A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges."— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges

2

3 Ementa: A Aprendizagem Motora (APM) e suas implicações na prática das diferentes áreas da Educação Física. Abordar o estudo do Desenvolvimento Motor (DM) considerando suas fases e princípios no processo ensino-aprendizagem. Classificar as habilidades motoras e qualidades físicas, relacionando-as com as práticas esportivas e recreativas.

4 Objetivos Dar subsídios teóricos e práticos sobre o DM numa perspectiva de desenvolver uma prática educativa eficiente e segura; Possibilitar o conhecimento sobre as teorias do controle motor para possíveis aplicações numa prática da Ed. Física; Promover a discussão dos princípios técnicos pedagógicos que norteiam uma prática educativa considerando as fases da APM; Propor situações teóricas e práticas no intuito de fomentar discussões sobre o desenvolvimento das qualidades físicas no processo ensino aprendizagem; Gerar estímulos para o surgimento de uma mentalidade crítica, questionadora, incentivando à pesquisa.

5 Conteúdo Unidade I: Teoria do Movimento Conceitos e definições
Tipos de movimentos Processamento de informações e tomada de decisões Memória Teoria do programa motor Controle Motor

6 Unidade II: Aprendizagem Motora
Conceitos e definições Estruturas básicas Fases da aprendizagem Classificação das habilidades Transferência de aprendizagem

7 Unidade III: Qualidades Físicas
Força Flexibilidade Resistência Velocidade Equilíbrio Coordenação Agilidade Ritmo Descontração

8 Bibliografia MAGILL, R.A. (2000) Aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Bücher. GO TANI…[et al.] (1988) Educação Física escolar: Fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU DANTAS, E.H.M. (1986) A prática da preparação física. 2ed. Rio de Janeiro: Sprint. GALLAHUE, David L. (2001) Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte Editora,. ISBN s SEYBOLD, A. (1980) Educação Física: princípios pedagógicos. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico.

9 Aulas e Avaliação Aulas Teóricas, teórico práticas e práticas.
Prova (A1, A2, A3 e A4). Avaliação continuada (Realização de tarefas, participação e interesse) Final = 70% - 2ª chamada e Final Frequência (25% = 7 faltas)

10 Desenvolvimento Motor:
“Procura estudar as mudanças que ocorrem no movimento do ser humano ao longo do seu ciclo de vida.” Crescimento, desenvolvimento e Maturação. O movimento da vida e a vida do movimento.

11 Controle Motor: “Procura investigar como os movimentos são produzidos e controlados, ou seja, como o SNC é organizado de maneira que os músculos e articulações tornam-se coordenados em movimentos e como informações sensoriais do meio ambiente e do próprio corpo são usadas na coordenação e controle dos movimentos.”

12 Aprendizagem: “Processo pelo qual a conduta se modifica em resultado da experiência cognitiva, afetiva e motora.” Ensino: “É a transmissão de conhecimento, tornar ciente por meio da informação, experiência, etc.”

13 Aprendizagem Motora: “Mudança interna no indivíduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho motor como resultado da prática.” “Estuda os processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influenciam, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimentos para alcançar uma meta desejada, com a prática e a experiência.” “É um fenômeno que não pode ser observado diretamente.”

14 Movimento: É a característica de comportamento de um membro específico ou de uma combinação de membros. São partes que compõem as habilidades. (Andar na calçada, na lama e na areia) Habilidade: “Atos ou tarefas que requerem movimento, e devem ser aprendidos afim de serem executados corretamente. – Quase todo ato motor poder ser considerado uma habilidade.” (Adquirido) …… Multiplicação matemática. Habilidade Motora: É uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida; desempenhadas voluntariamente; é um conjunto de movimentos. (Andar) Ações: São respostas a metas que consistem em movimentos do corpo e/ou dos membros. Uma família de movimentos. (Subir degraus).


Carregar ppt "Aprendizagem Motora Prof. Dilson Borges."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google