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Produção e Serviços Profs.: Luiz Carlos Di Serio

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Apresentação em tema: "Produção e Serviços Profs.: Luiz Carlos Di Serio"— Transcrição da apresentação:

1 Produção e Serviços Profs.: Luiz Carlos Di Serio
Stavros Panagiotis Xanthopoylos

2 Estrutura da disciplina
Módulo 1 – Estratégia e Fundamentos de Operações: Produtos e Serviços Módulo 2 – Qualidade e Produtividade: Conceitos, Foco no Processo, Valor e Melhoria Contínua Módulo 3 – Sistemas de Gestão de Produção: Empurrar x Puxar - MRP, TOC e JIT - Mentalidade Enxuta

3 Estrutura da disciplina
Módulo 4 – Gestão Estratégica de Serviços Módulo 5 – Gestão da Cadeia de Suprimentos - Competitividade – Tempo / Flexibilidade / Inovação

4 Conceitos Básicos de Operações
Módulo 1 Conceitos Básicos de Operações Prof.: Stavros P. Xanthopoylos

5 Estratégia e Fundamentos de Operações: produtos e serviços
Visão sistêmica Visão como função e como um conjunto de decisões Filme: Há sempre um cliente ao seu lado

6 Estratégia e Fundamentos de Operações: produtos e serviços
Manufatura e Serviços / Estratégia de Operações Os tipos de produção Sistemas de operações Caso JVC (filme: Competindo pelo futuro)

7 OPERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Conceitos Básicos de Operações Visão Sistêmica INPUTS trabalhadores gerente equipamento instalações materiais local energia OUTPUTS Produtos Serviços Participação do Mercado /Clientes (feedback) Informações sobre Desempenho (feedback) OPERAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES 1 2 3 4 5

8 Conceitos Básicos de Operações
Visão como função e como um conjunto de decisões I Função empresarial: operações métodos quantitativos comportamento empresarial gerenciamento geral sistemas de informações gerenciais ética e direito negócios internacionais economia

9 Conceitos Básicos de Operações
Visão como função e como um conjunto de decisões II Conjunto de decisões Escolhas de estratégias planos de produtos e serviços prioridades competitivas posicionamento estratégico gerenciamento da qualidade controle da qualidade

10 Conceitos Básicos de Operações
Visão como função e como um conjunto de decisões III Conjunto de decisões Decisões do projeto industrial elaboração dos processos gerenciamento tecnológico descrição das ativid. ou postos de trab. capacidade localização layout

11 Conceitos Básicos de Operações
Visão como função e como um conjunto de decisões IV Conjunto de decisões Decisões sobre operações previsão gerenciamento dos materiais estoques planos agregados planos mestres de produção sistemas de controle de chão de fábrica programação fina

12 Conceitos Básicos de Operações
Diferença entre manufatura e serviços Aspectos do produtor Produto físico e durável Output pode ser medido Baixo contato com cliente Tempo de resposta maior Aspectos do prestador Produto perecível e intangível Output não pode ser medido Intenso contato com cliente Tempo de resposta menor

13 Conceitos Básicos de Operações
Diferença entre manufatura e serviços Aspectos do produtor Mercados regionais, nacionais e internacionais Instalações grandes Produção intensiva de capital Qualidade medida facilmente Aspectos do prestador Mercados locais (atendimento local) Instalações pequenas Produção intensiva de mão-de-obra Qualidade difícil de medir

14 Filme: Há sempre um cliente a seu lado
Conceitos Básicos de Operações Filme: Há sempre um cliente a seu lado

15 Conceito de Competitividade
“É a capacidade da empresa formular e implementar estratégias concorrenciais, que lhe permite ampliar ou conservar, de forma duradoura, uma posição sustentável de mercado” Referência: Ferraz, J. C. et al. Made in Brazil. Rio de Janeiro, Ed. Campus, 1995

16 Competitividade Fatores Críticos de Sucesso
Inovação Flexibilidade Tempo Qualidade Custo

17 Maturidade Empresarial
Considerações iniciais e conceitos básicos a conquista da maturidade empresarial Excelência Inovação - rede - holística Flexibilidade - integração - mercado Tempo - automação - cliente Qualidade - controle - processo Custo - coordenação - produto Tempo

18 “O modelo do cone de areia” do melhoramento
Modelo de Slack Custo Flexibilidade Velocidade Confiabilidade Qualidade “O modelo do cone de areia” do melhoramento em manufatura Qualidade Qualidade + confiabilidade Qualidade + confiabilidade + velocidade Qualidade + confiabilidade + velocidade + flexibilidade Qualidade + confiabilidade + velocidade + flexibilidade + custo

19 Fatores Críticos de Sucesso / Critérios de Competição
Competitividade Fatores Críticos de Sucesso / Critérios de Competição Bens Preço/Custo Qualidade Velocidade da Entrega (tempo) Confiabilidade da Entrega (tempo) Bens Flexibilidade (volume, mix, entrega, produto) Serviços – pré/durante/pós venda

20 Fatores Críticos de Sucesso / Critérios de Competição
Competitividade Fatores Críticos de Sucesso / Critérios de Competição Serviços Preço/Custo Consistência Velocidade da Entrega Credibilidade / Segurança Serviços Ambiente Flexibilidade Competência Acesso Tangíveis

21 Estratégia Operacional
Prioridades são estabelecidas em relação a: Clientes Concorrentes Resultados comparativos à atuação com a Concorrência O que o Cliente Quer Importância Desempenho de cada critério competitivo em cada critério competitivo Prioridades para melhoria

22 Ganhadores e Qualificadores de Pedidos
Critérios Vencedores de Pedidos Benefício Competitivo Performance

23 Ganhadores e Qualificadores de Pedidos
Crfitérios Qualificadores Benefício Competitivo Performance Critérios menos importantes Benefício Competitivo Performance

24 Importância dos Critérios Competitivos
Critérios Vencedores É a base ou fundamental para a escolha do Cliente Representa vantagem importante na escolha do Cliente Representa uma vantagem útil na escolha do Cliente Critérios Qualificadores Precisa se posicionar marginalmente acima da média da indústria Precisa se posicionar da média da indústria Deve estar próximo num nível abaixo da média da indústria Critérios Menos Importantes Normalmente não considerado pelo Cliente Raramente considerado pelo Cliente Nunca considerado pelo Cliente

25 Importância dos Critérios Competitivos
Critérios Vencedores É a base ou fundamental para a escolha do Cliente Representa vantagem importante na escolha do Cliente Representa uma vantagem útil na escolha do Cliente

26 Importância dos Critérios Competitivos
Critérios Qualificadores Precisa se posicionar marginalmente acima da média da indústria Precisa se posicionar na média da indústria Deve estar próximo num nível abaixo da média da indústria

27 Importância dos Critérios Competitivos
Critérios Menos Importantes Normalmente não considerado pelo Cliente Raramente considerado pelo Cliente Nunca considerado pelo Cliente

28 Benchmarking: Comparando com a Concorrência
Melhor que os concorrentes Consitentemente e consideravelmente melhor que o melhor concorrente Consistentemente e visivelmente melhor que o melhor concorrente Consistentemente e marginalmente melhor que o melhor concorrente Mesmo nível que os Concorrentes Marginalmente melhor que o melhor concorrente No mesmo nível que o melhor concorrente Frequentemente pior que o melhor concorrente Pior que os Concorrentes Normalmente e Claramente pior que o melhor concorrente Normalmente pior que o melhor concorrente Consistentemente pior que o melhor concorrente

29 Benchmarking: Comparando com a Concorrência
Melhor que os concorrentes Consitentemente e consideravelmente melhor que o melhor concorrente Consistentemente e visivelmente melhor que o melhor concorrente Consistentemente e marginalmente melhor que o melhor concorrente

30 Benchmarking: Comparando com a Concorrência
Mesmo nível que os Concorrentes Marginalmente melhor que o melhor concorrente No mesmo nível que o melhor concorrente Frequentemente pior que o melhor concorrente

31 Benchmarking: Comparando com a Concorrência
Pior que os Concorrentes Normalmente e Claramente pior que o melhor concorrente Normalmente pior que o melhor concorrente Consistentemente pior que o melhor concorrente

32 Matriz: Importância e Desempenho
1 2 3 4 5 6 7 8 9 EXCESSO? C Melhor ADEQUADO MELHORA E Igual D AÇÃO URGENTE Desempenho em relação aos Concorrentes B Pior A Menos Relevantes Qualifica-dores Vencedores de Pedidos Importância aos Clientes Menos Relevantes Qualifica-dores Vencedores de Pedidos Importância aos Clientes

33 Matriz: Importância X Desempenho
1 2 3 4 5 6 7 8 9 TANGÍVEIS CONSISTÊNCIA AMBIENTE ACESSO Melhor bom Igual PERFORMANCE CONCORRENTES comparada aos VELOCIDADE ENTREGA PREÇO/CUSTO CREDIBILIDADE/SEGURANÇA FLEXIBILIDADE COMPETÊNCIA Pior ruim Menos Relevantes Qualificadores Vencedores de Pedidos IMPORTÂNCIA aos Clientes baixa alta

34 Conceitos Básicos de Operações
Os tipos de produção Estoque puro Contínua (pura/com diferenciação) Intermitente (para estoque/sob encomenda) Grandes projetos

35 os tipos de produção - estoque puro
Conceitos Básicos de Operações os tipos de produção - estoque puro

36 os tipos de produção - contínua
Conceitos Básicos de Operações os tipos de produção - contínua Fluxo Peças/ Produto Pessoas Peças

37 os tipos de produção – intermitente sob encomenda
Conceitos Básicos de Operações os tipos de produção – intermitente sob encomenda Fonte:

38 Conceitos Básicos de Operações
os tipos de produção – intermitente para estoque Fonte: Submarino e TokStok

39 os tipos de produção - grandes projetos
Conceitos Básicos de Operações os tipos de produção - grandes projetos Equipamentos Móveis Pessoas Produto

40 Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações I Quatro categorias de sistema: Suprimento puro aumenta a utilidade de posse de recursos Manufatura aumenta a utilidade da forma de recursos

41 Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações I Quatro categorias de sistema: Transporte aumenta a utilidade da localização de recursos Serviço aumenta a utilidade do estado de recursos

42 C Conceitos Básicos de Operações Partes que integram os processos
Classificando um sistema de operações II Partes que integram os processos O Cliente Estoque insumos e produtos Operações Fluxo Físico materiais e pessoas C

43 C EOE C EOC Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações III Estruturas básicas de operações I Manufatura (produção) Produção contínua C EOE Produção sob encomenda ou Produtos Perecíveis C EOC

44 C DOE C DOC Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações III Estruturas básicas de operações I Manufatura (produção) Insumos Perecíveis ou Estoques para mercado C DOE Grandes projetos C DOC

45 EFO C F ECO C Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações IV Estruturas básicas de operações II Serviços EFO Serviços bancários C F ECO Serviços essenciais C

46 DFO C F F - FILA Conceitos Básicos de Operações
Classificando um sistema de operações IV Estruturas básicas de operações II Serviços Sem recursos iniciais DFO C F F - FILA

47 Filme: Competindo pelo futuro
Conceitos Básicos de Operações CASO JVC Filme: Competindo pelo futuro


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