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29 de outubro de 2012. AGENDA Definições e Cenários.Como reduzir CONFLITOS nas Empresas ?Ferramentas.Vídeos : Cliente, Informação e Planejamento.

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1 29 de outubro de 2012

2 AGENDA Definições e Cenários.Como reduzir CONFLITOS nas Empresas ?Ferramentas.Vídeos : Cliente, Informação e Planejamento.

3 VÍDEO => VISÃO DO CLIENTE

4 É produzir cada vez mais e melhor, com cada vez menos. Qualidade + Produtividade + Foco no mercado Competitividade Produtividade Competitividade

5 É um processo onde uma das partes envolvidas, percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses. Administração de Conflitos: Fontes de Conflitos: Diferentes visões de mundo Diferenças de idade, sexo Poder / Status Sucesso Ausência de recursos Diferenças culturais Autonomia Direitos não atendidos Mudanças Recursos compartilhados Ambiente hostil Acomodação Diferenças individuais Manipulação Insatisfação Surpresas Objetivos divergentes Preconceitos Informações incompletas Outros ( Inúmeros )

6 Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Recursos Humanos Financeiros Materiais Tecnológicos Informação Desempenho Alcance das metas Produtos Serviços Eficiência Eficácia Desempenho Alcance das metas Produtos Serviços Eficiência Eficácia Controle Monitora as atividades e faz correções Controle Monitora as atividades e faz correções Organização Atribui responsabilidades pela realização da tarefa Organização Atribui responsabilidades pela realização da tarefa Planejamento Seleciona metas e meios de obtê-las Planejamento Seleciona metas e meios de obtê-las Liderança Usa influência para motivar os funcionários Liderança Usa influência para motivar os funcionários Funções Administrativas Fonte: Richard L. Daft ( Pág. 6 ) É o alcance das metas, de maneira eficaz e eficiente por meio de planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais. ADMINISTRAÇÃO

7 MODELO DE PORTER Ameaça de entrada Poder de barganha dos compradores Poder de barganha dos fornecedores Ameaça dos substitutos Rivalidade entre Concorrentes

8 CICLO DE VIDA PRODUTO Crescimento Maturidade Declínio Introdução R$ Tempo QUAL O CICLO DA SUA EMPRESA / SERVIÇO ?

9 VÍDEO => INFORMAÇÃO

10 Plano de Negócio Definir as atividades Definir as atividades Identificar o seu perfil Identificar o seu perfil Como reduzir CONFLITOS? Estratégias

11 É um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. O plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado. PLANO DE NEGÓCIO

12 EMPRESA ESTOQUECONTADORMARKETINGSISTEMA COBRANÇACOMPRASLOGÍSTICAPESSOAS EMPRESA VENDASPRODUÇÃOFINANÇASSITE Definição de responsabilidades : Sócios, Áreas e Funcionários

13 COMPROMETIMENTO ESTABELECIMENTO DE METAS PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO BUSCA DE INFORMAÇÃO PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA BUSCA DE OPORTUNIDADES E INICIATIVA PERSISTÊNCIA CORRER RISCOS CALCULADOS EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA CARACTERÍSTICAS DO COMPORTAMENTO EMPREENDEDOR

14 Temos que conhecer o terreno que atuamos e onde pretendemos atuar; Precisamos de um norte seguro; Temos medo dos riscos que o futuro nos reserva; Por quê Planejamos Antecipar ameaças e oportunidades ao negócio; Fundamentar nossas decisões; Minimizar ou eliminar riscos e incertezas; Analisar a viabilidade de ideias de negocios; Possibilitar o alcance de objetivos e metas; Para que Planejamos PLANEJAMENTO

15 ANÁLISE DO SETOR/EMPRESA

16 FORÇAS - Frequência do consumo; - Possibilidade de entrega simultânea do Produto e Serviço ao cliente; - Possibilidade de inovação nos processos: Exemplo de um restaurante que implantou uma bandeira no processo de cobrança; - Estratégia de bebida que aumenta a margem das empresas; - Estratégia de sobremesas e doces para aumentar o ticket médio (aumento nas vendas para cada cliente); - Flexibilidade na alteração do produto (exemplo: diversos tipos do prato); OPORTUNIDADES - Comer fora de casa, representa 1/3 do total de gastos com alimentos, em 2002 era 24%; - O IBGE estima que em 2020, será 40%; - Gastos com alimentação em valores : R$ 421,72 ( R$ 131,33 são fora do domicílio). - 85,2 milhões de clientes por ano passam pelos restaurantes e lanchonetes; - Delivery : 200 mil entregadores expressos na capital; - Número de internautas que compram produtos alimentícios pela internet subiu de 29% em 2009 para 34% em 2011; FRAQUEZAS - Concentração das vendas para Lojas - Alta dependência de mão-de-obra qualificada para a produção do alimento e para a realização do serviço; - Não participar de Feiras, Eventos e Associações; AMEAÇAS - Crescimento das Franquias; - Fusões e Aquisições ( Sadia e Perdigão, Seara e Marfrig, Schincariol e Kirin ); estabelecimentos como bares e lanchonetes no país ( no Grande ABC são ), em 2002 eram empresas. - Clientes irem para SP buscar opções de Restaurantes; - Inflação influenciada pela alta de alimentos, aumento da matéria-prima; ALIMENTAÇÃO FORA DO DOMICÍLIO R$ 185 bilhões em 2010 e estima-se R$ 213 bi em 2011, segundo a ABIA e no Grande ABC de R$ 150 milhões, segundo Sehal.

17 DUPLO DIAMANTE

18 CONTROLES E INFORMAÇÕES GERENCIAIS: Controles Básicos: Vendas / Faturamento Vendas / Faturamento Custos / Despesas Custos / Despesas Pedidos Pedidos Compras Compras Estoques Estoques Fluxo de Caixa Fluxo de Caixa Contas a Pagar / Receber Contas a Pagar / Receber Preço de Venda Preço de Venda Margem de Contribuição Margem de Contribuição Ponto de Equilíbrio Ponto de Equilíbrio Resultado Operacional Resultado Operacional Lucratividade Lucratividade Rentabilidade Rentabilidade Administração do Capital Humano Administração do Capital Humano

19 Meta + Hodós Método Resultado a ser atingido Caminho Método é: Sequência de ações necessárias para atingir o resultado desejado Caminho para o resultado OU GERENCIAR é perseguir resultados, portanto, não existe gerenciamento sem método, ou seja, método é a essência do gerenciamento. Situação atual Situação desejada Método MÉTODO

20 EMPREENDER É? Visualizar uma ideia Realizar/Colocar em prática E COMO?

21 Carrinho de Compras Composição dos gastos da classe C em 2011 * Saúde e higiene pessoal 8,3% Casa 31,5% Alimentação 18,5% Cabelereiro, lavanderia e outros serviços 23,2% Transporte 8,2% Roupas 5,1% Diversão e Viagens 3,1% Educação 2,1 % * Até março Fonte : Data Popular ( Revista PME - Agosto 2011 ) 103 milhões de pessoas na classe C. Renda anual de R$ Fonte: Data Popular

22 MATRIZ DE PRIORIDADE URGENTENÃO URGENTE IMPORTANTE NÃO IMPORTANTE 12 34

23 MATRIZ DE PRIORIDADE FÁCILDIFÍCIL CUSTO SEM CUSTO 34 12

24 PDCA O PDCA é o método de gestão utilizado no ambiente organizacional, para manter e melhorar resultados por meio da identificação, observação e análise de problemas, bem como para o alcance das metas. (Agir corretivamente ou preventivamente)

25 VÍDEO => PLANEJAMENTO

26 VISÃO INTEGRADA

27 Vocês sabem como prever o futuro? A melhor forma de prever o futuro, é.. criá-lo. Peter Drucker A melhor forma de prever o futuro, é.. criá-lo. Peter Drucker Cursos pela internet - Fábio Costa /


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