A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique"— Transcrição da apresentação:

1 Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique
Gerencia de Projetos Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique

2 Gerencia de Projetos Nem sempre as atividades de produção são repetitivas. A construção de uma ponte, a realização de uma festa, a compra e instalação de um novo equipamento são exemplos de produtos feitos uma única vez. Estes produtos únicos fazem parte de uma categoria especial denominada projetos.

3 O que são projetos? Definição de Projeto:
Quando as atividades de produção não são de uma categoria repetitiva, são realizadas em forma de projetos. Definição de Projeto: Segundo glossário de engenharia de produção da Fundação Vanzolini, projeto é um conjunto de ações executadas, de forma ordenada, por uma organização transitória, a qual são alocados insumos, sob forma de recursos humanos, financeiros, materiais e de serviço, para em um dado prazo, alcançar um objetivo determinado Ou... O Project Management Institute (PMI) define projeto como um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único.

4 Características dos Projetos
Não é uma atividade permanente Um projeto tem inicio e fim, é uma atividade que apresenta um tempo de duração claramente determinado e limitado, a construção de um prédio, a realização de um filme, a ampliação de uma planta fabril ou a realização de uma festa são exemplos de projeto, todos eles obrigatoriamente devem ter inicio e fim. Todo projeto tem um tempo de duração. São singulares (são produtos únicos) Cada projeto é único, não existe um projeto igual ao outro. Vários profissionais da área se referem aos projetos como sendo “filhos” que, naturalmente, nunca serão iguais. Convém deixar claro que, apesar dos projetos serem considerados singulares, muitos deles podem ser repetidos para outros cenários ou tipo de produto

5 Características dos Projetos
As tarefas não são rotineiras Projeto consiste de um trabalho fora da rotina com atividades de nenhuma ou pouca padronização. Apresentam sequência lógica e progressiva Para a realização de um projeto, algumas atividades só podem ser realizadas depois que outras estiverem prontas, como por exemplo, a construção das paredes de uma casa só é possível após o término das obras do alicerce. Os recursos são limitados Os recursos de qualquer empreendimento sempre terão um limite, não só por questões financeiras, como também por razões físicas, ou de capacidade. Por exemplo, existem situações físicas que impossibilitam o aumento do recurso mão de obra por razões de espaço de trabalho mesmo que haja pessoal disponível.

6 Terminologia sobre projetos
Programa É um conjunto de projetos inter-relacionados. Tarefa, atividade ou evento Um projeto por sua vez é constituído por várias tarefas que por sua vez podem ser constituídas por várias sub-tarefas até o grau de detalhamento suficiente para ser administrado e controlado. Etapa É o instante caracterizado pelo inicio ou fim de uma ou mais tarefas. Planejamento e programação de projetos Uma vez definida a intenção de levar a cabo um projeto, o gerente responsável pelo projeto deve, durante a etapa inicial definir quais as tarefas e sub-tarefas que compõem o projeto com o maior grau de detalhamento possível para que se possam definir os prazos, recursos necessários e responsabilidades. Esta fase de detalhamento e descrição das tarefas do projeto é denominada como estrutura de desdobramento de trabalho. (do original inglês: breakdown)

7 Exemplo de um programa de projetos

8 Gráfico de GANTT

9 Método PERT / CPM PERT é a sigla de program evaluation and review technique. Consiste de uma metodologia utilizada para planejar, coordenar e controlar o andamento de projetos de grande porte. CPM corresponde à sigla de critical path method (método do caminho crí- tico). Trata-se de outra técnica de coordenação de projetos de grande porte. Apesar dos dois sistemas terem sido desenvolvidos de forma independente,a diferença entre os dois chega a ser irrelevante. No sistema PERT os prazos para realização e conclusão das tarefas são tratados de forme probabilística enquanto que no sistema CPM os prazos de realização das tarefas são tratados de forma determinística. À medida que os métodos passaram a serem utilizados, as características que antes os diferenciavam foram incorporadas de um para outro método de forma que deixou de haver vantagens práticas de considerá-los como dois sistemas diferentes. Devido a esta integração hoje em dia se denomina por sistema PERT/CPM indistintamente.

10 Diagrama de Rede

11 Estimativas de tempo determinísticas
Caminho Critico O caminho crítico é definido como sendo o caminho com a sequência mais longa de atividades. Estimativas de tempo determinísticas Quando existe elevado grau de certeza do tempo de duração de uma tarefa, ou seja, os tempos reais de execução das tarefas serão muito próximos dos tempos estimados, dizemos que a natureza da estimativa é determinística. Estimativas de tempo probabilísticas Quando os tempos de duração das tarefas estimados estão sujeitos a grande variação, ou seja, não se tem muita certeza do prazo de conclusão entre uma etapa e outra, dizemos que a natureza da estimativa é probabilística.

12 Última data de término – UDT
Calculo das Datas Primeira data de inicio – PDI Última data de término – UDT

13 Calculo das folgas São três os tipos de folga que podem acontecer em uma atividade: A folga total, a folga livre e a folga independente. Folga Total É a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar, de forma que, iniciada na data mais cedo (PDI) de seu evento início, tenha sua conclusão na data mais tarde (UDT) de seu evento fim. Em outras palavras é o maior prazo possível que uma tarefa pode ser concluída sem que o projeto se atrase. Folga livre É a disponibilidade de tempo, além da duração prevista, que a atividade pode utilizar, supondo-se que comece na data mais cedo de seu evento inicio (PDI) e tenha conclusão na data mais cedo de seu evento fim Folga Independente É a disponibilidade de tempo que a atividade pode utilizar, de forma que iniciada na data mais tarde de seu evento inicio e tenha conclusão na data mais cedo de seu evento fim.

14 Tempo normal (tn): É o valor do tempo médio mais provável de duração da tarefa. É o tempo mais provável que a tarefa dure. Por exemplo: O tempo de construção dos alicerces de determinado edifício é de 30 dias se tudo ocorrer normalmente, se não chover muito e se não forem encontradas muitas pedras no subsolo o que atrasaria o trabalho de perfuração do solo pela brocas. Tempo pessimista (tp): É o valor do pior tempo de execução da tarefa. É o tempo necessário para execução da tarefa se as piores condições acontecerem. No exemplo da construção dos alicerces, seria o tempo de execução caso chovesse muito ou o solo apresentasse quantidade de pedras acima do normal. É o tempo mais dilatado de realização da tarefa. Tempo otimista (to): É o valor do melhor tempo de execução da tarefa. É o tempo necessário para execução da tarefa se tudo der certo e as melhores condições acontecerem, no exemplo do alicerce representaria, por exemplo, que em nenhum dia houve ocorrência de chuvas, ou pedras no subsolo, ou faltas de pessoal enfim fatos que aceleraram o andamento das obras terminando antes do prazo médio previsto.

15 Fim


Carregar ppt "Alunos: Luiz Ricardo Vizentini Renan Fernando Christino Henrique"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google