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Construindo a Gestão por Competências a partir da Promoção da Qualidade de Vida.

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Apresentação em tema: "Construindo a Gestão por Competências a partir da Promoção da Qualidade de Vida."— Transcrição da apresentação:

1 Construindo a Gestão por Competências a partir da Promoção da Qualidade de Vida

2 As competências combinam conhecimento e habilidade; representam tanto a base dos conhecimentos tácitos quanto o conjunto de habilidades, necessários para realização de ações produtivas. (Prahalad e Hamel, 1990)

3 Agenda Nova ordem O ser integral Promoção da Qualidade de Vida Dimensões do Ser Integral Competências Gestão por Competência Competências Organizacionais Competências Individuais Sistema Banco de Talentos Alinhamento das Competências Integração de Qualidade de Vida com Competências Modelo Cerebral Referências Bibliográficas

4 Nova Ordem Velocidade Conectividade Intangibilidade

5 O Ser Integral ØComo se sente ØCom o quê se preocupa ØComo produz ØComo aprende ØQuais os valores ØQual o sentido da vida ØO quê o motiva

6 Promoção da Qualidade de Vida Possibilitar ações que humanizem o trabalho, valorizando a pessoa como ser integral, um ser que dentro de sua realidade e limitações, busque e encontre uma forma mais feliz para viver nos suas dimensões individual, profissional, social e com a natureza.

7 SER HUMANO Dimensões do Ser Integral

8 A saúde representa não só a ausência de doença, mas também, a realização plena de nosso potencial, bem-estar, alegria, produtividade e auto- confiança. Dimensão Física

9 Dançar é viver Hidroginástica Atividade Física e Postural Saúde Bucal Medicina Preventiva Promover a saúde física dos colaboradores, bem como conscientizar e incentivar a. promoção e a gestão da saúde.

10 Propicia o resgate das relações saudáveis, marcadas pela verdade e pelo respeito mútuo, por meio do conhecimento e competências conversacionais. Estimula a excelência na comunicação e explicita a importância de se dedicar tempo às nossas relações pessoais, profissionais e com o meio ambiente. Dimensão Social

11 Estimular a construção de novos padrões de sociabilidade no trabalho, no momento de lazer e na comunidade Coral Instrumental Paisagismo Socialização de Talentos Voluntariado

12 O aspecto diferencial entre sucesso e fracasso encontra-se na forma como a organização consegue despertar o talento, o interesse, o compromisso e a participação de seus colaboradores. Estimular a vida intelectual passa por ações que não só atuam no contexto formal do termo, como também naquelas que dão suporte a um equilíbrio integral. Dimensão Intelectual

13 Proporcionar ao colaborador estímulo e desenvolvimento da capacidade intelectual, talentos, habilidades e criatividade, refletindo sobre suas responsabilidades institucionais e sociais Incentivando o Saber Teatro

14 A emoção, na concepção do ser integral, representa um dos pilares da estrutura humana, e a maneira como lidamos com ela tem um impacto muito forte sobre nossa saúde física e mental. Dimensão Emocional

15 Minimizar os efeitos da vida moderna sobre a saúde emocional, visando a manutenção da vida com bem-estar e qualidade, favorecendo as relações pessoais e interpessoais. Arteterapia Preparação para a aposentadoria Grupos de Apoio: à Família, à Instituição Biodança

16 Estimula a auto-percepção de nossa integralidade por intermédio de atividades, sem conotação religiosa, voltadas para a promoção do auto-conhecimento, auto-estima, valores, autenticidade e consciência corporal. Dimensão Espiritual

17 Ecologia do Ser Oficinas Abertas Possibilitar ao indivíduo equilíbrio em seus campos psicossocial e ambiental, buscando desenvolver maior clareza de sua integralidade, sem conotação religiosa, alcançando maior comprometimento, empreendedorismo e entusiasmo na consecução das atividades profissionais.

18 CAPACIDADE DE TRANSFORMAR CONHECIMENTOS, HABILIDADES E ATITUDES EM RESULTADOS. COMPETÊNCIA

19 Implementar ações que permitam conhecer, potencializar, integrar e subsidiar a gestão das competências individuais e institucionais visando a auto-realização das pessoas e a excelência no cumprimento da missão institucional. GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

20 Competências Organizacionais Redesenho de Processos Conjunto de atribuições, atividades e processos desenvolvidos pelas diversas áreas para o alcance dos objetivos organizacionais. acepção de incumbência

21 Questões Comportamentais (habilidades e atitudes) Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos aos indivíduos para atingir os objetivos organizacionais - acepção de suficiência Competências Individuais

22 Ferramenta gerencial que possibilita o mapeamento e a gestão do conhecimento individual e institucional. Sistema Banco de Talentos

23 Recrutamento e Seleção Treinamento e Capacitação Apoio ao Gerenciamento de Ações estratégicas Avaliação de Desempenho e Carreira Qualidade de Vida Movimentação de Pessoal Planejamento Vínculos do Banco de Talentos BANCO DE TALENTOS

24 Implementar ações que possibilitem o alinhamento das competências às necessidades e aos interesses institucionais. Integração e Reintegração das Pessoas: fornecer condições adequadas para a melhor integração e reintegração das pessoas no ambiente de trabalho no momento em que entram ou retornam à Instituição. Apoiar a Construção de Equipes Naturais e Virtuais: contribuir para a formação de equipes naturais e virtuais possibilitando a participação de pessoas com competências compatíveis, em projetos relevantes à instituição, independente da área de lotação. Potencialização e Integração das Competências: diagnosticar, propor e/ou executar ações potencializadoras e integradoras das competências individuais e institucionais. Alinhamento das Competências

25 Movimentação de Pessoal ALINHAMENTO DAS COMPETÊNCIAS EQUIPES VIRTUAIS E NATURAIS POTENCIALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS INTEGRAÇÃO E REINTEGRAÇÃO DE PESSOAS Analistas Técnicos Gestores BANCO DE TALENTOS Alinhamento das Competências

26 LIDERANÇA COMUNICAÇÃO APRENDIZAGEM PROATIVIDADE VISÃO ESTRATÉGICA ADAPTABILIDADE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS TRABALHO EM EQUIPE NEGOCIAÇÃO CAPACIDADE DE ANÁLISE Competências Individuais

27 COMPETÊNCIA Capacidade em tomar iniciativa diante das situações profissionais ou sociais assumindo responsabilidades na tomada de decisões com o objetivo de concretizar idéias. CONHECIMENTOS Noções de Planejamento Conhecer a Área de Atuação Técnicas de Comunicação Técnicas de Mediação Empreendedorismo Conhecimento do Cliente HABILIDADES Comunicação Tomar Decisão Negociação Capacidade de Realização Capacidade de Trabalhar em Equipes ATITUDES Iniciativa Autonomia Dedicação Capacidade Empreendedora Agilidade de Raciocínio Criativa Raciocínio Lógico Versatilidade Determinação Capacidade Estratégica Interesse Disponibilidade Persistência Comprometimento. PROATIVIDADE

28 COMPETÊNCIA Capacidade de influenciar e conduzir pessoas para alcançar objetivos profissionais e sociais. CONHECIMENTOS Técnicas de Comunicação Técnicas de Negociação Técnicas de Motivação Conhecer a Equipe Conhecimento do Cliente Técnicas de Planejamento Noções de Orçamento e Finanças Conhecer a Organização HABILIDADES Gerenciar Equipes Administrar Conflitos Motivar Delegar Peticionar Orientar e Ensinar Persuadir e Convencer Feedback Comunicação Expor Idéias com Clareza Dialogar Apresentar em Público Poder de Síntese Capacidade de Realização Administrar Tempo Autoconfiança Disciplina Decisão Objetividade Orientar e ensinar ATITUDES Fluência Agilidade de Raciocínio Carisma Flexibilidade Versatilidade Boa Memória Criatividade Concentração Bom Humor Auto-confiança Empatia LIDERANÇA

29 COMPETÊNCIA Ter clareza e comprometimento sobre objetivos e valores auxiliando os demais profissionais na descoberta do significado de sua área de atividade, suas responsabilidades e contribuições esperadas. Está sempre com o Objetivo em mente. Saber para onde está indo, aonde quer chegar. Ter metas claras. CONHECIMENTOS Conhecer o Negócio, o ambiente interno e externo da empresa, identificando oportunidades ameaças, pontos fortes e fracos. Conhecer a área, o CNPq e seus clientes. Técnicas de Planejamento HABILIDADES Capacidade de Síntese Sintonia com os Afins Capacidade Analítica Capacidade de Realização Definir com clareza a missão da área, metas e objetivos Capacidade de elaborar planos para a conquista de metas ATITUDES Raciocínio Lógico Comprometimento Capacidade de Observação Discernimento Capacidade Estratégica Visão sistêmica Responsabilidade Versatilidade Flexibilidade Inovação VISÃO ESTRATÉGICA

30 COMPETÊNCIA Criar e trabalhar com grupos de pessoas que detenham habilidades e conhecimentos diversos e complemen- tares, propiciando o surgimento de sinergia e otimização de resultados. CONHECIMENTOS Técnicas de Motivação Técnicas de Resolução de Conflitos Técnicas de Planejamento HABILIDADES Administração de Conflitos Acolher Opiniões Capacidade de Trabalhar em times Negociação Persuadir e Convencer Capacidade de argumentação Feedback Atuar sinergeticamente Delegar ATITUDES Respeito pelo outro Cordialidade Flexibilidade Bom Humor Observador Auto-controle Cooperativismo Respeito a Hierarquia Empatia Comprometimento Conviver com Ambigüidades Proatividade TRABALHO EM EQUIPE

31 COMPETÊNCIA Domínio e aplicação efetiva de conhecimentos técnicos, procedimentos, normativos e sistemas de gestão, visando ao cumprimento de atividades, resolução de problemas ou desenvolvimento de projetos e/ou produtos requeridos na sua área específica de atuação CONHECIMENTOS Conhecimentos Técnicos Conhecimentos dos Procedimentos, normas Conhecimento do Cliente Redação e Língua Portuguesa HABILIDADES Administração de Tempo Capacidade de Síntese Planejar Capacidade Analítica Auto Desenvolvimento ATITUDES Discernimento Raciocínio Lógico Agilidade de Raciocínio Interesse Pré-disposição a aprender Comprometimento Concentração Boa Memória CONHECIMENTOS ESPECIFICOS

32 COMPETÊNCIA Capacidade de identificar, relacionar, discriminar e examinar os componentes de um processo fornecendo as informações válidas e precisas para a tomada de decisão. CONHECIMENTOS Conhecer o Negócio Metodologia de Pesquisa Redação em língua portuguesa HABILIDADES Redigir Argumentar Planejar Analisar criteriosamente Ter Visão Sistêmica ATITUDES Imparcialidade Raciocínio Lógico Agilidade de raciocínio Concentração Boa Memória Posicionamento CAPACIDADE DE ANÁLISE

33 COMPETÊNCIA Valorizar o processo de comunicação, expressando idéias de modo claro, utilizando técnicas adequadas para cada situação, garantindo o entendimento das mensagens pelos demais membros da organização. CONHECIMENTOS Técnicas de Redação Domínio da Língua Portuguesa Erudição Conhecimento do Cliente HABILIDADES Saber Dialogar Saber Escutar Saber Perguntar e Falar Apresentar em Publico Desembaraço Comunicação Expor Ideias com Clareza Boa Dicção Conduzir Reuniões Capacidade de Expressão Capacidade de Trabalhar em Equipes Poder de Persuasão Saber Disseminar Informações para Equipe de Trabalho Fazer-se entender Persuadir e convencer Dar Feedback ATITUDES Cooperativismo Imparcialidade Inter-relacionamento Pessoal Bom Humor Empatia Carisma Capacidade de Influenciar Empreendedorismo Iniciativa Assumir Riscos Capacidade Estratégica Agilidade de Raciocínio Criatividade Persistência Determinação Flexibilidade Versatilidade Comprometimento Ponderação COMUNICAÇÃO

34 COMPETÊNCIA Capacidade de adaptar-se. Saber aprender a viver a conviver continuamente com as mudanças. Praticar a visão sob outras óticas. CONHECIMENTOS Consciência de Interdependência Conhecer o Contexto HABILIDADES Capacidade de Trabalhar em Equipe Motivação Comunicação Negociação Conviver com Ambigüidades ATITUDES Inter-relacionamento Pessoal Cooperativismo Flexibilidade Bom Humor Observação Comprometimento Versatilidade Paciência Dinamismo Tolerância ADAPTABILIDADE

35 COMPETÊNCIA Argumentar estrategicamente, objetivando resultados satisfatórios para as partes envolvidas principalmente, para a organiza- ção, tanto em ambientes externos como em internos. CONHECIMENTOS Técnicas de Negociação Técnicas de Comunicação Gestão da Informação Conhecer a Organização Conhecimento do Assunto Técnicas de Planejamento Noções de Orçamento e Finanças HABILIDADES Gerenciar Equipes Administrar Conflitos Motivar Delegar Peticionar Orientar e Ensinar Persuadir e Convencer Feedback Comunicação Expor idéias com Clareza Dialogar Apresentar em Publico Poder de Síntese Administrar recursos Auto confiança Objetividade Decisão ATITUDES Respeitar a opinião do outro Imparcialidade Inter-relacionamento pessoal Senso de Humor Empatia Determinação Carisma Capacidade Influenciar Comprometimento Capacidade Estratégica Flexibilidade Agilidade de Raciocínio Versatilidade NEGOCIAÇÃO

36 COMPETÊNCIA Pré-disposição para aprender, vontade de se manter continuamente atualizado e buscar sempre oxigenar o conhecimento. CONHECIMENTOS Saber que não sabe Conhecer os Objetivos e Metas HABILIDADES Técnica de Estudo Dirigido Saber administrar o tempo Auto-desenvolvimento Planejamento ATITUDES Curiosidade Interesse Disponibilidade Concentração Boa Memória Disciplina Gosto pela Leitura Motivação APRENDIZAGEM

37 Integração da Qualidade de Vida com Competências

38 Liderança Agilidade de raciocínio Auto-confiança Boa memória Concentração Empatia Visão estratégica Discernimento Raciocínio lógico Versatilidade Visão sistêmica Trabalho em Equipe Comprometimento Cooperativismo Observador Proatividade Respeito pelo outro Comunicação Agilidade de raciocínio Assumir risco Comprometimento Determinação Negociação Agilidade de raciocínio Comprometimento Determinação Inter-relacionamento pessoal Respeitar a opinião do outro Versatilidade Instrumental

39 Capacidade de análise Agilidade de raciocínio Boa Memória Concentração Posicionamento Raciocínio lógico Adaptabilidade Comprometimento Cooperativismo Dinamismo Inter-relacionamento pessoal Aprendizagem Contínua Boa memória Motivação Conhecimentos Específicos Agilidade de raciocínio Boa memória Comprometimento Predisposição a aprender Raciocínio lógico Proatividade Agilidade de raciocínio Autonomia Capacidade Empreendedora Capacidade Estratégica Comprometimento Criativa Dedicação Determinação Persistência Raciocínio lógico Versatilidade Instrumental

40 Liderança Agilidade de raciocínio Auto-confiança Bom humor Criatividade Flexibilidade Fluência Visão estratégica Flexibilidade Inovação Visão sistemática Trabalho em Equipe Auto controle Bom humor Conviver com ambigüidades Cooperativismo Cordialidade Empatia Flexibilidade Respeito a hierarquia Respeito pelo outro Comunicação Agilidade de raciocínio Bom humor Capacidade de influenciar Capacidade estratégica Criatividade Empatia Flexibilidade Imparcialidade Iniciativa Negociação Agilidade de raciocínio Capacidade estratégica Capacidade de influenciar Determinação Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal Dançar é Viver

41 Capacidade de Análise Agilidade de raciocínio Adaptabilidade Bom humor Cooperativismo Dinamismo Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal Aprendizagem Contínua Disponibilidade Motivação Conhecimentos Específicos Agilidade de raciocínio Proatividade Agilidade de raciocínio Criativa Dedicação Disponibilidade Iniciativa Raciocínio lógico Dançar é Viver

42 Arteterapia Liderança Criatividade Flexibilidade Versatilidade Visão estratégica Capacidade de observação Flexibilidade Inovação Versatilidade Visão sistêmica Trabalho em Equipe Bom humor Flexibilidade Observador Comunicação Bom humor Criatividade Flexibilidade Iniciativa Negociação Flexibilidade Versatilidade Adaptabilidade Bom humor Flexibilidade Observação Tolerância Versatilidade Aprendizagem Contínua Curiosidade Proatividade Criativa Iniciativa Versatilidade

43 Coral Liderança Auto-confiança Boa memória Concentração Empatia Visão estratégica Comprometimento Discernimento Raciocínio lógico Responsabilidade Trabalho em Equipe Auto-controle Comprometimento Cooperativismo Flexibilidade Respeito pelo outro Comunicação Assumir risco Comprometimento Criatividade Determinação Negociação Capacidade de influencia Comprometimento Determinação Flexibilidade Inter-relacionamento pessoal Respeita a opinião do outro

44 Capacidade de Análise Boa memória Concentração Posicionamento Raciocínio lógico Adaptabilidade Bom humor Comprometimento Inter-relacionamento pessoal Aprendizagem Contínua Boa memória Concentração Disciplina Conhecimentos Específicos Boa memória Comprometimento Concentração Discernimento Pré-disposição a aprender Raciocínio lógico Proatividade Comprometimento Dedicação Determinação Persistência Coral

45 Ecologia do Ser Liderança Concentração Versatilidade Visão estratégica Discernimento Trabalho em Equipe Auto-controle Comprometimento Cordialidade Empatia Comunicação Comprometimento Criatividade Empatia Negociação Comprometimento Empatia Capacidade de Análise Concentração Posicionamento Adaptabilidade Comprometimento Cooperativismo Paciência Tolerância Aprendizagem Contínua Concentração Disciplina Conhecimentos Específicos Concentração Proatividade Autonomia Comprometimento Disponibilidade Interesse Persistência

46 Modelo Cerebral

47 HEMISFERIO ESQUERDOHEMISFERIO DIREITO Aprendizagem Contínua Proatividade Conhecimentos Específicos Capacidade Analítica Liderança Visão Estratégica Negociação Adaptabilidade Comunicação Trabalho em Equipe

48 Superior Esquerdo Superior Direito Inferior Esquerdo Inferior Direito Lógico Analítico Quantitativo Solucionador de problemas Técnico Holístico Conceitualizador Imaginativo Intuitivo Integrador Sintetizador Inter – pessoal Falante Espiritual Emocional Musical Organizador Planejador Controlador Administrador Conservador

49 Referências Bibliográficas KANAANE, Roberto – Comportamento Humano nas Organizações – O Homem Rumo ao Século 21, Editora Atlas, São Paulo, RODRIGUES, Marcus Vinícius Carvalho – Qualidade de Vida no Trabalho, Editora Vozes, São Paulo, MOURA, Ana Rita e CARVALHO, Maria do Carmo – Libere sua Competência – Transformando Angústia Existencial em Energia Motivacional, Editora Livros, Rio de Janeiro, MOTTA, Paulo Roberto – Transformação Organizacional, Editora Qualitymark, São Paulo, NISEMBAUM, Hugo – A Competência Essencial, Editora Infinito, São Paulo, NONAKA, Ikujiro e TAKEUCHI, Hirotaka – Criação de Conhecimento na Empresa, Rio de Janeiro, Editora Campus, STEWART, Thomas A - Capital Intelectual, Rio de Janeiro, Editora Campus, PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. A Competência Essencial das Organizações. Harvad Business Review, 1990.

50 Grata pela atenção... Kilma Gonçalves Cezar


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