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“Como o Aumento de Preço Pode Mudar o Público-alvo, as Ações e o Posicionamento de Mercado: O Caso do Restaurante Temperarte Grill” Grupo: Leo Jaime Ribeiro.

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1 “Como o Aumento de Preço Pode Mudar o Público-alvo, as Ações e o Posicionamento de Mercado: O Caso do Restaurante Temperarte Grill” Grupo: Leo Jaime Ribeiro Faria Murilo Nunes Barbosa Kaio César A. Oliveira Gilmar de Castro Botelho Antônio Carlos Rodrigues 55084 Viçosa – Junho 2009

2 Introdução Contextualização Objetivos do trabalho Restaurantes
 Maior hábito de utilizar alimentar fora de domicílio As Pequenas e Médias Empresas Objetivos do trabalho Aplicar os conhecimentos, sobre Pequenas e Médias Empresas, adquiridos em sala de aula em uma pequena empresa no setor de restaurantes do tipo self-service na cidade de Viçosa-MG, o “Temperarte Grill”, através de um estudo de uma situação ocorrida na empresa, com posterior ação para resolvê-la.

3 Descrição sobre a Empresa
Histórico  Início da década de 1970 em Ubá-MG  Self-service Restaurante Alimenta, empresa familiar Surgimento da Idéia  Temperarte, Viçosa-MG no ano de 2001  Temperarte Grill em 18 de outubro de 2007 Classificação da Empresa  Pequena empresa Familiar

4 Fonte: SILVA, 2008 Fonte Critério Microempresa
Critério Microempresa Empresa de pequeno porte (EPP) Média empresa Estatuto da Micro e Pequena Empresa Receita bruta anual Até R$ ,14 De R$ ,14 Até R$ ,00 - Lei do simples Faturamento Até R$ ,00 De R$ ,01 Até R$ ,00 BNDES De R$ ,01 Até R$ ,00 De R$ ,01 Até R$ ,00 MERCOSUL (comércio e serviços) US$ 200 mil US$ 1,5 milhão    US$ 7 milhões Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pessoas Ocupadas Até 19 empregados De 99 empregados De 499 empregados SEBRAE (comércio e serviços) Até 09 empregados De 49 empregados Fonte: SILVA, 2008

5 Descrição sobre a Empresa
Característica do empresário “A empresa é a cara do dono. O dono torna-se a cara da empresa” (MARCATTI, 2009)  Empreendedor Nato e Visionário Capacidade Intuitiva Capacidade de tomar decisões Desejo por realização/auto-estima Capacidade Inovadora e Criativa Capacidade de Inspirar e Motivar Pessoas

6 Descrição sobre a Empresa
Característica do empresário Centralização de todas as atividades da empresa, supervisionando e operando desde a parte estratégica até as operacionais, no intuito de “evitar ocorrências indesejáveis”, segundo o empresário Dinamicidade

7 Descrição sobre a Empresa
Aspectos Internos  Instalação  Equipamentos  Recursos de Transformação

8 Descrição sobre a Empresa
Organograma Temperarte Grill

9 Descrição sobre a Empresa
Produtos 50 opções  16 saladas e pratos frios  34 pratos quentes Saladas Orgânicas Sobremesa Bebidas Internet Wireless

10 Descrição sobre a Empresa
Matriz BCG

11 Descrição sobre a Empresa
Estágio de Ciclo de Vida Anteriormente: Existência Atualmente: Decolagem/Manutenção  Reposicionamento de mercado  Reformulação e seleção de mão de obra qualificada para o serviço  Cursos para melhoria nos pratos e novas idéias para entrega de valor maior  Introdução de tecnologia e entregas a domicílio com pedidos online e por telefone  Contratação de uma pessoa de confiança para gerir uma parte específica da linha de produção da empresa

12 Fatores de Sucesso reconhecidos pelo empresário

13 Situação Competitiva da Empresa
Setor  No Brasil tiveram seu início no século XIX  Segundo a ANR, existem 1,3 milhões de estabelecimentos do ramo alimentício  Empregam, direta ou indiretamente 6 milhões de funcionários  Fenômeno da Urbanização afetou e afeta diretamente o setor Concorrentes Sabor e Cia. (4 pilastras) Papa Kilo Isto a Kilo

14 Situação Competitiva da Empresa
Perfil do Cliente atingir um público universitário com uma renda mais elevada (Classes A, B e C1) através de um portfólio diversificado de refeições aliados a qualidade e a comodidade. Mercado Fornecedores

15 Metodologia Estudo de Caso Exploratória descritiva Analise documental Entrevista com Empresário

16 Descrição do Caso Descrição da situação, o problema e suas causa O trabalho teve o intuito de avaliar uma situação onde o empresário já havia tomada uma decisão Posicionamento de Mercado Nicho-Diferenciação Alta Rotatividade dos funcionários

17 Descrição do Caso Matriz de Proposição de Valor

18 Descrição do Caso aumento no preço dos produtos;
Descrição da Solução dada pela empresa aumento no preço dos produtos; modificações na estrutura da empresa; melhoria no sistema de gestão de pessoas.

19 Descrição do Caso Aumento de 20% no Faturamento;
Avaliação da Decisão tomada Aumento de 20% no Faturamento; Aumento de 33,33% na Lucratividade; e Queda de 10% no número de clientes.

20 Descrição do Caso Alternativas de soluções Diminuir a variedade de opções e aumentar a capacidade operacional da empresa; Elevar o preço do cardápio no final de semana; Horários alternativos para promoção de eventos.

21 Conclusões Aumento da qualidade Formalização das relações internas
Pontos positivos da decisão tomada Aumento da qualidade Formalização das relações internas Importância do trabalho para o grupo

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28 Dúvidas? Sugestões?

29 OBRIGADO !!!


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