A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli."— Transcrição da apresentação:

1 DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli

2 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Docente de Ensino Superior atuando num processo de ensino ou de aprendizagem? PROCESSO DE ENSINO # PROCESSO DE APRENDIZAGEM

3 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Processo de aprendizagem desenvolvimento de uma pessoa na sua totalidade.

4 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CONHECIMENTO AFETIVO HABILIDADES -EMOCIONAL ATITUDES OU VALORES

5 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO A ênfase no processo de aprendizagem traz consequências sérias e de grande repercussão: na organização curricular; na contratação do corpo docente; na metodologia de aula;

6 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO O que tem a ver o professor do ensino superior com o Projeto Político Pedagógico? É necessário que o docente se sinta responsável por colaborar com a formação de um profissional, e não apenas ministrador de uma disciplina. Conhecer o perfil do profissional que a instituição onde trabalha definiu = profissional esperado. Planejar sua disciplina de modo que se integre com as demais e com outras atividades do curso.

7 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO CURRÍCULO = CORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO O que é currículo? 1)Conceito etimológico: tudo aquilo que precisa ser ensinado ou aprendido segundo uma ordem de progressão determinada num ciclo de estudos. 2) Currículo oculto:é o que o professor faz acontecer em sala de aula; nem sempre está de acordo com o prescritpo, com o formal, com o quee esta documentado na secretaria ou no departamento. 3) É um conjunto de conhecimentos, de saberes, competências, habilidades, experiências, vivências e valores que os alunos precisam adquirir e desenvolver de maneira integrada e explícita, mediante práticas e atividades de ensino e de situações de aprendizagem.

8 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO AULA: ambiente de aprendizagem e de trabalho profissional do docente. 1) A aula como um grupo de pessoas buscando objetivos comuns. 2)Aula compreendida como (con)vivência humana e de relações pedagógicas.

9 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO 3) A aula como espaço de relações pedagógicas: 3.1- O espaço físico da aula. 3.2-Redefinição dos objetivos da própria aula. 3.3- Implantação de técnicas participativas. 3.4- O processo de avaliação. 4) Outros ambientes de aprendizagem…. aulas de outros modos?

10 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Quais os passos necessários para o professor selecionar o conteúdo de uma disciplina? 1. Ter clareza sobre o perfil do profissional que está formando. 2. Elaborar um rol de itens importantes de conteúdos da disciplina. 3. Comparar este rol de itens com a demanda do curso(assuntos ultrapassados, assuntos inutéis..). 4. Organizar para um semestre uma média de quatro a cinco temas integrativos ou eixos integradores que englobem os itens menores a serem ministrados. 5. Fazer uma prévia discussão com os alunos,fazendo um levantamento do que já sabem, o que gostariam de saber e como deveriam serem aprendidos determinados itens na disciplina ministrada.

11 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO O que se entende por processo de avaliação de aprendizagem num curso superior? Deverá estar integrado ao processo de aprendizagem como um elemento de incentivo e motivação para a aprendizagem. Acompanhamento do aprendiz em todos os momentos de seu processo de aprendizagem. Ter em mente que se a aprendizagem do aluno não está ocorrendo, precisamos levar em conta o desempenho do aluno mas também o desempenho do professor e a adequação do plano aos objetivos propostos.

12 COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO Precisa contar com a heteroavaliação e auto- avaliação. O processo de avaliação precisa ser planejado. Precisamos saber se os objetivos educacionais propostos foram alcançados ou não. Requer uma capacidade de observação e de registro por parte do professor e, se possível, por parte do aluno também.

13 BIBLIOGRAFIA MASETTO,Marcos Tarciso.Competência Pedagógica do Professor Universitário.São Paulo.Ed Summus.2003.


Carregar ppt "DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR Prof Isabel Romanelli."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google