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Princípios do Planejamento Estratégico

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Apresentação em tema: "Princípios do Planejamento Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Princípios do Planejamento Estratégico
Luciana Matos Resende

2 Existem vários modelos de planejamentos ou planos.
Introdução Uma das ferramentas mais importantes no processo de gestão é o planejamento. Inúmeras empresas ficam perdidas por não possuírem um guia que oriente sua atuação no mercado. Existem vários modelos de planejamentos ou planos. Nosso objetivo é encontrar um modelo fácil de se entender, objetivo e que possa ser utilizado em qualquer tipo de empresa.

3 Conceitos O que é planejamento estratégico? O que é plano de marketing? O que é plano de ação? O que o marketing tem a ver com tudo isso?

4 CONCEITO DE MARKETING Marketing é um processo social e gerencial pelo qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e desejam com a criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. Kotler (2000)

5 MARKETING: CONCEITOS IMPORTANTES
Necessidades, desejos e demandas Produtos e Serviços Mercado Lucro Trocas e transações e relacionamentos Valor e Satisfação

6 Necessidades, desejos e demandas
Necessidades – resultam de situações de privação. Ex: Necessidades básicas de alimentação, vestuário, abrigo, segurança, necessidades sociais de bens e afeto, necessidades individuais de conhecimento e auto expressão. Elas não foram inventadas pelo profissionais de marketing, são elementos básicos da condição humana.

7 A hierarquia das necessidades de Maslow

8 Necessidades, desejos e demandas
Desejos – são a forma que as necessidades humanas assumem quando são particularizadas por determinada cultura e pela personalidade individual. Um norte americano precisa comer, mas deseja hambúrguer, batatas fritas e refrigerante. Um japonês deseja sua comida típica.

9 Necessidades, desejos e demandas
Demandas – As pessoas têm desejos quase ilimitados, mas possuem recursos finitos. Assim, optam por investir seu dinheiro em produtos que lhe ofereçam o máximo possível de VALOR e SATISFAÇÃO. Quando apoiados pelo poder de compra, os desejos tornam-se demandas.

10 Produtos e serviços Produtos – é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para satisfazer uma necessidade ou um desejo. Além dos bens tangíveis, podemos considerar como produtos os serviços – atividades ou benefícios oferecidos, os quais são intangíveis.

11 Valor, satisfação e qualidade
Valor para o cliente – é a diferença entre o que ele ganha adquirindo e utilizando um produto e o que gasta para fazer a aquisição. Tem a ver com cultura e comportamento de consumo. Ex: Os clientes da FedEx ganham determinados benefícios, como rapidez e confiabilidade na entrega. No entanto pagam mais caro por isso, mas “vale a pena” para esses clientes.

12 Valor, satisfação e qualidade
Satisfação do cliente – depende do que ele percebe sobre o desempenho do produto em relação às suas expectativas. Obviamente a qualidade do produto / serviço e atendimento impactam diretamente a satisfação. S = R – E

13 Troca, transações e relacionamentos
Troca – é o ato de obter de alguém um objeto desejado oferecendo algo em troca. Transação – consiste na troca de valores entre duas partes. Se troca é o conceito central do mkt, a transação é a sua unidade de avaliação / de valor. Relacionamento – o mkt de transação faz parte de um conceito maior – do marketing de relacionamento. Há a necessidade de criar relacionamentos de longo prazo com clientes, distribuidores, fornecedores, etc, além dos vínculos sociais e econômicos fortes. “Construa uma rede de relacionamentos com participantes-chave e os lucros virão...”

14 Mercados Mercado – é o conjunto de compradores atuais e potenciais de um produto. Para os economistas, o termo mercado refere-se a uma gama de compradores e vendedores. Ex: mercado de imóveis, de grãos, etc. X Para os profissionais de marketing, os compradores são um mercado e os vendedores são denominados como setor de atuação ou négocio. Esse conceito é importante para entendermos segmentação de mercado e posicionamento estratégico. Ou seja, quando pensamos em mercado-alvo, em marketing, lembramos imediatamente do público consumidor.

15 É a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício.
Conceitos O que é marketing? É a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício. Os dois principais objetivos do marketing são: atrair novos clientes, prometendo-lhes valor superior, e manter os clientes atuais, propiciando-lhes satisfação. (KOTLER, 2003)

16 CONCEITO DE MARKETING Marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação de preço, a promoção e a distribuição de idéias, bens e serviços de forma a criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. American Marketing Association

17 É muito mais que um departamento...
CONCEITO DE MARKETING É muito mais que um departamento... Marketing é o modo ordenado e profundo de refletir sobre o ambiente dos negócios e planejar para eles.

18 Planejamento Planejamento estratégico é o processo de desenvolver e manter um ajuste estratégico entre os objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de marketing em um mercado (e ambiente) em contínua mutação. (KOTLER, 2003)

19 Planejamento X Plano (projeto)
Planejamento – é estratégico – define “onde” a empresa quer chegar. Plano – é tático e operacional – ajuda a empresa em “como” ela chegará onde deseja.

20 Estratégia O que é estratégia?
A estratégia é a ciência e a arte de CRIAR e CAPTURAR valor para o mercado, especialmente para os stakeholders da organização: clientes, empregados, fornecedores, comunidade, etc. É conquistar uma posição que gere um diferencial competitivo sustentável. É a busca permanente de vantagens competitivas sustentáveis. Desempenhar atividades diferentes dos concorrentes ou as mesmas atividades de modo diferente. Tem a ver com: finalidade, objetivos baseados em crenças e valores, vantagem competitiva, posicionamento, valor. O planejamento serve para a implementação da estratégia.

21 21 O QUE É ESTRATÉGIA ? É o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver, o tipo de organização econômica e humana que pretende ser e a natureza da contribuição que pretende proporcionar a seus stakeholders. 21

22 O que é Planejamento Estratégico ?
Documento escrito que contém, no mínimo, quatro elementos básicos: resumo da análise da situação (interna e externa); conjunto de objetivos; descrição estratégica detalhada sobre onde se encontra a vantagem competitiva e como as variáveis de marketing serão combinadas para alcançar os objetivos bem como o impacto financeiro. conjunto de procedimentos para monitoramento e controle dos planos por meio de feedback sobre resultados / indicadores de desempenho.

23 Planejamento Em suma, planejamento é uma forma de descrever métodos de aplicação dos recursos de uma empresa para se atingir os objetivos da mesma em várias esferas – estratégico. Já o plano tático ou plano de ação é o documento que formula uma série de ações para “comercializar” os produtos e serviços da empresa – tático e operacional. Está dentro do planejamento estratégico.

24 Níveis de planejamento
Nível na empresa Tipo de planejamento Pergunta pertinente Resultado Corporativo Estratégico Qual é nosso negócio? Qual deveria ser? Missão e visão corporativa, portfólio de negócio, posicionamento e público-alvo. Unidade de Negócio Para onde devemos ir? Estratégia de mkt indicando onde obtemos vantagem competitiva sustentável em cada unid. de negócio. Produto / mercado / cliente Gerenciamen-to (tático e operacional) Como chegamos lá? Planos de ação para alcançar maior competitividade e resultados.

25 O papel do marketing no planejamento
A estratégia geral da empresa e a estratégia de marketing se sobrepõem. O marketing examina as necessidades do consumidor e a capacidade da empresa em satisfazê-las. Esses mesmos fatores orientam a missão e os objetivos gerais da empresa. KOTLER, 2003

26 O papel do marketing no planejamento
1) Definição de missão e visão da empresa 2) Estabelecimento de objetivos e metas da empresa 3) Desenvolvimento do portfólio de negócios da empresa (conjunto de negócios, produtos e serviços que constituem a empresa). 4) Plano setorial e /ou plano de marketing KOTLER, 2003 Nível corporativo Unidades de negócio

27 O papel do marketing no planejamento
- O marketing oferece subsídios para os planejadores estratégicos, uma vez que ajuda a identificar oportunidades de mercado atraentes e avalia o potencial da empresa em obter vantagem competitiva com tais oportunidades. KOTLER, 2003

28 O papel do marketing no planejamento
- O marketing desempenha um importante papel na entrega de valor e satisfação para o cliente. Uma vez que o valor e a satisfação são afetados pelo desempenho de outras áreas, todos os departamentos da empresa devem trabalhar juntos para entregar (e comunicar) valor e satisfação superiores. Como o marketing ajuda a assegurar que todos os departamentos trabalhem juntos em direção a essa meta, ele representa INTEGRAÇÃO. KOTLER, 2003

29 10 Princípios para um bom planejamento
1- Estratégia antes da tática, mas ambos são importantes. 2 – Situar o marketing dentro das operações (mais perto do cliente). 3 – Compartilhar valores sobre o mkt (recursos de toda a organização – filosofia e cultura. O mkt deve comunicar-se com todos os departamentos). 4 – Estruturar-se ao redor dos mercados (foco nos clientes e concorrência, e não só nas atividades funcionais da empresa). 5 – Examinar o ambiente minuciosamente (SIM ou inteligência competitiva, auditorias de mkt, pesquisas de mercado, etc). 6 – Confrontar o ambiente interno e externo (SWOT). 7 – Desenvolver capacidades e conhecimento (recursos humanos). 8 – Sistematizar o processo (procedimentos formalizados e otimizados). 9 – Dar seqüência aos objetivos (priorizar objetivos claros e alocar recursos). 10 – Estilo e cultura (participação ativa da cúpula da organização e difusão da cultura de mkt e planejamento para todos os níveis da empresa, incentivo para que o planejamento saia do papel).

30 O processo do planejamento estratégico
Análise do ambiente externo – oportunidades e ameaças Declaração de visão e missão de negócios Formulação da estratégia Análise do ambiente interno – forças e fraquezas Implementação da estratégia 7- Feedback e controle de resultados Planos de ação

31 Missão da Empresa Deve refletir a razão de ser da empresa, seu propósito. Enfatiza as atividades que sua empresa desempenha e que as diferencia das demais. Destaca as atividades da empresa, incluindo os mercados em que atua e produtos e serviços que oferece. Geralmente a declaração da missão é curta, com, no máximo um pequeno parágrafo. Diz quem ou o que a empresa é.

32 Missão da Empresa Exemplo:
Prover transporte seguro de pessoas e cargas, sustentado pelo trinômio baixo custo, baixo preço e excelência na qualidade, através de soluções inovadoras, buscando maximizar os resultados para nossos clientes, acionistas, colaboradores e sociedade. Criar condições para que maior número de pessoas possa se conectar, a qualquer momento e em qualquer lugar, possibilitando viver de forma mais humana, segura, inteligente e divertida .

33 Missão da Empresa Exemplo:
"Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.” McDonald's

34 Visão da Empresa Significa a direção que a empresa pretende seguir ou o que ela deseja ser. Não possui finalidade quantitativa, mas provê motivação. Deve refletir as aspirações da empresa e suas crenças. Aponta o caminho e faz com que os públicos internos queiram chegar lá. Diz aonde se quer chegar.

35 Visão da Empresa Exemplos:
Superar-se e ser reconhecida, até 2010, como a empresa que popularizou o transporte aéreo com qualidade e preço baixo na América Latina. Nós acreditamos que na sociedade em rede o indivíduo vive melhor e pode mais.

36 Visão da Empresa Exemplos:
"Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de produtos e serviços que atendam ou excedam às expectativas dos clientes.” 3M

37 Princípios e valores Princípios são os balizadores das ações da organização (pressuposto básico, não é negociável em hipótese alguma). Valores são as virtudes desejáveis ou características básicas positivas que a organização quer adquirir, preservar e incentivar (busca, esforça para seguir). Os princípios e valores complementam o texto da missão.

38 Princípios e valores Integridade - Acima de tudo temos um compromisso com a integridade em tudo o que fazemos, dentro e fora da Organização. Respeito - Respeitamos todas as pessoas independentemente de suas origens, hierarquia, sexo e idade. Valorizamos a diversidade de idéias e opiniões, tratando com dignidade as diferenças e divergências. Trabalho em equipe - O trabalho em equipe é a essência de nosso sucesso como rede bancária internacional. Devemos compartilhar conhecimentos e recursos, visando o benefício de nossos clientes, funcionários, sociedade e acionistas. Profissionalismo - Temos o compromisso de oferecer aos clientes o mais alto padrão de qualidade. Profissionalismo deve também orientar as relações internas da Organização.


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