A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AFETIVIDADE O QUE É A VIDA AFETIVA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AFETIVIDADE O QUE É A VIDA AFETIVA?"— Transcrição da apresentação:

1 AFETIVIDADE O QUE É A VIDA AFETIVA?
A afetividade compreende o estado de ânimo ou humor, os sentimentos, as emoções e as paixões e reflete sempre a capacidade de experimentar sentimentos e emoções. A afetividade é quem determina a atitude geral da pessoa diante de qualquer experiência vivencial, promove os impulsos motivadores e inibidores, percebe os fatos de maneira agradável ou sofrível, confere disposição indiferente ou entusiasmada e determina sentimentos que oscilam entre dois pólos: a depressão e a euforia.

2 AFETIVIDADE Talvez pela intensa malha de conexões entre a área pré-frontal e as estruturas límbicas tradicionais, a espécie humana é aquela que apresenta a maior variedade de sentimentos e emoções. Embora alguns indícios de afetividade sejam percebidos entre os pássaros, o sistema límbico só começou a evoluir, de fato, a partir dos primeiros mamíferos, sendo praticamente inexistente em répteis e anfíbios e em todas as outras espécies que os precederam. Já a ablação de partes importantes do sistema límbico (as experiências foram feitas com hamsters) faz com que o animal perca tanto a afetividade maternal quanto o interesse lúdico.

3 AFETIVIDADE O QUE É A VIDA AFETIVA?
Com o desenvolvimento da linguagem, nomes foram atribuídos a essas e a outras sensações, permitindo sua delimitação e explicitação a outros membros do grupo. Porém, até hoje, dada a existência de um componente subjetivo importante, difícil de ser comunicado, não existe uniformidade quanto a melhor terminologia a ser empregada para designar essas sensações. Assim é que utiliza-se, de maneira imprecisa e intercambiável, quase como sinônimos, os termos afeto, emoção e sentimento.

4 Afetividade Bleuler afirma que a pesquisa psicopatológica tem identificado historicamente, quão penetrante é a influencia da afetividade sobre toda vida mental.  Reação Afetiva Ocorre sempre em um contexto de relações do eu com o mundo e com as pessoas, variando de um momento para o outro, na medida em que os eventos e as circunstâncias de vida se sucedem. Sintonização com o ambiente Irradiação afetiva Rigidez afetiva

5 Afetividade CATATIMIA- Bleuler denominou catatimia a importante influencia que a vida afetiva, o estado de humor, as emoções, sentimentos e paixões exercem sobre as demais funções psíquicas. A atenção é captada, dirigida, desviada ou concentrada em função do valor afetivo de determinado estimulo. A memória é altamente detalhada ou pobre, dependendo do significado afetivo dos fatos ocorridos, e outras funções afetivas podem ser alteradas.

6 AFETIVIDADE Distinguem-se cinco tipos básicos de vivencias afetivas:
1- HUMOR OU ESTADO DE ÂNIMO 2- EMOÇÕES 3- SENTIMENTOS 4- AFETOS 5- PAIXÕES

7 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva:
Humor ou estado de ânimo é o tônus afetivo. Há sempre um estado momentâneo de reação para cada pessoa, um tônus afetivo em um exato momento atribuindo os devidos valores às vivências, seja a tristeza na tragédia ou a alegria na comédia, em condições normais. O estado afetivo é variável de momento para momento numa mesma pessoa; ora o humor está mais elevado, ora mais rebaixado. Um mesmo fato que nos parece demasiadamente desagradável no meio do dia poderá parecer muito mais ameno à noite.

8 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva
2-Emoção – estado afetivo intenso, de curta duração, desencadeadas por estímulos significativos. A emoção como o humor tem reações somáticas, motoras hormonais, viscerais. Humor e emoção são experiências psíquicas e somáticas. Emoção X Razão Existem controvérsias se a emoção impede o homem de pensar (Pensamento Ocidental)

9 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva
3- Sentimentos - são estados e configurações estáveis. Estão associados a conteúdos intelectuais, valores, representações, dependem da existência da cultura para serem expressos. São mais fenômenos mentais que somáticos. Sentimentos ligados a tristeza – melancolia, saudades, tristeza, nostalgia, vergonha, impotência, aflição, culpa, remorso, auto-depreciação, auto-piedade, sentimento de inferioridade, tédio e desesperança. Sentimento ligado a alegria – euforia, contentamento, satisfação, confiança, esperança, expectativa. Sentimento ligado a agressividade – raiva, revolta, rancor, ciúmes, ódio, ira, inveja, vingança, repúdio, nojo, desprezo etc.

10 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva
Sentimento relacionado à atração pelo outro: amor, tesão, estima, carinho, gratidão, amizade, apego, apreço, respeito, consideração, admiração. Sentimentos associados ao perigo: temor, receio,desamparo,abandono,rejeição,etc... Sentimentos do tipo narcísico: vaidade, orgulho,arrogância, onipotência, superioridade, empáfia, prepotência, etc..

11 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva
4- Afetos- a qualidade e o tônus emocional que acompanham uma idéia ou representação mental. Os afetos acoplam-se a idéias, anexando a elas um “colorido” afetivo. Trata-se do componente emocional de uma idéia, que designa de modo inespecífico, qualquer estado de humor, sentimento ou emoção.

12 Tipos Básicos De Vivencia Afetiva
5-Paixões – estados afetivos extremamente intenso que domina a atividade psíquica como um todo, captando e dirigindo a atenção e o interesse do indivíduo em uma só direção,inibindo os outros interesses.De acordo com Pieron, a paixão intensa impede o exercício da lógica imparcial.

13 Teorias e Dimensões da Afetividade
Ao longo dos séculos, filósofos, médicos e psicólogos estudaram os fenômenos da vida afetiva, questionando sua origem, seu papel sobre a vida psíquica, sua ação favorecedora ou prejudicial à adaptação, seus concomitantes fisiológicos e seu substrato neuroendócrino. As manifestações afetivas teriam, como causa última, a capacidade da matéria viva de responder a estímulos sobre ela incidentes.

14 Teorias e Dimensões da Afetividade
Existem duas teorias clássicas e antagônicas sobre a questão. A primeira, defendida, por Darwin e seus seguidores (Teoria de James- Lange), prega que as reações afetivas seriam padrões inatos destinados a orientar o comportamento, com a finalidade de adaptar o ser ao meio ambiente e, assim, assegurar-lhe a sobrevivência e a da sua espécie. Os distúrbios orgânicos que podem acompanhar o processo, seriam apenas uma conseqüência de natureza fisiológica.

15 Teorias e Dimensões da Afetividade
Em oposição, outros, como William James, afirmam que, diante de um determinado estímulo, real ou imaginado, o organismo reagiria com uma série de alterações neurovegetativas, musculares e víscerais. A percepção de tais alterações originaria estados afetivos correspondentes. E existe uma terceira posição, mais moderna, que propõe soluções de compromisso entre as duas teorias clássicas. É o caso de Lehmann, o qual afirma que o afeto é um fenômeno complexo, que se inicia por um processo central, a partir de uma causa interna ou externa. Ele se manifesta como uma alteração do "eu" e pode desencadear movimentos reflexos faciais e variadas alterações orgânicas.

16 Teorias e Dimensões da Afetividade
Aspectos cerebrais e neuropsicológicos das emoções: Teoria de Papez-Maclean: O sistema límbico e as emoções Mac Lean: o sistema límbico das emoções. Algumas estruturas cerebrais tem sido estudadas (Laks e cols,1996) – a amígdala, a porção medial do lobo frontal, lobo pariental direito

17 Aspectos Psicodinâmicos da Afetividade
Na teoria freudiana, a angústia é o afeto básico que origina o conflito entre o indivíduo e seus impulsos mais primitivos, desejos e necessidades. Angústia de castração – frente ao Complexo de Édipo é o medo de perder ou ferir os genitais, de ser castrado. Tal conceito foi ampliado recebendo o sentido de angustia de perda (de algo importante do ponto de vista do indivíduo) Angústia de morte ou de aniquilamento – sensação intensa de angustia perante um perigo real ou fantasiado que indique a possibilidade de morte ou aniquilamento. Angústia de separação – (Bowlby) reações emocionais vividas pela criança quando separada da mãe manifestando choro, desespero e grande aflição. Angústia existencial – (existencialismo) o homem angustia-se com a própria situação de estar- no -mundo, de estar- com - o - outro. Não é um sintoma patológico, mas um estado. Ansiedade de desempenho – (comportamental cognitiva) temores diante da execução de uma tarefa (freqüente na fobia social e na vida cotidiana) Ansiedade antecipatória (comportamental cognitiva) vivenciada antes da ocorrência do evento estressante. O indivíduo fica remoendo como será o futuro ou situação desconfortável que irá viver. Comum na fobia social.

18 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE - HUMOR
DISTIMIA – em psicopatologia geral, é o termo que designa a alteração básica do humor, tanto no sentido da inibição quanto no da exaltação. SINTOMA DISTIMIA X TRANSTORNO DISTIMIA HIPERTIMIA (afetos expansivos). Na hipertimia ou estado de ânimo morbidamente elevado distinguem-se a euforia e a exaltação afetiva.

19 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE - HUMOR
Euforia - traduz estado de completa satisfação e felicidade. Verificam-se elevação do estado de ânimo, aceleração do curso do pensamento, loquacidade, vivacidade da mímica facial, aumento da gesticulação, riso fácil e logorréia. O paciente eufórico apresenta postura psíquica de otimismo exagerado, sentimento de plenitude e bem estar acima do normal, confiança em si mesmo aumentada e sólida segurança. Encontramos este estado de euforia nos pacientes maníacos e hipomaníacos.

20 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE - HUMOR
Exaltação - reações exuberantes que se rompem em explosões de transbordamento de alegria, reconhecidamente exagerados, mas compreensivas diante da vivência causal. A exaltação de um indivíduo que, por exemplo, ganha um prêmio ou é promovido no emprego, normalmente se traduz por hiperatividade psicomotora, anorexia, insônia, hilaridade e alegria transbordante. Portanto, manifesta-se como uma reação compatível, mas desproporcional ao evento causador. Na exaltação patológica não há somente a euforia, mas também, aumento da convicção do próprio valor e das aspirações.

21 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE- HUMOR HIPERTIMIA (afetos expansivos).
Êxtase - é caracterizado por um peculiar senso superior, desprendimento das coisas materiais e a posse de algum tipo de poder incomum, às vezes, uma grande e irreal religiosidade. Pode aparecer em pacientes psicóticos, delirantes ou personalidades predispostas a idéias supervalorizadas. Os pacientes portadores deste estado de êxtase experimentam grande bem estar e suas faces denotam júbilo indisfarçável.

22 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE- HUMOR HIPERTIMIA (afetos expansivos).
Irritabilidade patológica – caracterizada como uma predisposição especial ao desgosto, a ira e ao furor. Observa-se impaciência, aumento da intolerância pelos ruídos. Reagem de maneira explosiva, respondendo com insultos ou com atos de violência. Puerilismo – apresenta alterações mentais caracterizadas pela regressão da personalidade adulta. Adota atitudes, linguagem, postura e estado de ânimo de criança.

23 ALTERAÇÕES DA AFETIVIDADE HIPOTOMIA
HIPOTIMIA ou depressão patológica – aumenta os sentimentos desagradáveis, podendo variar desde simples mal-estar até o estupor melancólico. Caracteriza-se por tristeza profunda e imotivada, acompanhada por lentidão e inibição de todos os processos psíquicos. Geralmente aparecem idéias de culpa e auto-acusação. Apatia ou indiferença afetiva – diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva. Não sente alegria, tristeza, raiva, nada. Vivencia “tanto faz- quanto tanto-fez” Pode tornar-se uma incompleta ausência de sensibilidade moral observada em personalidades anti-sociais. Podem dissimular sentimentos desejáveis socialmente. São pessoas frias do ponto de vista emocional.  Anedonia – falta acentuada de prazer em atos ou situações que são usualmente prazerosas, incapacidade para sentir-se feliz.

24 ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
Incontinência emocional – incapacidade para controlar ou inibir as emoções. Os pacientes se queixam de extrema facilidade para emocionar-se, com freqüência choram fácil. Sugestibilidade patológica – submissão muito fácil às influências estranhas, exercidas sobre o indivíduo. Moria – excitação alegre com comportamento pueril. Mentiras sistemáticas e comportamento fantasioso – utilizam a falta de verdade, mantendo sem nenhuma justificativa aceitável. Tem consciência que está mentido.

25 ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
APATIA- diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva HIPERMODULAÇÃO DO AFETO- incapacidade de modular a resposta afetiva de acordo com a situação existencial, indicando rigidez do individuo na sua relação com o mundo. INADEQUAÇÃO DO AFETO OU PARATIMIA- reação incongruente a situações existenciais, contradição profunda entre a esfera ideativa e a afetiva

26 ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
Amoralidade – ausência de sentimentos éticos e altruístas. Inveja – descontentamento a respeito da posse, por outro, de algo que gostaria de ter ou ser Agressividade – esforços manifestos quer físicos ou verbais para subjugar outras pessoas ou prevalecer sobre elas. Intenção hostil e destrutiva. Egocentrismo – preocupação excessiva consigo mesmo. Onipotência – momentos, sentimentos ou idéias de grandeza.

27 ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
Labilidade afetiva – oscilação de humor ocorre mudanças súbitas e imotivadas de humor. Oscilação rápida e inesperada. Ambivalência afetiva – sentimentos opostos em relação ao mesmo objeto. Fobia – medo excessivo, incontrolável, desproporcional e incompatível com o perigo real. Medo – estado de progressiva insegurança e angustia (FASES- Prudencia, Cautela, Alarme, Ansiedade, Pânico e Terror) Tenacidade afetiva – persistência anormal de certos estados afetivos, como ressentimento, ódio, rancor. Fixação prolongada de sentimentos desagradáveis.

28 ALTERAÇÕES DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS
NEOTIMIA- é a designação para sentimentos e experiências afetivas intera mente novas vivenciadas por pacientes em estados psicóticos EMBOTAMENTO AFETIVO E DEVASTAÇÃO AFETIVA- é a perda profunda de todo tipo de vivencia afetiva.Diferente da apatia, que é basicamente subjetiva, o embotamento é observável, constatável. AMBIVALENCIA AFETIVA- sentimentos opostos em relação a um mesmo estimulo ou objeto, ocorrendo de modo simultâneo

29 VONTADE E PSICOMOTRICIDADE ou VOLIÇÃO E PRAGMATISMO
A vontade está relacionada à esfera afetiva e à intelectual que avalia, julga, analisa e decide. O conflito surge entre a liberdade e a responsabilidade de decidir qual destino tomar diante da vontade.

30 ALTERAÇÕES DA VONTADE Hipobulia/Abulia - não sente vontade de nada. Geralmente encontra-se associado à apatia (indiferença afetiva), à fadiga fácil, dificuldade de decisão – típica da depressão. Ato impulsivo – caracteriza-se por mudança de atitude rápida. Predomina ações psicomotoras automáticas, sem reflexão, ponderação ou decisão Ato compulsivo – é reconhecido pelo indivíduo como indesejável e inadequado. Envolve desde atos simples automáticos até rituais compulsivos. O indivíduo experimenta como indesejável havendo sempre a tentativa de resistir. Ocorre associado a idéias obsessivas.

31 ALTERAÇÕES DA VONTADE Negativismo – oposição do indivíduo às solicitações do meio. Resistência a todos os pedidos. Obediência automática – segue ordens como um robô perdendo a capacidade de conduzir seus atos. Ecopraxia – repete de forma automática os últimos atos do examinador, suas palavras, silabas (ecolalia) reações mímicas (ecomimia) ou escrita (ecografia)

32 Compulsões patológicas:
Automutilação – compulsão a autolesão (fura o braço com prego, produz escoriações, arrancam o cabelo -tricolilomania). Frangofilia – impulso de destruir os objetos que circundam o indivíduo. Está associado a estados de excitação impulsiva e agressiva. Ocorrem em psicóticos, esquizofrênicos, quadros de mania, personalidade explosiva, sociopatia Piromania – impulso de atear fogo a objetos, prédios, pessoas etc. Impulso suicida – envolve o desejo de se matar. Ocorre com humor depressivo, desesperança, ansiedade intensa, desmoralização crônica, dor etc.

33 Compulsões patológicas:
Cleptomania ou roubo patológico - ato compulsivo de roubar precedido geralmente de intensa ansiedade e apreensão que apenas alivia quando o indivíduo realiza o roubo. Compulsão a comprar – o indivíduo sente necessidade de comprar sem observar a utilidade. Impulsos e compulsões relacionados à ingestão de drogas ou alimentos Bulimia – impulso de ingerir rapidamente grande quantidade de alimento (muitas vezes doce). Após ingestão rápida o paciente se sente culpado, com medo de engordar e induz vômito ou toma laxante. Potomania – compulsão a beber água ou outros líquidos sem que haja sede. Pica – ingere material não nutritivo, cabelo, plástico, terra, pedra etc.

34 Compulsões patológicas: Atos e compulsões relacionados ao comportamento sexual
Fetichismo – impulso e desejo sexual concentrado em partes da vestimenta ou do corpo da pessoa desejada. Exibicionismo – impulso de mostrar os órgãos genitais. O ato de mostrar já é suficiente para sentir prazer e não buscar o contato sexual direto. Voyerismo – impulso de obter prazer pela observação visual de uma pessoa que está tendo relação sexual ou simplesmente nua, se despindo. Pedofilia – desejo sexual por crianças ou púberes do sexo oposto. Gerontofilia – desejo sexual por pessoas muito mais velhas. Zoofilia (ou bestialismo) – desejo sexual dirigido para animais.

35 Compulsões patológicas: Atos e compulsões relacionados ao comportamento sexual
Necrofilia (ou vampirismo) – desejo e atividade sexual com cadáveres. Coprofilia – busca de prazer com o uso de excrementos no ato sexual. Ninfomania – desejo sexual, quantitativamente muito aumentado na mulher. Satiríase – desejo sexual aumentado no homem

36 ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS
Catalepsia – acidente nervoso repentino, de índole histérica que suspende as sensações e imobiliza os músculos. Os membros ficam rígidos em qualquer posição em uma flexibilidade cerácea (parte do seu corpo é colocado numa posição e ele fica). Esteriotipia motora – repetição automática de um ato motor complexo. Maneirismo – é um tipo de esteriotipia caracterizado por movimentos bizarros e repetidos. Ex. pega a colher de modo diferente realiza gestos estranhos e faz caretas para levar a comida à boca.

37 ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS
Agitação psicomotora – exaltação de toda atividade motora. Lentificação psicomotora – lentificação de toda atividade motora. A inibição psicomotora é um estado mais acentuado e profundo de lentificação sem que haja paralisia. Estupor – pobreza de movimento e na mobilidade.

38 ALTERAÇÕES PSICOMOTORAS
Tique – atos coordenados e repetidos breves e intermitentes. Conversão motora – surgimento abrupto de sintomas físicos (paralisia, anestesia, cegueira etc.) Síndrome da mão alienígena - doença neurológica raríssima que faz com que uma das mãos fuja ao controle do paciente.


Carregar ppt "AFETIVIDADE O QUE É A VIDA AFETIVA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google