A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto de Melo Supervisora: Ericka Araújo Bolsista: Luciene Fabrizia Alves Nascimento

2 Diagnóstico do 1º Ano do Ensino Médio: Turma “A” E.E.E.M.I Severino Cabral Luciene Fabrizia Alves Nascimento

3 1- Qual a sua opinião a respeito da disciplina Geografia e a considera importante para a sua formação cidadã?  A maioria dos alunos reconhecem a importância da disciplina de Geografia e acham necessário estudá-la par sua formação cidadã, entretanto não conseguiram explicar com congruência essas afirmações.  Boa parte responderam que sim, explicando como a Geografia é importante na formação cidadã.  “Para mim a Geografia estuda um conjunto de fenômenos naturais e humanos, a superfície da terra, paisagens”...  Um parcela razoável responderam de forma parcial.  “É importante sim pois em cada cantinho tem um pouco de Geografia”.  Um menoria não responderam.

4 Gráfico da 1ª Questão

5 2- De que maneira a Geografia esta presente no seu cotidiano ? Explique.  Nas resposta por unanime os alunos afirmaram que a Geografia esta inserido no cotidiano, entretanto, a maioria identificam mais elementos da Geografia Física e a importância na localização.  A maioria relacionaram aos aspectos Físicos da Geografia. “Na localização, na vegetação, no clima.”  Um parcela razoável relacionaram a resposta a Geografia Humana. “Em tudo pois onde o espaço é transformado pelo o homem, isso também é Geografia”.  Uma pequena parte relacionaram a Geografia de maneira mais contundente. “Esta presente em praticamente em tudo desde o clima, a relação do homem com o meio.”

6 Gráfico da 2ª questão

7 3- No que se refere ao Ensino da Geografia você relaciona os conteúdos ao seu cotidiano? Explique.  Quase a totalidade afirmam que os conteúdos estão relacionados no cotidiano, entretanto a maioria só perceber em seus fenômenos físicos sem interligar as ações antrópica no processo.  Quase a totalidade conseguiram relacionar ao seu cotidiano. “Sim a seca que estamos passando por vários motivos e acarreta muitos problemas”  Um pequena parcela não responderam a questão.

8 Gráfico da 3ª Questão

9 4- Relate um pouco de sua experiência ao estudar Geografia no nível Fundamental, no que se refere as metodologias e recursos didáticos utilizados pelos professores, sobre o processo de avaliação escolar,etc.  Os estudantes relataram que no ensino Fundamental os conteúdos eram dados sem aprofundamento, boa parte não soube responder ou não responderam. Em relação aos recursos a maioria afirmou que no ensino fundamental tiveram aulas mais tradicionais e o modo de avaliar era através de Provas com método avaliativo.  16 responderam que eram utilizadas metodologias tradicionais “ Geralmente era dado os conteúdos por eles selecionados, por capítulo, e dado em um bimestre com provas de acordo com o assunto dado.”  8 Não responderam.  2 não compreendeu a questão.

10 Gráfico da 4ª Questão

11 5- Você senti alguma dificuldade em estudar Geografia? Explique.  A maioria afirmaram não ter dificuldade, pelo fato de considerar a Geografia como uma disciplina fácil “ Não pois a geografia é uma disciplina objetiva e de fácil entendimento”.  Parte dos alunos afirmaram ter dificuldade parcialmente, dependendo muito do conteúdo e de como é explicado. “ Sim, quando se trata de revoluções, seus motivos, etc.”

12 Gráfico da 5ª Questão

13 6- Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia  Todos sugeriram aulas mais dinâmicas utilizando diferentes recursos (Filmes, vídeos, aula de campo, Seminários, entre outros). “ Passar mais vídeos, filmes, interagir com os alunos animar as aulas (As vezes Brincar) como uma dinâmica sobre conteúdo.” “Seminários e apresentação, filmes” “Permitir que os problemas do mundo sejam discutidos em sala.”

14 6- Apresente algumas sugestões para as aulas de Geografia.

15 Considerações Finais  Durante a aplicação do questionário foi possível perceber a priori a dificuldade dos alunos na interpretação das questões apresentadas no questionário.  Analisando as respostas, observou-se que os alunos não conseguem desenvolver na escrita um raciocínio mais contundente, por isso constatou-se respostas bastante superficiais.  Embora afirmem que a Geografia esta presente em seu cotidiano, só conseguem visualiza-la pelos aspectos físicos que apresenta, sem interligar o homem neste processo, acarretando lacunas consideráveis no processo de ensino aprendizagem.  Em suma os diagnósticos demostrarna Geografia, mas também em outras áreas do conhecimento, salientando que na ciência geográfica ficou evidente as lacunas que trazem do Ensino Fundamental.


Carregar ppt "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a docência. Pibid Universidade Estadual da Paraíba Sub projeto de Geografia Coordenadora: Josandra A. Barreto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google