A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Competências. 2 1. Mapear e propor melhorias nos processos da organização, buscando otimizar os recursos disponíveis; 2. Projetar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Competências. 2 1. Mapear e propor melhorias nos processos da organização, buscando otimizar os recursos disponíveis; 2. Projetar."— Transcrição da apresentação:

1 ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Competências

2 2 1. Mapear e propor melhorias nos processos da organização, buscando otimizar os recursos disponíveis; 2. Projetar uma estrutura organizacional que permite o desenvolvimento e crescimento de uma organização empresarial - verticalizada e horizontalizada; vantagens e desvantagens de cada uma; 3. Planejamento Empresarial (Estratégico, Tático e Operacional); níveis de uso das informações - determinar as ações táticas e operacionais necessárias para a realização do planejamento estratégico que permita o desenvolvimento da organização; 4. Sistemas de informação: conceitos e fundamentos - teoria geral dos sistemas; implementar um processo de sistema de informação empresarial, que vise otimizar o fluxo das informações disponíveis na organização; abordagem dos Recursos Humanos, Financeiros, Tecnológicos e Materiais;

3 3 5. Analisar a competitividade da empresa projetando o ciclo de vida dos produtos da organização; Análise de portfólio, desenvolvimento de produto e matriz de produto; 6. Software Visio; 7. Tipos, Conceitos e Aplicações de Organogramas e Fluxogramas; 8. Ferramenta da qualidade 5Ws e 2Hs; 9. Indicadores de desempenhos; 10. Análise das 5 forças de Porter; 11. Vantagem competitiva das empresas; 12. Matriz BCG; 13. Teoria da cauda longa.

4 4 Formas de Avaliação discussão em grupo/estudos de casos; avaliações individuais com e sem consultas; reconstrução; resultado da construção de competências. ** bônus: - assiduidade - artigos

5 5 Bibliografia CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, FARIAS, A. Nogueira de., O & M - Estrutura de Sistemas. 7ª ed., Rio de Janeiro: LTC, TORRES, Norberto A. Competitividade empresarial com a tecnologia de informação. São Paulo: Makron Books, CERTO, Samuel C. Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Makron Books, BIO, Sérgio Rodrigues. Sistemas de Informação um enfoque gerencial.São Paulo Atlas, 1985.

6 6 Informações Importantes Aulas: QUARTAS Horários: 19 horas – 22 horas Intervalos: 20h40 faltas: a) justificativas - verificar manual do aluno; b) reprovação por falta não tem direito à pendência; c) toda justificativa é feita junto a secretaria acadêmica.

7 7 Contatos Profª Josileni * resultados das avaliações (competências vistas), faltas, arquivos e informativos.

8 8 Níveis Administrativos Classificam-se em Estratégico, Tático e Operacional. Estratégico: alta administração - determina os objetivos de longo prazo; Tático: média administração - coordena e decide que produtos ou serviços serão produzidos; Operacional: supervisão - coordena a execução das tarefas de todo o pessoal operacional.

9 9

10 10 Habilidades do Gestor Classificam-se em 03: Habilidade Técnica Habilidade Humana Habilidade Conceitual Habilidade Técnica: são conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para a realização de tarefas específicas;

11 11 Habilidade Humana: capacidade de comunicar- se, habilidade para trabalhar bem com pessoas, tanto individualmente como em grupo; compreender suas atitudes, motivações. Habilidade Conceitual: compreender a organização global e o comportamento das pessoas dentro dela; o gestor deve se preocupar com os objetivos da organização como um todo e não apenas de acordo com os objetivos e as necessidades de seu grupo.

12 12

13 13 Eficiência x Eficácia Objetivos são resultados esperados, ou fins que as organizações ou sistemas procuram atingir por meio do emprego dos recursos. Um sistema ou organização que consegue realizar seus objetivos é EFICAZ. Entre duas organizações ou sistemas, ou entre dois momentos do mesmo sistema ou organização, é mais EFICIENTE o sistema ou organização que realiza o mesmo objetivo com uma menor quantidade de recursos.

14 14 Eficácia é a capacidade de realizar objetivos. Ela se apresenta quando as metas foram alcançadas, ou seja, fazer as coisas certas. Eficiência é a capacidade de utilizar produtivamente os recursos. É uma parte vital da administração - fazer as coisas da maneira correta. Desta forma, a EFICIÊNCIA se refere aos MEIOS, enquanto a EFICÁCIA aos FINS.


Carregar ppt "ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL Competências. 2 1. Mapear e propor melhorias nos processos da organização, buscando otimizar os recursos disponíveis; 2. Projetar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google