A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro."— Transcrição da apresentação:

1 Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro

2

3

4

5 Apoiado em novas tecnologias -Produzir - Comentar -Classificar Tradicional - Procurar Selecionar -Ver -Ouvir UBIQUIDADE INTERAÇÃO Redes sociais Razões profis- sionais Motivos de lazer Forma- ção Informa- ção Institui- ções Pessoas Conteú- dos PRINCIPAIS TENDÊNCIAS: Curto prazo ENSINO TRADICIONAL ENSINO ONLINE ENSINO HÍBRIDO Incorporação de vídeos Documentos digitais Impacto na política educativa, liderança ou prática Espaços seguros Integridade Cyberbullying Criatividade Interação geográfica e Institucional Oportunidade de pensamento e ação coletivos ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM CRIATIVAS

6 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS: Médio Prazo Impacto na política educativa, liderança ou prática Proteção da privacidade do estudante: recolha e uso de dados Expansão de adaptação de conteúdos e experiência tutoriais Apoio a projetos de investigação e de desenvovimento de atividades criativas Questões: Problemáticas: Privacidade Ética Solucionáveis: Melhoria de serviços Melhoria no sucesso Desenvolvimento de ferramentas e algorítmos Revelação de novos caminhos Melhoria de sistemas de aprendizagem nas universidades Quantidade de informação: Crescente Preparada por EstudantesPreparada por Educadores Dash- boards Adaptive Learning Software Importância do espaço físico Resultado de aprendizagem criativa Laboratórios criativos Equipamentos e recursos disponíveis Sistemas Interativos Ambientes de simulação e de colaboração Aprender e criar em grupo

7 PRINCIPAIS TENDÊNCIAS: Longo Prazo Universidades oferecem programas baseados no interesse do estudante em: Solucionar problemas sociais e globais Criar produtos Contribuir para o desenvovimento de negócios existente Empregadores procuram: Graduados com experiência do mundo real antes de ter experiência profissional EMPREENDE- DORISMO Estudantes Investidores em Tecnologias Empresas líderes Impacto na política educativa, liderança ou prática Modelos de start-up e consequente implementação eficiente de novos modelos pedagógicos Apoio e encorajamento do esforço da formação on-line de qualidade crescente Uso de conteúdos interativos elaborados por especialistas Universidades promovem cursos online para: Substituir os tradicionais existentes Complementa r os tradicionais existentes Universidades apostam em: Recursos Interativos Forte presença de instrutores Ferramentas a incorporar: Voz Vídeo

8

9 PRINCIPAIS PROBLEMAS: Com solução Desenvolvimento Profissional Insuficiente - Falta de financiamento -baixo apoio administrativo - Escassez de literacia digital Exigência de mudanças no perfil de instrutores - Evitar relutância a novas TI -Promover a literacia digital Impacto na política educativa, liderança ou prática Aumento de financiamento e bolsas aos estudos que incrementem literacia digital Apoio na organização de seminários, Workshops e outrso eventos Desenvolvimentos de estratégias resultantes de investigação com o objetivo de fomentar uma cultura académica que recompense a interação em sala de aula Professor Investigador: Promovido na carreira académica? Professor instrutor: Preterido na carreira académica? Professores geralmente querem melhorar o seu modelo pedagógico, mas não dispõe dos recursos e apoio das Instituição universitária.

10 PRINCIPAIS PROBLEMAS: Difícil solução Grátis Conteúdos de Qualidade Aprendizagem on-line Objetivo inicial: produção de conhecimento e não apenas consuno Desvirtuação do obetivo inicial? Reflexão! MOOCs Impacto na política educativa, liderança ou prática Repensar propinas Repensar modelo de financiamento do ensibo on-line Fomentar e envolver diversas instituições na cosntrução de mudanças culturais, curriculos pedagógicos e conteúdos interdisciplinares, potenciando colaboração conjunto e diversificando a liderança Abertura a novos operadore s de mercado Desagre- gação do ensino superior Portabili- dade do ensino superior Paradigma de ensino superior diversifi- cado

11 PRINCIPAIS PROBLEMAS: Muito complicados Economia Orientada para o trabalho Economia orientada para o conhecimento Inclusão digital Disponibilidade de conectividade Recursos financeiros e físicos Diminuição de gaps EVOLUÇÃO DESAFIOS Impacto na política educativa, liderança ou prática Apoio ao pagamento de propinas e criação de colégios e escolas comunitárias para diminuição de gaps entre pessoas mais e menos carenciadas Dilplomas de atribuição de graus em função da aquisição de competências, e-portfloios e outros Mudança de Paradigma no Ensino Superior Sistema de créditos de formação Tempo em ambiente online > tempo em sala de aula Conteúdo de livros transformado e complementado com conteúdo digital Implementação de sistemas de aprendizagem por aquisição de competências

12

13 PRINCIPAIS DESENVOLVIMENTOS Sala de aula invertida Instrutores/professores em casa Alunos em sala de aula Análise de aprendizagem vs monitorização Análise de dados para informar sobre escolhas no nível de ensino, permitindo pedagogias e práticas adaptativas e identificar roblemas a tempo de serem resolvidos Impressão de objectos a 3D Jogos e estratégias de interação com base em incentivos Autoquantificação Assistentes virtuais 1 ano 2-3 anos 4-5 anos

14

15


Carregar ppt "Tecnologias Emergentes & Ensino Superior (NMC Horizon Report 2014) Ana Isabel Lopes Maria Rosália Guerreiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google