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POLI 2015.

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Apresentação em tema: "POLI 2015."— Transcrição da apresentação:

1 POLI 2015

2 TRADIÇÃO E MODERNIDADE
UM PASSADO GLORIOSO UM FUTURO BRILHANTE POLI 2015

3 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Premissas Os participantes conferem uns com os outros o que acreditam ser a Base que têm em comum e o que devam ser, a partir dessa base, os trabalhos chave para construir o Futuro comumente aspirado. Todos os sistemas que se inter-relacionam - internos à organização e externos a ela - precisam estar representados na sala de trabalhos. A descoberta da Bases Comum é muito facilitada pela presença dos “diferentes”, e dos “de fora”. Não menos de um terço dos participantes devem ser “de fora”

4 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Para trabalhos estratégicos a sabedoria está na Rede Social e não na Contribuição de Especialistas Não se focalizam problemas ou conflitos. Os trabalhos devem ser gerenciados pelos próprios grupos. Todo trabalho relativo a ações específicas e locais é antecedido pela exploração de cenários globais. As pessoas assumem responsabilidade pública pelos acompanhamentos subsequentes. Na conferência, bom humor precisa estar sempre presente. É preciso haver um ambiente físico que seja agradável.

5 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Conjuntura A Conferência deve ser um marco fundamental na vida da organização. Deve haver entre sessenta e cem pessoas presentes. As mais diferentes possíveis. As lideranças de alto nível devem estar muito interessadas no sucesso. Os “de fora” devem ser pessoas muito respeitadas em seus meios e devem estar presentes em número suficiente.

6 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Atividades preliminares Constituição do ”Grupo Patrocinador”. Duas ou três pessoas, de preferência, os que tiverem os maiores poderes de influência no sistema visado. Profs.: Vahan, Ivan, Landi Constituição do “Grupo de Planejamento”. Seis a oito pessoas influentes e com perspectivas as mais diversas sobre o assunto. Este grupo é montado pelo “Grupo Patrocinador”. Profs.: Galvão, Sidnei, Orlando, Orestes, Cláudio Oller, Tamio Shimizu, Lucas Moscato, Hamilton Sinatora, Oscar Brito Augusto

7 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Atividades preliminares Papéis do “Grupo de Planejamento”: Elaborar juntos o propósito do encontro Qual a Poli que queremos ter e qual aluno que desejamos formar em 2015? Definir os horizontes a visar : o horizonte passado a ser revisto, e o horizonte futuro a ser almejado Passado: Últimos 100 anos Futuro: 2015 Identificar os grupos de interesse: Academia, Empresas, Governo, Entidades

8 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Atividades preliminares Papéis do “Grupo de Planejamento”: Nos grupos de interesse externos, identificar os participantes; Nos grupos de interesse internos, cuidar para que os representantes de cada grupo representem todas as tendências de seu grupo; estabelecer um canal de contato ativo com os futuros participantes; manter aceso neles o desejo de estarem presentes e de se envolverem; providenciar a substituição de algum participante que não possa comparecer.

9 Principais fases do planejamento
Compreensão da metodologia: CONFERÊNCIA Atividades preliminares Criar um “Grupo de Infra-estrutura” encarregado das tarefas: comunicação; criação da infra-estrutura física necessária; elaboração de relatórios de acompanhamento e de conclusão; documentação por áudio e por meios gráficos Ângela Miranda, Rosélia Chiprauski, Sílvia Bonassa Mitsuhisa Shoji, Rubens de Almeida, ...

10 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Academia Cristina Cerri IME-USP Dib Karan FPTE Frank Hebert Quina Instituto de Química da USP Geraldo Francisco Burani IEE da USP Gilda Colet Bruna FAU/USP Hermano Tavares UNICAMP Luiz Carlos Gomes IF/USP Márcio Rillo Faculdade de Engenharia Industrial Marilia Rita Ribeiro Zalaf COSEAS/USP Michäl Gartenkraut Instituto Tecnológico da Aeronáutica Otavio de Mattos Silvares Instituto Mauá de Tecnologia

11 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Alunos Carolline Silva da Cunha Rocha David Nery Python Diego Henrique Gonçalves Bezerra Felipe Sampaio Ceccarelli Fernando Henrique Bresslau Fernando Serboncini Henrique Murilo Gaspar Leandro Augusto Soares Leonardo Roberto Gaeta Nantes Luis Guilherme Villaça L. da Cruz Mateus Henrique F. de Araújo Patricia Rabelo Martins Paula Suemy dos Santos Michima Ricardo Ferreira Schiavo Stephanie La Hoz Theuner Thiago Q. Portes

12 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Empresa Claudio Amaury Dall’Acqua UPADI Pio Gavazzi FIESP Renato José Giusti Assoc. Bras. de Cimento Portland Salvador Perrotti Perrotti Partners Sokan Kato Young Assoc. Engenheiros Politécnicos Beatriz Santos Martini BSM Associados S/C Ltda Cristiano Kok ENGEVIX S/A Cyro Laurenza Filho ATOMst Edgar Pullen Parente EPSOFT Jorge Hori IPEP Mario A Raimundo Filho Johnson Control Miguel Santaela Redorat DEDINI Paulo Celso Pires Embraer Paulo Wanderley Patulo The Maksoud Plaza Hotel Wilson L. Guesser Fundição Tupy Paulo Bruna FAU/USP

13 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Entidades Descartes Souza Teixeira Instituto de Tecnologia do Software Francisco F. Sanz Esteban Assoc. Bras. de Normas Técnicas Giancarlo Gerli ABDIB José D’Elia Filho Hospital das Clínicas Mario William Esper Assoc. Bras. de Cimento Portland Murilo Celso Campos Sind. Eng.do Est. São Paulo Paulo Alvim SEBRAE Wilson Passeto AGUA e CIDADE/CEDIPLAC Wladinir Borgonovi SUCESU-SP Mauro de Salles Aguiar Colégio Bandeirantes

14 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Funcionários Ângela Teresa Buscema Assist. Técnico para Ass. Acadêmicos Cícero da Silva Chefe da Gráfica Enaége Dalan Sant‘Ana Chefe de Gabinete Eraildo Regis da Rocha Junior Diretoria Fabio Ribeiro Assist. Técnico para Ass. Financeiros Maria Bernadete Melicchio Presidente da ASEP Maria Cristina Ollaio Villela Biblioteca Maria das Graças Alves Souza Departamento de Engenharia Química Maria Inês Piffer CPCEX Maria Olívia Machado Secretária do Dep. de Eng. de Produção Marli Bonassa Ruiz Assist. Téc. para Ass. Administrativos Shigueharu Matai Ouvidor Tânia Comi Pereira Secretária do Departamento PCS

15 Principais fases do planejamento
Lista de participantes - Governo Francisco Emilio B. Nigro IPT Leonam dos Santos Guimarães Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo Luis Valcov Loureiro CAPES Marcos Alberto Castelhano Bruno IPT Paulo Ferreira Secretaria do Meio Ambiente Zevi Kann Comissão de Serviços Públicos de Energia Afonso Henriques Moreira Santos ANEEL/UNIFEI

16 Principais fases do planejamento
Lista de participantes Grupo Patrocinador e de Grupo de Planejamento Claudio Oller do Nascimento Francisco Romeu Landi Ivan Gilberto Sandoval Falleiros José Sidnei C. Martini Lucas Antonio Moscato Orestes Marraccini Gonçalves Orlando Strambi Oscar Brito Augusto Tamio Shimizu Vahan Agopyan

17 Principais fases do planejamento
Lista de participantes Infra-estrutura André Alckmin Angela Miranda Cassius Clay Cardoso da Silva Fernando Takashi Tirada Milton Correa de Assiz Monica de Amorim Schütt Rosélia de Souza Chiprauski Rubens de Almeida Silvia Pereira Bonassa Mitsuhisa Shoji

18 A Conferência Hotel Mont Blanc - Campos do Jordão

19 A Conferência As boas vindas

20 A Conferência Um filme de motivação

21 A Conferência Início Os participantes se apresentam exibindo um objeto transacional que tenham trazido de casa e que seja para eles, um símbolo da “Conferência”. Os participantes estão acomodados em mesas heterogêneas, com 10 pessoas por mesa. Cada grupo escolhe um objeto transacional para representar sua mesa ante todos os participantes. Um representante de cada grupo apresenta ao plenário o objeto transacional escolhido justificando a escolha

22 A Conferência Objeto Transacional

23 Reflexão sobre o passado
A Conferência Reflexão sobre o passado Onde estivemos Essa reflexão é feita em três níveis: 1º) Onde o sistema maior esteve: Os participantes relembram-se dos eventos que consideram chave em relação ao sistema maior. Por exemplo: a nação, o mundo, a engenharia. 2º) Onde o sistema alvo esteve. Os participantes relembram-se dos eventos chave no sistema alvo. A Escola Politécnica da USP. 3º) Onde eu estive. Os participantes relembram dos eventos chave em suas próprias vidas.

24 Reflexão sobre o passado
A Conferência Reflexão sobre o passado Onde estivemos Após lembrarem-se dos eventos chave, todos ao mesmo tempo escrevem suas lembranças em tiras de papel bobinado pré colocadas nas paredes da sala. São tantas pessoas escrevendo ao mesmo tempo quantos os participantes. A seguir, retornando às suas mesas, seus membros trocam idéias sobre a experiência que acabaram de participar e relatam suas conclusões para o grupo inteiro. O clima entre os participantes fica muito mais acolhedor e pró-ativo após essa atividade.

25 A Conferência Reflexão sobre o passado - Onde estivemos

26 A Conferência Reflexão sobre o passado - Onde estivemos

27 Reflexão sobre o Presente
A Conferência Reflexão sobre o Presente Onde estamos Esta tarefa, se faz em dois níveis: 1º) Uma reflexão sobre as tendências do sistema maior que estejam afetando o nosso sistema. Esta atividade é representada por uma “Teia de Tendências”. O grupo inteiro participa unido na construção dessa “Teia”. 2º) Uma reflexão sobre nossos “orgulhos” e sobre o que “lastimamos”. Estas reflexões são feitas por mesas homogêneas, mesas onde todos os participantes pertencem ao mesmo grupo de interesse. Estes três trabalhos: “Teia de Tendências”, “Orgulhos” e “Lástimas”, preparam o grupo para o propósito do encontro: “A Reflexão sobre o Futuro”

28 A Conferência Teia de tendências

29 A Conferência Teia de tendências

30 A Conferência Teia de tendências

31 Reflexão sobre o Presente
A Conferência Reflexão sobre o Presente Onde estamos TENDÊNCIAS MAIS VOTADAS NA “TEIA DE TENDÊNCIAS” 42 – Ciências na Engenharia. 41 – Pesquisa prejudicando a graduação. 40 – Ensino mais para mercado que para social. 38 – Educação continuada. 37 – Preocupação sustentabilidade. 35 – Evasão universidade. 34 – Formação humanística. 33 – Engenheiro como empreendedor.

32 A Conferência Orgulhos e Lástimas

33 Reflexão sobre o Futuro Onde queremos estar no fim do período visado
A Conferência Reflexão sobre o Futuro Onde queremos estar no fim do período visado Esta tarefa se faz em três tempos: 1º) Uma meditação em silêncio. Nela, cada um visualiza o futuro que deseja para o sistema: Aonde eu quero que as coisas estejam. 2º) Um trabalho em grupos heterogêneos onde cada grupo prepara sua “Visão de Futuro” para o propósito visado pela conferência. Esse trabalho sobre a visão, compreende uma descrição resumida do acordo ao qual cada grupo chegou em relação ao futuro aspirado. Compreende também, a preparação e a realização de uma representação teatral desse acordo.

34 A Conferência Meditação em silêncio

35 A Conferência “Teatralização”

36 Reflexão sobre o Futuro Onde queremos estar no fim do período visado
A Conferência Reflexão sobre o Futuro Onde queremos estar no fim do período visado 3º) Os participantes se reagrupam em novos arranjos em torno da mesa, visando conferir e registrar o que existe de “Base Comum” entre todos os futuros apresentados. Os novos grupos heterogêneos são remanejados de maneira que haja um representante de cada um dos times que fez as “Visões de Futuro” que acabaram de ser teatralizadas, em cada novo arranjo. A tarefa desses novos grupos heterogêneos termina pela elaboração das características do futuro, desejadas “Por Todos”.

37 A Conferência Elaboração das características do futuro

38 A Conferência A visão do Futuro - Frase visionária A Poli 2015 A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada.

39 A Conferência A visão do Futuro - Frase visionária O Engenheiro da Poli 2015 O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.

40 A Conferência Do Presente para o Futuro:
“Ações” para encaminhar o sistema visado na direção do “Futuro a Construir” A partir do diagrama de afinidades foram organizados 5 grupos heterogêneos para propor ações a realizar, para que os rumos em direção ao “Futuro a Construir” fossem efetivamente tomados. A questão que se propôs foi: Que projetos mais aproveitam a energia despertada por este processo, para caminhar em direção à implementação da Visão? O Método utilizado foi o “ NGT - Nominal Group Technic” Cada qual pensa em projetos. Um por vez enuncia. Um relator anota em quadro próprio.Faz-se um processo de votação. Elegem-se os 15% mais votados.

41 A Conferência NGT - Nominal Group Technic

42 A Conferência Do Presente para o Futuro:
“Ações” para encaminhar o sistema visado na direção do “Futuro a Construir” Resumo: Propostas Projetos Eleitos NGT NGT NGT NGT NGT

43 A Conferência Encerramento
Celebração dos Resultados alcançados com a Conferência até o momento por meio de engajamento público para a realização das ações relacionadas no item anterior.

44 A Conferência Do Presente para o Futuro:
“Ações” para encaminhar o sistema visado na direção do “Futuro a Construir” Agrupamento em Programas 1 - Programa de Dinamização Administrativa 2 - Programa de Integração 3 - Programa de Reestruturação e Valorização do Ensino 4 - Programa de Implantação do Poli 2015

45 A Caminho do futuro A partir daí, um Grupo Coordenador composto pela ampliação do Grupo Planejador, passou a detalhar esses programas e ações escolhendo uma metodologia para suportar uma mudança de tamanha envergadura. Em março de 2003, foi escolhida a metodologia BSC – Balanced Scorecard desenvolvida pelos Professores Kaplan e Norton, da Harvard Business School. Imediatamente, com o apoio de especialistas da empresa Symnetics, representante no Brasil dessa metodologia, foram desenvolvidas as etapas do método BSC.

46 A Caminho do futuro MÉTODO DE IMPLANTAÇÃO DE MUDANÇAS
BSC – BALANCED SCORE CARD Situação em março de 2003 A REALIZAR A REALIZAR CONCLUÍDO Passo 1 Definir orientação da estratégia Passo 3 Construir o mapa estratégico Passo 5 Selecionar iniciativas prioritárias Passo 2 Identificar os temas chaves que conduzem a estratégia Passo 4 Determinar indicadores e metas Passo 6 Definir o plano de implementação CONCLUÍDO A REALIZAR A REALIZAR

47 A Caminho do futuro MAPA ESTRATÉGICO A visão estratégica As perspectivas estratégicas Os aspectos estratégicos Os objetivos estratégicos

48 Terá administração flexível e integrada.
2015 MAPA ESTRATÉGICO A VISÃO ESTRATÉGICA “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.”

49 A Caminho do futuro MAPA ESTRATÉGICO PERSPECTIVAS ESTRATÉGICAS
Com o objetivo de focalizar os clientes da Poli optou-se por representar a sociedade sob quatro formas. Alunos e candidatos, órgãos governamentais, empresas e finalmente uma rede de relacionamento. Perspectiva Sociedade Para orientar a ação e avaliação foram considerados decisivos para atender a sociedade os seguintes objetivos prioritários em processos internos: Ensino, Pesquisa, Extensão, Recursos, Gestão e Divulgação do Conhecimento. Perspectiva Processos Internos Para sustentar e potencializar os processos internos considerou-se decisivo ter objetivos claros no que se refere a infra-estrutura, cultura organizacional e competências Perspectiva Aprendizado e Crescimento

50 A Caminho do futuro MAPA ESTRATÉGICO ASPECTOS ESTRATÉGICOS
Alunos e Candidatos Órgãos Governamentais Empresas Líderes Rede de Relacionamento Perspectiva Sociedade Gestão do Conhecimento Financeiro Divulgação do Conhecimento Pesquisa Ensino Extensão Perspectiva Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento Infra-Estrutura Cultura Competências

51 A Caminho do futuro

52 Terá administração flexível e integrada.
MAPA ESTRATÉGICO “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” 2015 Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelos alunos como a melhor escola de engenharia Ser reconhecida pelas empresas líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em engenharia Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição Perspectiva Aprendizado e Crescimento Sociedade Processos Internos

53 Terá administração flexível e integrada.
MAPA ESTRATÉGICO “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” 2015 Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelos alunos como a melhor escola de engenharia Ser reconhecida pelas empresas líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em engenharia Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição Perspectiva Aprendizado e Crescimento Sociedade Processos Internos Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Extensão Pesquisa Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Gestão do Conhecimento Divulgação do conhecimento Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Financeiro Buscar e gerir os recursos necessários Ensino Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Promover gestão educacional dinâmica e flexível que reforce resultados no processo de aprendizagem Promover Pós-Graduação

54 Terá administração flexível e integrada.
MAPA ESTRATÉGICO “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” 2015 Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelos alunos como a melhor escola de engenharia Ser reconhecida pelas empresas líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em engenharia Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição Perspectiva Aprendizado e Crescimento Sociedade Processos Internos Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Extensão Pesquisa Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Gestão do Conhecimento Divulgação do conhecimento Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Financeiro Buscar e gerir os recursos necessários Ensino Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Promover gestão educacional dinâmica e flexível que reforce resultados no processo de aprendizagem Promover Pós-Graduação Desenvolver competências em professores e funcionários Competências Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Cultura organizacional Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa extensão e ensino Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura

55 A Caminho do futuro INDICADORES E METAS
Ser reconhecida pelos alunos e candidatos como a melhor escola de Engenharia Ser referência entre os estudantes e os candidatos fazendo com que tenham a POLI como sua primeira opção para o ensino de Engenharia e satisfação ao término do curso Perspectiva da Sociedade Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com o questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe 1. Ranking Especializado (Guia de Estudantes, Playboy, CAPES etc.) 2. Relação candidato/vaga em engenharia Poli / USP 3. Índice de satisfação com base na pesquisa de opinião com os alunos de todos os anos de acordo com os atributos de valor propostos (tipo mapcom) Perspectiva de Processos Internos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

56 A Caminho do futuro INDICADORES E METAS Exemplo:
Objetivo Estratégico: Ser reconhecida pelos alunos e candidatos como a melhor escola de engenharia Descrição do Objetivo: Ser referência entre os estudantes e candidatos fazendo com que tenham a POLI como sua primeira opção para o ensino de Engenharia Indicador: Relação candidato/vaga em engenharia Poli / USP Definição: Grau de atratividade da Poli no Vestibular, medido através do grau de competição: Relação candidatos / vaga Fórmula: grad: número candidatos / vagas Poli pós: número candidatos / total vagas por programa Unidade de medida: candidatos/vaga Periodicidade de apuração: graduação:anual pós-graduação :semestral Fonte: graduação: Fuvest pós-graduação: departamentos Aprofundamento: Comparação com outras escolas de engenharia e regiões geográficas

57 A Caminho do futuro INDICADORES E METAS Exemplo:
Indicador: Relação candidato/vaga em engenharia Poli / USP Ano Cand/vaga 2001 15,1 2002 15,0 2003 13,3 2004 17,0 2005 20,0 2006 26,0 2007 32,0 2008 38,0 2009 44,0 2010 50,0 2011 55,0 2012 60,0 2013 65,0 2014 70,0 2015 75,0

58 A Caminho do futuro INICIATIVAS PRIORITÁRIAS Exemplos:
Promover a integração acadêmica Promover a integração com a Sociedade Gestão do ensino – Adaptação da Estrutura Curricular Desenvolver o Programa de Comunicação POLI 2015 Desenvolver o Poli Para Todos Promover a integração com setores produtivos NUDI – Núcleo de Desenvolvimento de Relações Institucionais e de Inovação

59 Definir orientação da estratégia
A Caminho do futuro PROGRESSO Situação em março de 2004 CONCLUÍDO CONCLUÍDO EM ANDAMENTO Passo 1 Definir orientação da estratégia Passo 3 Construir o mapa estratégico Passo 5 Selecionar iniciativas prioritárias Passo 2 Identificar os temas chaves que conduzem a estratégia Passo 4 Determinar indicadores e metas Passo 6 Definir o plano de implementação CONCLUÍDO CONCLUÍDO EM ANDAMENTO

60 MAPA ESTRATÉGICO “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelos alunos como a melhor escola de engenharia Ser reconhecida pelas empresas líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em engenharia Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição Perspectiva Aprendizado e Crescimento Sociedade Processos Internos Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Extensão Pesquisa Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Gestão do Conhecimento Divulgação do conhecimento Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Financeiro Buscar e gerir os recursos necessários Ensino Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Promover gestão educacional dinâmica e flexível que reforce resultados no processo de aprendizagem Promover Pós-Graduação Desenvolver competências em professores e funcionários Competências Promover cooperação entre colaboradores Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Cultura organizacional Atrair e reter profissionais talentosos para a pesquisa extensão e ensino Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura 2015

61 INICIATIVA ESTRATÉGICA
COMUNICAÇÃO

62 MAPA ESTRATÉGICO “A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” 2015 Perspectiva Sociedade Ser reconhecida pelos alunos como a melhor escola de engenharia Ser parceira de valor para os órgãos governamentais Ser reconhecida pelas Empresas Líderes como um centro de referência em pesquisa e formação em Engenharia Universidades brasileiras e no exterior Outras unidades da USP Ex-alunos ONGs Associações e Entidades Ser reconhecida na sua rede de relacionamento e pela sociedade por sua contribuição Estar entre os melhores Ensino gratuito Marca Poli – USP Forte competência em Ciências básicas e Formação abrangente Visão de Sustentabilidade / Envolvimento com questões sociais Formação sistêmica e analítica Aprender a aprender Capacidade de formular e solucionar os problemas Ação Ética Promotor de mudanças Líder e empreendedor Inovador e criativo Trabalho em Equipe Democratização do acesso ao conhecimento tecnológico Envolvimento com questões sociais Atuar na Formulação de Políticas Públicas Abordagem sistêmica Soluções Sustentáveis Boa gestão dos recursos públicos Excelência em Pesquisa e Ensino Engenheiros competentes e com capacidade de definir problemas e propor soluções Pesquisadores competentes Liderança na inovação tecnológica Perspectiva Processos Internos Gestão do conhecimento Divulgação do conhecimento Dar à sociedade visibilidade dos benefícios gerados pela POLI Contribuir para a valorização da engenharia, do engenheiro e do “Engenheirar” Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Integrar os processos de pesquisa, ensino e extensão Extensão Intensificar a prestação de serviços à comunidade Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes. Pesquisa Realizar projetos de pesquisa sobre temas socialmente relevantes. Realizar projetos de pesquisa e desenvolvimento em engenharia com foco em inovação Fomentar uma cultura de patentes e publicações Aumentar a presença da POLI no meio da pesquisa Financeiro Viabilizar e gerir os recursos necessários Ensino Integrar alunos a projetos, estágios e atividades extra-curriculares Atrair e reter os melhores alunos do país Promover educação continuada Promover gestão educacional dinâmica e flexível que reforce resultados no processo de aprendizagem Promover Pós-Graduação Perspectiva Aprendizado e Crescimento Consolidar a gestão organizacional baseada em iniciativas e processos Manter atualizada a infra-estrutura e laboratórios Infra-estrutura Cultura organizacional Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia Promover cooperação entre colaboradores

63 A Caminho do futuro INICIATIVA ESTRATÉGICA: COMUNICAÇÃO
Estimular e prover meios para o engajamento dos funcionários e docentes com a visão do Poli 2015 e suas ações, promovendo a mudança de cultura para as novas metodologias de ensino, pesquisa e gestão PLANO DE COMUNICAÇÃO FOCO NO PROFESSOR, FUNCIONÁRIO E ALUNO 1ª FASE Cultura organizacional Perspectiva Aprendizado e Crescimento Alinhar funcionários e docentes da POLI à estratégia

64 A Caminho do futuro PLANO DE COMUNICAÇÃO FOCO NO PROFESSOR,
FUNCIONÁRIO E ALUNO - 1ª FASE Apresentação à Congregação Apresentação aos Conselhos de Departamento Workshop com todos os professores e funcionários Workshop com todos os alunos de graduação Workshop com os alunos de pós-graduação Dinâmica de grupo com professores e funcionários Aprofundamento das ações estratégicas em rede

65 A Caminho do futuro PLANO DE COMUNICAÇÃO FOCO NO PROFESSOR, OBJETIVO
FUNCIONÁRIO E ALUNO - 1ª FASE OBJETIVO 1º SEM 2004 Até julho de 2004, divulgar e capacitar professores, alunos e funcionários, através de workshops, sobre os itens do POLI 2015: O sentido do POLI 2015 O Método BSC - Balanced Score Card O Mapa estratégico do POLI 2015 Visão estratégica do POLI 2015 Perspectivas estratégicas do POLI 2015 Aspectos estratégicos do POLI 2015 Objetivos estratégicos do POLI 2015 Os Indicadores e metas do POLI 2015 Obter colaboração e engajamento de todos com o POLI 2015

66 A Caminho do futuro WORKSHOP COM OS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Atividade de 1 dia, envolvendo professores e funcionários Primeira parte: Informar o que é o POLI 2015 Apresentar em detalhe o Mapa Estratégico Apresentar os indicadores e metas Informar o andamento dos trabalhos Segunda parte: Compor grupos de reflexão focados em objetivos estratégicos Identificar a aderência das atividades em andamento com o POLI 2015 Listar sugestões de ações imediatas a tomar, na direção 2015 Consolidar em um único painel sugestões, por objetivo estratégico Estabelecer compromissos pessoais de cooperação As sugestões aceitas em plenário serão divulgadas no site POLI 2015 A atividade será animada por professores do Grupo Coordenador

67 A Caminho do futuro ACOMPANHAMENTO DO POLI 2015
O acompanhamento do POLI 2015 será feito: Continuamente, através do Site POLI 2015 Continuamente, pela Coordenação do POLI 2015 Periodicamente, através de Relatórios Semestrais de Progresso O acompanhamento focará: Atividades planejadas Atividades realizadas Resultados obtidos Premiações concedidas

68 A Caminho do futuro PEÇAS DE APOIO AO POLI 2015 Vídeo Visão do Futuro
Vídeo POLI 2015 – Campos do Jordão – Nov. 2002 Cartilha do Mapa Estratégico Site Poli 2015 Questionário de envolvimento e resistências ao POLI 2015 Certificado de participação nas atividades do POLI 2015 Prêmios, reconhecimentos e homenagens Textos de reflexão para motivar iniciativas estratégicas Roteiro para a prática de dinâmica de grupo Apresentações padronizadas Introdução ao Poli 2015 Mapa Estratégico Indicadores e metas BSC – Balanced Score Card

69 POLI 2015 INICIATIVA ESTRATÉGICA POLI PARA TODOS

70 Poli Para Todos MAPA ESTRATÉGICO
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” MAPA ESTRATÉGICO Identificar, propor e Implementar benefícios direcionados a necessidades relevantes para a sociedade, desde projetos sociais a serviços de alta complexidade. Perspectiva Sociedade Sistematizar o conhecimento coletado e gerado, preservando-o e permitindo a sua utilização pela organização e seus parceiros Intensificar a prestação de serviços à comunidade Extensão Perspectiva Processos Internos Documentar, preservar e compartilhar o conhecimento Gestão do conhecimento Poli Para Todos Perspectiva Aprendizado e Crescimento

71 POLI 2015 INICIATIVA ESTRATÉGICA NUDI - Núcleo de Desenvolvimento de Relações Institucionais e de Inovação

72 NUDI MAPA ESTRATÉGICO Núcleo de Desenvolvimento
“A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.” MAPA ESTRATÉGICO Identificar oportunidades e melhores práticas em Pesquisa, Ensino e Extensão, balanceando as demandas e as ofertas das atividades desenvolvidas Perspectiva Sociedade Identificar, propor e Implementar benefícios direcionados a necessidades relevantes para a sociedade, desde projetos sociais a serviços de alta complexidade. Prospectar oportunidades em pesquisa, ensino e extensão Gestão do conhecimento Perspectiva Processos Internos Congregar e articular esforços de extensão em torno de temas que conduzam a resultados positivamente relevantes para a Sociedade, observando-se os critérios de ganho de valor social, otimização da relação benefício x custo e democratização do acesso a tecnologia Intensificar a prestação de serviços à comunidade Extensão Realizar projetos de extensão sobre temas socialmente relevantes NUDI Núcleo de Desenvolvimento de Relações Institucionais e de Inovação Perspectiva Aprendizado e Crescimento

73 DE UM SONHO A UMA VISÃO: A Poli 2015 será referência nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão universitária. Estará comprometida com o desenvolvimento sustentável nas dimensões social, econômica e ambiental. Terá administração flexível e integrada. O engenheiro da Poli 2015 terá formação abrangente, tanto sistêmica quanto analítica, fundamentada em sólidos conhecimentos das ciências básicas para a Engenharia, com atitude de sempre aprender. Será competente no relacionamento humano e na comunicação. Terá postura ética e comprometimento cultural e social com o Brasil.

74 TRADIÇÃO E MODERNIDADE
UM PASSADO GLORIOSO UM FUTURO BRILHANTE POLI 2015


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