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PROJETO Aprendendo a Empreender

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Apresentação em tema: "PROJETO Aprendendo a Empreender"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO Aprendendo a Empreender
Educação de Jovens e Adultos – E.J.A. C.E.U.C PROJETO Aprendendo a Empreender

2 O que diz a LDB sobre o Ensino Médio:
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – (LDB) – Lei 9.394/96 – no Título II, (Dos Princípios e Fins da Educação Nacional) Art. 2º, declara: “A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

3 O Ensino Médio é considerado pela LDB como etapa final da Educação Básica.
Suas finalidades principais, conforme a Seção IV, Art. 35º, são as seguintes: Consolidação e aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, possibilitando o prosseguimento dos estudos; Preparação básica para o trabalho; Aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. Compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

4 Para considerar essas finalidades, a LDB, conforme a Seção IV, Art
Para considerar essas finalidades, a LDB, conforme a Seção IV, Art.36º, aponta, para o Ensino Médio, as seguintes Diretrizes Curriculares: Destacar a educação tecnológica básica; Destacar a compreensão do significado das ciências, das letras e das artes; Considerar o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; Fomentar a apropriação da língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania; Adotar metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a iniciativa dos estudantes; Incluir a língua estrangeira moderna como disciplina obrigatória, escolhida pela comunidade escolar, e uma segunda, em caráter optativo, dentro da disponibilidade da instituição.

5 Assim... Ao indicar essas Diretrizes para o Ensino Médio, entende-se que a LDB (BRASIL, 1996) traz, de forma subjacente, o desafio atual enfrentado pela Educação, que é o de incluir as tecnologias nos currículos como mais uma linguagem que transforma os processos de ensino e aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento, no sentido de considerar que os avanços conquistam novas formas de pensamento (novos recursos cognitivos).

6 INTERDISCIPLINARIDADE

7 Formação Integrada O contexto da sociedade tecnológica e o novo ambiente produtivo vêm exigindo uma formação que inclua flexibilidade funcional, criatividade, autonomia de decisões, capacidade de trabalhar em equipe, autonomia intelectual e pensamento crítico, com destaque para valores e para a formação cultural do estudante.

8 1. OBJETIVO GERAL Conscientizar os jovens quanto à importância do empreendedorismo na vida pessoal e profissional; desenvolvendo atividades educativas que possam melhorar o comportamento deles na comunidade; diminuindo a violência dentro e fora da escola; e disseminando o respeito entre os seres humanos, dentre outras habilidades do aprender a empreender através de atividades nas quais eles sejam autores das idéias.

9 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Buscar informações, analisá-las e selecioná-las; Desenvolver a capacidade de aprendizagem por meio da criatividade e formulação de conceitos, ao invés da mera aplicação de exercícios de memorização; Estimular o uso das TIC de forma construtivista. Incentivar o corpo discente na pesquisa sobre empreendedorismo; Valorizar as experiências e vivências dos estudantes; Humanizar a relação educacional através de projetos criativos.

10 3. CONTEÚDOSCURRICULARES
Os conteúdos a serem trabalhados durante o desenvolvimento do projeto serão variados, pois os alunos farão as pesquisas de acordo com o ramo de atividade escolhido. Serão 05 turmas ou mais, cada turma definirá o ramo de atividade a ser pesquisado, criando assim o seu Plano de Ação. Em cada turma serão escolhidos: direção da empresa; gerentes e um Mediador (professor).

11 4.INTERDISCIPLINARIDADE
Os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais serão trabalhados de forma muito específica, de acordo com a realidade do aluno naquele momento de dúvidas, de pesquisas, de curiosidades. Por exemplo, uma turma vai pesquisar sobre restaurante poderá pesquisar, em algum momento, sobre calorias, carboidratos, gorduras saturadas/insaturadas (química), calcular preços dos pratos típicos da culinária (matemática), elaborar um cardápio em português e inglês, redigir os textos - língua portuguesa; Em cada atividade será feita a mediação do professor, motivando os alunos a realizarem pesquisas amplas e que possam relacioná-las com os conteúdos trabalhados em sala de aula, ou não.

12 5. METODOLOGIA 1º Passo – Sensibilização Externa - Realização de palestra sobre Empreendedorismo, em parceria com o Sebrae. Este momento servirá para clarear as idéias dos alunos, pois eles realmente precisarão entender a importância do tema para sua vida. 2º Passo – Tempestade de idéias – Após a realização da palestra, os professores darão início ao projeto fazendo uma tempestade de idéias com os alunos sobre o Ramo de Atividade que a turma poderá escolher (serviços, comércio ou indústria). Além da escolha dos diretores e gerentes das suas respectivas empresas (Setores: RH, Marketing, Produção, Financeiro, Vendas, Administrativo, Jurídico). 3º - Passo - Realização curso Aprendendo a Empreender - Parceria com o Sebrae, para os alunos que foram eleitos “diretores” e “gerentes” das empresas simuladas. Cada turma será divida em equipes, segundo o critério da vocação do aluno (Setor de Produção, Setor de Marketing, Setor Pessoal, Setor Administrativo e Setor Financeiro). Cada setor terá de 4 a 5 alunos que dividirão as tarefas de acordo com a função do setor, portanto eles buscarão relacionar os conteúdos pertinentes ao ramo escolhido. Desta forma os alunos terão a oportunidade de adquirir novos conhecimentos sobre empreendedorismo liderança, análise de mercado, noções de marketing, noções de contabilidade, noções de qualidade no atendimento, noções básicas de informática, e principalmente aprenderão a trabalhar em equipe, a respeitar a opinião dos colegas, a unir forças para alcançar os objetivos do grupo.

13 4º - Passo – Elaboração do Plano de Negócios – Após a realização do curso será o desenvolvimento do projeto, na escola, através da elaboração do plano de ação. Em cada turma ocorrerá uma simulação de implantação de uma mini-empresa onde educadores e educandos usarão a criatividade para a elaboração do mesmo desde a criação da marca, estratégia de marketing; vendas, concorrência, fornecedores, pesquisa de mercado. Etc. 5º - Passo - Realização do seminário - todas as turmas participarão com exposição em stands organizados pelos alunos. Cada turma fará a exposição de sua empresa e terá a oportunidade de comercializar os seus produtos e serviços.

14 Os instrumentos utilizados:
6. AVALIAÇÃO A avaliação será processual, ou seja, em cada encontro serão observados os seguintes itens: freqüência, participação, interesse, qualidade do conteúdo pesquisado e cumprimento das atividades. Criatividade Os instrumentos utilizados: elaboração do plano de negócios e, no final, a realização do seminário por todas as turmas que participaram do projeto.

15 O projeto é de cunho profissionalizante, mas tem a finalidade de preparar o aluno para o mundo do trabalho, para o qual ele levará muitos conhecimentos prévios, adquiridos no seu contexto de vida. Na escola ele terá condições de obter informações, organizá-las, analisá-las e sistematizá-las na construção de um novo saber. Desta forma o aluno e o professor estarão atuando de forma pragmática, ou seja, colocando em prática as suas idéias e tendo a oportunidade de refletir na ação e sobre a ação, um momento rico no qual o aprendiz terá a sensação de estar apreendendo algo que poderá ser utilizado de imediato e não em um futuro distante.

16 7.RESULTADOS ESPERADOS Os resultados serão diversos, a depender da produção e envolvimento dos atores. Mas a nossa intenção é apresentar para a comunidade escolar que os recursos tecnológicos podem contribuir muito na ação do professor e consequentemente na ação do aluno. Um prática pedagógica inovadora, fora do convencional, e que pode trazer bons resultados se bem planejada e com objetivos definidos.

17 8. EQUIPE Direção: Prof. Carlos Andrade Vice-Direção: Profª. Mirtes
Coordenação: Walry Góes Professores: Biologia – Educação Artística – Física – Geografia – História – Inglês – Língua Portuguesa – Matemática – Química –

18 Com quais recursos tecnológicos
Descrição das etapas de desenvolvimento da ação, especificando para cada uma delas: Ações Descrição O que fazer Elaboração de Plano de Negócios – simulação Como fazer Os planos serão elaborados de acordo com a orientação do professor. Eles poderão utilizar os recursos tecnológicos. Quando fazer 1º ou 2º semestre Com quais recursos tecnológicos Computador; Data-show; Scanner; Filmadora. Com quem fazer Professores, alunos e colaboradores. Parcerias Externas SEC; IAT; SEBRAE: NTE: SENAI; CETIND;


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