A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Período de Aplicação - PROVA BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Período de Aplicação - PROVA BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1

2 Período de Aplicação - PROVA BRASIL
De 03 a 13 de Novembro 2015

3

4 OBJETIVOS - SAEB I. Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas; II. Identificar problemas e diferenças regionais na Educação Básica; III. Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos estudantes;

5 Objetivos IV. Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos; V. Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa; VI. Aplicar os testes definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB;

6 Objetivos VII. Produzir informações sobre o desempenho dos estudantes, bem como sobre as condições intra e extraescolares que incidem sobre o processo de ensino e aprendizagem, no âmbito das redes de ensino e unidades escolares; VIII. Fornecer dados para cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica -IDEB; IX. Avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência dos sistemas e redes de ensino brasileiros;

7 Objetivos X. Manter a construção de séries históricas, permitindo comparabilidade entre anos e entre séries escolares.

8 QUAL A IMPORTÂNCIA DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS?
Focalizam o ensino de um sistema escolar e não o aluno. Isso significa que esse tipo de avaliação, embora busque identificar habilidades demonstradas pelos alunos, objetiva verificar se o ensino foi realizado como deveria. É diferente da avaliação do aluno, interna à escola, em que o professor, com base no que trabalhou em sala de aula, visa constatar o que os alunos aprenderam para fazer as intervenções pedagógicas necessárias e garantir a aprendizagem de todos os alunos.

9 AVALIAÇÕES EXTERNAS EM 2015
Provinha Brasil (1ª e 2ª etapa)

10 Período de Aplicação das Provas O SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) - PROVA BRASIL De 03 a 13 de Novembro 2015 Público Alvo

11 Não serão avaliadas as turmas Multi, as turmas de Correção de Fluxo e as turmas de Ensino Médio Integrado declaradas no Censo Escolar. Escolas Indígenas: têm a opção de não participar

12 Objetivos da Avaliação Nacional do Rendimento Escolar - ANRESC (Prova Brasil) 2015
I. Aplicar instrumentos (provas de Leitura, de Matemática e questionários) nas escolas da rede pública de ensino, das zonas urbanas e rurais, que possuam pelo menos 20 estudantes matriculados nos 5º e 9º anos do ensino fundamental regular, que estejam organizadas no regime de 9 anos, assim como nas 4ª e 8ª séries do ensino fundamental regular de 8 anos; II. Fornecer informações sobre as unidades escolares que sejam úteis aos gestores da rede a qual pertençam às escolas avaliadas.

13 Prova de Matemática Serão avaliadas as habilidades de resolver problemas em quatro temas: espaço e forma, números e operações, grandezas e medidas e tratamento da informação, definidas nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica.

14 Prova de Língua Portuguesa
Serão avaliadas as habilidades de questões ligadas a procedimentos de leitura, implicação do suporte, do gênero e/ou do enunciador na compreensão do texto, 
relação entre textos, coerência e coesão no processamento do texto, relações entre recursos expressivos e efeitos de sentido e
variação linguística.

15 Questionários

16 Objetivo da Avaliação Nacional da Educação Básica- ANEB 2015
I. Aplicar instrumentos (provas de Leitura, Matemática e questionários) a uma amostra representativa de estudantes de 5º e 9º anos (4ª e 8ª séries) do ensino fundamental regular e de 3ª série e/ou 4ª série do ensino médio regular, das escolas das redes pública e privada, localizadas nas zonas urbanas e rurais, distribuídas nas 27 unidades da Federação.

17 ANEB 2015 Para a realização da ANEB 2015 será sorteada uma amostra complementar à ANRESC cujos estratos serão constituídos por: I. Escolas que tenham entre 10 e 19 estudantes matriculados no 5º ou no 9º ano (na 4ª ou na 8ª série) do ensino fundamental regular e 3ª série e/ou 4ª série do ensino médio regular, em escolas públicas, localizadas nas zonas urbanas e rurais; II. Escolas que tenham 10 ou mais estudantes matriculados no 5º ou no 9º ano (na 4ª ou na 8ª série) do ensino fundamental regular e 3ª série e/ou 4ª série do ensino médio regular, em escolas privadas, localizadas nas zonas urbana e rural.

18 Os resultados da Prova Brasil- Professor
Para os professores, os resultados permitem verificar, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, as habilidades que foram desenvolvidas e quais ainda precisam de um esforço adicional. Desta forma, os educadores contam com informações sobre as dificuldades apresentadas pelos estudantes, criando-se espaço de diálogo e reflexão em busca de melhores estratégias de ensino e aprendizagem, com vista à elevação da qualidade de ensino.

19 ANRESC (Prova Brasil) 2015 Os resultados de desempenho da ANRESC (Prova Brasil) 2015 se referirão às médias de desempenho e distribuição dos estudantes das unidades escolares, dos municípios e das unidades da federação, por nível de proficiência, além de englobar indicadores sobre o contexto escolar, tais como formação docente, nível socioeconômico e outros apresentados pelo Inep.

20 ANEB Os resultados de desempenho da ANEB se referirão às médias de desempenho e distribuição dos estudantes por nível de proficiência por estratos da amostra.

21 As informações produzidas pela ANRESC (Prova Brasil) e ANEB 2015 serão utilizadas para calcular o IDEB de cada unidade escolar pública, município, unidade da Federação e do País, além de subsidiar a formulação e monitoramento de políticas educacionais, com vistas à melhoria da qualidade da educação.

22 Para a divulgação dos resultados de desempenho na ANRESC (Prova Brasil) de cada unidade escolar pública e de cada município será estabelecido critério de participação mínima de 80% de participantes nas provas de Leitura e Matemática, em relação ao número de matrículas declaradas ao Censo Escolar de 2015.

23 Os resultados preliminares ANRESC (Prova Brasil) 2015 poderão ser acessados pelos diretores escolares em maio de 2016, por meio login e senha, em sistema específico.

24 Os diretores de escola terão 15 (quinze) dias consecutivos, a partir da divulgação on-line dos resultados preliminares na ANRESC (Prova Brasil) 2015, para a interposição de recursos ao Inep, em sistema específico, com as justificativas que fundamentam a solicitação.

25 Somente serão aceitos recursos encaminhados no prazo e na forma estabelecida na PORTARIA Nº 174, DE 13 DE MAIO DE 2015.

26 O Inep analisará e emitirá respostas aos recursos no prazo de até 30 dias após o final da interposição de recursos.

27 Os resultados finais do SAEB 2015 (ANRESC e ANEB) serão divulgados até agosto de 2016.

28 Sugestões de como organizar e preparar a aplicação da Prova Brasil na sua escola.

29 1- Conhecer o exame em detalhes
As equipes gestoras das escolas, professores, assessores pedagógicos e formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros) devem priorizar as ações visando à realização da prova. Precisam se informar sobre a prova, seus objetivos e suas características. O portal do MEC disponibiliza uma breve apresentação a respeito da avaliação, as matrizes de referência do exame e modelos de exercícios. Outra boa fonte de informação é o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o histórico das avaliações externas, legislação e menus específicos para gestores, professores e pais. É preciso analisar ainda o histórico da própria escola, avaliar a evolução dos resultados”. Além disso, vale consultar livros e pesquisas que abordem temas relativos aos exames externos. Os professores devem utilizar os materiais em sala de aula para que os estudantes que farão a avaliação já se familiarizem com o formato da prova, visto que há um tempo específico para a resolução das questões e das respostas ao questionário.

30 II- Informar os alunos e a comunidade
Os estudantes devem conhecer a importância de todas as avaliações como forma de diagnosticar os desafios que surgem durante o processo de construção do conhecimento para que eles tenham o Direito de Aprendizagens garantidos. Na época da Prova Brasil, essa valorização pode ser reforçada. "Por vezes, as turmas pensam que o exame não vale nada e que ninguém verá os resultados. É preciso comunicar os objetivos da avaliação e orientá-las a responder às questões com seriedade". Para evitar faltas, vale falar com os pais, socializar os resultados anteriores, contar o que é o Ideb e qual é a evolução esperada para a escola e dizer que o objetivo do governo é usar o indicador para organizar as políticas públicas.

31 III- Orientar a equipe docente e os seus funcionários
Os professores devem estar a par de todas as ações anteriores. Ou seja, é preciso compartilhar as informações sobre a avaliação e as condutas necessárias. "Uma sugestão para os gestores é imprimir os documentos, as matrizes e os modelos, mostrá-los à equipe e tirar as dúvidas. Outra orientação é a respeito dos questionários socioeconômicos: diretores e professores de Língua Portuguesa e Matemática recebem os formulários e precisam preenchê- los enquanto os alunos fazem a prova e entregá-los ao aplicador.

32 IV- Assegurar a participação dos alunos de inclusão
Todos os estudantes do 5º e 9º anos, sem exceção, devem participar da avaliação, inclusive os que têm algum tipo de necessidade especial. Para tanto, cabe ao diretor analisar, caso a caso, os seguintes aspectos: Os alunos de inclusão têm condições de permanecer em sala de aula durante a prova? A escola tem um leitor que possa auxiliar os alunos com deficiência visual a realizar o exame em sala reservada, mantendo o sigilo necessário? Há um intérprete de libras disponível para traduzir apenas as orientações gerais a respeito do preenchimento da prova e do questionário socioeconômico aos estudantes com deficiência auditiva? Se um dos alunos não puder fazer o exame, se ele se recusar a respondê-lo ou se desistir de realizá-lo, o aplicador solicitará ao professor que consulte a direção da escola para que esse estudante seja encaminhado a outra atividade.

33 V- Garantir as condições para a realização da prova
Enquanto o aplicador passa o exame para as turmas que realizam a Prova Brasil, as demais têm aulas normalmente. A duração é de duas horas e meia, período em que os alunos respondem aos exercícios e ao questionário socioeconômico. Os horários de merenda devem ser ajustados para não haver interrupção. Também é importante zelar pela tranquilidade do entorno das salas de aula. Além de fornecer orientações e tomar conta da turma, o aplicador coleta dados sobre a infraestrutura e o clima institucional da escola. Ao fim da prova, ele lacra os materiais em um malote inviolável e o diretor assina o Formulário de Controle da Aplicação, atestando que os procedimentos foram seguidos corretamente.

34 INDICADORES EDUCACIONAIS
Consulta do Ideb de cada escola, cidade ou estado, e visualização dos resultados do Fluxo e Aprendizado a partir de 2005 a Análise dos resultados da PROVA BRASIL- (5º e 9º Ano), por disciplina, etapa e rede de ensino. “Além de consultar o Ideb, você irá entender como foi gerado esse valor e visualizar informações que lhe permitirão realizar sua própria análise”.

35 Maria Aparecida Perez Toló E-mail: maria. tolo@seduc. mt. gov
Maria Aparecida Perez Toló Telefones: (65) e


Carregar ppt "Período de Aplicação - PROVA BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google