A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluxos e fontes de energia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluxos e fontes de energia"— Transcrição da apresentação:

1 Fluxos e fontes de energia
Professora: Luana Bacellar

2

3 Dados importantes No ano 2000, os EUA, com 5% da população mundial, foi responsável por 25% do consumo mundial de energia. A maioria das nações ricas obteve êxito na redução do crescimento no consumo de energia. Países em desenvolvimento estão aumentando rapidamente o consumo de energia.

4

5

6

7 Ciclo do carbono

8 Concentração de CO2

9

10 EMISSÕES DE GASES O total de emissões antrópicas associadas à matriz energética brasileira atingiu 395,8 MtCO2-eq no ano de 2011, sendo a maior parte desse total (192,0 MtCO2-eq) gerado no setor de transportes. Atualmente são seis os gases considerados como causadores do efeito estufa: • Dióxido de carbono (CO2) • Metano (CH4) • Oxido nitroso (N2O) • Clorofluorcarbonetos (CFCs) • Hidrofluorcarbonetos (HFCs) • Hexafluoreto de enxofre (SF6) Queima de carvão, petróleo e gás natural pela indústria e sistemas de transporte, destruição das florestas, criação de gado e o cultivo de arroz

11

12 PROTOCOLO DE KYOTO O Protocolo de Kyoto entrou em vigor oficialmente no dia 16 de fevereiro de 2005, muito tempo depois de ter sido assinado em Kyoto, no Japão, em 1997. O tratado determina a diminuição do uso de energias fósseis, como carvão mineral, petróleo e gás. Que representam 80% das emissões. De acordo com o protocolo de Kyoto as nações se comprometem a reduzir a emissão dos gases causadores dos efeitos devastadores no nosso planeta em 5,2%.

13

14

15 Dados importantes Em termos de emissões por habitante, cada brasileiro,produzindo e consumindo energia, emitiu cerca de 2,0 tCO2-eq (9x menos do que um americano). Por apresentar elevada participação de renováveis, para produzir 1 MWh, o setor elétrico brasileiro emitiu 56 kgCO2, em média (8x menos que o americano).

16 Emissão GEE

17 Fator de aquecimento

18

19 Dados importantes Balanço Energético Nacional (BEN) 2012 – Ano base 2011: O total de emissões antrópicas associadas à matriz energética brasileira atingiu 395,8 MtCO2-eq, grande parte desse total (192,0 MtCO2-eq) gerada no setor de transportes. 44,1% da oferta de energia brasileira provem de fontes renováveis (cana-de-açúcar, etc).* *Média mundial: 13,3% (Agência Internacional de Energia)

20 Balanço Energético Nacional https://ben.epe.gov.br

21 Balanço Energético Nacional https://ben.epe.gov.br

22 Balanço Energético Nacional https://ben.epe.gov.br

23

24

25 Produção de etanol

26

27

28 Exercicios 1- O efeito estufa ajuda a manter a vida no planeta, ocorre devido uma capa protetora de gases atmosféricos que diminui as variações da temperatura da Terra, mesmo durante a noite. Esta camada de gases retém o calor e evita que ele se disperse totalmente durante a noite. Sem o efeito estufa a temperatura média do planeta seria cerca de 34 ºC menor. Qualquer alteração na composição dessa camada protetora afeta o equilíbrio térmico da Terra. Qual é o gás que está influenciando mais no equilíbrio térmico da Terra devido ao aumento da sua concentração na atmosfera? a) O2 b) CO2 c) H2 d) H2O e) He 2 - Qual é a equação química correta que representa a formação de uma chuva mais ácida devido à reação da água com o gás carbônico? a) CO2 + H2O -> H2CO3 b) CO + H2O -> H2CO c) 4 CO2 + 2H2O -> 4 HCO + 3 O2 d) 4 CO3 + 2H2O -> 4 CO2 + 3 O2 + H2 e) 2CO3 + 2H2O -> 4 HCO3 + O2

29 3- Diclorodifluorcarbono, também denominado de Freon, é um composto que reage com a radiação ultravioleta nas elevadas camadas atmosféricas da Terra e libera cloro atômico que pode reagir com ozônio da maneira resumida pelas equações químicas dadas abaixo: (I) CF2Cl2 + raios ultravioleta -> CF2Cl + Cl (II) Cl + O3 -> ClO + O2 (III) ClO + O3 -> Cl + 2O2 Assinale a alternativa correta. a) Freon não contribui para a destruição de ozônio. b) A quebra de cada molécula de Freon só pode contribuir na destruição de no máximo uma molécula de ozônio. c) A quebra de uma molécula de Freon pode contribuir na destruição de muitas moléculas de ozônio. d) A quebra de uma molécula de Freon só pode contribuir na destruição de no máximo duas moléculas de ozônio. e) O átomo de cloro produzido em (III) nunca reagirá como o átomo de cloro produzido em (I).

30 4 - Qual seria o combustível para veículos com motor de explosão interna que ao queimar com oxigênio traria menos danos ao meio ambiente de uma grande metrópole? a) Metano produzido em biodigestor. b) Gasolina. c) Biodiesel. d) Hidrogênio. e) Álcool de cana de açúcar.

31 1- Sobre efeito estufa é correto afirmar que: a) é o aquecimento da temperatura do planeta. b) é o aumento da quantidade de oxigênio da atmosfera. c) é o aumento do buraco na camada de ozônio d) é o congelamento das calotas polares. 2- O efeito estufa na Terra é garantido pela presença de: a) oxigênio b) nitrogênio c) dióxido de carbono d) amônia 3- O aumento na quantidade de gases responsáveis pelo efeito estufa afeta: a) equilíbrio químico b) equilíbrio ecológico c) equilíbrio geométrico d) equilíbrio atômico 4- A energia é definida como: a) capacidade de realizar trabalho. b) calor liberado. c) calor absorvido d) transformação dos ecossistemas.

32 5- O efeito estufa: a) é o único causador das alterações ambientais
5- O efeito estufa: a) é o único causador das alterações ambientais. b) aquece a Terra durante o dia e a esfria durante a noite. c) é necessária para manter a temperatura do planeta d) não é necessária para manter a temperatura do planeta 6- Assinale a alternativa que não corresponde a uma conseqüência do efeito estufa: a) aumento do nível do mar. b) a sobrevivência de germes prejudiciais à saúde humana. c) aquecimento global. d) buraco na camada de ozônio 7- Qual o país que mais contribui para o efeito estufa e não quis assinar o tratado de Kyoto: a) a Inglaterra. b) o Afeganistão c) a China d) os EUA

33 8- O protocolo de Kyoto diz respeito a: a) diminuição da emissão de gases poluentes na atmosfera. b) diminuição da mortalidade infantil c) diminuição de ogivas nucleares. d) diminuição da importação de combustíveis 9- A revolução industrial contribuiu para o: a) degelo da calota polar. b) aumento do desemprego. c) aumento do efeito estufa. d) aumento da criminalidade. 10- O metano importante contribuinte para o aumento do efeito estufa não é obtido por: a) fermentação em pântanos. b) queima de madeira. c) queima da biomassa vegetal. d) fermentação no aparelho digestivo do gado


Carregar ppt "Fluxos e fontes de energia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google