A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estima-se que 43% da população adulta do Brasil esteja com massa corpórea superior a considerada normal. Um quarto dos homens e metade das mulheres estão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estima-se que 43% da população adulta do Brasil esteja com massa corpórea superior a considerada normal. Um quarto dos homens e metade das mulheres estão."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estima-se que 43% da população adulta do Brasil esteja com massa corpórea superior a considerada normal. Um quarto dos homens e metade das mulheres estão em luta contra a balança. (Veja abril de 2007). 75% das pessoas que emagrecem voltam a engordar nos primeiros meses 80 a 95% das pessoas que emagrecem recuperam o peso em 05 anos

3 Hábitos Alimentares Inadequados Sedentarismo Herança genética Emoções em desequilíbrio

4 “Muitas pessoas apesar de saberem tudo o que precisam fazer para emagrecer, emagrecem mas não conseguem manter-se magras?” Por que?

5 Porque EMAGRECER não é apenas uma questão de Fechar a boca. EMAGRECER e MANTER-SE MAGRO (A) é um processo complexo que exige atenção e esforço continuados!

6

7 O RACAL é um plano de ações, uma metodologia utilizada no contexto da psicoterapia que auxilia você a compreender a sua situação de sobrepeso ou obesidade, a conhecer seu padrão alimentar e imagem corporal. Favorece a percepção de como os estados emocionais interferem no peso e como lidar com emoções que boicotam o êxito da dieta. A identificar a existência de possíveis compulsões e a realizar adequadamente o monitoramento do seu peso. Além dos aspectos citados a psicoterapia com ênfase no emagrecimento e manutenção de peso investiga sete áreas do comportamento, como relacionamentos, vida profissional e outras visando encontrar fatores que possam interferir no comportamento alimentar. Mas não é só, visamos atingir bem estar global, pois emagrecer é apenas um aspecto que deve ser atingido. O foco principal é a manutenção do peso magro e principalmente o seu bem estar geral.

8 Uma psicoterapia com ênfase no comportamento alimentar, com um roteiro estruturado para atender quem está com excesso de peso, visando gerar novos comportamentos frente a alimentação e promover suporte emocional para a manutenção das conquistas de emagrecimento. Inicia-se com o atendimento semanal. Quando as mudanças já estão sendo alcançadas e sustentadas as consultas passam a ser quinzenais e finalmente mensais para o acompanhamento. É complementar ao trabalho do médico em diferentes especialidades, do nutricionista, professor de educação física e terapêuticas afins, numa perspectiva interdisciplinar considerando as causas multifatoriais da obesidade.

9 Para pessoas com histórico de sobrepeso, obesidade, que de longa data lutam sem sucesso contra a balança. Também para pessoas que desejam acompanhamento pré e pós cirúrgico (cirurgia bariátrica) e também para pessoas que se interessam por comportamento alimentar saudável e qualidade de vida.

10 Importante lembrar que o ganho de peso não acontece de uma hora para outra. O emagrecimento saudável deve ser lento e gradual. Como o RAFCAL é uma psicoterapia com ênfase no comportamento alimentar, requer tempo pois estamos falando em mudança de hábitos. O respeito a individualidade é fundamental por isso cada pessoa fará seus progressos em seu tempo. No entanto seis meses é um tempo em que podemos conferir mudanças significativas.

11 Por se tratar de comportamento, o psicólogo é o profissional indicado. No entanto na psicologia há várias especialidades, e nem todos os profissionais trabalham com esse enfoque. No sobrepeso e ou obesidade há várias particularidades que precisam ser observadas. Quanto ao RAFCAL há vários psicólogos que adotam a metodologia do RAFCAL, tendo passado por curso de capacitação. Há também nutricionistas que adotam os princípios do RAFCAL, tendo passado por treinamento (Confira no site em afiliados).

12 Desde 1998 quando os primeiros atendimentos foram realizados. A metodologia foi passando por aperfeiçoamento pela prática clínica. Em 2004 recebeu o nome RAFCAL – Reeducação Afeto Cognitiva do Comportamento Alimentar e registro da marca com o lançamento do livro Psicologia do Emagrecimento pela Editora Revinter – Rio de Janeiro. A autora é a psicóloga Clínica Maria Marta Ferreira (CRP08/07401) que estuda e pesquisa o tema com grande interesse. O método contou com a parceria do psicólogo e educador Marcos Meier co autor do referido livro. Em 2005 foi realizado o primeiro curso de capacitação para psicólogos em Curitiba, após esse novos cursos já foram realizados. Com os treinamentos vários psicólogos e nutricionistas já adotam o RAFCAL como referência em sua prática clínica. *Atualmente sob orientação do CRP 08 e em parceria com a Universidade Positivo estamos em processo de pesquisa visando tornar a metodologia cientificamente reconhecida.

13

14


Carregar ppt "Estima-se que 43% da população adulta do Brasil esteja com massa corpórea superior a considerada normal. Um quarto dos homens e metade das mulheres estão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google