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Marketing Carlos Freire 2015. Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação.

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Apresentação em tema: "Marketing Carlos Freire 2015. Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing Carlos Freire 2015

2 Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM Planejamento de Marketing

3 Carlos Freire São Paulo – Natal – Manaus ESPM Marketing/ FGV – Inteligência Competitiva/ UFRN – APG/Amana Key – Educação Ambiental/ SENAC Marketing e a conservação de recursos naturais/ Mestrado UFAM Saga Publicidade – 3 anos Consultoria Uniodonto Manaus 2011/2012 Consultoria Hospital Santa Júlia – 2011/2013 Consultor e Instrutor SEBRAE AM CORINTHIANO!! Planejamento de Marketing

4 Ementa da Disciplina Os principais conceitos de marketing, análise das oportunidades de mercado, comportamento do consumidor, Seleção de mercados alvos, segmentação. Desenvolvimento do mix de marketing. Planejamento de Produtose serviços. Marcas e embalagens. Ciclo de Vida do Produto. Preço. Canais de Distribuição (varejo e atacado). Promoção. Estratégia de Comunicação. Planejamento de Marketing

5 Fevereiro e Março 32 UNIDADE I – Novo cenário de Negócios e o papel do Marketing nesse contexto. Entender as mudanças ocorridas nos últimos 20 anos; 1.1 Histórico do Marketing no Brasil e no Amazonas. Capacitar os alunos para entendimento do papel do Marketing na gestão de negócios 1.2 Definição e Compreensão de conceitos básicos de Marketing Capacitar os alunos ao entendimento do cenário de negócios e posicionar-se de forma ética e responsável 1.3 Cenário de Negócios papel do profissional de marketing na condução das mudanças Conhecer os diversos Conceitos de Planejamento de Marketing 1.4 Diversos conceitos de Marketing e seus diversos autores Conhecer os diversos tipos de Planejamento de Marketing 1.5 Planejamento de Curto, Médio, Longo prazo e Planejamento Estratégico Conhecer o impacto da Internet nas ações de Marketing 1.6 Marketing Moderno, o impacto da internet nas funções do Marketing

6 Planejamento de Marketing Abril e Maio 32 UNIDADE II - Planejamento de Marketing Conhecer o escopo do Planejamento de Marketing 2.1 Roteiro de Planejamento de Marketing Conhecer as etapas de um Plano de Marketing 2.2 Elaboração de Plano de Marketing Conhecer metodoligias de segmentação de mercado. 2.3 Para que segmentar e como fazê-lo. Conhecer o conceito de Análise SWOT 2.4. Realização da análise SWOT Conhecer o papel e a importância da Marca e Brand Equity na atualidade 2.5 Construção de Marca e Brand Equity. Conhecer o conceito de Planejamento Integrado de Marketing 2.6 Integração das ações de Marketing

7 Planejamento de Marketing Junho e Julho 16 UNIDADE III – Informação e Marketing Compreender as metodologias para coleta e processamento de informações 3.1 Pesquisa de Mercado, CRM e SIM Compreender o papel do processamento de informações 3.2 Inteligência de informação Compreender o papel do marketing no Planejamento Estratégico 3.3 Marketing e Planejamento Estratégico

8 Objetivo Geral Possibilitar ao aluno a compreensão da importância do marketing nas organizações. Caracterizar as principais variáveis controláveis e incontroláveis com que opera o Marketing nas organizações. Planejamento de Marketing

9 Bibliografia ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING KOTLER E KELLER PEARSON BIBLIOTECA PEARSON PORTAL Planejamento de Marketing

10 Avaliação 1 e 2 -Prova Escrita6 pontos -Trabalho em Sala de Aula2 Pontos -Seminário2 Pontos Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

11 Prova Escrita: Objetiva (5 questões)2 Pontos Dissertativa (5 questões)4 Pontos –PROVA OBJETIVA – Cronometrada –PROVA DISSERTATIVA - Normal * As provas não são fáceis. Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

12 Avaliação 3 Provão Avaliação 1+2+3= 21 – Aprovado Avaliação 1+2+3 < 21 = NEF Nota da NEF = 10 – (média das 3 avaliações) Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

13 Para todas as avaliações – Critérios Conhecimento Comprometimento Interesse Pesquisa Proatividade Mínimo = Mínima Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

14 Dicas para ir bem na disciplina: Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

15 Dicas para ir bem na disciplina: –Comparecer às aulas; Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

16 Dicas para ir bem na disciplina: –Comparecer às aulas; –Prestar atenção nas aulas; Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

17 Dicas para ir bem na disciplina: –Comparecer às aulas; –Prestar atenção nas aulas; –Estudar Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

18 Dicas para ir bem na disciplina: –Comparecer às aulas; –Prestar atenção nas aulas; –Estudar Simples assim! Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

19 Disciplina 80 horas Máximo de 20 faltas Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

20 FAQ Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

21 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

22 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

23 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

24 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? 4.Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

25 FAQ 1.Se eu chegar atrasado posso entrar na aula? 2.Como devo manter meu celular durante a aula? 3.E os lap tops? 4.Você avisa quando eu estiver com muitas faltas? 5.Se eu estourar em faltas o que eu faço? Carlos Freire - 2012 Planejamento de Marketing

26 Aula Inicial – Cenário de Negócios Carlos Freire - 2012 BLOG www.assessoriacommkt.wordpress.com Conteúdo Acadêmico Aulas – Slides das aulas dadas Textos de Aula – textos a serem utilizados Ementas – Ementa e Plano de Aula

27 Aula Inicial – Cenário de Negócios Carlos Freire - 2012 Agora eu quero conhecer vocês. Nome que faz: trabalha? Estuda? Por que escolheu Publicidade e Propaganda O que é Marketing.

28 Cenário de Negócios

29 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios As mudanças pelas quais o Planeta passou nos últimos 15 anos fez com que toda a realidade fosse afetada. O cenário de negócios de hoje, portanto, difere totalmente daque que havia antes do início deste processo. Carlos Freire - 2012

30 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Quais foram essas mudanças? Carlos Freire - 2012

31 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios primeiro ponto a considerar é a mudança da visão Newtoniana para a visão quântica. O que isso significa? Carlos Freire - 2012

32 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Hoje já se sabe que tudo, absolutamente tudo, no Planeta está interligado e interagindo permanentemente. Na medicina, na produção de bens, na gestão empresarial. Carlos Freire - 2012

33 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios A Física que era a ciência que prevalecia sobre todas as outras foi substituída pela Biologia e isso acarretou grandes mudanças no mundo em que vivemos. Carlos Freire - 2012

34 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Na área da gestão empresarial passou-se a ver as empresas, antes vistas como máquinas, como seres vivos, compostas e dirigidas por pessoas, e sujeita à todas as leis da biologia. Carlos Freire - 2012

35 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Todos os seres vivos têm como característica básica um Código Genético. É um conjunto de informações que determinam as características daquele ser e é reproduzido e retransmitido de geração em geração. É a identidade daquele organismo. Carlos Freire - 2012

36 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Nesse novo cenário, a Identidade Empresarial passa a ser fundamental. A empresa como organismo vivo precisa de um Código Genético que norteie e dirija suas ações nos mais diversos campos. Carlos Freire - 2012

37 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios E o que representa o Código Genético das empresas? Premissas Básicas, Ideologia Corporativa Missão, Visão, Valores, Negócio, Clientes. Carlos Freire - 2012

38 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Resumindo o primeiro ponto: houve uma mudança (ruptura) na maneira de enxergar e se relacionar com o mundo. A parte foi substituída pelo todo. A Física como ciência básica, foi substituída pela Biologia. Carlos Freire - 2012

39 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios O segundo ponto a ser percebido no novo ambiente de negócios diz respeito à consideração do Ambiente Natural. Desde o início dos tempos existe o relacionamento entre o Homem e a Natureza; Carlos Freire - 2012

40 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Após a Revolução Industrial, no século XVIII, com o crescimento do capitalismo, a exploração da Natureza pelo Homem foi crescente até chegar ao nível em que se encontra hoje. Carlos Freire - 2012

41 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Com a Revolução Industrial ganhou força um sistema que veio a ser conhecido como Capitalismo; O Capitalismo tem como bases: o consumo crescente e ininterrupto, a separação entre o capital e o trabalho e exploração de todos os recursos disponíveis, entre eles os naturais. Carlos Freire - 2012

42 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Considerava-se que os recursos naturais eram infinitos e que, portanto, não havia com o que se preocupar; Carlos Freire - 2012

43 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Carlos Freire - 2012 % 53,105 34,937 7,546 3,494 0,915 0,003 EraArqueozóicaProterozóicaPaleozóicaMesozóicaCenozóicaHomem Anos 3.800.000.000 2.500.000.000 540.000.000 250.000.000 65.500.000 200.000 ( )

44 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Até aquele momento a preocupação com as questões ecológicas cabia exclusivamente a um grupo de cientistas que, por intermédio de seus estudos, procuravam alertar o mundo. “As implicações sombrias dos ecologistas de que os homens irão exaurir seus recursos naturais, tornaram-se reais em 1973, quando o mundo foi subitamente atacado pela escassez alarmante do petróleo, diversos minerais e mesmo alimentos (!) (KOTLER, 1980, p. 561)” Carlos Freire - 2012

45 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Na década de 70 surgem movimentos como o “ecologismo” e o “consumerismo”, organizados por cidadãos e governos preocupados em proteger e intensificar a proteção ao meio ambiente de vida do homem contra aqueles que o destroem. Carlos Freire - 2012

46 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Ao consumerismo, ecologismo e à escassez do petróleo e outros produtos, ainda somaram-se o crescimento da inflação mundial que atinge 2 dígitos em boa parte dos países e a ocorrência, como consequência dos anteriores, da recessão, afetando fortemente a vida nos países desenvolvidos. Carlos Freire - 2012

47 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Nesse momento os capitalistas, afetados em sua maior fonte de energia e no bolso, passaram a reconhecer que os recursos naturais eram finitos e que estavam muito próximos do fim. Carlos Freire - 2012

48 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios O Marketing e a Propaganda estruturada surgiram em meados do século passado, 1950. Logo após o término da Segunda Guerra Mundial, as empresas que produziam armamentos passaram a produzir bens de consumo e, com isso, aconteceu um significativo desequilíbrio na relação oferta x procura. Carlos Freire - 2012

49 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Os estoques e o encalhe de mercadorias cresceu e as empresas, buscando minimizar este risco, começaram a realizar estudos do mercado antes de produzir. A esses estudos e às técnicas decorrentes destes estudos deu-se o nome de Marketing. Carlos Freire - 2012

50 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Nos 64 anos seguintes, até os dias de hoje, o marketing e a propaganda desenvolveram-se muito e tornaram-se áreas específicas de conhecimento. Com o avanço tecnológico as ferramentas do marketing potencializaram-se e chegaram a níveis inimagináveis de sofisticação. Carlos Freire - 2012

51 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Paralelamente os níveis de exploração dos recursos naturais e a degradação do ambiente chegaram a níveis insustentáveis. O capitalismo, na sua voracidade, promove o consumo desnecessário, constante e crescente colaborando para que a situação fique cada vez mais grave. Carlos Freire - 2012

52 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que represntam 15% da população mundial. Carlos Freire - 2012

53 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios O desequilíbrio é tamanho que existem no mundo 925 milhões de pessoas desnutridas, que passam fome, que represntam 15% da população mundial. Carlos Freire - 2012

54 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios 1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire - 2012

55 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios 1 bilhão e meio, 20% da população que sofre de obesidade. Carlos Freire - 2012

56 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Alguma coisa está errada, ou não? Carlos Freire - 2012

57 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Já está provado que o Marketing e a Propaganda são ferramentas que podem ser utilizadas para os mais diversos fins. A prevalência até agora foi da utilização em busca de lucro financeiro. Carlos Freire - 2012

58 Aula Inicial – Cenário de Negócios Cenário de Negócios Nesse novo cenário qual o papel que desempenharão as áreas de conhecimento do marketing e da propaganda? E os profissionais dessas áreas, como deverão se comportar? QUAL O FUTURO QUE QUEREMOS? Carlos Freire - 2012


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