A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura

2  Indústria  Entretenimento – ética, massificação, padronização.  Indústria Cultural - Cultura como bem a ser adquirido (Cultura versus cultura) – origens da palavra como a conhecemos hoje.

3

4

5  Mercado das “emoções baratas” – revoltas ludistas e greves (XIX e início do século XX)- melhoria condições de trabalho nas fábricas – formação de um público com horas limitadas de trabalho e algum dinheiro para gastar.

6

7

8

9 “Os indivíduos eletronicamente se tornaram publicidade de si mesmos, fato esse que remete à necessidade de se compreender as mudanças históricas ocorridas na relação entre indústria cultural e publicidade” (Zuin, 2010, 43). - A questão da verossimilhança.

10 Na sociedade concorrencial, a publicidade tinha por função orientar o comprador pelo mercado, ela facilitava a escolha e possibilitava ao fornecedor desconhecido colocar sua mercadoria. Não apenas não custava o tempo de trabalho, mas também economizava-o. Hoje, quando o mercado livre vai acabando, os donos do sistema se entrincheiram nela. Ela consolida os grilhões que encadeiam os consumidores às grandes corporações [...]. Os custos de publicidade, que acabam por retornar aos bolsos das corporações, poupam as dificuldades de eliminar pela Concorrência os intrusos indesejáveis”. (Adorno e Horkheimer, 1986, p.151-152).


Carregar ppt "Comunicação e Mundo Contemporâneo - 2/2012 Sabine Mendes Moura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google