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Secretaria Municipal de educação
formação permanente Sme Secretaria Municipal de educação Trabalhando Com o texto Escrito pela criança Professores de 3º ano 12 de maio de 2015 Orientadora: Daniela Guse Weber
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Quais competências de escrita estão presentes neste texto?
Podemos identificar qual é a finalidade dele?
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Quais competências de escrita estão presentes neste texto?
Podemos identificar qual é a finalidade dele? Vamos fazer a mesma análise nos dois próximos textos…
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O que entendemos por Alfabetizar Na perspectiva do letramento?
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O gênero textual enquanto objeto de estudo:
O que dizer (conteúdo); Por que dizer (objetivo); Para quem dizer (interlocutor); Como dizer (características linguísticas).
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ALGUNS DIREITOS/OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
RELACIONADOS AO ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS Analisar a adequação de um texto (lido, escrito ou escutado) aos interlocutores e à formalidade do contexto ao qual se destina. Conhecer e usar diferentes suportes textuais, tendo em vista suas características: finalidades, esfera de circulação, tema, forma de composição, estilo, etc. Reconhecer gêneros textuais e seus contextos de produção. Reconhecer diferentes variantes de registro de acordo com os gêneros e situações de uso
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O texto enquanto objeto de estudo:
ANÁLISE LINGUÍSTICA discursividade, textualidade e normatividade
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ALGUNS DIREITOS/OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
PARA PRODUÇÃO DE TEXTOS ESCRITOS Organizar o texto, dividindo-o em tópicos e parágrafos. Pontuar os textos, favorecendo a compreensão do leitor. Utilizar vocabulário diversificado e adequado ao gênero e às finalidades propostas. Revisar coletivamente os textos durante o processo de escrita em que o professor é escriba, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes. Revisar autonomamente os textos durante o processo de escrita, retomando as partes já escritas e planejando os trechos seguintes.
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Ortografia enquanto objeto de estudo: ANÁLISE LINGUÍSTICA
Sistema de Escrita Alfabética; Regras de escrita das palavras.
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ALGUNS DIREITOS/OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM
RELACIONADOS AO ESTUDO DA ORTOGRAFIA Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (P, B, T, D, F, V). Conhecer e fazer uso das grafias de palavras com correspondências regulares contextuais entre letras ou grupos de letras e seu valor sonoro (C/QU; G/GU; R/RR; SA/SO/SU em início de palavra; JA/JO/ JU; Z inicial; O ou U/ E ou I em sílaba final; M e N nasalizando final de sílaba; NH; Ã e ÃO em final de substantivos e adjetivos). Conhecer e fazer uso de palavras com correspondências irregulares, mas de uso frequente. Saber procurar no dicionário a grafia correta de palavras.
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Cada tipo de dificuldade exige um tipo de atividade de sistematização.
É necessário priorizar algum aspecto do texto para refletir com a criança… Cada tipo de dificuldade exige um tipo de atividade de sistematização.
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Para tratar o texto como objeto de estudo, pensar em seus sentidos,
negociar a coesão entre os elementos das frases, a coerência dos fatos, a pontuação e a organização dos parágrafos, devemos “limpar a ortografia” de modo a facilitar que a criança mantenha o foco no objeto de ensino que é o seu objetivo.. EU ESTOU GOSTANDO MUITO DA NOSSA PESQUISA DAS CONCHAS PORQUE É MUITO LEGAL E DIVERTIDO LIMPAR AS CONCHAS FAZER A COLETA DE CONCHAS E A SEPARAÇÃO DE CONCHAS PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES PARA A FEIRA DE TRABALHOS E.T.C. POIS ENTÃO EU ACHEI MUITO DIVERTIDO E ACHO QUE MUITO MAL EDUCADOS QUE FICAM JOGANDO LIXO NOS MANGUEZAIS COLOCASSEM A MÃO NA CONSCIÊNCIA E PARASSEM DE JOGAR LIXO NO MANGUE.
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Analisando a escrita da criança, quais aspectos ortográficos precisariam ser trabalhados, posteriormente?
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