A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso
Profa Drª Miriam Struchiner & Profª Drª Taís Giannella Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso Giselle M. Bastos Ignácio A. Seixas da Silva Eduardo Bolina Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2010

2 IDENTIFICAÇÃO: Planejamento Curricular Curso:
Pós-Graduação em Evolução Humana. Disciplina: Crescimento e Desenvolvimento da Infância à Adolescência. Público Alvo: Médicos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Enfermeiros, Terapeutas Ocupacionais, Educação Física, Psicólogos e Pedagogos. 25 alunos = 5 grupos com 5 integrantes. Duração: 64 horas.

3 Justificativa: Planejamento Curricular
Dominar o conhecimento referente ao processo contínuo de crescimento e desenvolvimento humano no período compreendido entre a infância e a adolescência torna-se imprescindível para os profissionais da área de saúde, pois possibilita uma melhor compreensão das intensas alterações bio-psico-sociais que acontecem nesse período da vida, permitindo assim diagnósticos precoces e intervenções mais eficazes.

4 Ementa: Planejamento Curricular
A disciplina busca estudar os aspectos da fisiologia do crescimento/desenvolvimento humano e seus distúrbios, ao longo da infância (0 a 10 anos) e adolescência (10-20 anos). O domínio do crescimento compreende fenômenos de multiplicação celular, traduzida através do ganho de peso, estatura, massa muscular e massa óssea ao longo da vida. O domínio do desenvolvimento encerra duas perspectivas: uma que engloba ganhos cognitivos e motores através da maturação do sistema nervoso central; e outra referente ao desenvolvimento puberal. A partir da visão dos processos maturacionais normais, pretende-se descrever os déficits, distúrbios e disfunções inerentes a cada uma das esferas acima descritas.

5 Objetivos: Planejamento Curricular Geral:
Conhecer o processo de crescimento e desenvolvimento na infância e adolescência nos seus componentes fundamentais para permitir a identificação dos desvios da normalidade, com diagnóstico e intervenções precoces.

6 Objetivos: Planejamento Curricular
Específicos: Fisiologia do crescimento: descrever a progressão do ganho de peso, estatura, ganho de massa óssea, e massa muscular; estudar os fatores que influenciam o crescimento, tais como: potencial genético, potencial neuro-endócrino, estímulo físico/ambiental e nutrição. Fisiologia do desenvolvimento: 1) descrever os marcos motores, adaptativos, linguagem, e pessoal-social de 0 a 5 anos; 2) descrever o desenvolvimento puberal, ressaltando a seqüência de eventos sexuais femininos e masculinos. Proporcionar aos alunos a experiência de uma equipe transdisciplinar no atendimento, tratamento, orientação nutricional e física no período compreendido da infância até a adolescência.

7 Conteúdo Programático:
Planejamento Curricular Conteúdo Programático: Infância Adolescência CRESCIMENTO DESENVOLVIMENTO Definições Progressão do ganho de peso Progressão do ganho de estatura Progressão do ganho de massa óssea Progressão do ganho de massa muscular Fisiologia Papel da Genética Papel da Nutrição Papel do Sistema Endócrino-metabólico Papel do Meio Ambiente Papel do Sistema Sócio Econômico. Distúrbios do Crescimento Baixa e Alta Estatura Desnutrição e Obesidade Psicomotricidade Processo de desenvolvimento motor. Fases do processo de aprendizagem motora. Habilidades motoras fundamentais. Habilidades motoras específicas. Definições Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) Desenvolvimento Puberal Desenvolvimento Psico-emocional DNPM e seus Distúrbios Conduta Motora Conduta Adaptativa Conduta Pessoal-Social Conduta de Linguagem Desenvolvimento Puberal e seus Distúrbios Fisiologia Atraso e Precocidade Puberal Desenvolvimento Emocional e seus Distúrbios

8 Metodologia de Ensino da Disciplina:
Planejamento Curricular Metodologia de Ensino da Disciplina: Duração total: 2ª e 4ª feiras: 1 hora de estudo na sala de aula. 3ª e 5ª feiras: 1 hora e 40 minutos na sala de aula. Totalizando: 64 horas divididas da seguinte forma: Estudo Tradicional (Sala de Aula): 2ª e 4ª feiras Vídeos (motivacionais): 10 min Aulas teóricas introdutórias: 30 min, presencial, 2x/semana Perguntas multimídia em sala de aula (20 minutos) Estudo Dirigido (Em casa): 2ª e 4ª feiras Tópicos a serem estudados com a referência bibliográfica Casos Clínicos e perguntas Estudo Compartilhado (Sala de Aula): 3ª e 5ª feiras Apresentações dos casos clínicos em sala de aula (grupos): 20 minutos para cada grupo (20 x 5 = 100 minutos)

9 Material Didático: Planejamento Curricular Livros Pediatria
Neuropediatria Endocrinopediatria Psicomotricidade Artigos Científicos Manuscritos publicados em periódicos específicos de cada área. Vídeos Sites da Internet Ministério da Saúde Sociedade Brasileira de Pediatria Academia Americana de Pediatria Sociedade Brasileira de Psicomotricidade

10 SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Planejamento Curricular
A – Auto-avaliação (valor total: 1 ponto). B - Avaliação intergrupos pela apresentação dos casos clínicos: grupo 1 avalia grupo 2, que avalia o grupo 3, que avalia o grupo 4 e que avalia o grupo 5, e que finalmente avalia o grupo 1 (valor total: 2 pontos). C – Provas Multimídia (múltipla escolha, com valor total de 1 ponto). D – Prova Discursiva (com valor total de 6 pontos). Caso falte alguma das provas, o aluno realizará uma prova discursiva com valor total de 10 pontos. Para aprovação na disciplina o aluno deverá ter, no mínimo, 75 % de presença nas aulas e nota final superior a 7 pontos.

11 Bibliografia recomendada:
Planejamento Curricular Bibliografia recomendada: FLINCHUM, Betty. Desenvolvimento motor da criança. Rio de Janeiro: Interamericana, 1991. GALLAHUE, David L. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003. HAYWOOD, Kathleen M.; GETCHELL, Nancy. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. ed.Porto Alegre: Artmed, 2004. MAGILL, Richard. A aprendizagem motora: conceitos e aplicações. São Paulo: Edgard Blucher, 1984. PALMA, Domingos, ESCRIVÃO, Maria Arlete Meil Schimith, OLIVEIRA, Fernanda Luisa Ceragioli. Guia de nutrição clínica na infância e na adolescência – Guia de medicina ambulatorial e hospitalar: Barueri: Manole, 2009. SCHIMIDT, R. A. Aprendizagem e performance motora: dos princípios à prática. São Paulo: Movimento, 1993. SHEPHARD, R. J. Envelhecimento, atividade física e saúde. São Paulo: Phorte, 2003.


Carregar ppt "Planejamento Curricular Flávia Nardes Franciany Viana Salmaso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google