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Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller.

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1 Carlos Freire 2014 Produtos, Marcas, Embalagens e Seviços Administração de Marketing Kotler e Keller

2 Carlos Freire 2014 Lançamento de Novos Produtos Produtos e Marca

3 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Uma empresa pode agregar novos produtos de duas maneiras: por intermédio de aquisição; por intermédio de desenvolvimento.

4 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca A aquisição pode se dar de três formas: pela compra de outras empresas; pela aquisição de patentes; pela aquisição de licenças ou franquias.

5 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos;

6 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca O processo de desenvolvimento, por sua vez, pode se dar de duas formas: desenvolvimento de novos produtos em laboratórios próprios ou setores de P&D; contratação de pesquisadores independentes ou empresas para desenvolvimento de novos produtos;

7 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Produtos Inteiramente novos: produtos que criam um novo mercado; Novas linhas de produtos: novos produtos que permitem entrar em novos mercados; Acréscimos à linhas de produtos: produtos que complementam linhas de produtos já existentes;

8 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Aperfeiçoamento e revisão de produtos existentes: produtos que oferecem melhor desempenho ou maior valor percebido e substituem produtos preexistentes; Reposicionamentos: produtos existentes que são direcionados a novos mercados ou novos segmentos;

9 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Pode-se classificar os produtos novos em 6 categorias: Reduções de custo: produtos que oferecem desempenho semelhantes a outros preexistentes a um custo menor.

10 Carlos Freire 2014 Novos Produtos e Marca Menos de 10% dos produtos novos são realmente inovadores. São produtos que envolvem os maiores custos e os maiores riscos porque são novos para a empresa e para o mercado. A maior parte das novidades consiste de aperfeiçoamentos e complementações.

11 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Alguns cuidados auxiliam no desenvolvimento de novos produtos,reduzindo os riscos: 1.Trabalhar com clientes em potencial: envolver representantes do segmento alvo no desenvolvimento do produto; 2.Deixar os empregados escolherem o projeto: designar como líderes pessoas capazes de envolver e motivar os empregados no desenvolvimento do novo produto;

12 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca 3. Dar aos funcionários tempo para brincar: dar tempo para que os envolvidos no projeto possam fazer tentativas sem a preocupação de errar. As ideias serão julgadas com o teste: “Real, Vencedora, Vantajosa” A oportunidade é real? Podemos vencer? Podemos ganhar dinheiro com ela?

13 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca 4. Saber quando desistir: saber avaliar e ter sensibilidade para abandonar um projeto ou aproveitar os experimentos para o desenvolvimento de outros.

14 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca O que leva ao fracasso no desenvolvimento de um novo produto?. Ignorar ou interpretar mal as pesquisar;. Superestimar o tamanho do mercado;. Altos custos de desenvolvimento;. Projeto insatisfatório;. Posicionamento incorreto;. Propaganda ineficaz ou preço errado;. Apoio insuficiente à distribuição. Reação dos concorrentes.

15 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Estima-se que, nos USA, haja um índice de 95% de fracasso no desenvolvimento e lançamento de novos produtos e 90% na Europa. Além dos fatores já mencionados, outors aspectos concorrem para o insucesso:

16 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca. Escassez de ideias significativas em algumas áreas (aço e detergente);. Mercados fragmentados: a necessidade crescente de segmentação ocasiona nichos incipientes;. Restrições sociais e governamentais: maior exigência do consumidor e legislações cada vez mais restritivas;

17 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca. Menor prazo para desenvolvimento: a necessidade de inovar, ditada pelo mercado, reduz os prazos para desenvolvimento e, consequentemente, a sua eficácia;. Menores ciclos de vida dos produtos: as inovações de sucesso são copiadas rapidamente pelos concorrentes, desmanchando a vantagem competitiva e determinando a necessidade de mais inovações.

18 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca Com essas características do cenário de negócios:. Redução do ciclo de vida de produtos;. Necessidade inovação constante;. Mercado mais exigente e. Acirramento da concorrência. Lançar novos produtos tornou-se indispensável, apesar dos riscos a que a empresa se expõe.

19 Carlos Freire 2014 Produtos e Marca As empresas enfrentam sérias dificuldades em aumentar ou manter vendas de um mesmo produto, para um mesmo mercado, ao longo do tempo. Assim, para manter-se no mercado, é preciso inovar.


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