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PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO

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Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
TMK131A TMK132A Aula 1 – António Albano Baptista Moreira

2 Aula 2 – 05/08/2014 OBJETIVOS Quais os desafios ? Competência 1

3 BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS
Plano de aula DATA BASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 29/07 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 05/08 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

4 O que responder Qual a importância das informações
no processo empresarial? Tomada de decisão Sistemas de Informações Sistemas de Informações de Marketing S. de Inteligência de Marketing S. de Pesquisa de Marketing S. Apoio à decisão de marketing

5 Material de apoio

6 Material de apoio

7

8 Material de apoio

9

10 De que se trata ... Nesta disciplina, os alunos aprenderão todos os fundamentos e conceitos da pesquisa de mercado, seus tipos e formas, além das principais técnicas de amostragem, o que permite uma análise mais apurada e consistente das expectativas e necessidades dos consumidores. Com destacada Importância nas questões que envolvem o planejamento de pesquisa de marketing, aprenderão todos os conceitos e variantes que envolvem a Pesquisa de Mercado, de Consumo, de Produto e do Público-Interno. Através de aplicação e vivência de exercícios práticos, os alunos praticarão as técnicas de painel de consumidores, painel motivacional e pesquisa de propaganda. Estudarão e aplicarão ainda os processos automatizados de tabulação de dados, bem como os processos que envolvem a auditoria em varejo, analisando e interpretando os resultados de pesquisas mercadológicas. Ao final da disciplina, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa de mercado.

11 Competências Nº DESCRIÇÃO CLASSIFI CAÇÃO 1
Analisar a importância e os componentes de um sistema de informação. FUNDAMENTAL 2 Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. 3 Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group. 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. NECESSARIA 5 Comparar e relacionar as diferenças entre o método quantitativo e o método qualitativo de pesquisa e pesquisas exploratória, descritiva e causal.

12 Competências 6 Elaborar os objetivos primários e secundários de uma pesquisa. NECESSARIA 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. IMPORTANTE 9 Relacionar os diferentes mecanismos de aplicação de uma pesquisa. 1 0 Relacionar e aplicar os mecanismos de tabulação e análise de uma pesquisa.

13 Apoio bibliográfico MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001 MCDANIEL JUNIOR, Carl, Gates, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004 SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

14 Apoio bibliográfico MALHOTRA, David A. Pesquisa de Marketing. SãoPaulo: Atlas, 2001. AAKER, David A. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

15 Nossos encontros Todas as terças até 02/12.
Avaliações 23/09 e 18/11 trabalho interdisciplinar. Reconstruções 30/09, 25/11 e 02/12.

16 Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
DATA Nºs COMPETÊNCIAS AVALIADAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 23/09 LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 A 3 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas COMPETÊNCIAS 4 E 5 TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 18/11 COMPETÊNCIAS 6 E 7 TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 8 hrs

17 Conteúdo Programático
Competência 1 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; Competência 2 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; Competência 3 Faculdades Opet CST em Marketing Página 52 de 128 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; Competência 4 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

18 Competência 5 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; Competência 6 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; Competência 7 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; Competência 8 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; Competência 9 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; Competência 10 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados;

19 Material adicional Livros digitalizados

20 Na internet ... Links de páginas, blogs, etc

21 1- Analisar os componentes de um sistema de informação.
Vamos ao conteúdo 1- Analisar os componentes de um sistema de informação.

22 GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO
Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

23 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ?
OS NOVOS DESAFIOS Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ?

24 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

25 Humm

26 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência
Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

27 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

28 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise
Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

29 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

30 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

31 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

32 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito % Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

33 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

34 APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA
Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? Base: respondentes

35 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ?
APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? 13% Base: 39 respondentes

36 Administração / Gestão
Como ? Administração / Gestão

37 Gestão Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

38 O que é essa tal De Gestão ?
Antes de mais ... O que é essa tal De Gestão ?

39 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados
Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado,Resultado ...

40 Então ... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

41 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

42 Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ... Avaliar ... Controlar ... Organizar ... Planejar ... Prever ...

43 Uma viagem Objetivos Futuro Presente Tomada de decisões Necessidades

44 Uma mistura de mãe Diná com MacGyver
O que temos que ser ? O Gestor é um criador ... Uma mistura de mãe Diná com MacGyver

45 Ou ... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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47 Gestão de Excelência Classe Mundial

48 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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50 TUDO ISSO COM .... Ética Moral Transparência
Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

51 Critérios de Excelência na Gestão
Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

52 Empresa como um Processo

53

54 Posicionamentos empresariais
Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

55 Posicionamento competitivo
Cliente Percepção Empresa Oferece Preço Concorrência Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida Produto Baixo Alta Processo Custos Controle e Melhoria Conforto Solução Médio Média Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Baixa Mercado Eficácia Diferencia-ção Ser Único Conceito Alto Muito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

56 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

57 De outra forma ... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: Missão Visão Roteiro Produto Processos Estratégia Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

58 Vamos nos organizar Missão Visão Valores Produto Processo Estrutura
Pessoas Estratégia

59 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado.
Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

60 Gerar Vantagens Competitivas.
Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

61 TOMADA DE DECISÃO O processo

62 Gerir é ... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

63 Tomada de decisão Decisão Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema

64 Tomada de decisão Qual é o problema ou problemas?
Há uma decisão a ser tomada? Existe um objetivo a ser atingido? Qual o diagnóstico (causa do problema)? Quais são as causas? Quais são as características/conseqüências do problema? Quais são as prioridades? Quais as possíveis alternativas? Porque escolher esta alternativa? Quais as vantagens e desvantagens? Qual a decisão a ser tomada? Qual a melhor alternativa? Como implantar? Quais as implicações? Implantação da ação. Controle dos resultados

65 Tomar decisão é prever o futuro
O que fazemos, porquê, como, quando, quais objetivos, quanto custa, qual o retorno, quais objetivos, o que é meio, o que é fim e quais as prioridades. Visão sistêmica, integrada e geral. Qual a causa, qual o efeito? Qual a ação e qual a reação? Toda a decisão é uma decisão financeira.

66 Fases da tomada de decisão
Fases do processo Detalhes Técnicas 5. Avaliação Confronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. Decisão Fazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. Alternativas Definição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. Diagnóstico Busca de entendimento Informações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / Meta Resolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

67 Ferramentas Brainstorm Brains storm reverso GUT, MRP, CEP Yshikawa
Paretto

68 PROCESSO DE DECISÃO NA EMPRESA

69 Uma viagem Objetivos Futuro Presente Tomada de decisões Necessidades

70 A Gestão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

71 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão Análise Gerencial Informação Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

72 A Gestão Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

73 Fluxo da decisão Lucratividade Rentabilidade Endividamento
Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido INDICADORES DESEMPENHO CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

74 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. METAS

75 Estrutura e Fluxo de Sistemas
Estratégico Decisão OBJETIVOS Análise Gerencial Informação INFORMAÇÕES Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

76 SISTEMA DE INFORMAÇÕES

77 O Homem e seus modelos do mundo exterior ...

78 EXEMPLO : Controles financeiros básicos
Registro Diário de Caixa; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário; Movimento de Estoques;

79 EXEMPLOS: Controles gerenciais
Fluxo de Caixa; Balanço; Demonstrativo Gerencial de Resultados.

80 Quais as perguntas a responder
Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho Lucro ? Qual o investimento necessário ? Qual Capital de Giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Quais são os Custos ? Qual o valor do Contas a Receber ? Qual o valor do Contas a Pagar ? Quais os Pontos Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a Lucratividade ? Qual a Rentabilidade ?

81 SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!
Portanto ... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

82 Fluxo das informações CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA
Tomada de decisão com vantagem competitiva INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise DADOS Componentes básicos influentes ao negócio

83 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO
DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO

84 DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO SISTEMAS
Vamos lá ... DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO SISTEMAS

85 Representações originais e detalhadas de eventos no mundo físico.
DADOS Representações originais e detalhadas de eventos no mundo físico.

86 Vamos falar de dados ? Tipo Forma Padronização Modelagem Significado
Segurança Responsável Estruturação

87 Dados contextualizados Espaço Tempo Síntese
INFORMAÇÕES Dados contextualizados Espaço Tempo Síntese

88 Informações novas baseado em informações já existentes.
CONHECIMENTO Informações novas baseado em informações já existentes. Conclusões, descobertas ...

89 MODELOS Abstração da realidade Físicos Simbólicos Matemáticos
Computacionais Simulação

90 SISTEMAS Componentes relacionados entre si atuando conjuntamente para coletar, processar e prover informações. Propósito Entradas Saídas Recursos Ambiente Feedback adaptativo ou não Relações

91 Questões Armazenar Recuperar

92 Estrutura e Fluxo da decisão
+ Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado Estratégico Decisão OBJETIVOS Análise Gerencial Informação INFORMAÇÕES Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

93 Permanecer Viva !!

94 S A N T O G R L V I D A E T R N

95 SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE MARKETING

96 ESTRATÉGIAS SIGNIFICADO Penetração de Mercado Exploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de Mercado Produtos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de Produto Produtos novos em mercados tradicionais Diversificação Novos produtos em novos mercados Diferenciação Identidade forte do produto Liderança do custo Baixo custo e baixo preço do produto Foco Atuação em nichos de mercado Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercados Reação Incapacidade de fazer ajustes Estabilidade Crescimento Redução de despesas Eliminação de desperdícios Alianças Estratégicas Parcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

97 O que é SIM? Sistema de Informação de Marketing Sistema
Unifica o processo de troca de informações entre os departamentos, as áreas funcionais da empresa e demais parceiros da empresa Informação Consiste em dados selecionados utilizados para a tomadas de decisões Marketing Decisões sobre consumidores, mercado, produtos, força de vendas Fonte: Mayros, V. & Werner, D. Marketing Information System: design and applications for marketers. Radnor, Chilton Book Company, 1982.

98 Sistema de Informação de Marketing
Quais os benefícios & outputs? Sistema de Informação de Marketing Custos e gastos de marketing; Desempenho das equipes de vendas; Desempenho de vendas dos produtos ; Informações mercado & públicos de interesse Dados OU/E informações OU/E conhecimento Relatórios gerenciais, planilhas, análises, testes, processos Sist. de controle Previsão orçamentária e de compras; Planejamento estratégico a médio e longo prazo; Gerenciamento de crédito; Compras Sist. de planeja/o Estratégia de propaganda; Estratégia de preços; Avaliação das despesas; Avaliação da concorrência; Acompanhamento de tendências. IN OU/E OFF LINE Eletrônicas E/OU não eletrônicas Sist. de pesquisa

99 Sistema de informações de marketing
Como funciona? Modelo de sistema de informações de marketing Equipe de Marketing Análise - Planejamento - Implementação Organização Controle Sistema de informações de marketing Geração das Informações Necessárias Banco de Dados Interno Análise das Informações Identificação das informações necessárias Distribuição das Informações Inteligência de mkt Pesquisa de Marketing Ambiente de Marketing Mercados-alvo - Canais de Mkt - Concorrentes Públicos - Forças de macroambiente Fonte: Kotler, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, 1998.

100 Estrutura e Fluxo de Sistemas
Estratégico Decisão OBJETIVOS Análise Gerencial Informação INFORMAÇÕES Organização dos Dados Operacional Coleta e Controle dos Dados

101 Quais os principais entraves?
Sistema de Marketing Foco gestão Envolvimento das áreas Uso infos/ tempo resposta Treinamento/ inputs

102 TIPO DE DADOS A COLETAR INTERNOS EXTERNOS

103 Sistemas de Informação de Marketing
Sistemas de Informações de Marketing foram idealizado

104 O conceito mais antigo é de Cox e Good que assim definiram:
“É um complexo estruturado e interagente de pessoas, máquinas e procedimentos destinados a gerar um fluxo ordenado e continuo de dados, coletados de fontes internas e externas à empresa, para uso como base na tomada de decisões em áreas de responsabilidade específicas de marketing.” Cox e Good:1967,p.145.

105 Já a definição do segundo autor, Kotler, ratifica a visão de Cox e Good e implementa:
... “Coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações.” Philip Kloter:2000.

106 SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Conceito- é um composto formado por pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e e distribuir informações de marketing que sejam necessárias para a tomada de decisão. Importância – gerar informação para tomada de decisão em MKT diante de um mercado turbulento. O SIM deve ser montado baseado nas necessidades de cada empresa.

107 SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Montagem de um SIM Utilizamos 3 subsistemas para a busca de informações: REGISTROS INTERNOS(fonte interna) ATIVIDADES DE INTELIGÊNCIA DE MKT (fonte externa) PESQUISA DE MARKETING(fonte externa)

108 SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Registros Internos São bancos de dados interno da empresa sobre clientes e situação da empresa como um todo. VENDA Por produto, por linha,por vendedor e por tipo de cliente,etc. CONTÁBEIS Lucro,contas a receber, contas a pagar,etc. ESTOQUE Indica a rapidez com que os produtos deixam as prateleiras.

109 SIM- Sistemas de Informação de Marketing
Atividades de Inteligência de Marketing É a busca de informação no meio ambiente(econômico, competitivo, tecnológico) pelo administrador. As informações são obtidas através de jornais, revistas,vendedores,internet, feiras, eventos, palestras ,etc. VENDEDOR É o elemento central de contato com o cliente.

110 SIM- Sistemas de Informação de Marketing
VENDEDOR COMO FONTE DE INFORMAÇÃO Vantagens: Baixo custo; O vendedor tende a ter melhores relações com clientes e familiaridade com suas necessidades e desejos; O cliente prefere dar informações aos vendedores mais do que a qualquer pesquisador desconhecido; A informação será gerada através de um simples relatório de visita(estoque, concorrência, promoção de vendas,etc)

111 A importância das informações de Marketing
Marketing global – VISÃO GLOBAL Enfoque dos desejos em substituição ao enfoque nas necessidades do compradores (CONCEITO DE KOTLER) Concorrência não baseada em preço em substituição à concorrência de preço (FUNDAMENTOS DE KOTLER) prof. Edson Herek

112 Sistema de Informações de Marketing
Pessoas, equipamentos e procedimentos para coletar, selecionar, analisar, avaliar e distribuir informações de marketing que sejam necessárias, oportunas e precisas para os tomadores de decisões em marketing. Processo fundamental para realização do processo de pesquisa. prof. Edson Herek

113 Componetes do Sistema de Informações de Marketing
Administradores de Marketing Analise Planejamento Implementação Controle Ambiente de Marketing Mercados-Alvo Canais de Marking Concorrentes Públicos Forças Macroambientais Avaliação das necessidades de informação Registros internos Inteligência de Marketing Análise de apoio às decisões de marketing Distribuição das informações Pesquisa de Marketing prof. Edson Herek

114 Registros Internos Ciclo de Pedido – quantidade de pedidos por determinado período a ser fornecido pela empresa. Sistema de relatório de vendas – análise das vendas com bases nos relatórios, com suas varíaveis ascendentes e descendentes. (altos e baixos do período) prof. Edson Herek

115 Sistema de Inteligência de Marketing
Conjunto de procedimentos e fontes usado por administradores para obter informações diárias sobre os desenvolvimentos pertinentes no ambiente de marketing, conforme desempenho e resoltado dos departamentos, colhidos sobre todo o processo que envolve a operação, por gráficos e relatórios. prof. Edson Herek

116 Ao final o que levaremos ?
PESQUISA DE MERCADO SISTEMAS DE INFORMAÇÕES SI MARKETING SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA, DE PESQUISA, DE APOIO À DECISÃO

117 Para a próxima aula ...

118 Obrigado


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