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As competências combinam conhecimento e habilidade; representam tanto a base dos conhecimentos tácitos quanto o conjunto de habilidades, necessários para.

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1 Construindo a Gestão por Competências a partir da Promoção da Qualidade de Vida

2 As competências combinam conhecimento e habilidade; representam tanto a base dos conhecimentos tácitos quanto o conjunto de habilidades, necessários para realização de ações produtivas. (Prahalad e Hamel, 1990)

3 Agenda Nova ordem O ser integral Promoção da Qualidade de Vida
Dimensões do Ser Integral Competências Gestão por Competência Competências Organizacionais Competências Individuais Sistema Banco de Talentos Alinhamento das Competências Integração de Qualidade de Vida com Competências Modelo Cerebral Referências Bibliográficas

4 Nova Ordem Velocidade Conectividade Intangibilidade

5 O Ser Integral Como se sente Com o quê se preocupa Como produz
Como aprende O quê o motiva Quais os valores Qual o sentido da vida

6 Promoção da Qualidade de Vida
Possibilitar ações que humanizem o trabalho, valorizando a pessoa como ser integral, um ser que dentro de sua realidade e limitações, busque e encontre uma forma mais feliz para viver nos suas dimensões individual, profissional, social e com a natureza.

7 Dimensões do Ser Integral
Intelectual SER HUMANO Espiritual Emocional Física Social

8 Dimensão Física A saúde representa não só a ausência de doença, mas também, a realização plena de nosso potencial, bem-estar, alegria, produtividade e auto-confiança.

9 Dimensão Física Projetos Promover a saúde física dos colaboradores,
bem como conscientizar e incentivar a promoção e a gestão da saúde. Projetos Medicina Preventiva Saúde Bucal Dançar é viver Hidroginástica Atividade Física e Postural

10 Dimensão Social Propicia o resgate das relações saudáveis, marcadas pela verdade e pelo respeito mútuo, por meio do conhecimento e competências conversacionais. Estimula a excelência na comunicação e explicita a importância de se dedicar tempo às nossas relações pessoais, profissionais e com o meio ambiente.

11 Dimensão Social Projetos Estimular a construção de novos
padrões de sociabilidade no trabalho, no momento de lazer e na comunidade Coral Projetos Instrumental Paisagismo Socialização de Talentos Voluntariado

12 Dimensão Intelectual O aspecto diferencial entre sucesso e fracasso encontra-se na forma como a organização consegue despertar o talento, o interesse, o compromisso e a participação de seus colaboradores. Estimular a vida intelectual passa por ações que não só atuam no contexto formal do termo, como também naquelas que dão suporte a um equilíbrio integral.

13 Dimensão Intelectual Projetos Proporcionar ao colaborador estímulo
e desenvolvimento da capacidade intelectual, talentos, habilidades e criatividade, refletindo sobre suas responsabilidades institucionais e sociais Projetos Teatro Incentivando o Saber

14 Dimensão Emocional A emoção, na concepção do ser integral, representa um dos pilares da estrutura humana, e a maneira como lidamos com ela tem um impacto muito forte sobre nossa saúde física e mental.

15 Dimensão Emocional Projetos Minimizar os efeitos da vida
moderna sobre a saúde emocional, visando a manutenção da vida com bem-estar e qualidade, favorecendo as relações pessoais e interpessoais. Arteterapia Projetos Preparação para a aposentadoria Grupos de Apoio: à Família, à Instituição Biodança

16 Dimensão Espiritual Estimula a auto-percepção de nossa integralidade por intermédio de atividades, sem conotação religiosa, voltadas para a promoção do auto-conhecimento, auto-estima, valores, autenticidade e consciência corporal.

17 Dimensão Espiritual Projetos
Ecologia do Ser Oficinas Abertas Projetos Possibilitar ao indivíduo equilíbrio em seus campos psicossocial e ambiental, buscando desenvolver maior clareza de sua integralidade, sem conotação religiosa, alcançando maior comprometimento, empreendedorismo e entusiasmo na consecução das atividades profissionais.

18 COMPETÊNCIA CAPACIDADE DE TRANSFORMAR CONHECIMENTOS , HABILIDADES E ATITUDES EM RESULTADOS.

19 GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional.

20 Competências Organizacionais
Conjunto de atribuições, atividades e processos desenvolvidos pelas diversas áreas para o alcance dos objetivos organizacionais . acepção de incumbência Redesenho de Processos

21 Competências Individuais
Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos aos indivíduos para atingir os objetivos organizacionais - acepção de suficiência Questões Comportamentais (habilidades e atitudes)

22 Sistema Banco de Talentos
Ferramenta gerencial que possibilita o mapeamento e a gestão do conhecimento individual e institucional.

23 Vínculos do Banco de Talentos
Recrutamento e Seleção Treinamento e Capacitação Apoio ao Gerenciamento de Ações estratégicas Avaliação de Desempenho e Carreira Qualidade de Vida Movimentação de Pessoal Planejamento BANCO DE TALENTOS

24 Alinhamento das Competências
Implementar ações que possibilitem o alinhamento das competências às necessidades e aos interesses institucionais. Integração e Reintegração das Pessoas: fornecer condições adequadas para a melhor integração e reintegração das pessoas no ambiente de trabalho no momento em que entram ou retornam à Instituição. Potencialização e Integração das Competências: diagnosticar, propor e/ou executar ações potencializadoras e integradoras das competências individuais e institucionais. Apoiar a Construção de Equipes Naturais e Virtuais: contribuir para a formação de equipes naturais e virtuais possibilitando a participação de pessoas com competências compatíveis, em projetos relevantes à instituição, independente da área de lotação.

25 Alinhamento das Competências
BANCO DE TALENTOS Movimentação de Pessoal ALINHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS EQUIPES VIRTUAIS E NATURAIS POTENCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE PESSOAS Analistas Técnicos Gestores

26 Competências Individuais
COMUNICAÇÃO PROATIVIDADE APRENDIZAGEM VISÃO ESTRATÉGICA LIDERANÇA CAPACIDADE DE ANÁLISE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS ADAPTABILIDADE TRABALHO EM EQUIPE NEGOCIAÇÃO

27 ATITUDES COMPETÊNCIA PROATIVIDADE HABILIDADES CONHECIMENTOS Iniciativa
Autonomia Dedicação Capacidade Empreendedora Agilidade de Raciocínio Criativa Raciocínio Lógico Versatilidade Determinação Capacidade Estratégica Interesse Disponibilidade Persistência Comprometimento. PROATIVIDADE Capacidade em tomar iniciativa diante das situações profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias. HABILIDADES Comunicação Tomar Decisão Negociação Capacidade de Realização Capacidade de Trabalhar em Equipes CONHECIMENTOS Noções de Planejamento Conhecer a Área de Atuação Técnicas de Comunicação Técnicas de Mediação Empreendedorismo Conhecimento do Cliente

28 ATITUDES HABILIDADES COMPETÊNCIA LIDERANÇA CONHECIMENTOS Fluência
Agilidade de Raciocínio Carisma Flexibilidade Versatilidade Boa Memória Criatividade Concentração Bom Humor Auto-confiança Empatia HABILIDADES COMPETÊNCIA Gerenciar Equipes Administrar Conflitos Motivar Delegar Peticionar Orientar e Ensinar Persuadir e Convencer Feedback LIDERANÇA Capacidade de influenciar e conduzir pessoas para alcançar objetivos profissionais e sociais. Comunicação Expor Idéias com Clareza Dialogar Apresentar em Público Poder de Síntese CONHECIMENTOS Técnicas de Comunicação Técnicas de Negociação Técnicas de Motivação Conhecer a Equipe Conhecimento do Cliente Técnicas de Planejamento Noções de Orçamento e Finanças Conhecer a Organização Capacidade de Realização Administrar Tempo Autoconfiança Disciplina Decisão Objetividade Orientar e ensinar

29 ATITUDES HABILIDADES CONHECIMENTOS Raciocínio Lógico Comprometimento
Capacidade de Observação Discernimento Capacidade Estratégica Visão sistêmica Responsabilidade Versatilidade Flexibilidade Inovação COMPETÊNCIA HABILIDADES VISÃO ESTRATÉGICA Ter clareza e comprometimento sobre objetivos e valores auxiliando os demais profissionais na descoberta do significado de sua área de atividade, suas responsabilidades e contribuições esperadas. Está sempre com o Objetivo em mente. Saber para onde está indo, aonde quer chegar. Ter metas claras. Capacidade de Síntese Sintonia com os Afins Capacidade Analítica Capacidade de Realização Definir com clareza a missão da área, metas e objetivos Capacidade de elaborar planos para a conquista de metas CONHECIMENTOS Conhecer o “Negócio”, o ambiente interno e externo da empresa, identificando oportunidades ameaças, pontos fortes e fracos. Conhecer a área, o CNPq e seus clientes. Técnicas de Planejamento

30 ATITUDES HABILIDADES CONHECIMENTOS COMPETÊNCIA Respeito pelo outro
Cordialidade Flexibilidade Bom Humor Observador Auto-controle Cooperativismo Respeito a Hierarquia Empatia Comprometimento Conviver com Ambigüidades Proatividade TRABALHO EM EQUIPE HABILIDADES Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham habilidades e conhecimentos diversos e complemen-tares, propiciando o surgimento de sinergia e otimização de resultados. Administração de Conflitos Acolher Opiniões Capacidade de Trabalhar em times Negociação Persuadir e Convencer Capacidade de argumentação Feedback Atuar sinergeticamente Delegar CONHECIMENTOS Técnicas de Motivação Técnicas de Resolução de Conflitos Técnicas de Planejamento

31 ATITUDES HABILIDADES CONHECIMENTOS Discernimento Raciocínio Lógico
Agilidade de Raciocínio Interesse Pré-disposição a aprender Comprometimento Concentração Boa Memória COMPETÊNCIA CONHECIMENTOS ESPECIFICOS Domínio e aplicação efetiva de conhecimentos técnicos, procedimentos, normativos e sistemas de gestão, visando ao cumprimento de atividades, resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos e/ou produtos requeridos na sua área específica de atuação HABILIDADES Administração de Tempo Capacidade de Síntese Planejar Capacidade Analítica Auto Desenvolvimento CONHECIMENTOS Conhecimentos Técnicos Conhecimentos dos Procedimentos, normas Conhecimento do Cliente Redação e Língua Portuguesa

32 ATITUDES COMPETÊNCIA CAPACIDADE DE ANÁLISE HABILIDADES CONHECIMENTOS
Imparcialidade Raciocínio Lógico Agilidade de raciocínio Concentração Boa Memória Posicionamento CAPACIDADE DE ANÁLISE Capacidade de identificar, relacionar, discriminar e examinar os componentes de um processo fornecendo as informações válidas e precisas para a tomada de decisão. HABILIDADES Redigir Argumentar Planejar Analisar criteriosamente Ter Visão Sistêmica CONHECIMENTOS Conhecer o “Negócio” Metodologia de Pesquisa Redação em língua portuguesa

33 ATITUDES COMPETÊNCIA HABILIDADES COMUNICAÇÃO CONHECIMENTOS
Cooperativismo Imparcialidade Inter-relacionamento Pessoal Bom Humor Empatia Carisma Capacidade de Influenciar Empreendedorismo Iniciativa Assumir Riscos Capacidade Estratégica Agilidade de Raciocínio Criatividade Persistência Determinação Flexibilidade Versatilidade Comprometimento Ponderação COMPETÊNCIA HABILIDADES Saber Dialogar Saber Escutar Saber Perguntar e Falar Apresentar em Publico Desembaraço Comunicação Expor Ideias com Clareza Boa Dicção Conduzir Reuniões Capacidade de Expressão Capacidade de Trabalhar em Equipes Poder de Persuasão Saber Disseminar Informações para Equipe de Trabalho Fazer-se entender Persuadir e convencer Dar Feedback COMUNICAÇÃO Valorizar o processo de comunicação, expressando idéias de modo claro, utilizando técnicas adequadas para cada situação, garantindo o entendimento das mensagens pelos demais membros da organização. CONHECIMENTOS Técnicas de Redação Domínio da Língua Portuguesa Erudição Conhecimento do Cliente

34 COMPETÊNCIA ATITUDES ADAPTABILIDADE HABILIDADES CONHECIMENTOS
Inter-relacionamento Pessoal Cooperativismo Flexibilidade Bom Humor Observação Comprometimento Versatilidade Paciência Dinamismo Tolerância ADAPTABILIDADE HABILIDADES Capacidade de adaptar-se. Saber aprender a viver a conviver continuamente com as mudanças. Praticar a visão sob outras óticas. Capacidade de Trabalhar em Equipe Motivação Comunicação Negociação Conviver com Ambigüidades CONHECIMENTOS Consciência de Interdependência Conhecer o Contexto

35 ATITUDES COMPETÊNCIA HABILIDADES NEGOCIAÇÃO CONHECIMENTOS
Respeitar a opinião do outro Imparcialidade Inter-relacionamento pessoal Senso de Humor Empatia Determinação Carisma Capacidade Influenciar Comprometimento Capacidade Estratégica Flexibilidade Agilidade de Raciocínio Versatilidade COMPETÊNCIA HABILIDADES NEGOCIAÇÃO Gerenciar Equipes Administrar Conflitos Motivar Delegar Peticionar Orientar e Ensinar Persuadir e Convencer Feedback Comunicação Expor idéias com Clareza Dialogar Apresentar em Publico Poder de Síntese Administrar recursos Auto confiança Objetividade Decisão Argumentar estrategicamente, objetivando resultados satisfatórios para as partes envolvidas principalmente, para a organiza-ção, tanto em ambientes externos como em internos. CONHECIMENTOS Técnicas de Negociação Técnicas de Comunicação Gestão da Informação Conhecer a Organização Conhecimento do Assunto Técnicas de Planejamento Noções de Orçamento e Finanças

36 COMPETÊNCIA APRENDIZAGEM ATITUDES HABILIDADES CONHECIMENTOS
Curiosidade Interesse Disponibilidade Concentração Boa Memória Disciplina Gosto pela Leitura Motivação APRENDIZAGEM Pré-disposição para aprender, vontade de se manter continuamente atualizado e buscar sempre oxigenar o conhecimento. HABILIDADES Técnica de Estudo Dirigido Saber administrar o tempo Auto-desenvolvimento Planejamento CONHECIMENTOS Saber que não sabe Conhecer os Objetivos e Metas

37 Integração da Qualidade de Vida com Competências

38 Instrumental Comunicação Visão estratégica Liderança
Agilidade de raciocínio Assumir risco Comprometimento Determinação Visão estratégica Discernimento Raciocínio lógico Versatilidade Visão sistêmica Liderança Agilidade de raciocínio Auto-confiança Boa memória Concentração Empatia Instrumental Trabalho em Equipe Comprometimento Cooperativismo Observador Proatividade Respeito pelo outro Negociação Agilidade de raciocínio Comprometimento Determinação Inter-relacionamento pessoal Respeitar a opinião do outro Versatilidade

39 Instrumental Capacidade de análise Aprendizagem Contínua Proatividade
Agilidade de raciocínio Boa Memória Concentração Posicionamento Raciocínio lógico Aprendizagem Contínua Boa memória Motivação Proatividade Agilidade de raciocínio Autonomia Capacidade Empreendedora Capacidade Estratégica Comprometimento Criativa Dedicação Determinação Persistência Raciocínio lógico Versatilidade Instrumental Adaptabilidade Comprometimento Cooperativismo Dinamismo Inter-relacionamento pessoal Conhecimentos Específicos Agilidade de raciocínio Boa memória Comprometimento Predisposição a aprender Raciocínio lógico

40 Dançar é Viver Trabalho em Equipe Visão estratégica Liderança
Auto controle Bom humor Conviver com ambigüidades Cooperativismo Cordialidade Empatia Flexibilidade Respeito a hierarquia Respeito pelo outro Visão estratégica Flexibilidade Inovação Visão sistemática Liderança Agilidade de raciocínio Auto-confiança Bom humor Criatividade Flexibilidade Fluência Dançar é Viver Comunicação Agilidade de raciocínio Bom humor Capacidade de influenciar Capacidade estratégica Criatividade Empatia Flexibilidade Imparcialidade Iniciativa Negociação Agilidade de raciocínio Capacidade estratégica Capacidade de influenciar Determinação Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal

41 Dançar é Viver Capacidade de Análise Adaptabilidade
Agilidade de raciocínio Adaptabilidade Bom humor Cooperativismo Dinamismo Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal Aprendizagem Contínua Disponibilidade Motivação Dançar é Viver Proatividade Agilidade de raciocínio Criativa Dedicação Disponibilidade Iniciativa Raciocínio lógico Conhecimentos Específicos Agilidade de raciocínio

42 Arteterapia Aprendizagem Contínua Trabalho em Equipe Visão estratégica
Curiosidade Trabalho em Equipe Bom humor Flexibilidade Observador Visão estratégica Capacidade de observação Flexibilidade Inovação Versatilidade Visão sistêmica Proatividade Criativa Iniciativa Versatilidade Arteterapia Adaptabilidade Bom humor Flexibilidade Observação Tolerância Versatilidade Comunicação Bom humor Criatividade Flexibilidade Iniciativa Liderança Criatividade Flexibilidade Versatilidade Negociação Flexibilidade Versatilidade

43 Coral Trabalho em Equipe Liderança Comunicação Negociação
Auto-controle Comprometimento Cooperativismo Flexibilidade Respeito pelo outro Liderança Auto-confiança Boa memória Concentração Empatia Comunicação Assumir risco Comprometimento Criatividade Determinação Coral Negociação Capacidade de influencia Comprometimento Determinação Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal Respeita a opinião do outro Visão estratégica Comprometimento Discernimento Raciocínio lógico Responsabilidade

44 Coral Adaptabilidade Capacidade de Análise Proatividade
Bom humor Comprometimento Inter-relacionamento pessoal Capacidade de Análise Boa memória Concentração Posicionamento Raciocínio lógico Coral Proatividade Comprometimento Dedicação Determinação Persistência Aprendizagem Contínua Boa memória Concentração Disciplina Conhecimentos Específicos Boa memória Comprometimento Concentração Discernimento Pré-disposição a aprender Raciocínio lógico

45 Ecologia do Ser Trabalho em Equipe Visão estratégica Liderança
Auto-controle Comprometimento Cordialidade Empatia Visão estratégica Discernimento Liderança Concentração Versatilidade Proatividade Autonomia Comprometimento Disponibilidade Interesse Persistência Comunicação Comprometimento Criatividade Empatia Ecologia do Ser Capacidade de Análise Concentração Posicionamento Conhecimentos Específicos Concentração Adaptabilidade Comprometimento Cooperativismo Paciência Tolerância Negociação Comprometimento Empatia Aprendizagem Contínua Concentração Disciplina

46 Modelo Cerebral

47 HEMISFERIO ESQUERDO HEMISFERIO DIREITO Liderança Aprendizagem Contínua
Visão Estratégica Negociação Adaptabilidade Comunicação Trabalho em Equipe Aprendizagem Contínua Proatividade Conhecimentos Específicos Capacidade Analítica

48 Superior Esquerdo Superior Direito Inferior Esquerdo Inferior Direito
Holístico Conceitualizador Imaginativo Intuitivo Integrador Sintetizador Lógico Analítico Quantitativo Solucionador de problemas Técnico Organizador Planejador Controlador Administrador Conservador Inter – pessoal Falante Espiritual Emocional Musical Inferior Esquerdo Inferior Direito

49 Referências Bibliográficas
KANAANE, Roberto – Comportamento Humano nas Organizações – O Homem Rumo ao Século 21, Editora Atlas, São Paulo, 1994. RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho – Qualidade de Vida no Trabalho, Editora Vozes, São Paulo, 1994. MOURA, Ana Rita e CARVALHO, Maria do Carmo – Libere sua Competência – Transformando Angústia Existencial em Energia Motivacional, Editora Livros, Rio de Janeiro, 1999. MOTTA, Paulo Roberto – Transformação Organizacional, Editora Qualitymark, São Paulo, 1999. NISEMBAUM, Hugo – A Competência Essencial, Editora Infinito, São Paulo, NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka – Criação de Conhecimento na Empresa, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1997. STEWART, Thomas A - Capital Intelectual, Rio de Janeiro, Editora Campus, 1998. PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. A Competência Essencial das Organizações. Harvad Business Review, 1990.

50 Grata pela atenção... Kilma Gonçalves Cezar


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