução que tendem a um objetivo prático. o estudo dos ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos meios (processos e técnicas) mais eficientes para efetivar estes ideais. profissão ou prática de ensinar.

11 Andragogia (do grego aner = homem, em distinção a menino): "palavra originária do grego para 'formação de adultos', especificamente para diferenciar este processo da pedagogia, que significa formação de crianças".

12 A dimensão andragógica
A aprendizagem autônoma implica que os alunos possam: reconhecer suas necessidades de estudo; formular objetivos para o estudo; selecionar conteúdos; projetar estratégias de estudo; arranjar materiais e meios didáticos; identificar fontes humanas e materiais adicionais e deles fazer uso; organizar, dirigir, controlar e avaliar o processo de aprendizagem.

13 Termos comuns associados a educação andragógica
Educação a distância (EAD): atividade pedagógica caracterizada por um processo de ensino aprendizagem realizado com mediação docente e com recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes tecnológicos de informação e comunicação, os quais podem ser utilizados de forma isolada ou combinada sem a freqüência obrigatória de alunos e professores. Educação continuada ou permanente: (em inglês, continuing/permanent education) sistema educacional que possibilita a atualização profissional contínua ou o desenvolvimento cultural e geral ao longo da vida. Educação mediada por computadores (EMC): expressão usada genericamente para qualquer forma de educação que utiliza computadores interconectados em redes. Educação por toda vida: em inglês lifelong learning.

14 Tecnologia do grego tekhné = arte, artesanato, indústria, ciência + logía = ciência, arte, tratado, exposição cabal, tratamento sistemático de um tema. conjunto de conhecimentos, princípios científicos, que se aplicam a um determinado ramo de atividade.

15 A sociedade atual em transformação
da padronização do controle centralizado das relações antagonistas da tomada de decisão autocrática da obediência da conformidade das comunicações unidireceionais da compartimentalização da orientação às partes a personalização a autonomia com responsabilidade as relações cooperativas a tomada de decisão compartilhada a iniciativa a diversidade as redes de comunicação o holismo a orientação ao processo para

16 Padrões de utilização das TIC na educação on-line
Informacional: informações estáveis, propósito de consulta (ementa do curso, agenda e informações de contato). Requer pouca manutenção; Suplementar: fornece algum conteúdo (anotações, tarefas) publicado pelo professor. Requer competências tecnológicas do professor; Essencial: o aluno não consegue participar do curso sem acessar regularmente a internet. Requer do aluno uma postura pró-ativa; Colaborativo: os alunos geram parte do conteúdo (fóruns, chats, glossário, wiki, etc.). Requer competências tecnológicas tanto do professor como dos alunos e maior largura da banda; Imersivo: todo conteúdo do curso se encontra na internet e todas as interações ocorrem on-line. Complexo ambiente virtual construtivista. Alto nível de competência tecnológica.

17 Ênfases de utilização das TIC na educação on-line
Conteúdo: Atividades: Comunicação: Informacional Suplementar Essencial Colaborativo Imersivo.

18 Objeto de aprendizagem (OA)
é uma unidade de instrução/ensino que é reutilizável. de acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias".


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