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PublicouJosé Lancastre Raminhos Alterado mais de 8 anos atrás
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Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura
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Indústria Entretenimento – ética, massificação, padronização. Indústria Cultural - Cultura como bem a ser adquirido (Cultura versus cultura) – origens da palavra como a conhecemos hoje.
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Mercado das “emoções baratas” – revoltas ludistas e greves (XIX e início do século XX)- melhoria condições de trabalho nas fábricas – formação de um público com horas limitadas de trabalho e algum dinheiro para gastar.
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“Os indivíduos eletronicamente se tornaram publicidade de si mesmos, fato esse que remete à necessidade de se compreender as mudanças históricas ocorridas na relação entre indústria cultural e publicidade” (Zuin, 2010, 43). - A questão da verossimilhança.
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Na sociedade concorrencial, a publicidade tinha por função orientar o comprador pelo mercado, ela facilitava a escolha e possibilitava ao fornecedor desconhecido colocar sua mercadoria. Não apenas não custava o tempo de trabalho, mas também economizava-o. Hoje, quando o mercado livre vai acabando, os donos do sistema se entrincheiram nela. Ela consolida os grilhões que encadeiam os consumidores às grandes corporações [...]. Os custos de publicidade, que acabam por retornar aos bolsos das corporações, poupam as dificuldades de eliminar pela Concorrência os intrusos indesejáveis”. (Adorno e Horkheimer, 1986, p.151-152).
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