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Gerenciamento de Projetos Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas Aula 05 Prof. Esp. Gladimir Ceroni Catarino gccatarino@senacrs.edu.br gladimir@gmail.com.

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Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas Aula 05 Prof. Esp. Gladimir Ceroni Catarino gccatarino@senacrs.edu.br gladimir@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos Liderança, Coaching e Gestão de Pessoas Aula 05 Prof. Esp. Gladimir Ceroni Catarino SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Gerenciamento da Qualidade
Definição de Qualidade: Grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades.

3 Gerenciamento da Qualidade
Qualidade constitui um processo contínuo de melhorias, onde lições aprendidas são utilizadas para otimizar produtos e serviços, no sentido de: Manter os clientes atuais; Recuperar clientes perdidos; Ganhar novos clientes

4 Gerenciamento da Qualidade
Planejamento da Qualidade Garantia da Qualidade Controle de Qualidade Planejamento da Qualidade: Identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como atender a esses padrões. Garantia da Qualidade: Aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para assegurar que o projeto empregará todos os processos necessários para cumprir com os requisitos. Controle de Qualidade: Monitoramento dos resultados específicos do projeto a fim de determinar se esses resultados estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras para eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

5 Gerenciamento da Qualidade
Entregar com menos qualidade é bom? Surpreender o cliente com qualidade superada é bom?

6 Gerenciamento da Qualidade
Gerenciamento da Qualidade Total Conhecimento do próprio negócio e das necessidades e expectativas dos clientes; Definição de critérios para avaliação e de indicadores de controle de processos; Aprimoramento contínuo Aprimoramento contínuo das pessoas, processos, gestão e sistemas, buscando evitar e prever a ocorrência de problemas, eliminação de desperdícios, redução de custos e aumento de produtividade, adequando os produtos ou serviços às necessidades do mercado.

7 Gerenciamento da Qualidade
Para Qualidade em Projetos... Prevenção em vez de Inspeção; Plano de Gerenciamento da Qualidade; Garantia da Qualidade; Controle da Garantia; Auditorias de Qualidade;

8 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos

9 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Área complexa e subjetiva; É uma arte lidar com Recursos Humanos e criar estratégias aderentes às organizações e às necessidades dos empregados; Exige pesquisa, sensibilidade a toda prova, vivência do dia-a-dia e acima de tudo: utilização de bom senso.

10 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Tem como objetivo principal possibilitar a utilização mais efetiva das pessoas envolvidas no projeto – stakeholders; Pensar que deve-se estar preparado para lidar com o maior patrimônio da organização: seus empregados.

11 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Processos: Planejamento de Recursos Humanos: identificação, documentação e atribuição de funções, responsabilidades e inter-relações, assim como a criação do plano de gerenciamento da equipe; Contratar ou Mobilizar a Equipe do Projeto: obtenção dos recursos humanos necessários para completar o projeto;

12 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Processos: Desenvolver a Equipe do Projeto: melhoria das competências individuais e interação dos membros da equipe para aprimorar o desempenho do projeto; Gerenciar a Equipe do Projeto: acompanhamento do desempenho de membros da equipe, prover o feedback, solucionar questões e coordenar as mudanças para aumentar o desempenho do projeto.

13 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Atribuições de Papéis e Responsabilidades “Nunca é necessário perguntar quem é o responsável pela ocorrência de um problema em um projeto, pois a ‘culpa’ é sempre do gerente de projeto!”; Muito embora o Gerente de Projeto responda como um todo, cada tarefa individual tem seu responsável;

14 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Matriz de Responsabilidades FASE / PESSOA RESP. X RESP. Y Definição de necessidades H V Design da Solução P R H – Homologa V – Valida P – Participa R – Responsável

15 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Poder do Gerente de Projetos Poder Formal; Penalidade; Recompensa; Especialista; Referência.

16 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Gerenciamento de Conflitos Situações desagradáveis, devido a diferenças de personalidades ou deficiência de liderança. Fontes de Conflitos Prazos; Prioridades do projeto; Recursos (mão-de-obra); Questões técnicas Procedimentos administrativos Choques de personalidade Custos

17 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Técnicas para Resolução de Conflitos Força – Raramente é o melhor, uma das partes envolvidas força a outra a concordar... “Panos Quentes” – Busca de solução para o problema, priorizando as necessidades das partes envolvidas entrarem em um acordo mais que a própria necessidade de realmente resolver o conflito... Nem sempre gera resultados permanentes...

18 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Técnicas para Resolução de Conflitos Compromisso ou Negociação – Técnica que envolve a busca de uma solução que satisfaça um pouco a cada uma das partes envolvidas... Confronto / Solução de Problemas ou Colaboração – Coloca-se os envolvidos no conflito frente a frente... Assim os mesmos irão identificar as raízes do problema e resolver... Retirada – Conviver com o problema sem, aparentemente, tomar conhecimento do mesmo.

19 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Habilidades de um Líder Direção: Está relacionada com a definição de uma visão de futuro, bem como com a estratégia a ser adotada para o seu alcance. Alinhamento: Envolve a comunicação e o esclarecimento dessa visão e as respectivas estratégias dos envolvidos no processo. Motivação: Envolve a criação de um ambiente favorável, no qual as pessoas se sintam incentivadas a realizar as suas tarefas da maneira mais adequada.

20 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Habilidades de um Líder Facilitador; Democrático; Encorajador; Instrutor.

21 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Princípios de Liderança Conheça a você mesmo e procure autodesenvolvimento; Seja tecnicamente competente; Procure tomar decisões sólidas e oportunas; Estabeleça um exemplo a ser seguido; Conheça os membros da sua equipe e zele pelo seu bem-estar; Assegure-se de que as tarefas estão bem entendidas, supervisionadas e executadas; Aceite somente as tarefas dentro da capacidade da sua equipe.

22 Gerenciamento de Pessoas / Recursos Humanos
Expectativas relacionadas ao líder Competência técnica; Capacidade de treinar subordinados; Ser um bom ouvinte; Tratar os outros com respeito e dignidade; Dar ênfase à base; Dar o exemplo; Estabelecer e reforçar padrões de conduta.

23 Gerenciamento da Comunicação

24 Gerenciamento da Comunicação
Comunicação: Intercâmbio de informação entre sujeito e objeto...

25 Gerenciamento da Comunicação
Vantagens e problemas ocasionadas pela comunicação Vantagens Problemas Uma comunicação bem feita faz com que o trabalho seja realizado com maior precisão. Falta de diálogo. Saber ouvir faz com que a equipe se sinta realmente parte do projeto. Julgar pela aparência. Saber usar a comunicação para passar e absorver o máximo de informação dos clientes. Comunicação não é clara. Habilidade de ouvir e expor opiniões. Influência de opiniões alheias.

26 Gerenciamento da Comunicação
Gerenciamento da Comunicação inclui um conjunto de processos exigidos para assegurar a geração, coleta, distribuição, armazenamento apropriado e o controle básico das informações do projeto. Processos: Planejamento das Comunicações Distribuição das Informações Relatório de Desempenho Gerenciar as Partes Interessadas Planejamento das Comunicações: determinação das necessidades de informações e comunicações das partes interessadas no projeto. Distribuição das Informações: permitir que as informações necessárias estejam disponíveis para os interessados no projeto no momento oportuno. Relatório de Desempenho: coleta e divulgação de informações sobre o desempenho. Isso inclui o relatório de andamento do projeto, a medição do progresso e as previsões. Gerenciar as Partes Interessadas: gerenciamento das comunicações para satisfazer os requisitos das partes interessadas e solucionar os problemas por meio delas.

27 Gerenciamento da Comunicação
Importância da Comunicação Qual a importância da comunicação?

28 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Emissor ou transmissor: Aquele que origina a mensagem, ele determina qual ideia deverá ser transmitida e compartilhada com o receptor e de que forma será codificada, considerando qual será o meio utilizado para transmissão e particularidades do receptor. Mensagem: São os pensamentos, sentimentos ou ideias transformadas em um “código” que deve ser compreensível tanto pelo emissor quanto pelo receptor.

29 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Meio ou mídia: o veículo ou mecanismo usado para encaminhar a mensagem. A escolha do meio vai destacar e influenciar o efeito da mensagem. Os meios mais comuns são o visual, o auditivo e o tátil...

30 Gerenciamento da Comunicação
3U C0N L3R I QU1 R4P1D4M3NT3

31 Gerenciamento da Comunicação
Modelo de Comunicação Receptor: aquele para o qual a mensagem é destinada. Utilizando sentidos ele decodifica e aplica a ela sua percepção, ou seja, a sua compreensão da ideia recebida. CUIDADO: Processo bastante variável, depende de fatores como formação cultural, estresse, emoções, humor, aceitação, preconceitos... Esse cuidado se deve por uma mensagem emitida pode ser percebida de forma diferente...

32 Gerenciamento da Comunicação
Barreiras de Comunicação “Falar com jeito” – “Saber como falar” Falta de canais de comunicação claros; Distância física ou temporal entre o emissor e o receptor; Uso inadequado de linguagem técnica; Fatores ambientais de distração (barulho, cheiro); Atitudes prejudiciais (hostilidade, descrença, preconceitos); Informações excessiva; Falta de conhecimento sobre assunto que esta sendo comunicado; Diferenças culturais.

33 Gerenciamento da Comunicação
Tipos de Comunicação Comunicação Paralinguística: Utiliza-se de sons ou qualidade de voz que acompanha a fala... Velocidade e entonação são considerados paralinguísticos.

34 Gerenciamento da Comunicação
Estilos de Comunicação Comunicação Formal: Onde um conjunto de regras e procedimentos deve ser seguido, exigindo um formato, um protocolo. Comunicação Informal: Não há regras, comunicação livre, a grande maioria dos GPs prefere se comunicar verbal e informalmente.

35 Gerenciamento da Comunicação
Tecnologia das Comunicações Celular, , tablet... Google... Fatores tecnológicos que podem afetar o projeto? Urgência da necessidade de informação; Disponibilidade de tecnologia; A equipe que irá participar do projeto; Quanto tempo o projeto irá durar.

36 Gerenciamento da Comunicação
Análise dos Interessados (Stakeholders) Como os dados serão coletados, organizados e arquivados. Os métodos a serem utilizados para distribuir as informações. O tipo de informação a ser distribuído. Quando cada tipo de informação será produzido. Métodos de acessar informações entre as comunicações programadas. O método usado para atualizar e refinar o plano durante o projeto.

37 Contato gladimir@gmail.com gladimircc @gladimircc Gladimir Catarino


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