A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comer bem, para viver melhor!. Alimentação composta de proteínas, carbonatos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comer bem, para viver melhor!. Alimentação composta de proteínas, carbonatos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas."— Transcrição da apresentação:

1 Comer bem, para viver melhor!

2 Alimentação composta de proteínas, carbonatos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Alimentação variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem privações.

3

4 Hidratos de Carbono Cereais – arroz, massa, mel, feijão, pão e batata. São os nutrientes que o corpo humano usa para obter energia.

5 Hortícolas Legumes (sais minerais e vitaminas) – feijão verde, cenouras, couve. Os vegetais contêm muitas vitaminas. Elas são indispensáveis ao bom funcionamento do corpo humano, pois protegem-no das doenças e permitem aproveitar correctamente as proteínas, hidratos de carbono e a gordura.

6 Eu sou um vegetal muito rico em cálcio, fósforo e ferro. Estes minerais são importantes para a formação e manutenção dos ossos e dentes. Também tenho vitamina A.

7 Sou longa, tenho boa pele e olhos lindos. Sabes porquê? Porque sou cheia de vitamina A. Come-me e verás melhor!

8 Sou forte e saudável porque tenho vitaminas e ferro. A principal é a vitamina E. Comendo vegetais, ficas com um sangue óptimo.

9 Fruta Vitaminas – Laranja, limão, maçã e Kiwi Nós temos muita vitamina C. Ela protege- te das infecções.

10 Tenho muita vitamina C. Possuo ainda alguma vitamina A. Tenho fosfato, magnésio e cobre. Para além de ser muito saborosa, tenho um considerável valor nutritivo. Devo ser consumida com casca porque tem muitas vitaminas.

11 Lacticínios Leite, queijo, iogurtes e manteiga São alimentos ricos em proteínas. As proteínas constroem as células de que precisamos para crescer.

12 Carnes, ovos e peixe Proteínas – Peixe, carne e ovos Eu tenho muitas proteínas mas não me devem comer muito pois sou rico em gordura. Eu tenho um elevado teor de proteínas. Consumam-me frequentemente.

13 Leguminosas Carbonatos – feijão, grão e fava

14 Eu sou um alimento muito energético, pois possuo muitos carbonatos.

15 Eu sou um alimento muito rico em carbonatos, fibra e vitaminas.

16 Eu sou constituído por ferro e carbonatos.

17 Gorduras/Lípidos Óleo, azeite e manteiga As gorduras fornecem energia, protegem contra o frio e transportam algumas vitaminas.

18

19 Como é Constituída? A nova Roda dos Alimentos é composta por 7 grupos de alimentos de diferentes dimensões, os quais indicam a proporção de peso com que cada um deles deve estar presente na alimentação diária:

20 Cereais e derivados, tubérculos ---- 28% Hortícolas ---- 23% Fruta ---- 20% Lacticínios ---- 18% Carnes, pescado e ovos ---- 5% Leguminosas ---- 4% Gorduras e óleos ---- 2%

21 A água A água, não possuindo um grupo próprio está também representada em todos eles, pois faz parte da constituição de quase todos os alimentos. É fundamental que se beba água em abundância diariamente.

22

23 Utilizar alimentos de qualidade: limpos e frescos; Tomar sempre o pequeno - almoço; Incluir nas refeições alimentos de todos os sectores da Roda dos Alimentos, nas proporções por ela sugeridas;

24 Variar o mais possível de alimentos; Não passar mais de três horas e meia sem comer; Evitar alimentos com muito sal; Evitar alimentos açucarados (bolos, rebuçados, refrigerantes, etc.);

25 Evitar os fritos ou ementas com muita gordura; Consumir diariamente leite ou derivados; Comer pelo menos três peças de fruta por dia; Consumir produtos hortícolas e saladas com abundância;

26 Comer leguminosas ( feijão, grão) pelo menos duas vezes por semana; Consumir diariamente sopa; Comer peixe pelo menos quatro vezes por semana; Beber líquidos em abundância

27 Comer com calma, mastigando correctamente os alimentos.

28

29 A Obesidade é uma doença de alto risco, crónica e reincidente, que afecta milhões de pessoas em todo o mundo, inclusive crianças.

30 Considera-se que a Obesidade é: Excesso de gordura corporal; Excesso de ingestão de gorduras. Prevenção: Dieta alimentar equilibrada; Actividade física regular; Modo de vida saudável.

31 Alimentação variada faz bem à saúde e mantém a nossa boca livre de infecções e doenças. Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que variar e consumir frutas e vegetais são o segredo de uma alimentação saudável.

32


Carregar ppt "Comer bem, para viver melhor!. Alimentação composta de proteínas, carbonatos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google