A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Administração de Empresas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Administração de Empresas
Unidade I – Conceitos Básicos Sobre Sistemas De Informação Horário das aulas 08:45 às 10:25 – 110” – 01:50” Este módulo – 6h/a Datas das aulas – 6º período 3, 4 e 17 – Photoshop – 18, 24 e 25 Glossário de DTP e termos usados na Produção Gráfica Material elaborado pelo Prof.: Márcio Amaral Adaptado ao contexto da admistração Prof.: Ítalo Brener

2 Sistemas de Informação - Conceitos
Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

3 Sistemas de Informação - Conceitos Dado ou Conjunto de dados
Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Exemplos de dados: Nome de um empregado, número de peças no estoque ou de pedidos de vendas, etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

4 Sistemas de Informação - Conceitos
Informação é o dado trabalhado, gerando uma espécie de conhecimento ou mensagem que pode ser usada para aperfeiçoar ou tornar possível uma decisão ou ação. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

5 Sistemas de Informação - Conceitos Sistemas
Ouvimos a palavra sistema constantemente:  - O sistema telefônico ficou mudo! - O sistema de coleta de lixo está funcionando muito bem! - O sistema da casa lotérica esta fora do ar! O sistema de trânsito está caótico na cidade de Belo Horizonte! Outras frases que envolvam sistemas? Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

6 ... Acesso ao ensino superior Sistema segurança shopping
Sistemas de Informação - Conceitos Sistemas Reais: ... Avaliação acadêmica ... Acesso ao ensino superior Sistema segurança shopping Sistemas religiosos Sitema jurídicos ... Transporte ... Comunicação ... Saúde ... Previdenciário ... Segurança Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

7 Sistemas de Informação - Conceitos
Em qualquer um dos casos acima podemos observar que a palavra sistema está sempre acompanhada de outra que a qualifica. Desta forma encontra-se o objetivo declarado de um sistema, ou seja, a razão da sua existência. Exemplos: Sistema de trânsito, Sistema circulatório, Sistema educacional, sistema de saúde. Etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

8 Sistemas de Informação - Conceitos
Em um sistema de controle do acervo de uma biblioteca, por exemplo, pode verificar-se a existência dos títulos da obras, os exemplares, os usuários, a localização de cada exemplar, etc. Os elementos que compõem esse sistema interagem entre si. Eles se completam e permitem que ao sistema atingir o seu objetivo. Todo e qualquer sistema está inserido em um meio ambiente que o contém. Tudo que é externo a um sistema é chamado de seu meio ambiente. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

9 Sistemas de Informação - Conceitos
Existem vários conceitos que definem um sistema. Vejamos alguns: “Conjunto de partes coordenadas, que concorrem para a realização de um conjunto de objetivos”. (DIAS & GAZZANEO, 1989:4) “Um sistema é um conjunto de objetos unidos por alguma forma de interação ou interdependência”. (CHIAVENATO, 1983:515) Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

10 Sistemas de Informação - Conceitos
Existem vários conceitos que definem um sistema. Vejamos alguns: “Sistema pode ser definido como um conjunto de elementos interdependentes que interagem com objetivos comuns formando um todo”. (BALLESTERO ALVAREZ, 1990:17)   “Conjunto de elementos, entre os quais haja alguma relação. Disposição das partes ou elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam um estrutura organizada”. (FERREIRA, 1998:471) Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

11 Sistemas de Informação - Conceitos
Existem vários conceitos que definem um sistema. Vejamos alguns: "Combinação de recursos humanos e computacionais que interrelacionam a coleta, o armazenamento, a recuperação, a distribuição e o uso de dados com o objetivo de eficiência gerencial (planejamento, controle, comunicação e tomada de decisão) nas organizações. Podem também ajudar os gerentes e os usuários a analisar problemas, criar novos produtos e serviços e visualizar questões complexas" (MEC-98/SBC) Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

12 Sistemas de Informação - Conceitos
Existem vários conceitos que definem um sistema. Vejamos alguns: Para Laudon e Laudon [2] um sistema de informação pode ser definido como um conjunto de componentes inter relacionados trabalhando juntos para coletar, recuperar, processar, armazenar e distribuir informações com a finalidade de facilitar o planejamento, o controle, a coordenação, a análise e o processo decisório em organizações. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

13 Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

14 Sistemas de Informação (SI)
Um sistema de informação (SI) é um conjunto de elementos ou componentes interrelacionados que coletam (entrada), manipulam (processamento) e disseminam (saída) os dados e a informação e fornecem um mecanismo de feedback para atender a um objetivo.   Componentes de um sistema  Pode-se dizer que um sistema apresenta quatro componentes. São eles:  -Entrada -Processamento -Saída -Feedback (realimentação) Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

15 Sistemas de Informação (SI)
Entrada É a atividade de reunião e coleta de dados brutos. Em um sistema de graduação de uma universidade, as notas dos estudantes devem ser fornecidas pelos professores antes que o total das notas finais do semestre ou trimestre sejam compiladas e enviadas para os respectivos estudantes. A entrada pode ser um processo manual ou automatizado. Independente do método, a entrada precisa ser criteriosa para alcançar a saída desejada. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

16 Sistemas de Informação (SI)
Processamento  Em sistemas de informação, o processamento envolve a conversão e a transformação de dados em saídas úteis. O processamento pode incluir a realização de cálculos, comparações e tomadas de ações alternativas e, ainda, o armazenamento dos dados para uso futuro. O processamento também pode ser feito manualmente ou com a assistência de computadores. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

17 Sistemas de Informação (SI)
Saída Envolve a produção de informação útil, geralmente em forma de documentos e/ou relatórios. Em alguns casos, a saída de um sistema corresponde à entrada para outro. Por exemplo, a saída de um sistema que processa pedidos de vendas pode ser usada como entrada para um sistema de faturamento para clientes. Frequentemente, a saída de um sistema pode ser usada como entrada para controlar outros sistemas ou dispositivos. Por exemplo, a fabricação de um móvel para escritório é complicada e com muitas variáveis. Assim, o vendedor, o cliente e o projetista do móvel vão, através de várias interações, atender às necessidades do cliente. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

18 Sistemas de Informação (SI)
Feedback - (realimentação) É a saída utilizada para promover as mudanças na entrada ou nas atividades de processamento. Por exemplo, os erros ou problemas podem tornar necessário corrigir dados de entrada ou mesmo modificar um processo. O feedback também é importante para a gerência e para os tomadores de decisão em uma empresa ou indústria. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

19 Sistemas de Informação (SI)
Exemplo para visualização dos componentes de um sistema. (Lava a Jato automotivo) Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

20 Sistemas de Informação (SI)
Classificações de Sistema e suas Principais Características Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

21 Sistemas de Informação (SI)
Classificações de Sistema e suas Principais Características A maioria das empresas podem ser descritas a partir do esquema anterior. Por exemplo, uma empresa de serviços de limpeza de escritórios, após o expediente, está mais propensa a representar um sistema simples e estável, à medida que existe uma necessidade constante de seus serviços. No caso, por exemplo, de uma empresa fabricante de computadores, no entanto, é tipicamente complexa e dinâmica porque opera em um ambiente de constante evolução. Vale ressaltar que a adaptação é fator primordial para a sobrevivência de qualquer empresa que atua no mercado globalizado. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

22 Sistemas de Informação (SI)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADO (SIC) Um sistema de informação computadorizado (SIC) é composto de hardware, software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos que são configurados para coletar, manipular, armazenar e processar os dados em informação. O SIC também é denominado de infraestrutura tecnológica empresarial, porque constitui a base sobre a qual os sistemas de informação são construídos. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

23 Sistemas de Informação Empresariais
Os tipos mais comuns de sistemas de informação empresariais são: - Processamento de transações e comércio eletrônico (E-commerce) - Informações gerenciais, de suporte à decisão e de inteligência artificial. Esses sistemas dão suporte aos empregados das organizações para a realização de tarefas rotineiras ou mesmo tarefas específicas que envolvem uma grande complexidade de parâmetros. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

24 Sistemas de Processamento de Transações e Comércio Eletrônico
Um sistema de processamento de transações (SPT) é uma coleção organizada de pessoas, procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos com a finalidade de registrar as transações empresariais realizadas. Para se compreender um SPT é necessário se entender as operações e as funções básicas das empresas. Um dos primeiros sistemas empresariais que surgiu foi o sistema de folha de pagamento. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

25 Sistemas de Processamento de Transações e Comércio Eletrônico
O comércio eletrônico envolve qualquer transação empresarial executada eletronicamente entre partes como empresas entre si (business-to-business), empresas e clientes (business-to-consumer), empresas e setor público e consumidores e setor público. O maior volume de movimentação de vendas utilizando a Web, ao contrário do que se pensa, não é dos consumidores que fazem suas compras eletronicamente, mas sim pelas empresas que utilizam a Web para fazer grandes transações financeiras. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

26 Sistemas de Processamento de Transações e Comércio Eletrônico
Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

27 Sistemas de Processamento de Transações e Comércio Eletrônico
Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

28 Sistemas de Informação Gerenciais
Um sistema de informação gerencial (SIG) é constituído por um grupo de pessoas, procedimentos, software, banco de dados e dispositivos que fornecem informações para os gerentes ou tomadores de decisão em uma empresa. O papel principal do SIG é o de promover a eficiência operacional, através da geração de relatórios programados, resumidos, de demandas e de exceção, que descrevem as situações não-usuais ou críticas como, por exemplo, baixos estoques. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

29 Sistemas de Suporte à Decisão
Um sistema de suporte à Decisão (SSD) também é constituído de pessoas, procedimentos, software, bancos de dados e dispositivos usados para dar suporte a um problema específico na tomada de decisão. O foco do SSD incide sobre a eficácia da tomada de decisão. Enquanto um SIG ajuda a organização a “fazer coisas certas”, um SSD ajuda o gerente a “fazer a coisa certa”, naquele momento. São geralmente utilizados onde o problema é complexo e a informação necessária para a melhor decisão é difícil de se obter e de se usar. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

30 Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas
Além dos sistemas já citados, as organizações utilizam sistemas baseados em inteligência artificial (IA), onde o sistema de computador assume as características da inteligência humana. A robótica é uma das vertentes da IA, onde máquinas realizam tarefas complexas, repetitivas ou entediantes, como, por exemplo, a soldagem de chassis de automóveis na indústria. Sistemas de visão permitem aos robôs e a outros dispositivos ter a “visão” e armazenar e processar as imagens visuais. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

31 Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas
Os sistemas especialistas consistem em introduzir o conhecimento e a experiência de um profissional perito ou especialista em determinado segmento. Pois, dessa forma, esse conhecimento e experiência, de certa forma, não são totalmente perdidos quando esse especialista humano morre ou tem que se ausentar por algum motivo. Têm sido muito utilizados para monitorar sistemas complexos como reatores nucleares, executar diagnósticos médicos, localizar possíveis reparos de problemas, etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

32 Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas
A evolução tecnológica vem melhorando e muito esses sistemas, e sem dúvida, dentro de poucos anos os sistemas de informação serão ferramentas que poderão ser decisivas para se estabelecer de forma muito mais determinante o diferencial competitivo entre as empresas e/ou indústrias pelo mundo afora. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

33 SISTEMA EMPRESA A empresa e seu contexto por si só já é um sistema, em consequência, um Sistema de Informação. Tendo em vista a sua complexidade de atividades, funcionamento de processos, envolvimento de pessoas, entidades externas e a grandiosidade de manipulação de diversas informações, a empresa e as suas relações formam o maior de todos os Sistemas de Informação. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

34 SISTEMA EMPRESA Todo este funcionamento abrangente faz parte de uma abordagem sistêmica integrativa, envolvendo diretamente os conceitos e as questões de SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS, reiterando fortemente a sua importância. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia. Toda empresa moderna e preocupada com sua perenidade, deve também focar seus esforços na atuação e organização das atividades de SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.

35 SISTEMA EMPRESA Numa visão mais ampla e global, o Sistema Empresa é o ´´core business´´ núcleo principal de um sistema global, com sua abrangência, limites, meio ambiente interno e externo que influem e/ou são influenciados pela mesma. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

36 SISTEMA EMPRESA Meio ambiente Todas as empresas para que possam funcionar plenamente, necessitam ser e estar envolvidas com o meio ambiente interno e externo e com seus respectivos recursos. O meio ambiente externo condiciona o desenvolvimento da empresa, sendo altamente influenciada por esses fatores. Ela deve adaptar-se a eles e a cada nova situação de mercado. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

37 SISTEMA EMPRESA Meio ambiente Além da globalização de mercado que envolve a empresa, outros são os componentes do meio ambiente externo: Mercado nacional e internacional; Fornecedores e/ou intermediários; Clientes e/ou consumidores (usuários) e concorrentes; Comunidade, conjuntura e mercado; Governo, legislação, sindicatos e fiscalização; Tecnologias disponíveis, etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

38 SISTEMA EMPRESA Meio ambiente Os componentes do meio ambiente interno da empresa devem ser administrados e geridos de forma que coexistam harmonicamente: Recursos humanos; Máquinas e equipamentos; Recursos logísticos disponíveis; Conhecimento e tecnologias apreendidas, etc. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

39 SISTEMA EMPRESA Pessoas e empresas Sendo assim, como as empresas somente funcionam com e através de pessoas, são fundamentais as atividades e ações de: Recrutamento e seleção; Respeito e valorização do ser humano; Motivação e ambiente de trabalho; Treinamento e capacitação profissional; Perspectiva de futuro e contrapartida oferecida. Atividade de planejamento e gestão. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

40 SISTEMA EMPRESA Fatores de produção empresarial Todo o processo produtivo depende de 3 fatores básicos, onde a empresa e seus sistemas são os fatores integradores: Natureza - (fornece os insumos necessários, matéria-prima, energia, etc.); Capital - (dinheiro para pagamentos, sobrevivência e continuidade); Trabalho - (mão-de-obra que transforma os insumos em produtos). Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

41 ADMINISTRAÇÃO : Ciência aplicada, o que administra
ADMINISTRAÇÃO : Ciência aplicada, o que administra? Problemas, como localiza-los? SISTEMAS: interface entre conjuntos, elementos ou processos. Como compatibilizar? Ao se departamentalizar uma organização pode-se fragmentar em: MKT, RH, Operações e Financeiro( mais algum?) – esses departamentos coexistem? INFORMAÇÃO: internalização de dados que acumulados direcionam ações e decisões. Analise TOPDOWN ( inteligencia, projeto, escolha e Ação) Palavras chave: PARAMETRIZAÇÃO, métrica, sistemas, inovação, trade off. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

42 Patologias dos sistemas:
controle, prazos finais, personalização, controlados por todos, controlados por nenhum. Uma saída é entrada de outro sistema? Onde acontece o start up? O conceito de ´´antigamente´´!! Valor mercadologico pela inovação Sistemas auternativos ou alternativas de sistemas? Pensar fora da caixa Extrapolar as técnicas Reforçar argumentação Teoria crítica Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, quer como simples registro foto-mecânico, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da idéia.

43 Debates dos trabalhos


Carregar ppt "Curso de Administração de Empresas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google