A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ORIENTAÇÕES PARA O (RE)PLANEJAMENTO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ORIENTAÇÕES PARA O (RE)PLANEJAMENTO"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTAÇÕES PARA O (RE)PLANEJAMENTO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO agosto/2015

2 REPLANEJAMENTO – 22/AGOSTO
1. Promover a retomada do Projeto Pedagógico/Planejamento 2015 Perguntas chave: Quais os objetivos/metas/resultados que a escola se propôs a alcançar? O que se conseguiu realizar, em termos das aprendizagens previstas para os alunos? - o que os indicadores revelam a este respeito?

3 Levantamento prévio dos indicadores de desempenho escolar
Resultados das avaliações em processo : Promovidas pela escola/professores ; AAP /agosto (resultados do último bimestre) Resultados do SARESP

4 Levantamento prévio dos indicadores de desempenho escolar
Taxas de aprovação, reprovação e abandono c) O que deu bons resultados? Quanto às práticas pedagógicas; Quanto à gestão escolar; Quanto à relação escola-comunidade.

5 A importância da preparação prévia : equipe de gestão da escola
EM SINTESE, ESTA É A FASE DO DIAGNÓSTICO A importância da preparação prévia : equipe de gestão da escola equipe da DE : supervisão + NP + CIE

6 REPLANEJAMENTO – 22/AGOSTO
2. O que falta fazer? Em termos das aprendizagens que devem ser asseguradas aos alunos? 3. O que e como fazer ? (PLANO DE AÇÃO /REPLANEJAMENTO) Reflexões necessárias : Quanto ao fluxo escolar :

7 REPLANEJAMENTO – 22/AGOSTO
3. O que e como fazer ? (PLANO DE AÇÃO /REPLANEJAMENTO) Reflexões necessárias : Quanto às aprendizagens : - Como mobilizar a escola e a comunidade escolar para que a aprendizagem dos alunos seja um compromisso de todos?

8 Foco das ações no replanejamento Aprendizagem dos alunos
Como melhorar o IDESP? Apoio às Escolas Aprendizagem dos alunos Fluxo 1 2 Acompanhamento

9 REPLANEJAMENTO – 22/AGOSTO
PROPOSTA CGEB: MOBILIZAR A ESCOLA PARA : Investir no desenvolvimento das habilidades de LP e Matemática ainda não consolidadas, com o apoio de todas as disciplinas.

10 JUSTIFICATIVA 1 Língua Portuguesa e Matemática desempenham um papel articulador em relação ao Currículo, uma vez que os conhecimentos dessas áreas atuam como instrumentos para a apropriação dos conteúdos dos diversos componentes curriculares.

11 JUSTIFICATIVA 2 “desenvolver habilidades no campo da leitura e do raciocínio lógico-matemático é prerrogativa de todos os componentes curriculares ”

12 DESAFIO : Como desenvolver habilidades de leitura ou que envolvam raciocínio lógico-matemático: em todos os componentes curriculares? sem abrir mão das especificidades de cada componente?

13 SUGESTÕES – EQUIPES CGEB
REFERÊNCIA : Dados gerais do Estado – SARESP 2012 a 2014 FONTE: Plataforma Foco na Aprendizagem SUGESTÕES: Cadernos dos Professores/Alunos

14 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

15 Sem nível de proficiência
Língua Portuguesa 5º EF - H24 Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação com um dado exemplo. (GI) Sem nível de proficiência Série Histórica (SARESP) – % de acerto H24 2012 2013 2014 Média 57,1 46,5 45,9 49,7 2014 – abaixo da média

16 H24 Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras,
com base na correlação com um dado exemplo. (GI) Diagnóstico : é necessário retomar conceitos básicos, anteriores à própria habilidade.

17 Materiais de Apoio ao Currículo
H24 Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação com um dado exemplo. (GI) Materiais de Apoio ao Currículo (3º ano) Cantando e Aprendendo em sala de aula - Ortografia - Atividades 01 a 05; (3º ano) Dicionário o "Pai dos Inteligentes" - Atividades 01 a 04. (5º ano) Estudo da Ortografia Etapas 01 e 02. (4º ano) Ortografia Etapas 01 a 08. (2º ano) Ortografia Atividades 01 e 02.

18 5º Ano – Ensino Fundamental
Matemática 5º Ano – Ensino Fundamental H27 Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII) Sem nível de proficiência Série Histórica (SARESP) – % de acerto H27 2012 2013 2014 Média 28,6 80,7 42,7 44,4

19 H27 Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII) Materiais de Apoio ao Currículo (5º ano) p.55 - SEQUÊNCIA 25

20 Ciências – Anos Iniciais
LP - H21 Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto. (GI) Documento de Orientações Curriculares Roda de jornal com seleção de notícias que abordem o tema sobre alterações dos índices pluviométricos, temperatura e outras características do clima para relacioná-las às estações do ano.

21 Ciências – Anos Iniciais
MAT H26 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml. (GIII) Documento de Orientações Curriculares Pesquisa, em diversas fontes, sobre as distâncias da Terra em relação aos outros planetas e ao Sol.

22 História – Anos Iniciais
LP - H30 Identificar os episódios principais de uma narrativa, organizando-os em sequência lógica (GI) Documento de Orientações Curriculares Atividades de leitura sobre a história da cultura Afro-brasileira e indígena.

23 História – Anos Iniciais
Documento de Orientações Curriculares Acompanhar a leitura e análise de textos, destacando os marcadores temporais, espaciais e sujeitos históricos envolvidos. Confecção coletiva de um painel com linha de tempo ou quadro cronológico. MAT - H25 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo. (GII)

24 Geografia – Anos Iniciais
LP - H21 Identificar duas formas de tratar uma informação, com base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto. (GI) Documento de Orientações Curriculares Situações de leitura, em colaboração com o professor, de mapas e tabelas, em que sejam explicitados os procedimentos necessários para sua leitura.

25 Geografia – Anos Iniciais
MAT H20 Identificar a ampliação ou redução de uma dada figura plana. (GI) Documento de Orientações Curriculares Situações em que os alunos interpretem mapas, tabelas e fotos aéreas.

26 ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS E ENSINO MÉDIO

27 7º Ano – Ensino Fundamental H9 – Efetuar cálculos com potência – GII
Matemática 7º Ano – Ensino Fundamental H9 – Efetuar cálculos com potência – GII Sem nível de proficiência Item de Ligação Série Histórica (SARESP) – % de acerto H9 2011 2012 2013 2014 Média 18,4 24,6 24,5 21,3 22,2

28 7º Ano – Ensino Fundamental H9 – Efetuar Cálculos com potência – GII
Materiais de Apoio ao Currículo 4º ano. unidade 4, vol1. seq. 14 4º ano. Unidade 5, vol2. seq. 18 4º ano. Unidade 7, vol2. seq. 26 5º ano. Unidade 5, vol2. seq. 18 Situações de Aprendizagem 1 e 2.

29 Área de Linguagens

30 LEM – Língua Estrangeira Moderna – Inglês
Caderno: 6ª série/7º ano: Volume 2 Situação de Aprendizagem Tema: Leisure in the city Atividades: Leitura e compreensão do texto LP - H01 - Identificar o provável público-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal. (GI)

31 Arte Caderno 7º ano EF – volume 1
Situação de Aprendizagem 1 / proposição II Tema: O desenho e a potencialidade do registro no território das linguagens artísticas. Atividade: Movendo a apreciação. LP - H16 Identificar diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes textos. (GI)

32 Educação Física Caderno 7º ano EF – Volume 2
Situação de Aprendizagem 2 – Etapa 3 Tema: ESPORTE- Modalidade Individual: Ginástica Rítmica (GR) Atividade: Você Sabia? LP - H16. Identificar diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes textos (GI)

33

34 Educação Física Caderno 9º ano EF – Volume 2
Situação de Aprendizagem 9 – Etapa 3 Tema: ESPORTE- Organização de Campeonato Esportivo Atividade: Desafio (Pesquisa em Grupo) MAT - H15 Resolver problemas com números racionais que envolvam as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação). (GIII)

35 Educação Física

36 Educação Física Caderno 9º ano EF – Volume 2
Situação de Aprendizagem 3 – Etapa 6 Tema: ESPORTE- Modalidade “Alternativa” ou Popular em outros Países: Beisebol Atividade: Lição de Casa LP - H10 Estabelecer relações entre imagens (fotos, ilustrações), gráficos, tabelas, infográficos e o corpo do texto, comparando informações pressupostas ou subentendidas. (GII)

37

38 Série Histórica 2012-2014 (SARESP) – % de acerto H13
Língua Portuguesa 3ª Série – Ensino Médio H13 – Identificar a proposta defendida em um texto, considerando a tese apresentada e a argumentação construída - GI Série Histórica (SARESP) – % de acerto H13 2012 2013 2014 Média 47,8 73,2 46,9 55,9

39 Materiais de Apoio ao Currículo
3ª Série – Ensino Médio H13 – Identificar a proposta defendida em um texto, considerando a tese apresentada e a argumentação construída - GI Materiais de Apoio ao Currículo Situação de Aprendizagem 1- p.10-17

40 Área de Ciências Humanas

41 LEM – Língua Estrangeira Moderna – Espanhol
LP - H14 Identificar componentes do texto argumentativo, como por exemplo: argumento/ contra-argumento; problema/solução; definição/exemplo; comparação; oposição; analogia; ou refutação/proposta. 1a. Série EM - 3º e 4º BIMESTRES: Localizar e identificar em textos referências culturais relativas a coincidências e divergências do cotidiano entre o Brasil e o mundo hispânico.

42 Filosofia LP : H14. Identificar componentes do texto argumentativo, como por exemplo: argumento/ contra-argumento; problema/solução; definição/exemplo; comparação; oposição; analogia; ou refutação/proposta. (GI) Caderno 2ª série EM - volume 2 Situação de Aprendizagem 6 Tema: A Técnica Atividade: Ler e dialogar - Nova ética para uma nova tecnologia.

43 Filosofia MAT - H37. Calcular e interpretar medidas de tendência central de uma distribuição de dados (média, mediana e moda)e de dispersão (desvio padrão). (GIII) Caderno 1ª série EM- volume 2 Situação de Aprendizagem 5 Tema: Desigualdade social e ideologia Atividade: Sondagem e sensibilização – ouvir e dialogar.

44 Geografia Mat. H16 Resolver problemas que envolvam porcentagem. (GIII)
Caderno 6º ano EF – Volume 2 Situação de Aprendizagem 7 Tema: A distribuição da atividade industrial no Brasil Atividade: Leitura e Análise de Gráfico

45 Geografia LP- H16 Identificar diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes textos. (GI) Caderno 6º ano EF – Volume 2 Situação de Aprendizagem 4 Tema: O clima, o tempo e a vida humana Atividade: Leitura e Análise de Texto

46 História LP - H40 Inferir o efeito de humor ou ironia produzido em um texto pelo uso intencional de palavras ou expressões. (GIII) Caderno 7ª Série EF – Volume 2 Situação de Aprendizagem 4 Tema: A charge política no Segundo Império Atividade: Análise de uma charge política produzida em 1878.

47 História Mat. H36 Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII) Caderno 2ª Série EM – Volume 2 Situação de Aprendizagem 7 Tema: Abolição e Imigração Atividade: A imigração no Brasil nos períodos anuais ( ).

48 Sociologia LP. - H14 Identificar componentes do texto argumentativo, como por exemplo: argumento/ contra-argumento; problema/solução; definição/exemplo; comparação; oposição; analogia; ou refutação/proposta. Caderno 2ª série EM- volume 2 Situação de Aprendizagem 2 Tema: Divisão Social do Trabalho Atividade: Leitura e Análise de Texto

49 Sociologia Mat. - H36 Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. Caderno 2ª série EM- volume 2 Situação de Aprendizagem 3 Tema: Transformações no Mundo do Trabalho: Emprego e Desemprego na Atualidade Atividade: Leitura e Análise de Tabela e Gráfico

50 Área de Ciências da Natureza

51 Biologia LP- H14 – Identificar componentes do texto argumentativo, como por exemplo: argumento/ contra-argumento; problema/solução; definição/exemplo; comparação; oposição; analogia; ou refutação/proposta. Caderno 2ª série EM- volume 2 Situação de Aprendizagem 6 Tema: Como produzir um alimento transgênico? Atividade: analisar e construir argumentos relativos aos riscos e benefícios da utilização de produtos geneticamente modificados

52 Biologia Mat. H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas. (GIII) Caderno 1ª série EM- volume 2 Situação de Aprendizagem 5 Tema: Esperança de vida ao nascer Atividade: relacionar informações sobre indicadores de saúde apresentadas em gráficos e tabelas.

53 Ciências LP. H16. Identificar diferenças ou semelhanças observadas no tratamento dado a uma mesma informação veiculada em diferentes textos (GI) Caderno 6º ano EF – Volume 2 Situação de Aprendizagem 3 Título: Doenças transmitidas por água contaminada Atividade: Etapa 3 (Leitura e Interpretação de diferentes textos)

54 Ciências Mat.H30. Reconhecer o conceito de razão em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc. (GII) Caderno do 6º ano EF – Volume 2  Situação de Aprendizagem 6: Título: Estimativa do tamanho das coisas e da Terra Atividade: Toda a SA (Estimar distâncias e tamanhos – escala)

55 Física LP. H14: Identificar componentes do texto argumentativo, como por exemplo: argumento/contra-argumento; problema/solução; definição/exemplo; comparação; oposição; analogia; ou refutação/ proposta. (GI) Caderno 1ª série EM – Volume 2 Situação de Aprendizagem 10 Título: Dimensões do Espaço Tempo Atividade: desenvolver a leitura e a interpretação de textos e formular hipóteses

56 Física Caderno 2ª série EM – Volume 2
Situação de Aprendizagem 07 Título: Câmara Escura Atividade: utilizar adequadamente a relação matemática entre tamanhos e distâncias de objeto e imagem em uma câmara escura.  Mat. H24 Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relações de proporcionalidade. (GI) Slide 56

57 Química Caderno 2ª Série EM - Volume 2 -
Situação de Aprendizagem 1 Título: Forças de Interação entre partículas que compõem os Estados Sólido, Líquido e Gasoso Atividade: Análise de tabelas, interpretação de gráficos e pesquisa para construir e interpretar o conceito de forças interpartículas Mat. H36 - Interpretar e construir tabelas e gráficos de frequências a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatísticas.

58 Química Caderno 3ª Série EM - Volume 2 - Situação de Aprendizagem 2
LP- H01 - Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros escritos (não literários): regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulários, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, enunciados escolares, textos informativos de interesse curricular, notícias, reportagens, folhetos de informação, charges, cartas de opinião, artigos de divulgação, artigos de opinião, relatórios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos públicos, contratos públicos, diagramas, tabelas, mapas, estatutos, gráficos, currículos ou definições. Caderno 3ª Série EM - Volume 2 - Situação de Aprendizagem 2 Título: Composição , processamento e usos do petróleo, do gás natural e do carvão mineral Atividade: Leituras, interpretação de textos e pesquisas referentes à descoberta, exploração, processos de transformação e sistema produtivo do petróleo, gás natural e carvão mineral

59 VC – REPLANEJAMENTO (DIA 17/8)
Público : Supervisores + PCNP Conteúdos : Como aprimorar as aprendizagens dos alunos e o IDESP das escolas ? Como diagnosticar as habilidades que vêm sendo desenvolvidas pelos alunos ? (AAP + FOCO APRENDIZAGEM) Como investir no desenvolvimento das habilidades mais frágeis, com o apoio de todos?

60 Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser
Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali? Fernando Pessoa

61

62 BOM TRABALHO !!


Carregar ppt "ORIENTAÇÕES PARA O (RE)PLANEJAMENTO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google