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A LIMENTOS S AUDÁVEIS. R ODA DOS A LIMENTOS ALIMENTAÇÃO A alimentação saudável é um dos pilares na nossa vida. Devemos saber escolher os alimentos que.

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1 A LIMENTOS S AUDÁVEIS

2 R ODA DOS A LIMENTOS

3 ALIMENTAÇÃO A alimentação saudável é um dos pilares na nossa vida. Devemos saber escolher os alimentos que ingerimos diariamente, variando o mais possível a alimentação e abranger semanalmente um grande leque de alimentos. São algumas das regras básicas que nunca devemos esquecer, para contribuir para um fornecimento de nutrientes essenciais ao correcto funcionamento do nosso organismo. Todos os alimentos podem ter um lugar na alimentação, desde que usados correctamente e com bom senso. Existem alimentos que devem ser ingeridos ocasionalmente e outros consumidos em pequenas quantidades.

4 REFEIÇÕES : O segredo de uma refeição saudável está na variedade de alimentos e na combinação entre eles. Além disso, também é importante: Fazer cerca de 5 ou 6 refeições por dia. Não deixar de fazer nenhuma das refeições do dia. Fazer as refeições em ambientes agradáveis e em posição confortável. Evitar discussões na hora das refeições Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeição. Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos como pimenta e mostarda. Evitar tomar líquidos durante as refeições. Evitar bebidas alcoólicas

5 O que se deve comer : - Um exemplo de um bom pequeno almoço, ou melhor, primeiro almoço, pode ser encontrado combinando alimentos de cada um dos três grupos: 1.pão ou flocos de cereais 2.leite ou queijo ou iogurte 3.fruta fresca ou sumo natural

6 Quais são as consequências para a saúde por não tomar um pequeno almoço suficiente? Um primeiro almoço insuficiente tem como consequências para a saúde: A baixa de “ energia” que poderá provocar cansaço, sensação de cabeça oca, visão turva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, enjoos e vómitos; A diminuição da capacidade intelectual e o rendimento na escola e no trabalho são mais reduzidos; Os acidentes rodoviários e durante o trabalho têm tendência a aumentar; Um aumento brutal de apetite para a refeição a seguir o que poderá levar a comer em excesso.

7 Pequeno almoço: A importância : - O pequeno almoço é uma refeição muito importante, os nutricionistas até já lhe chamam o “primeiro almoço”, porque nos prepara para o novo dia. Entre a última refeição da véspera e o acordar passam-se muitas horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia que só obtém com uma boa refeição. Quando o jejum se prolonga o nosso organismo tem de ir buscar energia às sua proteínas estruturais.

8 Almoço: O mais saudável: Vegetais crus e cozidos; Arroz; Feijão; Carne. Acompanhamento : - macarrão, farinha, mandioca, batata, batata- doce. Sobremesa : Fruta ou doce.

9 Lanche da tarde: Pão; Margarina; Leite; Fruta; Sumos naturais; Cereais.

10 Jantar: o Sopas de hortaliças ; o Um prato de comida que não leve muita gordura; o E como sobremesa uma peça de fruta.

11 O segredo de uma refeição saudável está na variedade de alimentos e na combinação entre eles. Além disso, também é importante : o Fazer cerca de 5 ou 6 refeições por dia. o Não deixar de fazer nenhuma das refeições do dia. o Fazer as refeições em ambientes agradáveis e em posição confortável. o Evitar discussões na hora das refeições o Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeição. o Evitar o consumo excessivo de sal, açúcar e condimentos como pimenta e mostarda. o Evitar tomar líquidos durante as refeições. o Evitar bebidas alcoólicas.


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