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Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções.

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1 Acadêmicos:Roger Pereira Marina Braga Disciplina: Formação e Desenvolvimento de Coleções

2 Em busca de critérios de seleção.

3 Política de aquisição: Segundo Vergueiro (2010) o termo “política de aquisição” designa o conjunto de critérios utilizados para a seleção e aquisição de materiais.

4 Critérios avaliativos: Critérios que avaliam os conteúdos do documento; Critérios que abordam a adequação do assunto aos usuários; Critérios relativos a aspectos adicionais (físicos) do documento.

5 Critérios que abordam o assunto do documento:

6 Autoridade: Este item está relacionado aos nomes dos autores, editores e patrocinadores de uma obra; Menciona a reputação do autor, como a editora e patrocinador; A qualidade do documento é baseado em obras do passado; A editora é um meio de identificação para selecionar materiais de interesse para o seu tipo de biblioteca/usuário; Exemplo: Editora Girassol – literatura infantil.

7 Precisão: Evidência o quanto a informação contida na obra é exata, rigorosa e correta; Toma como partida o valor da informação do documento; Quando necessário deve-se procurar ajuda a um especialista da área; Exemplo: livro Homem cobra, mulher polvo. Escrito por Içami Tiba (psicoterapeuta). Assunto: psicoterapia.

8 Imparcialidade: Verificação da obra quanto o nivelamento de seus assuntos e sua abordagem justa; Tem base nos temas e/ou assuntos discutidos pelo o documento não trazendo preconceito ou favoritismos. Exemplos: Livros que abordam temas como a religião, diversidade sexual, minorias étnicas etc.

9 Atualidade: Está relacionado à constante mutação e reformulação das informações; Este critério é um fator decisivo para algumas bibliotecas.

10 Cobertura/ tratamento: Referente à forma como o assunto é abordado na obra; Texto/conteúdo abordado detalhadamente ou superficialmente; Verifica se os assuntos/ aspectos importantes foram cobertos na integra, tratados de forma superficial ou não foram abordados;

11 Cobertura/ tratamento: Deve-se colocar como fato importante nesse critério o tipo de usuário, determinante para verificar se o assunto irá satisfazer a pesquisa desse usuário. Exemplo: Livro menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado. Tema abordado: preconceito.

12 Critérios que abordam a adequação ao usuário:

13 Conveniência: Este critério é relativo ao assunto, nível de seu vocabulário e visual, ainda, verifica se o assunto é adequado a certos tipos de usuários.

14 Idioma: Define se a língua empregada no material é acessível ao usuário; Nesse caso novamente deve-se colocar em questão o interesse do nossos usuários. Exemplo: Livro Start up 1. Conteúdo: inglês para estudantes.

15 Relevância/interesse: Refere-se à importância do documento para cada tipo de usuário; Define se a obra é útil à experiência do usuário; Exemplo: Um livro de Arqueologia numa biblioteca direcionada a acadêmicos de medicina.

16 Estilo: Procura identificar se o assunto é condizente ao interesse de seu usuário; Está, também, relacionado ao critério conveniência. Exemplos: Coleção bichim da maçã de Ziraldo; Anedotinhas do bichinho da maçã; O bichinho que queria crescer.

17 Critérios relativos a aspectos adicionais do documento:

18 Características físicas: Trata-se do aspecto visual/ material das obras. Exemplo: Tamanho das letras, qualidade da impressão, material empregado etc.

19 Aspectos especiais: São os elementos que contribuem para uma melhor utilização das obras. Exemplos: Bibliografias e índices; Suplementos como CDs, mapas, ilustrações etc.

20 Contribuição potencial: Este critério diz respeito à contribuição que a nova obra fará à biblioteca; Este deve agregar valor à coleção já existente.

21 Custo: Diz respeito às modalidades de aquisição das obras; Está relacionado à verificação da disponibilidade de obras mais baratas no mercado, pela qualidade de impressão, material empregado; Trata, também, de outras formas de aquisição, como permuta, empréstimos entre bibliotecas e doações.

22 Considerações finais: Na busca por critérios avaliativos para a seleção e aquisição de novas obras devemos manter sempre viva a proposta da interdisciplinaridade, ou seja, devemos trabalhar com os especialista de áreas distintas. Devemos, ainda, manter sempre o contato direto e efetivo com nossos usuários, em busca constante pelo seu feedback, pois desta forma estaremos retroalimentando as informações necessárias às nossas bibliotecas.

23 Segundo Vergueiro (2010, p.17): “Não existe critério de seleção que possa anular ou dissuadir uma autoridade superior firmemente decidida a fazer valer a sua vontade... Ou um bibliotecário disposto a imprimir seus preconceitos pessoais ao acervo sob sua responsabilidade.”

24 Referência: VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos,2010. 120 p.


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