A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Setor primário A teoria dos três setores - década de 30."— Transcrição da apresentação:

1 Setor primário A teoria dos três setores - década de 30.
Atividades econômicas que para serem realizadas, contassem com a participação do trabalho humano e da natureza. Atividades extrativas – vegetal, animal e mineral (o homem extrai, mas quem “produz” é a natureza); A agricultura (o homem prepara a terra – meio de produção, semeia, toma cuidados e colhe, e a natureza faz o restante); A pecuária (criação de animais, também combinando trabalho humano e mecanismos naturais). Essas atividades são desenvolvidas no campo.

2 Setor secundário seria a produção de bens materiais elaborados, a partir de elementos oferecidos pela natureza, contando somente com a participação do trabalho humano. (atividade industrial) Nas sociedades modernas, essa atividade é desenvolvida nas fábricas, localizadas principalmente no espaço urbano

3 Seu desenvolvimento básico também ocorreria no espaço urbano.
O setor terciário: composto por outras atividades que não se refiram à produção de bens materiais (setor primário e secundário), mas sim à de bens imateriais. Transportes Comunicações Serviços públicos Bancos Oficinas Manutenção Comércio etc. Seu desenvolvimento básico também ocorreria no espaço urbano. É o setor que mais cresce. E a principal fonte de renda dos países desenvolvidos.

4 Setores da Economia Primário Extrativismo Agricultura Pecuária Secundário Construção Civil Transformação Indústria Terciário Administração Serviços Comércio

5 Urbanização brasileira
O que é urbanização?

6 O que é urbanização? Urbanização é um conceito geográfico que representa o desenvolvimento das cidades. Neste processo, ocorre a construção de casas, prédios, redes de esgoto, ruas, avenidas, escolas, hospitais, rede elétrica, shoppings, etc. 

7 As metrópoles brasileiras
As metrópoles exercem influência em praticamente todo o território nacional, promovendo a difusão de novas formas de vida, além de imprimirem mudanças na organização do espaço geográfico.

8 Aumento da urbanização
Na atualidade, de cada 100 brasileiros, aproximadamente 78 vivem em cidades. Apesar de o ritmo de urbanização estar declinando em nosso país, ainda ocorre transferência de população do meio rural para o meio urbano.

9 Hierarquia Urbana Metrópoles globais – são metrópoles cujas áreas de influência ultrapassam as fronteiras nacionais. Ex: SP e RJ Metrópoles nacionais – Fortaleza, Salvador, Recife, Belo Horizonte Curitiba, Porto Alegre e Brasília . Metrópoles regionais – alcance geográfico menor . Belém, Goiânia e Manaus. Centros regionais – cidades de porte médio . São Luiz, Teresina, Natal, João Pessoa, etc. Centros sub-regionais – cidades que se destacam no contexto de seus estados. Macapá, Boa Vista, Palmas, Juazeiro do Norte, etc. Centros locais – cidades com influência apenas no seu entorno. Conurbação : é a expansão e indiferenciação espacial das áreas urbanas dentro de uma região metropolitana.

10 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A volumosa produção de lixo, o que exige espaço para o seu depósito e cuidados ecológicos com o seu manejo. . .

11 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
Os engarrafamentos quilométricos, geradores de fumaça e ruídos que interferem na qualidade de vida . . .

12 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A carência de áreas verdes para o lazer e o entretenimento das pessoas . . .

13 Os grandes centros urbanos do Brasil convivem com uma série de problemas...
A especulação imobiliária conduz a ocupações irregulares, muitas delas ocorrendo em áreas de preservação, como os fundos de vales . . .

14 Cidades X empregos . . . As metrópoles não representam apenas problemas, aparentemente insolúveis. Seu extraordinário dinamismo é gerador de ofertas de trabalho e de negócios, além de concentrador de recursos financeiros e de consumo. cotidiano.

15 As regiões do Brasil e a urbanização

16 Urbanização e pobreza . . .

17 A urbanização e o nosso dia - a - dia
A urbanização traz diversas formas de construção do nosso espaço, e cada um de nós está construindo e ao mesmo tempo, sendo produto dessa construção, que deve ser cada vez melhor... O que você anda construindo? . . .

18 Processo de favelização

19

20 Processo de favelização -

21 Processo de evolução de um espaço urbano

22 Favelização : soluções perigosas

23 Região Metropolitana É um grande centro populacional, que consiste em uma (ou até mais) grande cidade central (uma metrópole), e sua zona adjacente de INFLUÊNCIA. Geralmente, regiões metropolitanas formam aglomerações urbanas, uma grande área urbanizada formada pela cidade núcleo e cidades adjacentes, formando uma conurbação, a qual faz com que as cidades percam seus limites físicos entre si, formando uma imensa metrópole, que na qual o centro está localizado na cidade central, normalmente aquela que da nome à região metropolitana, como Região Metropolitana de São Paulo.

24 RM de SÃO PAULO

25 Regiões Metropolitanas
 As RMs no Brasil foram criadas por lei aprovada no Congresso Nacional em Em 2010, eram legalmente reconhecidas como RMs no país 35 RMs: Grande São Paulo(39), Grande Rio de Janeiro(19), Grande Belo Horizonte(33), Grande Porto Alegre(28), Grande Recife(14), Grande Salvador(10)...  Constituem regiões metropolitanas reconhecidas por lei estadual: Goiânia, Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte-nordeste catarinense,Londrina, Maringá, Campinas, e Vale do Aço.

26 Estado do Rio de Janeiro !!!

27 Reg. Metropolitana do Rio de Janeiro

28

29

30 Conurbação: É quando um município ultrapassa seus limites por causa do crescimento e com isso encontra-se com os municípios vizinhos.

31

32

33

34 Rede Urbana A rede urbana é formada pelo sistema de cidades, no território de cada país interligadas umas às outras através dos sistemas de transportes e de comunicações, pelos quais fluem pessoas, mercadorias, informações etc.

35

36 HIERARQUIA URBANA O conceito de hierarquia urbana está baseado na noção de rede urbana, um conjunto integrado de cidades que estabelecem relações econômicas, sociais e políticas entre si A avaliação tradicional está baseada no denominado modelo industrial, que dá prioridade à relação estabelecida entre as diferentes cidades a partir dos fluxos de mercadorias e de serviços;

37 a avaliação recente apóia-se no chamado modelo informacional, concentrando-se na relação entre as diferentes cidades a partir dos fluxos administrativos e de informações.

38

39

40 Problemas Urbanos Moradia; Desemprego;
Segregação social/desigualdades sociais; Poluição; Enchentes urbanas; Acúmulo de lixo; Esgoto; Trânsito; Transporte coletivo; etc,.

41 FIM


Carregar ppt "Setor primário A teoria dos três setores - década de 30."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google