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CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula de Revisão para AV1

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Apresentação em tema: "CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula de Revisão para AV1"— Transcrição da apresentação:

1 CONSULTORIA INTERNA DE RH Aula de Revisão para AV1
RECURSOS HUMANOS – JOSUÉ JOSÉ DA SILVA Rio de Janeiro, Setembro de 2011

2 REVISÃO PARA AV1 Na aula de hoje, vamos fazer uma revisão das aulas de 1 a 5 para auxiliá-lo na preparação de seus estudos para as provas de AV1 da disciplina de Consultoria Interna de RH.

3 AULA 1 – CONCEITUAÇÃO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL O que é consultoria ?
A consultoria representa a influência exercida por um facilitador profissional, que é o papel do consultor, sobre indivíduos, grupos ou toda uma organização empresarial, no sentido de mudar ou de solucionar uma determinada situação-problema, propondo as correções ou melhorias adequadas nos processos, nos procedimentos e nos produtos e serviços elaborados.

4 Consultoria Interna É o conjunto de atividades desenvolvidas por um profissional multidisciplinar da organização, com o objetivo de desenvolver, influenciar e assessorar de forma consistente e articulada os clientes internos. É um profissional, um grupo de trabalho, um setor, departamento..., que o consultor quer influenciar, sem exercer controle direto. Cliente Interno

5 Cabe à consultoria interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando ao desenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos Recursos Humanos.

6 Objetivos da implantação
Prover organização de informações descentralizadas; Facilitar comunicação e informação; Ir ao encontro das necessidades de seus funcionários (clientes internos), aproximando-se deles; Desenvolver estratégias alinhadas com a organização, com base nas informações recebidas; Propor aprimoramento dos produtos oferecidos pelo RH. Antecipar tendências de RH;

7 Como implementar Comprometimento da Alta direção; Adequar os perfis;
Executar “benchmarking”; Conscientização de todos; Capacitação; Coragem;

8 AULA 1 – ARTIGO – CONSULTORIA: O QUE É E COMO SE USA?
São diversos os motivos que levam à contratação de um profissional para realizar um trabalho de Consultoria em uma empresa, Vejamos alguns dos principais:

9 - Necessidade de um especialista; - Projetos específicos; - Treinamento de pessoal interno e terceirizado da empresa; - Parecer técnico Profissional; - Trabalhos de avaliação conjunta; - Elaboração de Projetos.

10 AULA 2 – TIPOS DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Tipos ou modalidades de consultoria
Para compreender melhor a abrangência da atividade de consultoria profissional prestada a organizações empresariais, é importante conhecer a classificação das diferentes formas de prestação desse serviço especializado. Efetivamente a consultoria é uma atividade que se desdobra em diversas modalidades, conforme o nível de abrangência do trabalho oferecido, a natureza do exercício da atividade e o tipo de vínculo com o cliente.

11 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria organizacional – é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.

12 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria autônoma – atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.

13 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria associada – praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e...

14 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria associada - ...e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.

15 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria exclusiva – exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.

16 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria externa – realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto. Normalmente, as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em “network” realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.

17 TIPOS / MODALIDADES DE CONSULTORIA
Consultoria interna - nos últimos anos as empresas têm adotado a figura do consultor interno, que é funcionário do quadro, devidamente qualificado para desempenhar atividades técnicas de consultoria em assuntos que sejam de sua especialidade no contexto da organização. A consultoria interna pode ser exercida por um ou mais profissionais, formando um grupo especializado.

18 AULA 2 – ARTIGO – CONSULTORIA EMPRESARIAL PODE SER UMA SOLUÇÃO RÁPIDA E LUCRATIVA
Neste artigo podemos identificar alguns tipos de Consultoria Empresarial que mais se utilizam no Brasil:

19 a) Consultoria de pacote Transfere-se as metodologias e técnicas administrativas para a empresa sem adequação a realidade atual da empresa, utilizada mais em Consultoria em TI (tecnologia da informação). b) Consultoria Artesanal Usam-se metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa com experiências abordadas com resultados aplicados em outras empresas pelo consultor externo.

20 c) Consultoria Especializada Atualmente a mais contratada por atuar diretamente na área do conhecimento, possibilitando o desenvolvimento mais rápido por um menor custo. d) Consultores Associados São um conjunto ou grupo de consultores especialistas em determinados assuntos, o que completa toda atividade dos serviços da empresa.

21 AULA 3 – CONSULTORIA DE RH: FINALIDAE E PROCESSO Modalidades da consultoria interna
Conforme vimos na aula anterior, as empresas modernas têm utilizado a modalidade de consultoria interna para o aproveitamento das competências existentes em seus quadros de funcionários; São colaboradores que possuem qualificações que lhes permitem o exercício de atividades típicas de consultoria em suas especialidades.

22 Consultoria Interna por Projeto - É o conjunto de ações tomadas metodicamente, a partir do diagnóstico de uma situação-problema, para alcançar uma solução satisfatória (o objetivo), consideradas as condições de recursos, tempo, qualidade e custo estabelecidas junto com o cliente interno.

23 Consultoria Interna por Processo - É o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor a partir de um diagnóstico da situação, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. Neste caso, o consultor atua como um conselheiro e facilitador no processo.

24 AULA 3 – ARTIGO – CONSULTORIA INTERNA DE RH
“No futuro, o profissional de recursos humanos será um consultor dos gestores de linha, que, esses sim, gerem as suas pessoas. Aprenda como assumir o novo papel e veja se tem o perfil adequado.” FASES DE IMPLANTAÇÃO DA CIRH: Terá maior possibilidade de sucesso se adotar as etapas seguintes:

25 - Fazer um Benchmarking - Conscientização de todos - Desburocratização e Racionalização - Políticas de RH definidas - Certificação pelas normas ISO Aplicação do Job Rotation - Apoio Administrativo e Funcional - Formação de cada profissional de RH - Definição do Papel do Consultor Interno - Profundo Comprometimento com a Alta Direção Tornar a Área de RH numa Área de Negócios - Acompanhamento constante - Adequação de Perfis - Valorizar o background e a competência Individual - Revisões e Reavaliações - Gerir os obstáculos - Coragem

26 COMO LIDAR COM A RESISTÊNCIA A MUDANÇA Qualquer processo de mudança gera medos e ansiedades. A resistência não é um adversário a ser derrubado – ao tentar fazê-lo ela só se intensificará. Lidar com ela é mais difícil que elaborar diagnósticos e muito mais difícil que fazer boas intervenções, mas é um desafio a vencer para o sucesso da implantação. Ela pode assumir, nomeadamente, as seguintes manifestações

27 - Questionamentos infindáveis - Prolixidade no fornecimento de informações - Alegação de falta de tempo para gerir seus próprios RH - Criação de barreiras à distância - Alegação de que os resultados não estão a ser atingidos ou fazer pressão para que as soluções sejam imediatas - Alternar entre a participação, o silêncio e a submissão - Alegação de que outras empresas já tentaram sem bons resultados - Um súbito envolvimento no processo

28 O PERFIL DO CONSULTOR INTERNO
Para estar apto a dar respostas às exigências que lhe serão feitas, o consultor interno de RH deve ter as seguintes competências:

29 - Ser um agente de mudança - Estar comprometido com os resultados - Estar inteirado - Racionalidade e isenção - Boa cultura geral - Conhecer a sua área de atuação - Agregar valor - Facilidade de diálogo e de relacionamento - Estabelecer uma relação de confiança - Ser negociador

30 - Colocar ênfase nas pessoas - Ter um comportamento ético - Ser inovador - Disposição para assumir riscos - Maturidade e equilíbrio - Ter pensamento estratégico - Compartilhar responsabilidades - Perceber e saber lidar com os sentimentos - Propor ações que vão a raiz do problema - Saber lidar com as resistências

31 AULA 4 – O PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA: OPORTUNIDADES E RISCOS
Diferentes estratégias são praticadas, inovações tecnológicas são assimiladas, redefinições estruturais são praticadas e, especialmente, novas políticas de gestão.

32 OPORTUNIDADES O ambiente do trabalho, tanto em seus aspectos operacionais como comportamentais, é o contexto em que desmotivações, insatisfações e conflitos surgem comprometendo o desempenho setorial. A presença do consultor interno de RH, qualificado para identificar esses sintomas adversos ao bom andamento do trabalho, facilitará o pronto diagnóstico da situação e a ajuda eficiente ao gestor envolvido para sanar o problema.

33 OPORTUNIDADES Um dos pontos importantes da atuação da Consultoria Interna de RH é a relação de ajuda que deve se estabelecer entre o consultor e o cliente, de modo que haja a conveniente parceria na identificação, análise e busca de solução imediata para os problemas surgidos. Essa percepção de assistência constante desperta confiança e motivação para o trabalho de todos.

34 OPORTUNIDADES As soluções encontradas para os problemas e seus efetivos resultados podem ser melhor acompanhados e avaliados tanto pelo consultor interno como pelo cliente, considerando a presença constante do consultor no local do trabalho. A avaliação imediata permite ajustes, se for o caso.

35 RISCOS O consultor interno de RH é um funcionário e como tal conhece bem as características da cultura da organização, o que facilita a sua percepção com relação à importância que cada situação representa. Essa é uma clara vantagem para a sua atuação, mas também poderá representar um risco na medida em que precisará ser isento e discreto na proposição de alterações que sabe serem geradoras de resistências.

36 RISCOS Anteriormente se fez referência à isenção que o consultor interno precisa manter ante as situações em que tenha que propor medidas menos simpáticas, mas necessárias para a eficiência do trabalho. A atitude neutra é uma condição exigível no desempenho do consultor interno ainda que exista o risco de haver mal-entendido por sua posição. Os riscos, entretanto, podem ser revertidos em oportunidades.

37 RISCOS Para isso, é recomendável que, ao ser implantada e implementada a Consultoria Interna, deve haver, por parte da alta direção da empresa e da diretoria ou gerência geral de RH, a ampla divulgação da função e do papel dos consultores internos de RH junto às diferentes áreas da organização, de modo a despertar a compreensão e a conscientização de todos para a importante contribuição desses profissionais.

38 AULA 4 – ARTIGO – QUAIS OS BENEFÍCIOS DE UMA CONSULTORIA INTERNA DE RH
"A capacitação dos profissionais de RH, para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica por todos os pontos de Recursos Humanos é uma constante nas empresas”

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40 Como e porque acontecem Resistências
Agentes multiplicadores ,que às vezes, tem dificuldades em lidar com mudanças naturalmente irão transmitir sua insegurança aos outros , e assim será instalado o clima de temor na organização.

41 Em qualquer processo de mudança, quando as pessoas estão resistindo, na realidade estão demonstrando um receio de perda do controle, do poder e da segurança. Muitos acreditam que mantêm o controle mantendo o estado atual das coisas, embora isso resulte em desempenho inadequado.

42 A resistência não é um adversário a ser derrubado, ao tentar fazer isso,ela somente se intensificará. Lidar com ela é mais difícil do que elaborar diagnóstico, e muito mais difícil ainda do que fazer boas intervenções,mas saber administrá-la é um desafio a ser vencido para o sucesso da implantação.

43 AULA 5 – A IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE CONSULTORIA INTERNA DE RH
A adoção da Consultoria Interna é uma importante decisão de caráter estratégico que exige o comprometimento da direção da empresa.

44 Em entrevista, a professora Elizenda Orlickas, consultora de RH e autora do livro "Consultoria Interna de Recursos Humanos", ao ser questionada sobre a importância de se preparar um profissional de RH para o trabalho de consultor interno, afirmou que:

45 “A capacitação dos profissionais de RH para que assumam o papel de consultores internos permite que adquiram uma visão generalista de sua área. Assim, podem atuar de forma estratégica em todos os pontos de Recursos Humanos nas empresas”.

46 A autora salienta que um dos principais objetivos de uma consultoria interna é prover a organização de informações descentralizadas. As empresas visitadas em sua pesquisa estavam preocupadas não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também em oferecer um melhor atendimento ao seu cliente interno, indo ao encontro das reais necessidades de seus colaboradores por meio de uma maior aproximação com eles.

47 O papel de um consultor interno de RH, antes de tudo, é eminentemente estratégico, pois ele deve agir como um facilitador das transições internas. Para tanto, deverá estar plenamente atualizado quanto à evolução do negócio da empresa de modo que possa agregar conhecimentos e propor ações eficazes para resolver os problemas identificados.

48 “Implantar uma consultoria interna de RH é uma evolução absolutamente necessária. Ainda que o papel da área de Recursos Humanos tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas empresas ainda continuam mantendo o antigo modelo de administração de pessoal...

49 ...A empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos”. A empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos”.

50 Para o bom funcionamento de uma Consultoria Interna, devem-se considerar alguns aspectos:
Definição da amplitude do trabalho, estabelecendo a abrangência das atividades, a identificação dos segmentos envolvidos, determinando o tempo a ser investido e os recursos necessários;

51 determinação do limite de envolvimento das partes interessadas;
as respectivas participações na implementação da soluções, no acompanhamento dos processos, na avaliação dos resultados e na manutenção do aperfeiçoamento obtido.

52 AULA 5 – CÓDIGO DE ÉTICA DO IBCO – INSTITUTO BRASILEIRO DOS CONSULTORES DE ORGANIZAÇÃO
Este código procura compatibilizar quatro instâncias de interesse, quais sejam da comunidade em geral, dos clientes de Consultoria, de categoria profissional e do Consultor como indivíduo.

53 PRINCIPAIS ASPECTOS - CÓDIGO DE ÉTICA
Abrange todo Consultor de Organização... Para os propósitos do IBCO... as seguintes definições: A) Entende-se por Consultoria de Organização a atividade que visa a investigação, identificação, estudo e solução de problemas gerais ou parciais, atinentes à estrutura, ao funcionamento e à administração de empresas e entidades privadas ou estatais. Compreende a indicação dos métodos e soluções a serem adotados e a criação de condições para sua implantação nas organizações assessoradas. É exercida por Consultores de Organização, individualmente, ou através da direção técnica de empresas compostas de profissionais com formação adequada para essa atividade, dedicada à prestação desses serviços especializados para terceiros.

54 PRINCIPAIS ASPECTOS - CÓDIGO DE ÉTICA
Abrange todo Consultor de Organização... Para os propósitos do IBCO... as seguintes definições: B) Consultor de Organização é o profissional qualificado por instrução superior e experiência específica, cuja principal atividade é a prática da Consultoria de Organização acima definida, de forma continuada e nitidamente predominante sobre outras eventuais atividades que porventura exerça.

55 PARTE I - Relação com o cliente de Consultoria
PRINCIPAIS ASPECTOS - CÓDIGO DE ÉTICA PARTE I - Relação com o cliente de Consultoria PARTE II - Relações com a comunidade PARTE III - Relações com a categoria profissional

56 Chegamos ao final da nossa aula. Espero que tenha aprendido bastante
Chegamos ao final da nossa aula. Espero que tenha aprendido bastante. Lembre-se de aproveitar todo o universo de opções disponibilizadas para o seu aprofundamento nos estudos. Para isso: Leia os textos de enriquecimento. Assista ao vídeo. - Faça e refaça os exercícios. - Assista às aulas teletransmitidas.

57 FINALMENTE, ATENÇÃO!! Leia a bibliografia indicada para complementar esta aula e verifique os autores dos conceitos apresentados, nos artigos, aulas on line e apostilas, tais como: Luciano Crocco e Érick Guttmann; Rodrigues; Elizenda Orlickas; Luciano Terra das Neves Júnior Moris Kohl; Dentre outros.

58 Verifique no ícone os fóruns cadastrados desta disciplina
Verifique no ícone os fóruns cadastrados desta disciplina. Este é o seu espaço de interação com seus colegas e tutor. Não deixe de participar! Em caso de dúvida, não deixe de retornar e rever esta aula.

59 SÍNTESE DA AULA Nesta aula você teve a oportunidade de reciclar conhecimentos referentes as cinco primeiras aulas de uma consultoria interna de RH. Lembre-se seus estudos estão apenas começando... ÓTIMAS PROVAS!!!


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