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Os PCN e o Ensino Médio.

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Apresentação em tema: "Os PCN e o Ensino Médio."— Transcrição da apresentação:

1 Os PCN e o Ensino Médio

2 PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio”
PREMISSAS UNESCO Aprender a conhecer A educação deve ser geral e ampla, permitindo posterior aprofundamento de áreas específicas do conhecimento. Possibilitando ainda a compreender a complexidade do mundo em que vivemos, podendo assim o educando desenvolver possibilidades pessoais e profissionais que lhe garantam uma vida digna.

3 PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio”
PREMISSAS UNESCO Aprender a fazer Estimular o surgimento de novas aptidões no aluno para que eles sejam capazes de desenvolverem suas habilidades permitindo o enfrentamento de situações adversas. Priorizar a prática como uma aplicação da teoria.

4 PCNEM “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio”
PREMISSAS UNESCO Aprender a ser Visa o desenvolvimento pessoal em sua totalidade, fomentando o senso crítico e a capacidade de análise e decisão no educando. PARA TANTO PRECISAMOS DE UM CURRÍCULO EM AÇÃO!

5 As vigentes Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (Resolução CNE/CEB nº 3/98, fundamentada no Parecer CNE/CEB nº 15/98), destacam em especial a interdisciplinaridade, assumindo o princípio de que “todo conhecimento mantém um diálogo permanente com outros conhecimentos”, e que “o ensino deve ir além da descrição e constituir nos estudantes a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir, objetivos que são mais facilmente alcançáveis se as disciplinas, integradas em áreas de conhecimento, puderem contribuir, cada uma com sua especificidade, para o estudo comum de problemas concretos, ou para o desenvolvimento de projetos de investigação e/ou de ação”. Enfatizam que o currículo deve ter tratamento metodológico que evidencie a interdisciplinaridade e a contextualização.

6 1ª versão PCN – deliberada pela DCN
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Informática, Artes e Educação Física. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias: Física, Química, Biologia e Matemática. Ciências Humanas e suas Tecnologias: Filosofia, História, Geografia e Sociologia.

7 2º versão PCN pela DCN 2013 ENSINO MÉDIO
RESOLUÇÃO Nº 02 – 30/01/212

8 ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
AVALIAÇÃO ENEM – EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO Ocorre todo ano; Avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica; Utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Democratiza as oportunidades de acesso às vagas oferecidas por Instituições Federais de Ensino Superior; SAEB – SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ocorre a cada dois anos; Avalia a Educação Básica brasileira; Oferecer subsídios para a formulação, reformulação de políticas; Oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos alunos nas áreas e anos avaliados.

9 O Saeb é composto por três avaliações externas em larga escala
MATRIZ SAEB MATRIZ ENEM MATRIZ OC ESTADUAL


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