A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física."— Transcrição da apresentação:

1 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física e Motricidade Humana Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Universidade Federal de São Carlos A preparação do acadêmico de Educação Física visando a participação em equipes multidisciplinares na área da saúde 14 a 18 de janeiro de Foz do Iguaçu - PR - Brasil II Encontro Internacional de Estudantes de Educa ç ão F í sica

2 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana DOUTORADO & Pós-Doutorado Engenharia Biomédica Inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de produtos MESTRADO Bioengenharia GRADUAÇÃO Física & Educação Física Avaliação Muscular Quantitativa Avaliação do Desempenho de Atletas com Deficiência Caminhada Orientada PESQUISAEXTENSÃO Câmara Técnica 3 – Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidades, Saúde Coletiva APRESENTAÇÃO

3 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana PROGRAMA DE CAMINHADA ORIENTADA A preparação do acadêmico de Educação Física

4 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Regulamentação da Profissão de Educação Física e criação do CONFEF/CREFs 1. Conquistas e Responsabilidades!

5 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Resolução CNS 218/1997 Profissionais da Saúde Conquistas e Responsabilidades!

6 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

7 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

8 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

9 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

10 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

11 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

12 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conquistas e Responsabilidades!

13 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS INFORME-SE, SEMPRE!

14 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Estratégia Global para Alimentação Saudável, Atividade Física e Saúde - OMS INFORME-SE, SEMPRE!

15 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana INFORME-SE, SEMPRE!

16 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana INFORME-SE, SEMPRE!

17 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana INFORME-SE, SEMPRE!

18 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana 1)coach - 1 2)physical education teacher – 5 3)dance )teachers – 21 5)sedentary )leisure )physical education – 172 8)sport(s) )exercise – )physical activity – 2127 Em 278 páginas, encontramos as seguintes ocorrências: INFORME-SE, SEMPRE!

19 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana 13 definições 43 definições INFORME-SE, SEMPRE!

20 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Conselho Federal de Educação Física Conselhos Regionais INFORME-SE, SEMPRE!

21 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

22 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

23 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Ministério da Cultura RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INFORME-SE, SEMPRE!

24 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Portaria No : ampliação dos NASFs: de 870 podendo chegar a INFORME-SE, SEMPRE!

25 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

26 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Ministério da Saúde INFORME-SE, SEMPRE!

27 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana DAS CONQUISTAS e RESPONSABILIDADES (ações) AO PERFIL (formação) FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ATUAR NA ÁREA DA SAÚDE

28 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Disciplinas específicas Qualidade de vida; Aspectos epidemiológicos; Fisiopatologia; Avaliação física; Prescrição de exercícios físicos; Projetos sociais; etc... OUTRAS MATÉRIAS ? Quais? 2. APRENDA A APRENDER!

29 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Estágios ( Problem Based Learning ) Disciplinas (conhecimento inicial) geração de novos conhecimentos aplicação do conhecimento EXTENSÃO PESQUISA ENSINO Especialização, Residência, Mestrado, Doutorado, Mestrado profissional Pós-graduação Graduação (local/regional) Formação continuada mercado de trabalho Sistema Educacional APRENDA A APRENDER! Mas como romper essa parede?

30 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Em nosso sistema educacional tradicional... Especialistas do passado... Especialistas do passado... Lidamos com conhecimentos dominados... Lidamos com conhecimentos dominados... É assim que a Ciência caminha...só que... É assim que a Ciência caminha...só que... Ações empreendedoras! Futuro: especialista do que não existe... Futuro: especialista do que não existe... Soluções do passado não interessam... Soluções do passado não interessam... Você tem que inovar para encontrar o seu espaço no mercado! Você tem que inovar para encontrar o seu espaço no mercado! APRENDA A APRENDER!

31 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana As 3 fases da aquisição do conhecimento COMPARTILHE CONHECIMENTO, SEMPRE! APRENDA A APRENDER! COMPARTILHAMENTO aplicação aprendizado Dedicação, tempo e esforço Conhecimento adquirido

32 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes (Soc. Brasileira de Diabetes) (Soc. Brasileira de Cardiologia) APRENDA A APRENDER!

33 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes (Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

34 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes (Soc. Brasileira de Medicina do Exercício do Esporte) APRENDA A APRENDER!

35 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes (American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

36 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana CONSENSOS MÉDICOS e diretrizes (American College of Sports Medicine) APRENDA A APRENDER!

37 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Valores 3. E O QUE MAIS? Eficiência X Eficácia Avaliação equipe multiprofissional de saúde Objetivos O indivíduo

38 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Lutar por igualdade e justiça mediante a eliminação das diferenças desnecessárias e evitáveis Eqüidade E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional

39 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Eqüidade Excelência Chegar ao mais alto padrão de qualidade naquilo que fazemos E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional

40 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Eqüidade Excelência Solidariedade Promover os interesses e responsabilidades comuns e os esforços coletivos para alcançar as metas comuns E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional

41 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Eqüidade Excelência Solidariedade Respeito Acolher a dignidade e a diversidade de indivíduos, grupos e necessidades E o que mais? VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional

42 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana VALORES norteadores para as ações de uma equipe multiprofissional Eqüidade Excelência Solidariedade Respeito Integridade Garantir um desempenho compartilhado, ético e confiável E o que mais?

43 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Alcance de objetivos INDIVIDUAIS promoção, prestígio, maior salário, carreira, segurança pessoal, cursos de pós- graduação, cargos, etc... EFICIÊNCIAEFICÁCIA Participação da pessoa na equipe multiprofissional em saúde Alcance de objetivos ORGANIZACIONAIS resolutividade, humanização da assistência, equidade, redução de custos, valorização e crescimento da equipe, etc... E o que mais? Como fazer as coisas certas... Fazer o que deve ser feito... Como fazer certo as coisas... Como fazer o que tem para ser feito...

44 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana informações sobre o conhecimento prévio das coisas e das pessoas, bem como sobre os seus interesses e necessidades permite detectar dificuldades no momento em que elas surgem como também estabelecer planos imediatos de adequação e atualização fornece uma visão mais precisa do desempenho do usuário em relação à sua condição física e dos profissionais em relação às suas condutas na equipe AVALIAÇÃO das ações da equipe multiprofissional iníciodurantea cada período funçãodiagnósticafunçãoformativafunçãosomativa E o que mais?

45 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana OBJETIVOS para a formação de uma equipe multidisciplinar atenção integral à saúde 1º. qualquer proposta de intervenção deverá agregar às ações de interdisciplinaridade, os princípios norteadores do SUS: integralidade, eqüidade, universalidade. 2º. a resolutividade das ações deverá caracterizar-se pela humanização da assistência, assegurando acolhimento e vínculo. E o que mais?

46 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Passado? Cultura/tradição RESPOSTAS! Futuro? Empreendedorismo Inovação PERGUNTAS! O indivíduo numa equipe multidisciplinar Quem sou? E o que mais?

47 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana 1ª. Depende de terceiros para trabalhar 2ª. Exige supervisão 3ª. Só busca conhecimentos na sua especialidade 4ª. Não busca conhecer como funciona a saúde pública para poder contribuir na melhoria do atendimento 5ª. Apega-se com o que existe: não se preocupa com o que não existe 6ª. Não sabe identificar e aproveitar oportunidades 7ª. Não é agente de inovações e não muda a si mesmo 8ª. Faz mais do que aprende e tem medo do erro 9ª. Realiza o sonho dos outros e não o seu A SÍNDROME do empregado... E o que mais?

48 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana 5. CONCLUSÃO ATITUDES Pró-atividade Empatia Ética HUMILDADE CIENTÍFICA CONHECIMENTO Saber Saber o que e como Informação organizada e estruturada REFERENCIAL COGNITIVO HABILIDADE Saber fazer Aplicação do conhecimento Transformação do conhecimento em resultado RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMPETÊNCIA Saber fazer acontecer Alcançar resultado por meio do conhecimento Transformação do conhecimento em RIQUEZA Mudança, INOVAÇÃO e empreendedorismo

49 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana A ação multiprofissional requer clareza e definição das relações inter-pessoais, da interdisciplinaridade e da comunicação. Trabalho árduo, engloba equipe multi-profissional Treinamento continuado: Estudo, pesquisa e ações interdisciplinares Conclusão PRINCIPAIS DESAFIOS

50 Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Contatos: © JMNovo Jr II Encontro Internacional de Estudantes de Educa ç ão F í sica 14 a 18 de janeiro de Foz do Iguaçu - PR - Brasil


Carregar ppt "Departamento de Educação Física e Motricidade Humana Prof.Dr. José Marques Novo Jr. CREF-MG 5720-G REPRESENTANTE CONFEF-CT3-CNRMS Depto.Educação Física."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google