A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Ensino Plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Ensino Plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto."— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Ensino Plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto

2 PLANO DE ENSINO Conceituação O QUE É? Roteiro organizado das unidades didáticas Para um ano ou semestre Outras denominações: plano de curso, plano de unidades Componentes: - Identificação - Justificativa - Competências e Habilidades - Objetivos: gerais e específicos - Conteúdo - Tempo /Cronograma - Procedimentos Metodológicos - Procedimentos Avaliativos - Bibliografias

3 PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO oDisciplina oEscola oSérie oPeríodo oNúmero de aulas: semanais/semes- trais/anuais oProfessor

4 Plano de Ensino JUSTIFICATIVA DA DISCIPLINA  Qual a importância e o papel da disciplina no desenvolvimento cognitivo dos alunos?  Para que serve ensinar História ?  Responder: para quê ? por quê ? como ?

5 Competências e habilidades O que são competências e habilidades: As competências/habilidades são inseparáveis da ação, mas exigem domínio de conhecimentos; Competências se constituem num conjunto de conhecimentos, atitudes, capacidades e aptidões que habilitam alguém para vários desempenhos da vida; Habilidades se ligam a atributos relacionados não apenas ao saber- conhecer mas ao saber-fazer, saber-conviver e ao saber-ser; As competências pressupõem operações mentais, capacidades para usar as habilidades, emprego de atitudes, adequadas à realização de tarefas e conhecimentos;

6 Qual a diferença entre Competências e Habilidades? De acordo com o professor Vasco Moretto, doutorando em Didática pela Universidade Laval de Quebec/Canadá: " As habilidades estão associadas ao saber fazer: ação física ou mental que indica a capacidade adquirida. Assim, identificar variáveis, compreender fenômenos, relacionar informações, analisar situações- problema, sintetizar,julgar, correlacionar e manipular são exemplos de habilidades. Já as competências são um conjunto de habilidades harmonicamente desenvolvidas e que caracterizam por exemplo uma função/profissão específica: ser arquiteto, médico ou professor de química. As habilidades devem ser desenvolvidas na busca das competências."

7 O PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS -PCNs -Projeto Político Pedagógico da escola -Para aquele nível de ensino -Para aquela série OBJETIVOS ESPECÍFICOS -Conceituais -Procedimentais -Atitudinais

8 conteúdos Conceituais; O que os alunos devem compreender. Procedimentais; O que os alunos devem saber fazer. Atitudinais; o que os alunos devem ser Conteúdo a ser trabalhado.(citar qual o assunto) Tempo/Cronograma.(o tempo/quantas aulas irão precisar para ministrar o conteúdo) Procedimentos metodológicos:(de que forma irá ministrar a aula)

9 Conteúdo a ser trabalhado.(citar qual o assunto) Tempo/Cronograma.(o tempo/quantas aulas irão precisar para ministrar o conteúdo) Procedimentos metodológicos:(de que forma irá ministrar a aula) Procedimentos avaliativos.( como será feito a avaliação da aula) Bibliografias ( quais os textos, livros e sites foram utilizados)

10 O plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto

11 PASSOS PARA ELABORAR UM PLANO DE AULA *Identificação ( escola,professor, série, turma, período, disciplina); *Competências e habilidades a serem desenvolvidas; *Objetivos específicos; *Conteúdo; *Metodologia; *Cronograma (hora, dia,...); *Recursos; *Avaliação; *Bibliografias; *Anexos.


Carregar ppt "Plano de Ensino Plano de aula DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA Professora: Georgina A. Lomanto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google