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Administração da Produção Aula 2. Administração de Produção e Operações Estratégia de produção e operações.

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Apresentação em tema: "Administração da Produção Aula 2. Administração de Produção e Operações Estratégia de produção e operações."— Transcrição da apresentação:

1 Administração da Produção Aula 2

2 Administração de Produção e Operações Estratégia de produção e operações

3 Por que gestão estratégica de produção e operações? Operações envolvem o grosso dos recursos Decisões têm inércia Decisões difíceis e caras de reverter Existem trade-offs

4 Objetivos competitivos

5

6 Ferramental para análise de foco

7 Ferramental para análise de foco (cont)

8 Trade-offs

9 Quadro geral de referência

10 Tipos de critérios competitivos

11 Escala de nove pontos - importância CRITÉRIOS GANHADORES DE CLIENTES 1.Proporciona vantagem crucial junto aos clientes 2.Proporciona importante vantagem junto aos clientes-sempre considerado 3.Proporciona vantagem útil junto aos clientes - normalmente considerado CRITÉRIOS QUALIFICADORES 4.Precisa estar pelo menos marginalmente acima da média do setor 5.Precisa estar em torno da média do setor 6.Precisa estar a pouca distância da média do setor CRITÉRIOS MENOS RELEVANTES 7.Normalmente não considerado;pode tornar-se mais importante no futuro 8.Muito raramente é considerado pelos clientes 9.Nunca é considerado pelos clientes e provavelmente nunca será

12 Escala de nove pontos - importância

13 Escala de nove pontos - desempenho MELHOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 1.Consistente e consideravelmente melhor que nosso melhor concorrente 2.Consistente e claramente melhor que nosso melhor concorrente 3.Consistente e marginalmente melhor que nosso melhor concorrente IGUAL À CONCORRÊNCIA 4.Com freqüência marginalmente melhor que nosso melhor concorrente 5. Aproximadamente o mesmo da maioria de nossos concorrentes 6.Freqüentemente a uma distância curta atrás dos principais concorrentes PIOR DO QUE A CONCORRÊNCIA 7.Usual e marginalmente pior que a maioria dos principais concorrentes 8.Usualmente pior que a maioria dos nossos concorrentes 9.Consistentemente pior que a maioria de nossos concorrentes

14 Escala de nove pontos - desempenho

15 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros UO... UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Análise estratégica: Alinhamento Partindo, por exemplo, de uma unidade de operações que produz famílias de produtos para servir a segmentos de mercado Uso da matriz importância - desempenho

16 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Matriz Importância- desempenho

17 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado

18 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Urgência máxima Urgência

19 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência Urgência máxima Urgência UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Vantagem competitiva (manutenção) Adequado1 Adequado2 Adequado

20 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência Vantagem competitiva (manutenção) Urgência máxima Urgência Adequado1 Adequado UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Excesso

21 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Urgência máxima Urgência Adequado1 Adequado UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Melhorar1 Melhorar2 Melhorar

22 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Urgência máxima UrgênciaMelhorar1 Adequado1 Adequado2 Melhorar UO... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Critérios de desempenho Prioridades

23 FP1 FP2 FP3 Outros... SM1SM2SM3 Outros Melhor que Pior que Igual a Menos importanteQualificadorGanhador de pedidos Competências não exploradas Oportunidades atuais Oportunidades futuras Oportunidades não exploradas pela concorrência Excesso (urgente?) Excesso (útil?) Vantagem competitiva (manutenção) Urgência máxima UrgênciaMelhorar1 Adequado1 Adequado2 Melhorar2 Oportunidades em outros segmentos de mercado AB C D E G F I J K L 10 UO M... Desempenho comparado á concorrência Importância dada pelo cliente UO – unidade produtiva FP – Família de produtos SM – Segmento de mercado Critérios de desempenho N O

24 Engarrafadora

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