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Objetivo Geral Dotar o discente de conhecimentos teórico-práticos relativos ao estudo da administração da produção, contextualizando-o no mundo competitivo.

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1 Objetivo Geral Dotar o discente de conhecimentos teórico-práticos relativos ao estudo da administração da produção, contextualizando-o no mundo competitivo moderno. Diálogo entre os objetivos norteadores da disciplina.

2 Objetivos Específicos:
Desenvolver a capacidade de compreender os processos produtivos, analisar produtos, processos e capacidade produtiva, Utilizar ferramentas de aumento da produtividade e de redução de custos, além de técnicas de produção, prevenção e recuperação de falhas.

3 Objetivos Específicos:
Despertar o estudante para os conhecimentos de Qualidade Total, Desenvolver capacidade de desenvolver um planejamento de controle de produção.

4 Metodologia: Suporte aos alunos durante as aulas em tempo real Filmes
Desafios (fórum com equipe de professores) Aulas expositivas (vídeo streaming) Momentos de interação Apresentação da metodologia que será aplicada na disciplina.

5 O processo de administração da produção
Bloco Temático 1 Introdução a Teoria da Administração da Produção O processo de administração da produção Tema 1 Planejamento das instalações da empresa Tema 2

6 Planejamento, controle e qualidade na administração da produção
Bloco Temático 2 Planejamento, controle e qualidade na administração da produção Planejamento e controle de estoques Tema 3 Qualidade de produtos e serviços Tema 4

7 É TEMPO DE MUDANÇA. 7

8 Conceitos Introdutórios

9 EMPRESA: Conceituação
Organização social que utiliza determinados recursos para atingir determinados objetivos. Idalberto Chiavenato

10 RECURSOS: Conceituação
São fatores de produção ou recursos empresariais. Fatores de produção Natureza Capital Trabalho EMPRESA (fator integrador)

11 Recursos Empresariais
Físicos ou materiais: natureza Prédios, matéria-prima, ferramentas, máquinas e equipamentos, etc. Financeiros: capital Dinheiro, investimentos, etc. Humanos: trabalho As pessoas que trabalham na empresa em todos os níveis hierárquicos.

12 Recursos Empresariais
Mercadológicos Propaganda, equipe de vendas, etc. Administrativos Integradores e sincronizadores de todos os demais recursos empresariais.

13 Objetivo da Empresa Principal: A produção de bens e/ou serviços. A lucratividade O atendimento à determinadas necessidades (sem fins lucrativos).

14 Classificação das empresas
Quanto ao tamanho: Grande Média Pequena Volume de recursos

15 Classificação das empresas
Quanto ao tipo de produção: Primárias ou extrativas, Secundárias ou de transformação, Terciárias ou prestadoras de serviços.

16 Classificação das empresas
Primárias ou extrativas: São empresas que desenvolvem atividades extrativas, ou seja, obtenção e extração de matéria-prima. Ex.: petróleo, mineração, pesca, etc.

17 Classificação das empresas
Secundárias ou transformação: São empresas que processam a matéria-prima e transforma em produto acabado. Ex.: plástico, siderúrgica, têxtil, etc.

18 Classificação das empresas
Terciárias ou prestadoras de serviços: São empresas que executam e prestam serviços especializados. Bancos, telefonia, clínicas médicas, etc.

19 Definições Importantes
Algumas Definições Importantes

20 São produtos físicos tangíveis e visíveis: a) de consumo;
Algumas definições importantes: 1. Bens ou Mercadorias São produtos físicos tangíveis e visíveis: a) de consumo; b) de produção ou de capital.

21 Algumas definições importantes: a) Bens de Consumo: são aqueles destinados direta ou indiretamente ao consumidor ou usuário final. Ex.: Legumes (não duráveis), calçados (semiduráveis), eletrodomésticos (duráveis), etc.

22 Algumas definições importantes: a) Bens de Produção ou de Capital: são aqueles destinados à produção de outros bens ou serviços. Ex.: Máquinas e equipamentos – tratores, prensa, tear, etc.

23 Algumas definições importantes: 1. Serviços São atividades especializadas que as empresas oferecem ao mercado. Ex.: bancos, escolas e universidades, energia elétrica, etc.

24 3. Produção: É a atividade de produzir, de gerar algo.
Algumas definições importantes: 3. Produção: É a atividade de produzir, de gerar algo. 4. Produto/Serviço: É o resultado da atividade produtiva.

25 É fazer as coisas corretamente.
Algumas definições importantes: 5. Eficiência: É a utilização adequada dos recursos empresariais. Está relacionada com os meios: procedimentos, métodos de trabalho. Busca a execução correta da tarefa. É fazer as coisas corretamente.

26 6. Eficácia: Significa o alcance dos objetivos da empresa.
Algumas definições importantes: 6. Eficácia: Significa o alcance dos objetivos da empresa. Está ligada aos fins, aos objetivos a serem alcançados. É fazer as coisas que são importantes para os resultados, para os objetivos.

27 • redução de custo de produção; • redução de estoques;
Algumas definições importantes: 7. Racionalização: técnica que procura os melhores métodos e processos de trabalho, visando: • redução de custo de produção; • redução de estoques; ...aumenta a eficiência.

28 ...é o resultado da eficiência
Algumas definições importantes: 8. Produtividade: • relação ótima entre os recursos aplicados e o volume produzido; • aumento da produção, sem elevação do volume de recursos; ...é o resultado da eficiência

29 • fabricação de produtos de melhor qualidade, com custos reduzidos;
Algumas definições importantes: 9. Competitividade: • fabricação de produtos de melhor qualidade, com custos reduzidos; • é o resultado da produtividade; • melhor instrumento empresarial para com os seus concorrentes.

30 Algumas definições importantes: 10. Qualidade: É a adequação do produto à determinadas especificações ou padrões tomados como referência.

31 Algumas definições importantes: 11. Custos É a soma dos encargos assumidos pela empresa para a produção e distribuição dos seus produtos. Custo de Produção (mp, mo, maq/equip.) Custo dos produtos/ serviços Custo de Distribuição (vendas, despesas adm.) 31

32 Custos diretos de produção
Algumas definições importantes: Custos diretos de produção São aqueles vinculados diretamente ao processo produtivo. Ex. mão-de-obra, matéria-prima, etc. Custos indiretos de produção São aqueles vinculados indiretamente ao processo produtivo. Ex. energia elétrica, aluguel, etc. 32

33 Colocar um recurso

34 Administração da Produção
• Conceito É o estudo de técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços). 34

35 Administração da Produção
• Objetivos Qualidade Rapidez Confiabilidade Flexibilidade Custo 35

36 Estrutura Organizacional

37 Sistema de Produção

38 Sistema de Produção • Conceito Conjunto de atividades e operações relacionadas entre si que são necessárias para a elaboração de bens ou serviços. 38

39 Sistema de Produção Entrada Transformação Saída Insumos Produtos
• Processo Produtivo Entrada Transformação Saída Insumos (mp, mão de obra, energia, etc) Produtos Serviços Processamento 39

40 Sistema de Produção Financeiro Comercial Setores da empresa etc
• Influências Financeiro Comercial etc Setores da empresa Internas Tecnologia Concorrentes etc Externas Ambiente 40

41 - Produção contínua ou fluxo em linha;
Sistema de Produção • Tipos - Produção contínua ou fluxo em linha; - Produção por lotes ou por encomenda; - Produção de grandes projetos sem repetição. 41

42 Ex: automóveis, eletrodomésticos, etc.
Sistema de Produção • Por Fluxo Contínuo Produção de um determinado produto, sem modificação por um longo período de tempo. Ex: automóveis, eletrodomésticos, etc. 42

43 Produção de uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez.
Sistema de Produção • Por Lotes Produção de uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Ex: têxtil, brinquedo, cerâmica, etc. 43

44 Produto é único, de grande tamanho e complexidade.
Sistema de Produção • Por Grandes Projetos Produto é único, de grande tamanho e complexidade. Não existe um fluxo contínuo. É feito por encomenda ou contrato. Requer alta especialização. Ex: aviões, navios, prédios, etc. 44

45 Projeto e Análise do Produto,
Serviços e Processos

46 Projeto do Produto Se inicia por uma idéia que envolve:
• Conceito Se inicia por uma idéia que envolve: Necessidade do cliente Forma de resolvê-la Especificação Desenvolvimento Testes Produção 46

47 Introdução do produto no mercado Crescimento das vendas
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto Introdução do produto no mercado Crescimento das vendas Maturidade do produto Saturação Declínio 47

48 Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto

49 1. Introdução do produto no mercado
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto 1. Introdução do produto no mercado É o momento que o produto começa a ser fabricado e colocado no mercado, O mercado não está familiarizado com o produto, A demanda ainda não é alta . 49

50 Crescimento das vendas
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto Crescimento das vendas Neste momento o produto difunde-se no mercado através da propaganda, tornando-se competitivo e conhecido, o quê ajuda cada vez mais nas vendas. 50

51 O produto já está bem conhecido e integrado no mercado consumidor,
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto Maturidade do produto O produto já está bem conhecido e integrado no mercado consumidor, As vendas estão estabilizadas num patamar onde há pouca variação. 51

52 Também chamada de pré-declínio;
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto Saturação Também chamada de pré-declínio; Vendas estabilizadas, não havendo mais o que mudar no projeto inicial; As mudanças e as estratégias de vendas tendem a trabalhar com preços competitivos. 52

53 O produto começa a perder terreno para outros concorrentes similares,
Projeto do Produto • Ciclo de vida do produto Declínio O produto começa a perder terreno para outros concorrentes similares, Chega o momento da retirada, substituição ou modificação radical do produto com novo projeto. 53

54 Projeto do Produto 1. Geração de idéias Fontes: mercado tecnologia
• Desenvolvimento do Projeto 1. Geração de idéias Fontes: mercado tecnologia Daniel Moreira 54

55 Projeto do Produto 1. Geração de Idéias Critérios de seleção
• Desenvolvimento do Projeto 1. Geração de Idéias Critérios de seleção Possibilidade e facilidade de desenvolvimento do produto. Aceitação e possível sucesso no mercado. Grau financeiro de sucesso esperado. Daniel Moreira 55

56 • Possível de ser fabricado.
Projeto do Produto • Desenvolvimento do Projeto 2. Projeto Preliminar • Produto competitivo, • Possível de ser fabricado. Daniel Moreira 56

57 Projeto do Produto Projeto Preliminar Fatores importantes
• Desenvolvimento do Projeto Projeto Preliminar Fatores importantes Detalhes funcionais do produto, Necessidades técnicas, Considerações de ordem econômicas. Daniel Moreira 57

58 Projeto do Produto Análise Econômica Estimativa de demanda,
• Desenvolvimento do Projeto Análise Econômica Estimativa de demanda, Seu crescimento potencial, Estimativas de custo. Daniel Moreira 58

59 Projeto do Produto Teste do Protótipo
• Desenvolvimento do Projeto Teste do Protótipo O produto deverá ser testado sob as condições reais de operação. Quanto ao desempenho técnico; Quanto ao desempenho do mercado. Daniel Moreira 59

60 Projeto do Produto Projeto Final
• Desenvolvimento do Projeto Projeto Final São elaborados os desenhos e especificações finais do produto. O produto está pronto para entrar em produção. Daniel Moreira 60

61 Identificar os processos,
Projeto de Serviços • Etapas Identificar os processos, Identificar os pontos de falha real e potencial, Estabelecer tempos de execução, Analisar a rentabilidade/produtividade. Daniel Moreira 61

62 1. Identificar os Processos
Projeto de Serviços • Etapas 1. Identificar os Processos Levantamento de todos os processos que compõem o serviço, ou seja, a seqüência de atividades envolvidas. Daniel Moreira 62

63 2. Identificar os Pontos de Falha Real e Potencial
Projeto de Serviços • Etapas 2. Identificar os Pontos de Falha Real e Potencial Identificar as atividades passíveis de falhas e a sua natureza. Daniel Moreira 63

64 3. Estabelecer Tempos de Execução
Projeto de Serviços • Etapas 3. Estabelecer Tempos de Execução Estabelecer tempos padronizados para a execução das atividades, permitindo-se desvios em condições anormais de trabalho. Daniel Moreira 64

65 4. Analisar a Rentabilidade / Produtividade
Projeto de Serviços • Etapas 4. Analisar a Rentabilidade / Produtividade O tempo padrão deve manter o serviço rentável e a produtividade constante ou em ascensão. Evitar a demora na execução das atividades. Daniel Moreira 65

66

67 DESAFIO Os clientes externos determinam a existência produtiva da empresa, pois o mercado é o regulador produtivo, devido ao seu consumo de produtos e serviços. a) A demanda e a oferta sempre se equilibram. b) A demanda dos mercados é determinada pela produção das empresas.

68 DESAFIO c) a produção deve ser ajustada à demanda do mercado e não ao contrário. d) a produção puxada significa que existem mecanismos mercadológicos como o Just in Time que determinam à oferta de produtos.

69 FÓRUM: Questão Qual a sua expectativa em relação à disciplina Administração da Produção?

70 Referências: ARBACHE, Fernando Saba e outros. Gestão de logística distribuição e trade marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006. FALCONI, Vicente. Controle da Qualidade Total. Rio de Janeiro: Bloch Editora, 1992. FRAZIER, Greg. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Thomson Learning, 2002. GONÇALVES, Paulo Sérgio. Administração de Materiais. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2004. MARTINS, Petrônio G. e outro. Administração de Produção. São Paulo: Editora Saraiva, 2003 – 7ª. edição. Referências da aula.

71 Referências: MARTINS, Petrônio G. e outro. Administração de Produção. São Paulo: Editora Saraiva, 2005 – 2ª edição. MEREDITH, Jack R. Administração da Produção para MBAs. Porto Alegre: Bookmam Editora, 2002. MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. NIGEL, Slack e outros. Administração da Produção – Edição Compacta. São Paulo: Editora Altas S.A., 1999. TAYLOR, David A. Logística na Cadeia de Suprimentos – uma perspectiva gerencial. São Paulo: Editora Pearson Education, 2005. Referências da aula.

72 MENSAGEM FINAL “Não são as pessoas os obstáculos do nosso caminho, mas nós que esperamos que tudo seja perfeito, para atrever-nos a criar e a viver” (autor desconhecido)

73

74 (O processo de administração da produção) Conceitos Introdutórios
Roteiro da Disciplina: AULA 01 (O processo de administração da produção) Conceitos Introdutórios Sistemas de Produção Projeto do Produtos e Serviços

75 (Planejamento das instalações da empresa)
Roteiro da Disciplina: AULA 02 (Planejamento das instalações da empresa) Planejamento das instalações: Localização Instalações e capacidade produtiva Arranjo físico (layout)

76 (Planejamento e controle de estoques)
Roteiro da Disciplina: AULA 03 (Planejamento e controle de estoques) Planejamento e Controle da Produção

77 (Qualidade de produtos e serviços)
Roteiro da Disciplina: AULA 04 (Qualidade de produtos e serviços) Qualidade


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