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COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

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Apresentação em tema: "COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
GINCANA DE PERGUNTAS - 2 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

2 O QUE É MOTIVAÇÃO? Disposição para fazer alguma coisa, condicionada pela capacidade de essa ação satisfazer uma necessidade do individuo

3 Fale sobre a qualidade de vida x Produtividade no trabalho
Quando há qualidade de vida no trabalho, automaticamente a produtividade aumenta. O funcionário bem “assistido”, trabalha satisfeito, torna-se comprometido, exerce com eficácia e eficiência a sua função

4 Programas de Remuneração Variável
Forte ligação entre desempenho e recompensa Reforçam e estimulam os funcionários a sublimar metas pessoais em vista dos interesses do deptº/empresa Esforços adicionais dos trabalhadores para ajudar a sua equipe a ser bem sucedida Bônus, participação nos resultados e outras formas de remuneração variável evitam despesas crescentes decorrentes de aumento salariais permanentes

5 Plano de Remuneração por habilidades/competências
Alternativa a remuneração com base no cargo/função Ao invés do posto ocupado determinar a categoria salarial, a quantidade de habilidades ou a variedade de funções que o funcionário é capaz de desempenhar determinam seu nível salarial Apelo do plano – flexibilidade – downsizing exige funcionários polivalentes (mas generalistas e menos especialistas) Estimula o trabalhador a aumentar seu leque de competências Facilita a comunicação interna (cada um passa a entender melhor a função do outro) Satisfaz necessidades dos mais ambiciosos que não tem muita oportunidade de progresso na função que desempenham, visto que podem aumentar seus rendimentos sem necessidade de promoção

6 Fale sobre a Teoria da fixação por objetivos
Intenções expressas como metas podem ser fonte principal de motivação no trabalho Objetivos específicos aprimoram o desempenho e objetivos difíceis (quando aceitos), acarretam melhor desempenho do que as metas mais fáceis de serem alcançadas. Estabelecer metas de difícil realização – níveis mais altos de desempenho individual Defende metas específicas e feedback Diferenças entre ambas = participação (a teoria diz que objetivos determinados pela chefia e impostos aos funcionários podem funcionar muito bem)

7 Cite as Fases do Modelo de Socialização
Pré chegada Encontro Metamorfose Resultados: produtividade, comprometimento e rotatividade

8 Quais são as 4 funções básicas para uma comunicação assertiva?
Controle Motivação Expressão emocional Informação

9 Competências necessárias para uma comunicação assertiva
Escuta ativa Respeito pelo interlocutor Bom contato visual Expressão corporal coerente

10 Aquele que emite ou transmite uma mensagem
Emissor

11 Aquele que recebe uma mensagem
Receptor

12 Canal é? Suporte que serve de veículo a uma mensagem

13 Código é? Sinais com regras

14 Conteúdo da comunicação é?
Mensagem

15 Capacidade e habilidades comunicativas Atitudes Conhecimentos
Quais são os facilitadores que possibilitam entendimento mais adequado da informação? Capacidade e habilidades comunicativas Atitudes Conhecimentos Sistema sócio-cultural

16 Quais são os tipos Relacionamento interpessoal
Passivo Atitude de evitamento perante pessoas e acontecimentos. Não age, afasta-se ou submete-se. Pessoa ansiosa, não age porque tem medo das decepções. Tímido e silencioso. Manipulador Esquiva-se aos encontros, não se envolve diretamente com as pessoas e com os acontecimentos. Realiza manobras de distração ou manipulação dos sentimentos dos outros. Não fala claramente dos seus objetivos, pessoa muito “teatral”. Agressivo ou Autoritário Comportamento de ataque contra as pessoas e os acontecimentos. Prefere submeter os outros a fazê-los aceitar. Fala alto, interrompe e faz barulho enquanto os outros se exprimem. Desgasta psicologicamente as pessoas que o rodeiam. Assertivo ou Auto-afirmativo Defende seus direitos e interesses e exprime seus sentimentos, pensamentos e necessidades de forma aberta, direta e honesta. Respeito por si e pelos outros, está aberto ao compromisso e à negociação. Respeita as diferenças e não as rejeita.

17 O que significa comunicação não verbal?
Comunicação realizada através de códigos como gestos, movimentos dos olhos e do rosto

18 O que é percepção e tomada de decisão?
Processo pelo quais os indivíduos organizam e interpretam suas impressões sensoriais visando dar significado ao seu ambiente. Cada pessoa tem a sua própria interpretação ou visão a respeito do mundo onde vive. As pessoas reagem àquilo que percebem, e suas percepções nem sempre refletem a realidade objetiva. À medida que aumenta a diferença entre a realidade percebida e a objetiva, aumenta também a possibilidade de incompreensão, frustração e conflito.

19 Quais os fatores que limitem o Modelo de Decisão Racional?
Lista exaustiva de alternativas Falta de consenso nas metas Ambientes ruidosos Arbítrio delimitado

20 Dentro do processo decisório quais são as fases distintas para criatividade?
Preparação Incubação Insight Verificação da solução

21 O que é Negociação? Processo para alcance de objetivos por meio de um acordo nas situações em que existam interesses comuns, complementares e opostos. Tentativa de persuadir pessoas a nos conceder algo que desejamos

22 Quais são os elementos de confiança inseridos no processo de Negociação?
Credibilidade – cumprir o que promete - fazer o que diz. Coerência – dizer o que pensa e não aquilo que a outra parte gostaria de ouvir. Receptividade ou aceitação – aceitar os outros como são, com respeito a ações, sentimentos, valores ou necessidades; procurar não julgar. Clareza ou sinceridade – dividir com as outras pessoas, não esconder o jogo; abrir o jogo quanto a sentimentos, fatos, informações não confidenciais. Flexibilidade – capacidade de considerar as necessidades alheias pelos menos tão importantes quanto as suas próprias, e a predisposição para mudanças.

23 Quais são os estilos de Negociação?
Estilo Catalisador: O negociador deste estilo é extremamente criativo, sempre com novas idéias, entusiasta de grandes empreendimentos, inovador. Às vezes, é visto como superficial, irreal, estratosférico, em suas decisões e ações. Estilo Apoiador: O negociador apoiador considera que os seres humanos são mais importante que qualquer trabalho; aprecia atuar sempre em equipe, procura agradar os outros, fazer amigos. Às vezes pode ser visto como incapaz de cumprir prazos, desenvolver projetos, enfim, mais como um missionário do que um executivo. Suas decisões são lentas e sempre busca não melindrar a outra parte. Estilo Controlador: O negociador controlador toma decisões rápidas e está sempre preocupado com o uso do seu tempo, com redução de custos; nas discussões, não faz rodeios, vai direto ao assunto, é organizado, conciso, objetivo, sua meta básica é conseguir resultados. Pode passar a imagem de egoísta, impaciente, insensível, exigente, rude, crítico e autoritário. Para obter apoio confia na eficiência, no bom trabalho feito e entregue no prazo combinado. Sob tensão, ameaça, impõe, torna-se tirânico. Estilo Analítico: O negociador analítico adora fazer perguntas para obter o máximo de informações, coletar todos os dados disponíveis, sempre se preocupando em saber todos os detalhes do empreendimento antes de iniciar qualquer tarefa ou tomar qualquer decisão, sem dividir com os outros as informações relevantes que possui. Às vezes, é visto como perfeccionista, detalhista em excesso, meticuloso, maçante, indeciso, teimoso e procrastinador, adiando a entrega para fazer sempre o melhor.

24 O que é Margem de Negociação?
Definida por 2 objetivos que são o desejável (o melhor) e o limite (mínimo aceitável) que se não for atendido fará com que se chegue a um impasse.

25 Quais são as fases da Negociação?
Pré-negociação Condução da negociação Pós-negociação

26 O que significa trabalho para a maioria das pessoas?
Ferramenta que permite o atendimento de suas necessidades basicas Necessidade de Realização: busca da excelência, de realizar-se em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso Necessidade de Poder: fazer as pessoas se comportarem de maneira que não é própria do comportamento delas Necessidade de Associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis

27 O que significa qualidade de vida no trabalho?
Busca do equilibrio entre prazer e obrigação, entre a atividade profissional e a diversão. Atendimento das necessidades humanas basicas: ambiente sadio, alimentação, educação, comunicação, lazer

28 O que é o estresse e por que ele acontece nas empresas?
Pressão, insistencia Uma reação automática, não específica, do corpo a qualquer demanda, podendo ser um desafio ou qualquer tipo de mudança que requer uma adaptação.

29 Quais são as 3 fases do estresse?
Alarme Resistencia Exaustao

30 O que é produtividade? Relação entre recursos utilizados e os resultados obtidos

31 O que significa absenteísmo?
Soma dos periodos em que os empregados se encontram ausentes do trabalho, seja por faltas ou atrasos, ou qq outro motivo interveniente

32 O que significa rotatividade?
Flutuação de pessoal entre uma organização e seu ambiente (volume de pessoas que integram e saem da organização)

33 Quais os beneficios para as empresas com a implantação de programas de qualidade de vida no trabalho? Incentivo de ações de melhoria e prevencao de doencas, funcionarios mais saudaveis e comprometidos em suas tarefas, alem do cumprimento da exigencia do mercado na questao da qualidade em todos os aspetos (vida, produtos e serviços prestados)

34 O que significa liderar pessoas?
Motivar Incentivar Influenciar

35 Quais são as atitudes esperadas de um gestor na atualidade?
VISAO (PARA ONDE VAMOS?) PAIXAO INTEGRIDADE AUTO-CONHECIMENTO HONESTIDADE MATURIDADE CURIOSIDADE OUSADIA

36 Quais são as atitudes esperadas de um gestor na atualidade?
Querer, querer mesmo Visão Acreditar no sonho Acreditar que vai chegar lá Ação Cabeça feita Mente aberta para o novo Planejar processo pessoal de crescimento voltado para pessoas

37 Habilidades gerenciais
Técnica Humana Conceitual Relacionamento interpessoal Liderança Resolução de conflitos Processamento de informações Tomada de decisões Alocação de recursos Empreendedorismo Introspecção

38 Por que as pessoas trabalham motivadas?
O desempenho das pessoas no trabalho ou fora dele não depende somente de habilidades individuais,mas também da motivação. Pessoas motivadas esforçam-se mais!


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