A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade"— Transcrição da apresentação:

1 Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade
CIAMPA. A. C. Identidade. In Lane, S.M.T. Psicologia social: o homem em movimento, pp Texto complementar: CIAMPA, A. C. A estória da Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1983.

2 Teoria da identidade Quem é você? Quem sou eu? Somos personagem de uma história que nós mesmos criamos. Perguntas que remetem para a questão da identidade. A literatura, o cinema, a TV, as histórias em quadrinhos também lidam com o problema da identidade. A identidade das personagens constitui a do autor e vice-versa o autor se oculta por trás das personagens.

3 Teoria da identidade Teorias clássicas: a identidade é ligada como uma estrutura definitiva. Como se fosse de uma determinada forma, imutável. Exemplo: criança- adulto-idoso. Identidade: totalidade, contraditória, múltipla, mutável. No entanto, UMA unidade de contrários. Por mais contraditório, por mais mutável que seja, sei que sou eu que sou assim, sou uma multiplicidade de contrários, sou uno na multiplicidade e na mudança.

4 Identidade Nome (substantivo) a palavra que designa o ser. Nós nos identificamos com o nosso nome, que nos identifica num conjunto com outros seres. Família: primeiro grupo social do qual fazemos parte. Exatamente quem nos dá nosso nome. Nosso primeiro nome nos diferencia de nossos familiares, enquanto o último nos iguala a eles. Exemplo: dinâmica dos nomes.

5 Diferença e Igualdade É a primeira noção de identidade.
Sucessivamente vamos nos diferenciando e nos igualando conforme os vários grupos sociais que nos fazemos parte. O conhecimento de si é dado pelo reconhecimento recíproco dos indivíduos através de determinado grupo social, que existe objetivamente, com sua história, tradições, normas e interesses.

6 Diferença e Igualdade O vocábulo identidade evoca tanto a qualidade do que é idêntico, igual, como a noção de um conjunto de caracteres que fazem reconhecer um indivíduo como diferente dos demais. A identidade é o reconhecimento de que o individuo é o próprio de que se trata, como também é unir, confundir a outros iguais.

7 Quem sou eu? A identidade é constituída pelos grupos no qual fazemos parte, nas relações que estabelecemos com os outros sujeitos. É pelo agir, pelo “fazer” que alguém se torna algo. Entendido como processo de identificação, porém é mais que isso na visão sócio-histórica.

8 Conceito de identidade
A identidade se apresenta como imutável na sua aparência, mas na realidade trata-se de um processo de metamorfose produzido pela expressão de um outro do próprio sujeito.  Supressão de uma identidade pressuposta-Deixar de presentificar uma apresentação de mim que foi cristalizada em momentos anteriores. Deixar de repor uma identidade pressuposta. Ser movimento, ser processo.

9 Metamorfose A questão da identidade nos remete a um projeto político.
Projetos que não se definem a priori por um modelo de sociedade e de homem, mas projetos que possam convergir para a transformação real de nossas condições de existência. Construção de sentidos múltiplos de estar e ser com os outros.

10 Questões para refletir
Defina o processo de identidade citado por CIAMPA. Por que os estudos sobre identidade podem ser compreendidos como um projeto político?


Carregar ppt "Unidade IV : Temas em Psicologia Social Identidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google