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NOVOS MODELOS DE EMPRESAS

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Apresentação em tema: "NOVOS MODELOS DE EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
Cesar Cacuso Eric Martins Flávio Caparroz Francisco Coutinho Rafael Souza Rubens Neves

2 menor grau de incerteza maior
FATORES CHAVE A – Clientela B – Concorrência C – Econômico D – Tecnológico E – Social F – Político G – Jurídico H - Físico E A G F H C B menor impacto maior D menor grau de incerteza maior

3 CENÁRIO EM 2020

4 Clientela CENÁRIO EM 2020 - GERAL Concorrência Econômico Tecnológico
Os clientes serão mais exigentes, procurando a melhor relação entre custo e benefício. A aceitação a veículos das montadoras asiáticas aumentará, representando um risco à empresa. As mulheres terão maior participação na composição da clientela, já que elas já são 35% dos chefes de família e 42,4% do mercado de trabalho. Concorrência Atuais montadoras devem continuar com grande participação de mercado. Devem surgir novas montadoras asiáticas, ameaçando a hegemonia das atuais líderes. Isso deve ser reforçado por uma moeda forte, estimulada pela economia de exportação de commodities. Econômico Brasil continuará a crescer economicamente, bastante dependente da exportação de commodities. Isso deve garantir a taxa de câmbio nos patamares atuais, o que ameaça as montadoras nacionais por causa das importações. Tecnológico Serão desenvolvidas tecnologias que visam a preservação do meio ambiente ("carros verdes"). Não se sabe ao certo qual o tipo de tecnologia ou combustível que prevalecerá, mas ela será rapidamente adotada pela maioria das montadoras. Jurídico Incerteza com relação a novas leis, mas será natural o surgimento de novas exigências conforme o mercado se torne mais maduro (itens de segurança, nível de emissões de poluentes, aumento ou redução de impostos, etc.) Físico Tendência a aumentar o número de veículos reciclados e portanto aproveitamento dos scraps para fabricação de novos produtos.

5 CENÁRIO 1 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES
Social 1 Crescimento econômico do Brasil segue uma tendência positiva, porém muito dependente do mercado internacional. Curva de crescimento se mantém positiva, ocorrendo aumento e maior distribuição da renda para os brasileiros. Programas assistencialistas do governo injetam grande quantidade de dinheiro na economia. A venda de veículos nos centros urbanos continuará num ritmo menor do que o atual. Acontecerão problemas de mobilidade (congestionamentos em períodos maiores). Fábricas de veículos explorarão as vendas em novos mercados, fora dos grandes centros. Novos veículos que teoricamente valorizam a mobilidade, passarão a ser vendidos em escalas maiores (veículos para 2 pessoas, com alto nível de tecnologia embarcada).

6 CENÁRIO 1 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES
Político 1 Poucas políticas para melhoria do transporte público, resultando em altos índices de congestionamentos, em patamares insustentáveis e que desmotivam as pessoas a adquirir novos veículos. Vendas começam a decrescer. Os custos para a aquisição de novos veículos serão sutilmente reduzidos. A contrapartida será a rigidez das regras para a utilização do carro nos grandes centros, com implementação de rodízio por um período maior do que atual e ampliação para outros centros urbanos além de São Paulo. Criação de pedágios urbanos e outras políticas para inibir a utilização rotineira do veículo. As montadoras continuarão a obter estímulos financeiros para vendas (linhas de crédito, redução de impostos, mas existirão estímulos maiores para as vendas de veículos novos e menos poluentes. Itens de segurança, hoje como opcionais, passarão a ser itens obrigatórios de série (ABS, Air Bag, controle de tração, etc.) Estímulo a industrialização fora dos grandes centros para que a economia do país seja pulverizada com conseqüente maior distribuição da frota pelo território nacional.

7 CENÁRIO 2 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES
Social 2 Crescimento econômico do Brasil segue uma tendência positiva, porém muito dependente do mercado internacional. Distribuição de renda permanece entre as piores do mundo. Programas assistencialistas perdem força, resultando em menos dinheiro na economia. A venda de veículos nos centros urbanos continua em níveis elevados, mas apenas parcela menor e mais rica tem condições de comprar novos veículos. Acontecerão problemas de mobilidade (congestionamentos em períodos maiores). Início de novas políticas de transporte público. Fábricas de veículos explorarão as vendas em novos mercados, fora dos grandes centros. Novos veículos que teoricamente valorizam a mobilidade, passarão a ser vendidos em escalas maiores (veículos para 2 pessoas, com alto nível de tecnologia embarcada).

8 CENÁRIO 2 EM 2020 – PRINCIPAIS FATORES
Político 2 Novas políticas para implementação de transporte público de qualidade. Em 10 anos não serão agressivas suficientes para resolver os atuais problemas dos grandes centros, mas existirá uma tendência das pessoas a utilizarem menos seus veículos pessoais para a mobilidade do dia-a-dia nos grandes centros. Os custos para a aquisição de novos veículos serão sutilmente reduzidos. A contrapartida será a rigidez das regras para a utilização do carro nos grandes centros, com implementação de rodízio por um período maior do que atual e ampliação para outros centros urbanos além de São Paulo. Criação de pedágios urbanos e outras políticas para inibir a utilização rotineira do veículo. As montadoras continuarão a obter estímulos financeiros para vendas (linhas de crédito, redução de impostos, mas existirá estímulos maiores para as vendas de veículos novos e menos poluentes. Itens de segurança, hoje como opcionais, passarão a ser itens obrigatórios de série (ABS, Air Bag, controle de tração, etc.) Estímulo a industrialização fora dos grandes centros para que a economia do país seja pulverizada com consequente maior distribuição da frota pelo território nacional.

9 CENÁRIO 1 - RESUMO CENÁRIO 2 - RESUMO
Altos níveis de congestionamento nos grandes centros levam as vendas de automóveis a cair drasticamente nesses locais, levando à necessidade do desenvolvimento de um novo modelo de negócios, baseado em serviços de locação de veículos. Migração de parcela da população para cidades menores, fazendo com que o modelo de negócios atual continue válido nesses locais. Demanda por carros menos poluentes, movidos por combustíveis “verdes” Forte concorrência das montadoras asiáticas, que será mais severa devido à taxa de câmbio que deve se manter no patamar atual Mulheres com maior influência no percentual de clientes Demanda maior por segurança nos veículos CENÁRIO 2 - RESUMO Níveis elevados de congestionamento, mas sem grandes impactos na venda de veículos Demanda por veículos menores cresce nos grandes centros Demanda por carros menos poluentes, movidos por combustíveis “verdes” Forte concorrência das montadoras asiáticas, que será mais severa devido à taxa de câmbio que deve se manter no patamar atual Mulheres com maior influência no percentual de clientes Demanda maior por segurança nos veículos

10 CENÁRIO EM 2020 – INDICADORES IMPORTANTES
Êxodo Rural: Crescente. Transporte Público nos grandes centros: Rede maior que a atual, mas não suficiente para atender a demanda. Taxa de câmbio: estável, dólar em torno de R$ 2,00. Renda de população brasileira: maior que a atual, mas não de maneira significativa. Economia: Estável, com crescimento moderado. Volume de vendas do setor automobilístico: Em torno dos 5 bilhões. Funcionalidade do veículo: - Grandes centros: Locomoção – carros menores/econômicos. - Interior: Prazer, carros maiores para a família.

11 COMPETÊNCIAS REQUERIDAS

12 CENÁRIOS EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM VENDAS
Cenário considerando limitações legais (ambientais) e estruturais para circulação de automóveis: Neste cenário o modelo de vendas sofre uma total mutação para um modelo de “aluguel” de automóveis nas grandes cidades, o que desafia brutalmente a cultura do “carro próprio” já aderida pelo mercado brasileiro. Neste modelo, as grandes cidades seriam dotadas de um bolsão de automóveis (papel que poderia ser assumido pelas atuais concessionárias) e estes bolsões seriam responsáveis por abastecer as cidades e regiões com automóveis para locação, que seriam substituídos ao longo do tempo por novos modelos de maior tecnologia agregada e, consequentemente, menos poluentes. Competências necessárias nesse novo modelo de negócios seriam flexibilidade, agilidade e capacidade de customizar soluções. Será imperativo que os profissionais estejam capacitados e treinados nesse novo modelo A maior importância das mulheres no mercado resulta na necessidade de competências adequadas a esse público.

13 CENÁRIO EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM VENDAS
2. Cenário de mudança de mercado , considerando somente limitações estruturais a circulação de automóveis: Neste cenário a grande mudança do modelo não seria em vendas, mas sim no maneira de subsidiar as possibilidades de circulação dos automóveis; Podendo comparar-se as atuais PPP, a indústria assumiria o papel das concessionárias viárias abrindo possibilidade de obras e melhorias continuas para facilitar o uso do automóvel. Tal movimento teria impacto direto nas vendas pois permitiria o uso do automóvel de maneira funcional. O preço dos automóveis não seria afetado e possivelmente até cairiam em eventual negociação tributária pelas obras de melhorias adotadas. O ganho total para os consumidores estaria na acessibilidade e mobilidade. A maior importância das mulheres no mercado resulta na necessidade de competências adequadas a esse público.

14 CENÁRIO EM 2020 – NOVAS COMPETÊNCIAS EM MOTORIZAÇÃO / TECNOLOGIA
Veículos Elétricos – Estima-se que em 2020, 20% dos veículos comercializados sejam elétricos. Veículos Elétricos Híbridos – Carros elétricos cuja energia elétrica é gerada a bordo. ACESSÓRIOS Maior demanda por itens de segurança e facilidades, como sistemas de monitoramento, GPS integrado, pneus a prova de furos, etc. TAMANHO Fabricação em Massa de carros com tamanho menor (Ex: Smart) Teríamos um “novo” mercado onde as Montadoras passariam a competir fortemente. Esse carros seriam para no máximo 1 ou 2 pessoas e totalmente exclusivos para a locomoção na grandes cidades.

15 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
Cenário 1 Cenário 2 Queda nos lucros com a queda nas vendas de veículos nos grandes centros Não desenvolvimento das competências necessárias para o modelo de negócios baseado nos bolsões de veículos Problemas no desenvolvimento de carros baseados em combustíveis “verdes”, resultando na perda de participação de mercado Problemas com o desenvolvimento de carros menores Problemas no desenvolvimento de carros baseados em combustíveis “verdes”, resultando na perda de participação de mercado Problemas com o desenvolvimento de carros menores Ameaças Antecipação ao problema de mobilidade nos grandes centros, sendo a primeira empresa a oferecer o serviço de aluguel de veículos Desenvolvimento de tecnologia para a utilização de combustíveis verdes, sendo a primeira montadora a oferecer essa tecnologia Conquistar o mercado de carros menores e mais adequados aos grandes centros Atender as demandas do público feminino Desenvolvimento de tecnologia para a utilização de combustíveis verdes, sendo a primeira montadora a oferecer essa tecnologia Conquistar o mercado de carros menores e mais adequados aos grandes centros Atender as demandas do público feminino Oportunidades

16 ESTRATÉGIA Monitorar indicadores para antecipar a ocorrência de um dos cenários Estabelecer parcerias com centros de pesquisas, universidades, fornecedores e outras montadoras, afim de desenvolver tecnologias para carros movidos a combustíveis “verdes” Treinamento dos funcionários para aquisição de competências referentes a serviços, caso o cenário 1 se concretize Contratação de mais mulheres para adequar os produtos e as estratégias de vendas ao público feminino Investimento no desenvolvimento de carros menores e menos poluentes para as grandes cidades

17 CADEIA DE VALOR ATUAL DA INDÚSTRIA Design
Inteligência de Mercado Design Autopeças (sistemistas) Engenharia de Produto Gestão da Qualidade do Produto Aço Manufatura Vendas Pós Vendas Máquinas e Equipamentos Engenharia de Manufatura Gerenciamento de Programas

18 GAPS Criação ou parcerias com centros de pesquisa: Quem dominar ou tiver tal tecnologia primeiramente, terá um importante diferencial competitivo. Criação de centros de reciclagem: Montadoras teriam “responsabilidade” ambiental pelo que produz, e poderiam reciclar carros usados para fabricação de novos. Gerenciamento de portifólios: Desenvolver estudos de um modelo de negócio bem mais abrangente e complexo que o atual, definido geograficamente.

19 Estratégias para preenchimento dos GAPs
Cenário 1: novo modelo de negócio Gestão: Tendo em vista o gap existente entre as competências necessárias para gerir uma empresa de manufatura e uma empresa de prestação de serviços, o grupo entende que a melhor estratégia para conseguir tais competências seria adquirir uma empresa do ramo de locação ou estruturar uma parceria com empresas especializadas no setor de locação automotiva; Tecnologia: Desenvolvimento e uso de tecnologias que permitam a rápida locação de automóveis; Pessoas: Intensa campanha, de forma a introduzir o novo conceito de negócio na cultura local. O desenvolvimento econômico e tecnológico do País tenderá a ajudar a absorção desse novo conceito de negócio.

20 Estratégias para preenchimento dos GAPs
Cenário 2: modelo de negócio atual Gestão: Nesse cenário, o modelo de negócios continua focado na fabricação/montagem de automóveis, mas com a influência das novas tecnologias dos automóveis. Assim, a gestão desse novo modelo de negócio deverá focar em pesquisa, alta-tecnologia, etc Tecnologia: Será o foco do novo modelo. Assim, parceira com universidades e centros de pesquisa são ações importantes para manter a dianteira no fator tecnologia; Pessoas: Campanhas e conscientização da população. Auxílio político no desenvolvimento de novas tecnologias (incentivos fiscais, etc)

21 Análise de Operações Financeiras
CADEIA DE VALOR EM 2020 Qualidade do Produto Inteligência de Mercado Autopeças (sistemistas) Engenharia de Produto Centros de Pesquisas Alianças Manufatura Centros de Reciclagem Importação Gerenciamento do Portfólio Vendas / Locações Análise de Operações Financeiras

22 CENÁRIO EM 2020 – PROCESSOS DA INDÚSTRIA
Tecnologia: Enfoque contínuo em motores menos poluentes e tecnologias que tragam maior segurança e conforto aos motoristas. Monitoramento por satélite, maior automatização do carro: mais eletrônico e menos mecânico. Vendas: Estratégia de vendas diferentes para cidades grandes e cidades menores. Carros diferentes para nichos diferentes. Modelo de Negócio: Maior aliança com outras montadoras e centros de pesquisa; automóveis com maior índice de reciclagem; menos manufatura e mais importações (chineses e coreanos). Automóvel passa a ser uma ferramenta de mobilidade e não um bem de consumo. Manufatura: manufatura compartilhada. Mais fábricas, produzindo modelos de marcas diversas.

23 CENÁRIO EM 2020 – PROCESSOS DA INDÚSTRIA
Produto: Carros tecnológicos e menos poluentes. Preços mais caros para compra. Funcionários: Mais engenheiros e estrategistas. Finanças deixa de ser uma área de monitoramento de budget e passa a ter maior enfoque nas operações de produção, importação e vendas. Necessária parceria com universidades para formar essa mão de obra. Pessoas com contratos de trabalho flexível, podendo trabalhar por projetos e não mais somente para a empresa. Marketing: Estímulo a locação de veículos nos grandes centros. Vendas com maior enfoque para cidades menores.

24 CENÁRIO EM 2020 – RESULTADOS ESPERADOS
Receita: Receita continuará alta, mas com resultados advindos das parcerias com outras montadoras, governos e municípios. Market Share: Mais players dividindo o mesmo mercado. Domínio das 4 grandes (Fiat, VW, GM, Ford) será quebrado pela vinda de empresas mais enxutas e com operações mais baratas. Mix de Produtos: Opções variadas com modelos específicos para cada região (urbana / não-urbana).


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